As razões pelas quais os pedúnculos do ciclâmen murcham: cuidamos da planta corretamente

Pin
Send
Share
Send

Às vezes, os donos de ciclâmen enfrentam o problema de murchar. Alguns produtores, especialmente iniciantes, introduzem um choque fácil. A principal pergunta que eles fazem é como devolver a flor à vida e salvá-la.

No artigo, vou considerar as principais causas da murcha e como lidar com isso, como evitar a secagem dos caules. E também dicas sobre a ressuscitação da flor e as regras de cuidado em casa.

Os principais fatores negativos

Ajuda Um aspecto importante é a escolha correta do ciclâmen ao comprar.

Inicialmente, você precisa prestar atenção ao estado dos tubérculos. Se os tubérculos tiverem danos, é melhor não comprar uma planta dessas. Além disso, apodrecer nas raízes é inaceitável. Os tubérculos devem ser lisos e as folhas devem ter uma aparência saudável.

Todas as doenças de flores internas são divididas em dois tipos: parasitas e não parasitas. O primeiro caso é dano de insetos eo segundo - cuidado impróprio.

As doenças não parasitárias aparecem pelos seguintes motivos:

  • Hidratação excessiva.
  • Falta de umidade na sala com o ciclâmen.
  • Solo mal selecionado.
  • Tamanho do pote inadequado.
  • Um lugar ruim para uma planta.

As doenças parasitárias aparecem devido a tais pragas como:

  1. Pulgões A praga mais comum. Ele tira todos os sucos da flor, esgota e leva à deformação das folhas e caule. Se uma placa de branco, verde e cinza nas folhas fosse vista, então o pulgão se instalara no cíclame. Para eliminação use um inseticida, que é pulverizado com uma flor. Após o procedimento, a planta deve ser lavada debaixo d'água.
  2. Tripes A principal diferença é a atividade deles. Não é difícil perceber essa praga, pois são bastante brilhantes. Depois deles mesmos, os tripes deixam uma tonalidade prateada no ciclâmen. A praga inibe o crescimento das folhas, como resultado do qual elas podem cair. Destrua o inimigo pode estar usando uma fita adesiva especial ou inseticida.
  3. Carrapato ciclamênico. Quase invisível aos olhos humanos, porque tem dimensões muito pequenas. Um parasita se desenvolve no interior da folha. Na aparência, parece que as folhas estão cobertas de poeira. Você pode se livrar do uso de anti-sépticos químicos.

Por que os pedúnculos murcham?

Isso pode acontecer por algum motivo:

  • calor excessivo das baterias;
  • água dura;
  • período ofensivo.
Importante! Se o cíclame subitamente começar a murchar o pedúnculo, isso significa que a planta deve ser removida com urgência das baterias e revisar o regime de irrigação, em particular, a água que é produzida.

Mas nem sempre a murcha do pedúnculo vem desses fatores, talvez a flor tenha um período de descanso. A hibernação começa com o término da floração e murchamento do pedúnculo. Neste momento, é necessário reduzir gradualmente a intensidade da irrigação. E depois de uma secagem completa, ele é transferido para um local escuro e fresco.

Como evitar secar?

Primeiro, remova todas as folhas secas e amarelas, assim como as flores, da base. Use uma tesoura ou uma faca em hipótese alguma impossível, pois isso pode levar à progressão subseqüente da doença.

Para cyclamen não é murchado, ele precisará de condições favoráveis. Recomenda-se remover a planta dos dispositivos de aquecimento. É necessário não permitir a luz solar direta na flor. Em dias muito quentes, você pode até cobrir os tubérculos com fatias de gelo. No verão, o cíclame é levado para a sombra. Se a planta ficou por muito tempo no sol, então a panela com isto põe-se em uma bacia com a água fria. Depois de um procedimento tão simples, a flor ganha vida.

As folhas ficam amarelas e secas - isso pode ser devido à infecção. A fim de se livrar do fungo, você precisa regar o solo com 0,1% de solução de baseazol ou spray de solução a 0,1% da droga chamada Topsin-M.

A secagem também ocorre pela falha da podridão molhada. As bactérias entram por rachaduras nos tubérculos. Muitas vezes, essa infecção ocorre em locais de separação de folhas ou quedas na água, no solo. A flor afetada é tratada com um anti-séptico e regada somente com água parada.

Preste atenção! Se a infecção tiver passado de outra planta doente, o ciclâmen não poderá ser salvo. A única opção é destruí-lo.

O que posso fazer para reanimar uma planta?

Acontece que exteriormente o ciclâmen parece seco e morto, mas não se desespere, você pode tentar revivê-lo. Primeiro você precisa obter um rizoma e inspecioná-lo. Mesmo que as raízes pequenas estejam mortas e o tubérculo seja elástico, a planta pode ser salva, caso contrário, não ajudará. É necessário enxaguar completamente as raízes do solo e tratar com qualquer fungicida. Em seguida, secar levemente e colocar em nova terra.

Instruções de cuidados

Muitos produtores inexperientes acreditam que o cuidado com o ciclâmen é complexo. Mas na verdade isso não é bem assim, você só precisa observar Recomendações para cuidados:

  • Durante a floração, a planta precisará de uma temperatura de +12 ... +14 graus, isto é ótimo.
  • Uma grande quantidade de luz é bem-vinda sem raios solares diretos.
  • Rega adequada também é muito importante. A água não deve cair nas folhas e no caule da flor. A rega é realizada ordenadamente, ao longo da borda da panela ou numa palete. A umidade excessiva levará à deterioração.

Conclusão

O Cyclamen é uma planta bonita com características próprias que você precisa conhecer. Realizando estas recomendações simples e monitorando o estado da flor, você pode se alegrar por sua presença na casa por muitos anos.

Pin
Send
Share
Send