Ataque malicioso: bainha em uma orquídea. Métodos de controle e medidas preventivas

Pin
Send
Share
Send

Para qualquer florista, a doença ou o ataque dos parasitas da planta amada é uma catástrofe. Nesse ponto, o dono precisa ficar nervoso e gastar energia para salvar a amada flor da morte. Especialmente diz respeito aos donos de orquídeas.

Eles não são apenas muito mal-humorados, mas também propensos a todos os tipos de doenças e parasitas. Uma das pragas mais perigosas é uma bainha e uma cerca falsa, já que uma luta inoportuna com elas pode se transformar em um triste resultado para uma orquídea. Como diz o ditado: "Mantenha seus amigos próximos e inimigos ainda mais perto."

Definição

Como é estúpido e irracional lutar cegamente, é necessário conhecer seu inimigo pessoalmente. O que é uma bainha e uma cerca falsa?

Tipo clássico

Escudo é um inseto da família das meias-asas da superfamília de chervets. A família tem mais de 2400 espécies. Muito rapidamente se multiplica, por causa do que é um grande perigo. Danos causados ​​por larvas e fêmeas desses insetos. Eles geralmente sugam ao longo da veia central. Com o tempo, devido à constante alimentação e imobilidade, os sentidos e membros são perdidos.

O crescimento começa e o revestimento é coberto com um escudo denso de fios de cera.O escudo crescido alcança eventualmente 2-3 mm de diâmetro. Nas fêmeas, é mais arredondada e maior que nos machos. Os machos têm um escudo oblongo. Após o acasalamento, os machos morrem. Feminino, por sua vez, colocar cerca de 1100 ovos sob o escudo. Ou morra depois do nascimento das larvas.

Não vascular

O chamado falso piercing é muito semelhante ao tipo clássico de pragas, mas as diferenças podem ser notadas a olho nu. O fato é que não há carapaça cerosae seu papel é desempenhado pela pele moribunda da fêmea durante a muda. Portanto, os locais de dano da planta por esses insetos são mais planos, não tão aliviados.

Quais tipos existem?

As espécies de escudos e falsas bainhas, como descrito acima, são muitas. Vale a pena considerar os principais tipos de escutas, que são mais encontrados nas plantas:

Orange

Tem a aparência de uma queda. Perigoso para loureiros e plantas cítricas.

Praga em forma de pêra de origem européia

Prejudicial para pêra de frutas e fruteiras de caroço, afetando troncos e galhos.

Fuso de pinho em forma

Prejudica os pinheiros, destruindo suas agulhas. O resultado de seu "trabalho" é o amarelamento e a queda das agulhas da planta.

Califórnia falsa

Isso representa um perigo para as plantas cítricas.

Orange

Ainda leva o nome do Escudo da Pomerânia Vermelha, devido à formação de tubérculos de cor marrom-escura. Nocivo para plantas rosáceas e citrinos.

Parasita da Califórnia

Ele gosta de viver em macieiras. Outras sementes também são habitats. Deixa manchas vermelhas atrás.

Vermelho em forma de pêra

Especialmente perigoso para dogwood, noz, nozes, frutas de pedra e pomo.

Amarelo em forma de pêra

Um sinal de aparecimento são manchas vermelhas nos frutos das romãs.

Também não menos diversas bainhas falsas:

Ameixa

Gosta do suco de plantas de frutas rosácea e pedra.

Enfeitar

Perigoso para plantas coníferas.

Acácia

Bonita é perigoso para maçã, cereja, pêssego, groselha, ameixa, groselha e muitas outras plantas.

Macio

Perigoso para orquídeas, palmeiras, plantas cítricas e aróides. Pode ser detectado por descarga cristalizada nas folhas ou por revestimento pegajoso no vidro.

Como isso parece?

A estrutura de diferentes tipos de escalas é aproximadamente a mesma.

Fêmeas:

  • Temsiki, asas, olhos e pés ausentes.Mas em vez de tudo isso, há uma cavidade oral de um tipo de sucção penetrante.
  • Pragas jovens têm um escudo macio e a capacidade de se mover, depois de amadurecer a aba, a fêmea não pode se mover.
  • 1,5 - 2 mm - comprimento do corpo feminino. A forma é redonda ou oval.
  • Sob o escudo, a cor do corpo é marrom ou branca.
  • Indivíduos maduros têm um escudo que cobre completamente o corpo. Consiste em peles larvares e partes secretoras.
  • O escudo tem um tom castanho escuro ou castanho amarelado. A cor pode mudar quando as larvas amadurecem.

Machos:

  • Ao contrário das fêmeas, os machos não têm cavidade oral, mas possuem asas, olhos e membros.
  • Corpo segmentado - cabeça, peito, barriga.
  • Eles têm um pequeno escudeiro.
  • A cor é principalmente branca, mas também vermelha, cinza-avermelhado e laranja claro.

Falsaws têm pequenas diferenças em relação aos scutes convencionais. A diferença é que, em tamanho, parece mais com meia ervilha, mais convexa, atinge cerca de 7 mm.

Ajuda! Escudos Femininos - os únicos que evoluíram para um modo de vida fixo entre todos os animais terrestres.

Quais partes da flor podem bater?

Partindo do fato de que a principal fonte de alimento da bainha é o suco da planta, pode-se dizer que essa praga é primeiramente fixada na parte de trás da folha. Além disso, o parasita aparece na área basal e no caule, e depois da inflorescência. O escudo é atacado por adultos e jovens. Em prioridade para estes parasitas orquídea Phalaenopsis.

Qual é o perigo de um inseto?

A blindagem provoca o desenvolvimento da podridão fuliginosa, que é extremamente perigosa para as orquídeas. Ocorre o seguinte:

  1. Primeiro, um líquido pegajoso é liberado, o que é ideal para o aparecimento de fungos.
  2. Há uma violação dos processos fotossintéticos devido a excrementos pegajosos.
  3. Lozhnoshitovka, por sua vez, secreta veneno na orquídea, por causa da qual as folhas da planta estão cobertas de manchas.
  4. A folha morre à medida que a área dos pontos aumenta.

Exemplos de plantas doentes na foto

Aparência de uma orquídea em caso de derrota com um escutelo certamente fará sentir-se. Nas bordas das folhas aparece um contorno amarelo, eles começam a perder a saturação e elasticidade, enquanto torcendo. No verso da folha, pequenos tubérculos são vistos, complementados por insetos e massa pegajosa.

Os sintomas de infecção com uma cerca falsa e uma bainha são idênticos entre si. Uma vez que os escudos estão presos à folha, enquanto se comportam de maneira passiva, alguns produtores geralmente os levam para o cisco.



Como lutar: instruções passo a passo

Livrar-se do outdoor é bastante problemático, mas não desista. Para começar, se este parasita for encontrado, é necessário inspecionar outras plantas para a sarna. Determine o grau de infecção. Medidas urgentes que devem ser tomadas imediatamente após a detecção desta praga:

  1. De flores saudáveis, a orquídea doente deve ser isolada.
  2. As folhas devem ser lavadas sob um fluxo de água morna.
  3. Com água e sabão com sabão doméstico ou alcatrão, é necessário lavar as folhas.
  4. Crie uma alta umidade, que não seja fortemente tolerada pelos escudos, colocando em um saco plástico, criando assim uma estufa. Assim é necessário arejar uma fábrica todos os dias de 30 minutos.
  5. Também é possível manter a umidade pulverizando constantemente as folhas.
  6. Trate o solo com um amplo espectro de inseticida.

Existem três maneiras de tratar a planta infectada: biológica, folclórica e química.

Como curar de forma biológica?

  • A droga "Fitoverm". O tratamento da planta com esta droga é permitido em ambientes fechados. Dosagem - 5 ml por 1 litro de água. O procedimento é repetido 2 vezes com intervalo de 5 dias. A droga é segura para seres humanos e animais.
  • Insetos comendo escorpiões (vespas, besouros, joaninhas). Antes de usar, você precisa estudar o tipo de praga entrando em contato com um especialista.

Como se livrar dos métodos das pessoas?

  1. Emulsão com azeite. Para fazê-lo em 1 litro de água, adicione 2 colheres de sopa de óleo, misture e aplique à orquídea. O procedimento é repetido após 7-10 dias.
  2. Uma escova de dentes de alho, cortada longitudinalmente, esfregou as áreas afetadas por uma crosta. Você também pode fazer mingau de alho e decompor em parasitas.
  3. Tintura de crostas laranja ou mandarim. Para 1 litro de água adicionar 200 gramas de crosta triturada. Infundir a mistura resultante por 5 dias em um local escuro. Depois em 2 litros de água, adicione meio copo de infusão, você também pode adicionar uma colher de sopa de sabão em pó moído. Esta mistura deve ser tratada uma vez por semana durante 1-1,5 meses.
  4. Decocção da samambaia. Na preparação do caldo é simples. 10 gramas de samambaia seca devem ser preenchidos com água e deixados por 1 dia, depois de ferver por 30 minutos, esfriar e coar. Pulverize por uma semana. Primeiro é necessário testar a sensibilidade da planta a este agente.

O que aplicar para processamento químico?

  1. Contactar preparativos "Spruzit-AF" e "Permetrina". Penetre o corpo de um inseto, causando paralisia. Depois de algum tempo, as pragas morrem. Estas drogas são altamente eficazes e em um curto período de tempo aliviam a orquídea das bainhas.
  2. "Arrivo", "Aktellik", "Aktara" são preparações intestinais. Sua ação começa somente depois que a praga entra no corpo. O uso deve ser pelo menos 2 vezes com um intervalo semanal.
  3. "Methylmercaptopos", "Phosphamide", "Bi 58" - drogas sistêmicas. Usado para pulverizar plantas infectadas com bainhas. As substâncias ativas das preparações penetram na planta, tornando seu suco venenoso para as escamas. Além disso o parasita bebe o suco venenoso e perece.

Todos os métodos acima mencionados de combate também são adequados para perfurações falsas, já que pelo seu princípio eles são semelhantes aos escudos.

O que não fazer?

É claro que na guerra todos os meios são bons, mas no caso das plantas existem algumas exceções. O uso de substâncias contendo nitrogênio, reguladores ou estimulantes do crescimento é proibido. As preparações "Epin" e "Zircon" não são adequadas, pois só aumentarão a multiplicação da bainha e das pinças falsas. A coleta manual das bainhas não é recomendada.

Importante! Com a coleta manual de bainhas, a integridade da casca é quebrada, abrindo assim a passagem para novos indivíduos jovens que vivem sob a casca.

Prevenção de re-infecção

Para excluir a possibilidade de danos repetidos, as seguintes medidas preventivas devem ser aplicadas:

  • A umidade deve estar acima da média. Iluminação é suficiente.
  • A orquídea deve estar nas janelas do sul.
  • Uma nova planta deve ser imediatamente examinada após a compra para infecções, enquanto é colocada por várias semanas em quarentena. Isso se deve ao fato de que jovens escudos nos primeiros estágios de desenvolvimento não podem ser vistos a olho nu.
  • É necessário olhar por folhas, hastes de flor e flores.
  • Para prevenção, recomenda-se que as folhas da planta sejam tratadas com óleo.Esta ferramenta é eficaz mesmo para um pequeno número de indivíduos - até 5 peças.

Blindagem e false piercing são pragas muito perigosas com as quais não é fácil lutar. Portanto, a luta deve começar imediatamente após sua descoberta. Para evitar a infecção de orquídeas, este parasita muito desagradável deve ser tomado medidas preventivas.

Pin
Send
Share
Send