No raro jardim da Rússia Central não há ameixeira. Seus frutos possuem um complexo de propriedades medicinais, sabor agradável e processamento multivariado.
Por que a ameixa dos jardineiros dá prioridade à maçã e à cereja?
A razão para o florescimento tardio de variedades auto-férteis, que não tem um polinizador adequado e tempo para a polinização.
Há uma impressão de pouso de futilidade. A saída é selecionar novos híbridos autofecundados criados especialmente para a Faixa Média.
História da criação
Na taxonomia pomológica internacional, três categorias de ameixas de diferentes origens são distinguidas, embora em seu pedigree, é claro, a trilha do ancestral selvagem seja visível. Esta ameixa é doméstica, chinesa e russa.
Seus ancestrais selvagens surgiram há milhares de anos, como resultado da polinização espontânea da ameixa de cereja:
- nos Bálcãs, na Ásia Central e Ásia Menor - o progenitor da ameixa doméstica;
- no Extremo Oriente e na Região de Amur - Ussuri plum;
- no noroeste da China - uma ameixeira de ameixeira;
- nas regiões montanhosas da América do Norte - ameixa americana;
- no norte do continente norte-americano é a ameixa canadense.
Variedades cultivadas de seleção folclórica do Adriático chegaram à Europa e à Rússia como uma ameixa doméstica. Uma nova etapa na criação de híbridos domésticos dessa espécie veio no processo das experiências de IV Michurin.
Árvores frutíferas foram inoculadas com peixes selvagens Ussuri e se tornaram geralmente reconhecidas como variedades resistentes ao inverno. ameixa do russo. Mesmo ameixa chinesa percorreu um caminho de melhoria no centro de criação da Califórnia, no processo de cruzamento com variedades americanas.
Características da variedade
A variedade de ameixas domésticas "Blue Gift" foi registrada no Registro do Estado recentemente - em 2001, e foi recomendada para implementação na região Central.
Qualidades que se mostraram aceitáveis para esta zona climática, os criadores do VSTISiP encontraram no seguinte parental:
Variedade "Ochakovo amarelo" ("ovo amarelo letão") - uma antiga variedade de ameixa branca, cultivada no sul da Rússia, na Bielorrússia e nos países bálticos.
Vantagens:
- suculência de frutas doces de cor amarela;
- regularidade da frutificação;
- rendimento considerável (até 80 kg de uma árvore).
Desvantagens:
- auto-fertilidade;
- precipitação e craqueamento de ameixas maduras;
- capricho no cuidado;
- a vulnerabilidade dos botões florais durante as geadas da primavera.
Sorte de "Memória de Timiryazev" - atraso interespécies híbrido VSTISiP, registrado no Registro do Estado desde 1959.
Vantagens:
- auto-fertilidade;
- excelente commodity e qualidade do consumidor de frutas quase vermelhas (avaliação da palatabilidade - 4.2);
- colheita abundante com pequenos desvios na regularidade;
- resistência a lesões fúngicas;
- A capacidade do híbrido para se recuperar após efeitos climáticos adversos.
Desvantagens:
- baixa resistência do inverno.
As qualidades herdadas pelo novo híbrido:
- compacidade de uma árvore baixa, que é avaliada positivamente em jardinagem industrial;
- auto-fertilidade;
- alto rendimento regular;
- apelo mercantil de frutas universais, com osso facilmente separado;
- reconhecida importância como medon do final da primavera;
- resistência do inverno em 2,5 pontos;
- resistência a doenças típicas da espécie - 2-3,5 pontos.
- A desvantagem é uma: as frutas são pequenas.
Plum description Presente azul
Uma planta de força de crescimento médio (até 3 m de altura); O tronco, coberto de casca grossa cinzenta, forma um bast (60 cm); coroa de média densidade, de forma oval. Os ramos esqueléticos formam uma coroa elevada.
Os rebentos jovens são retos, castanho-acinzentados, com uma leve margem, formando anéis com ramos de bouquet. Dois tipos de rins (vegetativo e generativo) têm um tamanho médio e são desviados do escape; resistência do inverno aumentada.
As folhas são verde-escuras, de tamanho médio, lanceoladas, com uma trela de tamanho médio; A placa da folha está enrugada pela frente e é pubescente pela parte traseira; a borda é irregular, finamente dentada.
A flor é branca, com cinco pétalas, sobre um pedúnculo nu, coletada em inflorescências de buquê; Uma e meia dúzia de estames representam um órgão masculino e estão localizados acima do estigma do pistilo (órgão feminino), o que permite que a flor dispense a auto-polinização.
Frutas:
- pequeno (14 g), uma cor azul-violeta saturada com um toque tangível de pruin;
- A forma é oval, alongada, com uma sutura abdominal fracamente expressa;
- para o ramo está ligado a um pedúnculo de tamanho médio;
- a carne do feto não é muito suculenta, densa, verde-amarelada, com um osso bem separado;
- osso é 7% do peso da ameixa;
- o sabor combina doçura com acidez e é estimado por uma escala de degustação de 4 pontos.
Prontidão da árvore para frutificação - 4 anos a partir do momento da aterrissagem. As datas de vencimento correspondem ao vigésimo dia de agosto.
Variedade caracterizada pela regularidade de alto rendimento (até 35 kg de uma árvore). Frutas são igualmente adequadas para consumo fresco, secagem, congelamento e processamento.
A duração da produtividade das árvores é de 21 anos.
Fotos
Veja várias fotos da ameixa "Blue Gift" abaixo:
Cuidado
Como uma casa de ameixa "Blue Gift" aceita todas as medidas agrotécnicas de plantio e cuidar de árvores frutíferas desta espécie. A menos que possa ser plantada na parte inferior da encosta, porque adora umidade, mas não espere que seja tolerada com a estagnação da água derretida na primavera ou com a água subterrânea no horizonte superior.
Adora um abrigo confiável contra ventos fortes, mas, limitado por coroas exuberantes de vizinhos (maçã, pêra), ameaça degenerar em um longo "mato" com um rendimento menor.
As qualidades de sabor da fruta dependerão diretamente da quantidade de sol e calor que será eliminada durante o período de maturação.
Medidas de cuidados especiais:
- Há uma árvore de ameixeira que pode estragá-la no auge da produtividade: rachaduras da casca. Isso acontece com o crescimento intensivo das árvores ou mudanças de temperatura nos limites da primavera e do inverno, quando a cobertura externa do tronco explode com madeira inchada ou a casca aquecida pelo sol é fortemente comprimida nas geadas noturnas.
- Se as rachaduras no tronco estiverem crescidas na mesma estação, não há perigo para a ameixa. Mas o calor do verão seco, que substituiu as vicissitudes da primavera, é uma causa séria de morte de plantas pela quebra do córtex: uma infecção pode entrar nas fissuras, a goma começa, os tecidos secam.Especialmente é perigoso no período do fluxo de seiva.
Medidas preventivas - Spring franzindo oito anos de vida de ameixa, quando a casca no tronco incisão com uma faca afiada ao longo do comprimento dos intervalos em torno da circunferência de 20 cm de profundidade de corte não deve exceder a espessura do córtex e sulcos imediatamente casaco com passo jardim, e repita este procedimento a cada 4 anos ..
"Dom azul" - uma nota confiável para o jardim russo, porque e - um presente. Bem, eo azul, ele será apenas no final do verão, quando amadurecem seus frutos.