Métodos e equipamentos para captura de enxames de abelhas

Pin
Send
Share
Send

Se você quiser aumentar o número de famílias em seu apiário, Uma armadilha para um enxame de abelhas é uma maneira simples e barata de fazer isso. Você só precisará de um pouco de madeira e madeira compensada, quatro ou cinco quadros da colmeia e um pouco de tempo.

  • O que é isso?
  • Regras básicas
  • Como fazer uma armadilha
  • Termos de uso
  • Onde colocar
  • Remoção de armadilhas

O que é isso?

A apicultura começa com as abelhas. Cada amador que gosta de seus negócios quer que suas abelhas sejam saudáveis, ativas e tragam mais mel. Em vez disso, no mercado, temos abelhas comerciais de "produção em massa" cultivadas em um ambiente que não se assemelha a condições naturais. O útero produtivo é alimentado com xarope de açúcar e, quando a prole cresce, também é recheado com xarope de açúcar e preparações químicas. Então para esta família acrescente um pchelomatku novo, artificialmente fertilizado, empacote tudo em uma caixa e venda para você. Por muito dinheiro, a propósito.

A frase do inesquecível Winnie-the-Pooh "são as abelhas erradas que fazem o mel errado", descreve bem a situação.

A colméia produz muitos produtos úteis, incluindo: pólen, cera, própolis, zabrus, pergus,veneno de abelha e geléia real.

A alternativa - para travar enxames de abelhas dispersos, que já adaptados às condições existentes. "Escolha o modelo da colméia, é melhor adaptado à sua área, preencher suas abelhas locais e os resultados falam por si", - em 1892 ele escreveu o famoso apicultor francês Georges de Lavens no livro "Um curso completo de apicultura".

Para obter uma raça local, ele não precisa mesmo de comprar. Captura de enxames na floresta - uma ótima maneira de obter essas abelhas.

Voce sabe enxame de abelhas não picam, porque eles carregam um suprimento de mel da colméia.

Regras básicas

Uma boa armadilha para as abelhas deve ter as seguintes qualidades:

  1. Volume suficiente. O volume de 40 a 60 litros a mais do agrado de todos os escuteiros, seleciona o futuro lar para a família. Os add-ons da loja para colmeias, que também são usados ​​como armadilhas, são pequenos, pouco mais de 20 litros, mas se você conectar duas extensões, poderá obter uma capacidade bastante adequada.
  2. Verão. O verão deve ter uma área de 10-12 centímetros quadrados, imitando a entrada para o oco de uma árvore onde moram abelhas silvestres. A maneira mais fácil de fazer um intervalo é de 1,5 cm de altura e 8 cm de comprimento - através dele aves não penetram.
  3. Leveza 5-6 kg - não mais! A armadilha deve ser tal que possa ser realizada em uma mão, subindo em uma árvore ou em pé em uma escada.
  4. Durabilidade e durabilidade. Quanto mais tempo a armadilha serve, mais "cativante" é. Quanto mais enxames você pega, mais feromônios permanecem na caixa, atraindo novas famílias.
  5. Resistente à água. Nem uma gota de chuva deve entrar. As abelhas nunca escolherão um lugar úmido para morar.
  6. Simplicidade na construção. O design deve ser compreensível para uma pessoa comum que sabe como martelar pregos e que possui várias ferramentas elétricas.
  7. Transferência fácil do enxame em uma colméia permanente. Portanto, a estrutura padrão deve ser incluída na armadilha.
  8. A armadilha deve agradar ao batedor. Antes de trazer o enxame para o local escolhido, o batedor mede o tamanho da futura casa, rastejando por suas paredes e voando para dentro. A armadilha, completamente preenchida com molduras, parecerá pequena demais para ela, portanto, mais da metade do espaço interior deve ser deixado livre.

Pontos importantes:

  1. "A isca". Se a armadilha é nova, ela deve ser tratada com própolis. Pré-aqueça um pedaço de própolis em suas mãos e, quando ficar macio e pegajoso, esfregue-o dentro das paredes.Perfeitamente funcionam e iscas de feromônio para abelhas - eles podem ser comprados em sites especializados.
  2. Favos escuros. O cheiro de cera e velhos favos de mel atrai um enxame. Se você tiver molduras com favos de mel antigos e escurecidos, coloque pelo menos uma dessas estruturas na armadilha. Mesmo os quadros que você jogaria fora são adequados. Mas certifique-se de que os quadros sejam de uma família saudável e deixe-os de molho por 48 horas para matar possíveis parasitas. Embora a mariposa nunca atinja colmeias com enxames recém-capturados, provavelmente porque as armadilhas são estabelecidas na primavera.
  3. Materiais Para fazer uma armadilha, madeira compensada ou tábuas de madeira decídua são os mais adequados. As cavidades em que as abelhas vivem na natureza têm paredes irregulares, por isso não é necessário fazer uma superfície interna muito lisa. Se você andou ao longo das paredes, você também gostaria de ser capaz de se agarrar a eles.

Importante! Certifique-se de verificar a armadilha uma vez por semana. Quanto mais cedo você pegar um enxame e rapidamente transferi-lo para uma colmeia completa, mais saudável e produtiva será a família das abelhas.

Como fazer uma armadilha

Para construir uma armadilha, você precisará de:

  • Contraplacado de 8 mm ou uma dúzia de tábuas, melhor que não raspadas;
  • colagem de marceneiro;
  • parafusos ou pregos;
  • malha de metal com uma célula centimétrica;
  • pinças;
  • papel de parede pregos ou parafusos com arruelas;
  • vários quadros, melhor do que o antigo, da colméia atual;
  • pintar.

Como construir:

  1. Corte a tampa, os lados e fundo de um tamanho seleccionado de você. Por exemplo, a parte inferior e a tampa - 50 × 25 cm, o paredes frontal e traseira 50 - × 27,5 cm, a parede - 27,5 x 22,5 cm.
  2. Espalhe acasalamento cola de marceneiro borda e juntar as partes em conjunto e, em seguida, fixá-las com parafusos.
  3. Suspensão para caixilhos feitos de tiras finas e cola ou parafusos para fixar as paredes laterais de 2-2,5 cm a partir do topo da caixa. Nele estarão as bordas das armações.
  4. Para fixar a suspensão para a madeira para a porção central da placa da parede traseira 7 × 60 cm e cortadas na sua parte superior um orifício circular com um diâmetro de cerca de 3 cm. Uma vez que a armadilha cheio de abelhas, serão mais fáceis de remover a partir da madeira.
  5. A fricção viu fora entalhes - gap 1,5 × 8 cm na parte inferior e a média da parede frontal. Com pregos ou parafusos de estofos e anilhas na parte superior do buraco da torneira fixar a malha de metal. Isto irá permitir que as abelhas para entrar, mas não iria subir para as aves armadilha e roedores.
  6. Tampa articulável fazer - num dos cantos apertar o parafuso e a anilha que vai funcionar como o eixo.
  7. Pinte o produto acabado.

Você estará interessado em aprender como fazer em seu site, tais colmeias como: Alpine, Nucleus, Multi-hull, e colmeia de Dadan

Termos de uso

A enxameação das abelhas e, consequentemente, a captura dos enxames começa no final da primavera e continua até o meio do verão (na zona intermediária - de 25 de maio a 10 de julho), embora os enxames possam voar um pouco mais tarde. Portanto, As armadilhas precisam ser instaladas no final de maio.

Voce sabe Para determinar o período de enxameação, você pode se concentrar em Kalina - o início de sua floração coincide com o vôo em massa das abelhas.

Há outro pequeno pico de enxames - em setembro, mas esses enxames costumam ser pequenos, até 1,5 quilo. Eles podem ser despejados em famílias existentes, mas é melhor deixá-los presos, adicionando quadros. Antes das primeiras geadas, elas podem preparar seu próprio mel e, durante o inverno, a família com seus estoques é transferida para uma colmeia convencional.

Onde colocar

Uma armadilha bem construída é apenas parte da história. Uma das questões mais importantes é como instalar a construção construída para capturar um enxame de abelhas.

O sucesso depende também de onde os apiários estão localizados e melhor - ninhos de abelhas selvagens e onde, na sua opinião, é melhor definir armadilhas para eles.

Ao colocar armadilhas, você pode se concentrar no conselho de apicultores experientes:

  1. Altura ideal. 4-6 metros do chão.As abelhas podem escolher um local para a colmeia e abaixo, mas normalmente eles procuram um lugar inacessível para saqueadores e longe da terra úmida.
  2. Visibilidade Se você não vê a armadilha a 30 metros, as abelhas também vai ser difícil encontrá-lo.
  3. A sombra. Scouts não vai levar o enxame para um lugar que é aquecida pelo sol.
  4. Cor clara. Por esta razão - a proteção de superaquecimento, as paredes devem ser de cor clara - branco, cinza claro, etc ...
  5. Árvores notáveis. O melhor de tudo - de pé na borda da floresta, perto da estrada, à beira da clareira na floresta ou se destaca por seu tamanho.
  6. Proximidade de enxames de famílias. Proximidade da colmeia ou lugares habitado por abelhas selvagens, facilita grandemente a pegar enxame. Mas muito perto de colocar armadilhas não deve ser - no território do apiário ou próximo a ela, eles nunca funcionam, e em 30-50 metros dele - voluntariamente engajadas em enxames.
  7. Lugares que as abelhas conhecem. Escuteiros, eles procuraram um lugar onde se estabeleceu enxame - é os mesmos trabalhadores que tenham recolhido néctar e pólen. Por isso, primeiro eles examinam lugares bem conhecidos. É por isso especialmente adequado para lugares colocação armadilha onde há sempre um monte de abelhas - jardins e áreas onde as plantas de mel silvestres florescem bem.Lugares onde pouca comida - por exemplo, pastos e florestas de coníferas - raramente são atraídos por enxames.
  8. Fonte de água. A água é uma das necessidades mais importantes da família. 100% das armadilhas em que os enxames se instalam estão a uma distância máxima de duas centenas de metros de um riacho ou lagoa.
  9. Orientação Em alguns manuais de apicultura, indica-se que a entrada é melhor para virar para o lado sul, mas, na prática, nenhum dos apicultores usam uma bússola para esse fim. A direção do taphole quase não tem valor, para as abelhas, as outras considerações listadas acima são mais importantes.
  10. Árvores bem sucedidas. A árvore e o lugar onde você pegou o enxame atrairá as abelhas e, mais tarde, na mesma estação e nos anos seguintes. Portanto, é uma boa ideia instalar uma armadilha vazia no lugar que você acabou de remover.

Voce sabe O peso do enxame médio de abelhas chega a oito quilos.

Remoção de armadilhas

De vez em quando, cerca de uma vez por semana, verifique as armadilhas instaladas. Se você observar um grande número de voos dentro e fora dos insetos - você pode se congratular. Volte antes do pôr do sol, quando todas as abelhas que trabalham estiverem de volta dos campos e retire sua presa.

Mas antes de remover a armadilha, coloque o ouvido na parede e bata levemente. Um zumbido alto confirma que há um enxame dentro. Se a caixa está vazia ou você ouvir o zumbido de alguns insetos, o que significa que as abelhas, que tens visto durante o dia - escuteiros, e o enxame vai chegar amanhã ou no dia seguinte. Volte mais tarde.

Portanto, se você ver que as abelhas estão se agitando na torneira - isso não significa que dentro do enxame. Escoteiros, que geralmente são várias dúzias, às vezes centenas, depois de encontrar um lugar adequado, avaliam e conduzem um enxame mais tarde - em 2 a 5 dias. Às vezes o enxame não aparece.

Saiba mais sobre os mais diversos tipos de um produto tão valioso da apicultura como o mel: trigo mourisco, tília, facial, colza, castanha, akraiva, acácia, coentro, branco.

A inspeção da armadilha depois do anoitecer é o caminho mais seguro para se certificar de que o enxame se instala nela. Aqui estão mais alguns sinais disso:

  • Se você ver uma grande massa de abelhas que cobrem as paredes da caixa e do tronco de uma árvore - um enxame apenas chegou e mudou-se para dentro para cerca de uma hora;
  • Scouts mover-se rapidamente e impulsivamente, voar e em seguida, voar para fora do buraco torneira, circulou ao redor, e tinha voado apenas em insetos não conseguem encontrar imediatamente a entrada;
  • se as abelhas estão carregando pólen - um enxame dentro.Escoteiros nunca coletam pólen. Volte daqui a uma semana. Se as abelhas ainda são muitas - elas começaram a se estabelecer.
Então, você está convencido de que o enxame está dentro.

À noite, ao entardecer ou à noite, subir em árvores, ou subir as escadas e usando grampeador fechar a entrada é uma malha de metal muito fina. Remova ou desate a caixa e abaixe-a até o chão. Se a altura é pequena - apenas segurando-o na mão, se a árvore é alta ou desconfortável lugar - em uma corda.

Para se iluminar, use o farol com um filtro de luz vermelha. As abelhas não vêem a luz vermelha e não se incomodam, e você trabalha em silêncio.

Importante! Se o enxame chegou na chuva, é necessário substituir várias abelhas com quadros de mel para que eles não morrer de fome.

Nesse caso, se o apiário está localizado a menos de 5 km do local onde o enxame foi pego na primeira armadilha você precisa tomar sete quilômetros para o outro lado e deixe por uma semana para abrir o taphole. Caso contrário, as abelhas não vai voltar para a colmeia, e no lugar onde foram capturados.

Se Roy ficado com você o tempo suficiente para ninhada surgiu, há uma pequena chance de que as abelhas coleta. Para amarrar uma nova família a um apiário, você pode substituir alguns quadros por uma ninhada retirada de outra colméia.

Isso é tudo o que há para saber sobre como pegar um enxame de abelhas e transferi-lo para o seu apiário. Uma tarefa que é complicada à primeira vista é bem simples. Experimente e veja isso.

Assista ao vídeo: Captura de enxame de abelhas Apis Mellifera

Pin
Send
Share
Send