Uma doença infecciosa comum é streptococcosis de pássaros: como se manifesta e como tratá-lo?

Pin
Send
Share
Send

A estreptococose é uma condição patológica do organismo aviário causada pela presença de patógenos na mesma.

Existem duas formas - aguda (infecção do sangue) e crônica (portador persistente).

O que é estreptococose?

Com base nas características do curso e alterações fisiológicas específicas, os veterinários distinguem três variantes da estreptococose:

  • infecção estreptocócica do sangue de aves adultas;
  • estreptococose de animais jovens;
  • infecções estreptocócicas de caráter limitado.

Streptococcus é afetado por aves domésticas e agrícolas de todos os tipos, especialmente as galinhas são sensíveis a ele. Gansos, patos, perus e pombos são ligeiramente mais estáveis.

Os casos de estreptococose em galinhas foram registrados pela primeira vez no início do século 20 pelos pesquisadores G. Kempkamp, ​​U. Moore e U. Gross.

O tratamento não foi realizado, e dentro de 4 meses mais da metade dos portadores morreram de salpingite e inflamação peritoneal. Nos anos 30 e 40, houve relatos de casos de estreptococose de perus e outras aves domésticas.

Distribuição e grau de perigo

Em qualquer região, país ou localidade da ave, o perigo de infecção por estreptococose está presente.esses microorganismos são encontrados em toda parte.

O pico de incidência cai no outono e inverno.

Mortalidade de aves com doença aguda pode chegar a cem por cento.

Em sobreviventes e pacientes com forma crônica, a produtividade diminui (até a completa cessação da ovoposição), há uma diminuição no peso corporal. Ao mesmo tempo, uma pequena quantidade de estreptococos na carne de frango (até 17%) é considerada segura para humanos.

Patógenos da doença

Os estreptococos são bactérias de forma globosa ou ovóide, são dispostos isoladamente, em pares ou em cadeias, Gram azul (Gram-positivo), parasitam no corpo de aves, animais e humanos. A altas temperaturas são instáveis.

A doença nas aves causa estreptococos de diferentes grupos, com um arsenal diferente de meios de destruição e proteção, o que explica uma ampla gama de manifestações clínicas. Streptococcus zooepidemicus e Streptococcus faecalis - os mais hostis às espécies avícolas, na maioria dos casos são os agentes causadores da doença.

Além disso, Streptococcus zooepidemicus afeta apenas as aves adultas (faz com que tenham envenenamento do sangue), e seu colega - aves de todas as idades, incluindo embriões e galinhas. Str menos comum faecium, Str. Durans e Str. avium.A infecção sangüínea de corrente rápida em gansos domésticos geralmente causa Str. mutans.

Curso e sintomas

Aves saudáveis ​​são infectadas pelos doentes, ou contaminadas com alimentos estreptocócicos. As galinhas podem ser infectadas permanecendo em um gabinete de incubação semeado.

O desenvolvimento da doença é promovido pelas condições de detenção, beribéri, que não correspondem às normas. Bactérias penetram no corpo através de pequenas lesões nas membranas mucosas do trato digestivo e na pele.

Então eles são carregados com uma corrente de sangue e secretam substâncias agressivas que destruir eritrócitos e danificar células endoteliais (revestimento interno dos vasos sanguíneos).

A permeabilidade dos vasos aumenta, por isso, há inchaço e hemorragias. A trombose de pequenos navios também se desenvolve. A nutrição dos tecidos é perturbada e, conseqüentemente, seu funcionamento normal. O fluxo agudo é caracterizado por inibição significativa da hematopoiese.

Infecção estreptocócica do sangue de aves adultas no curso agudo dá os seguintes sintomas: febre, recusa de comer, apatia, crista cianótica, vômitos e diarréia, convulsões, paralisia. Duração da doença - cerca de duas semanas a partir do início das manifestações clínicas.

A forma capsular especial do estreptococo causa uma forma hiperaguda da doença - nenhum sintoma é observado, as aves perecem um dia após a infecção. Pacientes com forma crônica são caracterizados por palidez da pele e membranas mucosas, aparência cansada, fezes frequentes. A crista deles é seca, de cor acinzentada, a postura dos ovos é drasticamente reduzida.

Pacientes com estreptococose de galinhas e perus jovens parecem exaustos, praticamente não comem, sofrem de diarréia, convulsões e paralisia das asas e pernas. As aves estão constantemente em um estado prejudicado, os movimentos são restritos, limitados. A morte ocorre alguns dias após o aparecimento dos primeiros sinais.

Para agrupar infecções estreptocócicas limitadas inclui várias patologias:

  • estreptocócica pododermatite pé migalhas - membros inchar, áreas da pele são necróticas, os tecidos acumulam pus, as aves começam a mancar.
  • inflamação necrótica de verrugas - verrugas aumentam de tamanho, a fístula é formada;
  • inflamação dos ovários e do oviduto em frangos - geralmente se desenvolve com vitaminas e minerais insuficientes na dieta, manifestada por um atraso na oviposição, pode desenvolver inflamação do peritônio.
As mais lindas e maravilhosas galinhas pigmeus são a Seda.Sua aparência lembra brinquedos de pelúcia.

O pseudo-frango já cortou muitos objetivos ... Aprenda como lidar com isso em nosso artigo.

Mudanças nos órgãos internos

As modificações patológicas no curso agudo são muito específicas. Os órgãos e tecidos das aves mortas são vermelhos, as membranas mucosas e a pele são cianóticas. Na cavidade torácico-abdominal e na bolsa cardíaca, encontra-se um líquido ligeiramente tingido de sangue. Coração de cor vermelha com um tom cinzento.

O fígado, o baço, os pulmões estão aumentados. Forma crônica é caracterizada pela presença de líquido esbranquiçado nas cavidades do corpo, inflamação dos órgãos internos. Nas galinhas, que morreram de estreptococose de animais jovens, também encontram uma gema não refinada.

Como reconhecer?

Tendo estudado cuidadosamente os sintomas, você pode presumir a presença de estreptococose, mas um diagnóstico preciso será feito apenas por um veterinário baseado no exame dos cadáveres de aves mortas ou mortas.

A pesquisa consiste, em primeiro lugar, no estabelecimento de mudanças específicas nos órgãos internos e, em segundo lugar, em microscopia e excreção do patógeno.

Do fígado, baço, rins, coração, medula óssea, sangue, prepare esfregaços e examine abaixo de um microscópio. Os mesmos materiais são levados para a semeadura.Use diferentes meios de nutrientes para determinar com precisão o microorganismo pertencente às propriedades da colônia cultivada.

Por exemplo, em meios densos, o estreptococo forma pequenas colônias, acinzentadas ou translúcidas. Se houver sangue no meio nutriente, uma zona de glóbulos vermelhos destruídos é visível à volta das colónias (o sangue fica incolor).

Também testes biológicos são realizados: o agente causador é infectado com frangos diurnos. Cepas agressivas causam a morte de aves em 72 horas. Às vezes, ratos de laboratório brancos são usados.

Tratamento

Formas agudas de estreptococose sugerem o uso obrigatório de antibióticos de amplo espectro (penicilina, tetraciclinas, macrolídeos).

Dê 25 mgs. preparação por kg. peso corporal. Simultaneamente com o começo do curso, é necessário fazer uma análise da sensibilidade do estreptococo a antibióticos.

Tal análise leva de 2 a 3 dias. Então, se necessário, a droga é alterada. O teor de vitaminas na dieta é aumentado 2 vezes. O tratamento mais cedo é iniciado, o mais provável é um resultado favorável.

Medidas de prevenção e controle

Para prevenir a estreptococose, é necessário manter condições normais para manter as aves, abordar cuidadosamente a escolha da dieta e limpar e desinfetar regularmente as aves.

O formaldeído é adequado para desinfecção, proporciona a destruição de quase 90% dos estreptococos. Bons resultados são obtidos pela ozonização do ar em aviários.

Pin
Send
Share
Send