Palma de Karyot - rabo de peixe por inveja de sereias

Pin
Send
Share
Send

Esta palmeira não pode ser confundida com nada - só é necessário dar uma rápida olhada nas suas folhas com bordas irregulares, que lembram tanto a ventoinha entreaberta quanto a cauda do peixe.

Esse é o nome de Cariot no povo - Rabo de peixe.

Tipos

Na natureza, eles são mais de uma dúzia, existem entre eles gigantes de 10 metros, árvores modestas e até mesmo arbustos, mas os floristas Existem basicamente 3 variedades.

Suave (gentil)

É ela - Caryota mitis na maioria das vezes, e crescem em casa, apreciando a decoração. Em uma floresta cariátea tropical úmida, o soft pode crescer até 5-7 metros de altura, mas na sala seu crescimento é facilmente limitado.

Uma característica desse tipo é multicelularidade. Cada tronco apenas uma vez floresce e dá frutos, e então morre, mas um novo broto escapa para substituí-lo, então a palmeira vive por um longo tempo.

E aqui está um vídeo sobre a jovem Caryota mitis.

Queimando (palma de vinho, palma de codorniz)

Seu nome é devido às pequenas bagas vermelhas que contêm substâncias ardentes. No entanto, em casa - os frutos são muito raros, e Caryota urens criado por causa do apelo externo da árvore.

Este cayote é chamado de palmeira de vinho porque sua inflorescência é dada pelo açúcar de palma, do qual o vinho é obtido por fermentação.E a partir dos pecíolos de suas folhas, faz-se uma fibra anormalmente forte - "baleia", com cordas a partir dela você pode amarrar um elefante selvagem!

Rumpha (rabo de peixe)

Não menos popular entre os floristas Caryota rumphiana. Como queimar - rumpha esta planta ornamental single-haste com um rico "cabelo" verde, embora na natureza existem gigantes com uma altura de casa de cinco andares.

Palm "rabo de peixe": uma foto de uma planta.

Atendimento domiciliar

Características de cuidado após a compra

Não compre esta palmeira que gosta de calor no inverno - o transporte pelo frio pode destruí-lo. É melhor esperar pela primavera - não apenas por causa do calor, mas também porque a planta comprada em breve precisará ser transplantada. E o momento mais adequado para o transplante, que o cariota sofre com dificuldade - o começo da primavera.

Após a instalação em um novo pote, não regar a palma do dia três, substitua a pulverização com água.

Iluminação

Uma criança dos trópicos - o cariota ama a luz. A melhor opção para ela - raios brilhantes mas dispersos. Embora no período frio do ano, mesmo a luz solar direta seja boa para ela. Mas de abril a setembro, a palmeira não deve ser deixada ao sol ao meio-dia - você precisa escondê-la na penumbra.Para a coroa do cariótipo era uniformemente grosso e longo, você precisa girar o vaso de 180 graus duas vezes por mês.

Temperatura

Confortável para o crescimento da gama de cariotas de 18 a 28 ° C, mas lembre-se, quanto mais quente, mais precisa de pulverização. No inverno, a temperatura deve ser moderada, não abaixo de +18. É certo que uma planta adulta pode tolerar até mesmo o resfriamento a 0 ° C sem danificar as folhas, mas não por muito tempo.

Humidade do ar

Na terra natal das cariátas, o ar é úmido e, no calor do verão, precisa de pulverização. No entanto, não faça isso se o dia estiver nublado e frio.

No inverno, especialmente se a palma da mão cresce perto da bateria, ela precisa ser pulverizada de manhã e à noite. Ares e correntes de ar sobrenaturais são prejudiciais a ele. Para a pulverização, é necessário tomar água em temperatura ambiente.

Se a água da torneira for dura, use água engarrafada.

Rega

Molhar uma palmeira em uma estação quente é mais frequente e mais abundante, do que em dias de inverno. No entanto, Na água de um karyot - tudo o que vazou no palete deve ser drenado imediatamente.

Cariota Mais fácil de suportar a escassez de água, do que o seu excesso. Entre a rega, o solo na panela deve estar ligeiramente seco.

Água dura para esta palmeira é fatal. Para a irrigação, é possível tomar água da chuva parada ou comprar água.

Se você tirar água da torneira, deixe ficar o diapara que o cloro seja intemperizado - seu cariota também não gosta muito.

Fertilizantes

Durante o período de crescimento (Maio-setembro), o cariote pode ser alimentado duas vezes por mês, é adequado para o fertilizante convencional para palmeiras. Mas lembre-se, se a temperatura do ar é inferior a 18 ° C - as raízes da palmeira não são digeridas, aguarde um dia quente.

Floração

Esperando pelas flores do cariota em casa improvável que tenha sucesso. Mas é para melhor, como esta palmeira floresce - uma vez na vida e, dando frutos, morre. Embora suas flores sejam lindas - de delicadamente cremosas a púrpuras, de muitos galhos pendentes, semelhantes a um rabo de cavalo.

Não tenha medo de florescer apenas cariote macio multi-barril - afinal, não toda a planta perecerá, mas apenas o broto de floração.

Transplante

Para cariota esta o procedimento é doloroso, então recorra a ele deve ser, somente se as raízes já estiverem rodeadas do pote. Mas mesmo assim você deve esperar pela primavera. Deve-se ter em mente que, com bons cuidados, a palma cresce muito rapidamente, e se você não precisa de uma árvore de dois metros, não se apresse em transplantá-la.Uma vez em três anos - o bastante. No resto do tempo, você pode fazer substituindo a camada superior do solo.

Se a necessidade amadurecer, transplante o carot é necessário, sem destruir o coma terra - pelo transbordo. Se as raízes forem muito grandes, você pode cortar um pedaço do "feltro" com uma faca afiada. Não enterre a palma da mão na panela - coloque-a na mesma profundidade de antes, orientando-se ao longo do anel de terra no tronco.

O solo para a palma é melhor tomar um neutro ou ligeiramente ácido, no solo alcalino do cariota não pode assimilar muitos oligoelementos. Você pode usar a mistura finalizada para palmeiras na loja. Se você mesmo estiver preparando o solo, lembre-se de que o solo deve liberar facilmente o excesso de umidade e conservar sua estrutura porosa durante muito tempo.

A composição ideal é a seguinte: terra de húmus e terra argilosa em partes iguais e adição de turfa, areia e estrume sobrepostos.

Caryotes Poda

Você só pode remover as folhas naturalmente secas do cariota, e aquelas que são marrom-amareladas das verdes - saia. A palma tira nutrientes deles.

Formando a coroa e removendo as folhas quando poda, você precisa lembrar, que você não pode levar a planta mais do que o que tem crescido ao longo do ano.Se as folhas secas do cariote são maiores do que as novas folhas - a palmeira está definitivamente doente.

Cultivo

Sementes de cariota devem ser plantadas início da primavera. Comprá-los antecipadamente não vale a pena, eles perdem rapidamente a germinação. Para uma semente, um pote do tamanho de um copo será suficiente.

Antes de semear, você precisa descascar levemente a casca da semente sem tocar no núcleo e mergulhar as sementes em água morna (23-25 ​​° C) por dois dias. Água para mudar todos os dias.

Em seguida, as sementes são plantadas a uma profundidade de 2-3 cm em uma terra quente e úmida, que é então coberta com polietileno. Os potes são colocados na penumbra. Após 3 meses, o abrigo pode ser removido.

Durante este tempo as mudas precisam ser alimentadas uma vez com fertilizante complexo a uma taxa de: 5 gramas por litro de água.

Reprodução vegetativa

Caryote macio - o único de todos os tipos domésticos de palma "cauda de peixe", pode ser propagado vegetativamente, devido ao seu multi-tronco. As hastes jovens, com menos de 10 cm de comprimento, devem ser divididas para que haja raízes em cada uma delas.

Escave a planta, sacuda o chão das raízes e enxague com água corrente. Em seguida, corte com uma faca esse lugar do pescoço da raiz, onde as hastes são unidas. Cortar fatias fungicida que não contém cobre.As hastes divididas dos cariótipos devem ser plantadas o mais rápido possível até a mesma profundidade que antes e regada a planta.

Doenças e pragas

O cariótipo é bastante resistente a infecções, mas às vezes é afetado por uma falha na folha de Helminthosporium induzida por fungos.

Sinais externos: nas folhas há manchas escuras, muitas vezes elas são cercadas por uma borda amarela. Se a doença está se desenvolvendo rapidamente, as áreas afetadas se fundem, formando ilhotas de tecido morto.

O que fazer: não pulverizar a planta - umidade gotejamento nas folhas e clima quente (23-30 ° C) provoca a germinação do fungo e posterior infecção das folhas. Para reduzir o dano, dê a palma da mão a quantidade de luz que puder suportar.

Pragas cariótipo - ácaros da aranha, escudos, cuscuz chervets, mosca branca.

Ao combatê-los, tanto os inseticidas químicos quanto os métodos caseiros são eficazes, escolha os meios de destruição dependendo do inimigo em particular.

Dificuldades no crescimento

  1. Sinais externos: cariota não cresce ou cresce mal. As folhas, especialmente as mais baixas, ficam amarelas prematuramente (clorose).
  2. Razão: a palmeira não tem luz e / ou calor. O crescimento pára se a temperatura estiver abaixo de + 18 ° C.

    O que fazer: para transferir o "rabo de peixe" em um lugar quente e brilhante.

  3. Sinais externos: as folhas jovens ficam amarelas para que as veias verdes sejam alocadas.
  4. Razão: a palmeira carece de ferro e manganês devido à alcalinização do solo.

    O que fazer: aumentar a acidez do solo ao normal (pH 5,6 - 7,5). De manhã ou de tarde para gastar o enfeite superior foliar - para polvilhar não só folhas de cima, mas também de fertilizante líquido abaixo de palmeiras.

  5. Sinais externos: as bordas das folhas murcham no contorno (a chamada "borda queima").
  6. Razão: inadequado para solo cariotipo, muito denso - retém umidade, não deixa passar ar.

    O que fazer: reduzir a rega, mudar o solo no todo ou em parte.

  7. Sinais externos: as folhas de palmeira inferiores ficam amarelas das bordas para o centro, mas as veias permanecem verdes (clorose). Isso geralmente acontece.
  8. Razão: falta de magnésio. Talvez por causa do frescor (abaixo de 18 ° C), a palma não consegue digerir as substâncias necessárias do solo.

    O que fazer: Alimente o caroteno com sulfato de magnésio de duas maneiras: polvilhe as folhas e adicione-as à raiz.

  9. Sinais externos: manchas nas folhas pinadas dos cariótipos aparecem na forma de uma elipse, são semelhantes às manchas que surgem de uma lesão fúngica.
  10. Razãoenvenenamento por cobre.

    O que fazer: não use fungicidas contendo cobre para pulverização. No fertilizante convencional para palmeiras, se não exceder a dose, o cobre pode fazer pouco e danificá-lo.

  11. Sinais externos: as folhas inferiores da palma da mão ficam marrons nas pontas e caem.
  12. Razão: excesso de sais no solo devido a abundante alimentação.

    O que fazer: remover o excesso de sais gradualmente, com a ajuda de uma boa drenagem do solo. Mude parcialmente a camada superior do solo. No caso mais extremo, transplante a palma da mão.

  13. Sinais externos: as folhas da cariota estão cobertas de manchas marrons.
  14. Razão: excesso de boro na água.

    O que fazer: tome água limpa para irrigação. Grunhir abundantemente, derramar água limpa, com boa drenagem e imediatamente espirrar para fora toda a água derramada da panela.

  15. Sinais externos: no verão nas folhas há manchas amarelas e marrons.
  16. Razão: pouca luz.

    O que fazer: mova o carot para onde está iluminado.

  17. Sinais externos: folhas em manchas claras, a cor da palha, suas pontas se enroscam como cachos.
  18. Razão: luz solar direta durante o dia no verão.

    O que fazer: mova a palma para o lugar onde o sol não irá queimá-lo.

  19. Sinais externos: a coroa da palmeira fica desbotada, verde claro. Cariota deixa de crescer.
  20. Razão: Não há nitrogênio suficiente.

    O que fazer: alimentar fertilizantes para palmeiras, ou universal, como "Rainbow", "Ideal".

  21. Sinais externos: as velhas folhas da palma estão cobertas de manchas de amarelo a bronze. Nas extremidades, a necrose do tecido é perceptível. As folhas começam a secar, tornando-se ao mesmo tempo laranja.
  22. Razão: falta de potássio.

    O que fazer: faça um fertilizante contendo sais de potássio. Você pode simplesmente derramar um primer especial "Flores de czarina para palmeiras", tudo o que a planta precisa.

  23. Sinais externos: folhas jovens de cariótipos parecem pequenas, fracas, pálidas, listras necróticas visíveis nelas.
  24. Razão: a planta carece de manganês, na maioria das vezes acontece quando o solo se torna alcalino - manganês em ambiente alcalino é pouco solúvel ou em baixa temperatura do solo.

    O que fazer: você pode adicionar ao pote de turfa, agulhas ou serragem de árvores coníferas, amieiro - isso fará o solo mais ácido e manganês será assimilado pela planta. Mas você precisa lembrar que as agulhas e a serragem extraem nitrogênio do solo, então você só precisa adicionar fertilizantes nitrogenados.

    Palmeira decorativa Cariot é muito sensível a cuidar dela, sua coroa verde exuberante parece ótimo em quartos espaçosos, cheio de luz.

Pin
Send
Share
Send