Como reconhecer a hemofilia em galinhas e o que pode levar a um resfriado "comum"?

Pin
Send
Share
Send

Esta doença criadores de aves também são chamados de rinite infecciosa, mas só parece um resfriado comum.

De fato, o impacto da hemofilia no corpo das aves é perigoso e extenso: além do trato respiratório, a doença afeta a conjuntiva e o tecido subcutâneo da parte facial da cabeça.

Em casos especialmente negligenciados, a infecção provoca a formação de tuberculose no intestino na ave, também, com tratamento insuficiente ou sua ausência, o patógeno pode entrar livremente no fígado e no baço.

O que é hemofilia em galinhas?

Gemofilez em galinhas ocorre como uma doença crônica, a coriza dura meses.

Se você não lutar com eles, as consequências para os habitantes da casa pode ser muito terrível - a uma infecção em massa da doença suscetível pode ser 50-70% da população.

Não só as galinhas ficam com hemofilia. Seus parentes perus e faisões mais próximos, também, estavam em risco. A hemofilia é perigosa para pombos domésticos.

Desde o momento da infecção e todo o período da doença a ave perde produtividade: Fortemente crescer fina e tornar-se quase incapazes de colocar ovos, causando um impacto negativo sobre as atividades da granja. Recuperar a partir de galinhas postura de ovos reduzido em 10-30%.

A hemofilia é comum em todos os países do mundo, a doença pode causar prejuízos econômicos significativos às granjas avícolas.

Patógeno da doença

Bactéria, que provoca um frio infeccioso em aves de capoeira, Gallinarium gemmophilus haste fixa.

Mas, apesar de sua imobilidade, a infecção é muito tenaz: na cama e no solo das aves, o patógeno pode persistir por até um ano, na água é de 3 a 7 meses.

Além disso, a haste hemofílica localiza-se nas membranas mucosas dos olhos de pássaros sãos com uma visão, e abaixo de certas condições afeta primeiro os indivíduos enfraquecidos, e com o tempo pode invadir os pássaros domésticos mais robustos.

Gemofileza a penetração do patógeno no corpo saudável aves são claros e honestos relatório: através da alimentação geral, rega e roupa de cama usada por todos os residentes do galinheiro (incluindo os infectados) e por meio do acesso aos ovos postos por indivíduos infectados.

A hemofilia é mais suscetível a aves mais velhas.

Sintomatologia

Os sintomas da doença se manifestam a partir de 3 a 5 dias após a infecção.

A primeira coisa a notar é o fluxo abundante de líquido claro das narinas.

Depois de um certo tempo, o líquido fica mais mucoso, engrossa, cria congestão nas narinas do frango, dificultando muito o processo respiratório.

Além disso, o indivíduo afetado gradualmente perde o interesse em forragem, fica magro e pode morrer de exaustão. O pente e os brincos pálidos, desconfortavelmente enrugados, a pele adquire um amarelinho doentio.

Às vezes, quando a hemofilia no frango você pode observar claudicação - tais casos não são enormes, mas você não pode ignorar este sinal da doença, embora o inchaço das solas e articulações é geralmente considerado um sintoma concomitante.

Diagnóstico

Diagnosticar com precisão a hemofilia só é possível em laboratório, porque os sinais da doença são característicos de outras doenças infecciosas de aves de capoeira.

O diagnóstico deve basear-se na análise de secreções e no estabelecimento de um tipo de patógeno e separar a hemofilia de doenças semelhantes: leucemia, pulestose, pasteurelose, doença de Marek.

Tratamento

A primeira etapa no tratamento da hemofilia é aliviar a miséria do infeliz frango e restaurar sua capacidade de respirar completamente.

É verdade que é apropriado apenas nas condições da agricultura familiar, onde as galinhas podem ser contadas nos dedos: gaze embebida em uma solução simples (tetraciclina, furacilina ou mesmo folhas de chá), limpe as passagens nasais da ave com as crostas e injete o medicamento com a seringa (penicilina ou estreptomicina funcionam bem).

Claro, isso é um incômodo e leva muito tempo, mesmo em uma pequena fazenda, mas este procedimento dá um bom efeito e salva galinhas de complicações adicionais na área dos órgãos respiratórios.

Em granjas avícolas, você pode fazer uma maneira um pouco diferente: adicionar drogas nas quais a haste hemofílica é muito sensível, na água e propaivat frangos com essa "poção" 5-7 dias.

Como principal constituinte da solução terapêutica, as preparações de sulfanilamida são muito adequadas: disulfano, ftalazol, etazol, sulfadimezina.

Todos esses procedimentos têm um efeito positivo no primeiro estágio da doença, não complicados por sintomas secundários.

Se a questão foi longe demais e a hemofilia nas galinhas é muito difícil, é necessário tomar medidas urgentes de quarentena, livrar-se do gado infectado e realizar a mais completa desinfecção das aves de capoeira.

Prevenção

A prevenção de qualquer doença infecciosa consiste, em primeiro lugar, em manter pureza e temperatura adequada no galinheiro.

A alimentação de frangos (e de quaisquer aves de capoeira que sejam propensas a infecções) também deve fazer parte de medidas preventivas: a constante disponibilidade de vitaminas na ração, sua diversidade e conformidade sazonal podem prevenir melhor qualquer doença infecciosa na fazenda.

Aves não tem nada para fortalecer a imunidade, exceto alimentos. Portanto, você, como proprietário responsável e cuidadoso, é obrigado a alimentar adequadamente aqueles que foram domados.

E também: fornecer desinfecção das instalações, monitorar o microclima local e evitar o aparecimento de umidade e correntes de ar na casa.

E se você está focado unicamente na prevenção da hemofilia, deve ter em mente que um grande papel entre todas as vitaminas nestas medidas preventivas foi para a vitamina A.

Ele, como nenhum outro, promove o crescimento da ave e aumenta a resistência ao agente causador das membranas mucosas do trato respiratório.

Você está familiarizado com as galinhas de Polytava Clayey? Saiba mais sobre sua origem e propriedades!

Mas sobre os lutadores Lari você sempre pode ler nesta página: //selo.guru/ptitsa/kury/porody/sportivno-dekorativnye/lari.html.

Você já ouviu falar sobre o isolamento do teto com espuma de poliestireno e gostaria de saber mais sobre isso? Nós temos um artigo pronto para você.

Contém esta vitamina notória em óleo de peixe, abóbora, espinafre e salsa. Estes produtos são bastante acessíveis e, de tempos em tempos, você pode gastar um pouco em favor da saúde das galinhas.

Como manter um pássaro para que ele permaneça saudável?

Acontece que é muito simples - para evitar a hemofilia, apenas distribuir corretamente o número de animais no galinheiro.

O método é simples demais para ser acreditado pelos avicultores, acostumado a complicar a vida para si e para suas alas. Talvez, precisamente por ser tão simples, seja tão difícil acreditar nele.

Mas ainda assim ... tente seguir a instrução mais simples:

  • diferentes grupos etários de aves contêm separadamente;
  • O crescimento jovem é cultivado isolado até os pintos atingirem a idade de seis meses;
  • a densidade ideal do gado é tal que a galinha adulta recebe pelo menos 1 m3 de ar fresco.

A principal coisa na manutenção de aves é a atenção para isso.Se você quiser, chame-a de medida preventiva mais importante. Como confirma a experiência positiva de avicultura, assim é.

Pin
Send
Share
Send