Cultivo de aipo em campo aberto

Pin
Send
Share
Send

O aipo é uma planta saudável e, dependendo da espécie, sua raiz, folhas ou pecíolos são consumidos. O produto universalmente conhecido é utilizado para fins medicinais e para nutrição dietética. Partir não é difícil, mesmo para jardineiros iniciantes, por isso a cultura é extremamente popular entre os residentes de verão da Rússia central.

Tipos de aipo e seu cultivo

A planta herbácea perene da família Umbrella tem um aroma agradável e brilhante e sabor incomum. Sua terra natal está localizada no Mediterrâneo, mas hoje o aipo é cultivado em todos os lugares.

Existem três tipos:

  • A haste ou pecíolo se distingue pela duração do armazenamento e pelas propriedades úteis. É caracterizada por brotos suculentos de salada leve, cor verde, que diferem devido ao método de cultivo, as espécies não têm nada a ver com isso. Às vezes você pode até obter hastes brancas com boas plantas de colmo, se as borrifar constantemente com terra.

  • Folha de aipo é amplamente utilizada na culinária. Cresce durante todo o verão e outono, tem um sabor agradável e um aroma brilhante. É difícil imaginar a conservação sem sua vegetação.

  • A raiz é comida crua e cozida. É usado em vez de batatas na preparação dos primeiros pratos da dieta. Em saladas, combinadas com maçã, cenoura.

Dependendo das preferências de sabor, você pode plantar um tipo de planta ou várias.

Datas de plantio de aipo

O aipo pode ser plantado na primavera e no outono, dependendo do método. As mudas são transferidas para o solo quando atingem uma altura de 15 cm e têm 4-5 folhas. As sementes são preparadas a partir do outono. Material plantado no inverno, para que na estação fosse mais fácil cuidar das plantas. Jardineiros experientes ainda preferem germinar sementes em casa, com rendimentos mais altos. As culturas de raízes são cultivadas apenas através de mudas.

O mês de plantio no solo depende diretamente da região. Quanto mais perto da Sibéria, mais tarde as plantas são transplantadas. Por exemplo, nos Urais - em maio, início de junho; nos subúrbios - abril, maio.

O principal requisito para as condições climáticas é uma temperatura constante de +10 ° C, a ausência de geadas.

De acordo com o calendário lunar, o aipo é plantado: mudas de raízes - 26 a 30 de abril, de 1 a 4 de maio; sementes e mudas de folhas e pecíolos - 8 a 10 de maio, 14 a 17 de maio.

Localização

Dado que a terra natal do aipo, no sul, entenda que ele precisa de muito sol. Assim, escolhendo um local para plantar, dê preferência a locais quentes e bem iluminados, longe de árvores e edifícios.

As camas são preparadas no outono. A terra é desenterrada e limpa de ervas daninhas e detritos vegetais. Despeje turfa ou húmus e deixe até a primavera.

A grama perfumada é uma proteção contra muitos tipos de pragas, por isso é recomendável plantá-la ao lado de repolho, tomate, pepino, feijão, alface. Tal bairro ajudará a aumentar e manter a colheita, e o aipo não dói nada. Com batatas, salsa e cenoura, pelo contrário, não é recomendável combiná-lo nas camas.

Método de mudas de cultivo

Para mudas, você deve selecionar as sementes. A cultura não é altamente germinada, pois contém um grande número de óleos vegetais que evitam o inchaço. O material de plantio é comprado em abundância, vale a pena prestar atenção à vida útil do produto, pois, 2 anos após a montagem, a germinação ainda é reduzida.

Antes do plantio, as sementes são preparadas e lavadas em uma solução fraca de permanganato de potássio (tonalidade levemente rosada do líquido). Após duas horas de imersão, o material é espalhado sobre um pano úmido ou guardanapo, embrulhado e transferido para um local seco e quente. Para aumentar a germinação, estimulantes de crescimento ou suco de aloe são adicionados à água, algumas gotas. Jardineiros experientes criam condições extremas imergindo um saco de sementes em água quente ou fria.

O solo para semeadura é preparado de forma independente ou comprado em uma loja. Para uma mistura independente, você precisará de areia, turfa, húmus e terra universal em proporções iguais. Depois de misturar o substrato, ele é cozido no vapor, aquecido no forno ou congelado para desinfecção. A superfície do solo é umedecida por pulverização com uma pistola de pintura.

Espalhe uniformemente a semente pela superfície, polvilhando-a levemente com turfa ou areia. Depois de molhar as plantações novamente, cubra-as com vidro ou filme para criar um efeito estufa. Durante o cultivo, verifique se a superfície da terra está úmida.

Por 2 semanas, e às vezes mais, caixas com futuras mudas são mantidas no escuro e quente. A temperatura deve ser + 18 ... +20 ° C. Quando as primeiras fotos aparecem, os recipientes são transferidos para um local claro, o revestimento é removido e a temperatura é reduzida em vários graus. À noite, você pode baixá-lo para +10 ... +12 ° C. Para a variedade de raízes, o regime de temperatura é importante; se você não o observar, o aipo florescerá, e isso não pode ser permitido. O horário de verão é de pelo menos 10 horas; portanto, se necessário, você precisará conectar a iluminação artificial.

Quando as plantas jovens formam duas folhas inteiras em um caule fino e macio, você pode mergulhar as mudas. Para fazer isso, pegue a mesma terra, adicionando um pouco de cinza de madeira e coloque em recipientes separados. Transferido para o recipiente ao longo do broto, beliscando a raiz principal para o seu desenvolvimento (apenas para pecíolo e folha).

Regar as mudas é necessário com moderação. O solo após a irrigação é afrouxado para não formar uma crosta. Duas semanas após o transplante, o aipo é alimentado com preparações especiais para o crescimento e desenvolvimento de culturas alimentares.

No primeiro mês e meio, o crescimento das plantas é mais lento, com a falta de luz que os brotos se estendem para cima, o que é inaceitável. As hastes com 25 cm de altura e com 4-5 folhas completas estão completamente prontas para o plantio no solo. Se a semeadura foi feita em tempo hábil, em meados de maio as mudas estarão prontas. Antes de plantar no chão, o aipo é endurecido, levando brevemente o recipiente para a rua e aumentando gradualmente o tempo gasto ao ar livre.

Plantio de mudas em campo aberto

O plantio de mudas não ocorre imediatamente. Por algum tempo, é mantido em um local sombreado na rua. Somente quando 6 folhas aparecem, o aipo pode ser transferido para o solo.

Se uma coleta preliminar não tiver sido realizada, ela será feita imediatamente antes do pouso. Isso é feito da seguinte maneira: bem encharcadas com um pedaço de terra de terra, as mudas são retiradas, separando cuidadosamente as raízes.

Uma parcela preparada no outono para um canteiro é cuidadosamente afrouxada e as mudas são plantadas, dependendo da espécie, da seguinte maneira:

  • Raiz - a uma distância de 15 cm uma da outra, observando o espaçamento entre linhas de 0,4 metros.
  • Pecíolo - plantado a uma profundidade de 6 cm, em uma fileira deixando 20 cm de cada lado, entre fileiras de 0,3 m.
  • Folha - 10 cm de profundidade, não é necessário observar a distância entre as plantas.

Depois de aprofundar a muda, o local de plantio é prensado e abundantemente regado.

Semeadura direta em campo aberto

Na ausência de mudas ou relutância em mexer com plantas jovens, faça a semeadura em campo aberto. Com o tempo, isso acontece no final do outono, antes da primeira geada.

Se o leito não for fertilizado, prepare-o: desenterre-o, limpe-o com detritos e ervas daninhas, introduza fertilizante. Não é necessário preparar sementes como mudas, mas é importante escolher sementes frescas, de preferência este ano. Depois de aprofundar as sementes em 2 cm, cubra a área com um filme. Ao escolher um local, eles cumprem os requisitos necessários para a planta: boa luz e umidade do solo.

É necessário semear densamente no inverno, muitas sementes não brotam e é fácil afinar o excesso na primavera.

As vantagens desse plantio incluem o fato de que, no início da primavera, aparecerão verduras frescas. Caso contrário, os riscos são grandes demais. Os residentes experientes no verão são aconselhados a jogar pelo seguro e ainda cultivar mudas.

Se falamos de espécies, então o mais resistente ao aipo das folhas de geada. Muitas vezes surge após invernos prolongados.

Outdoor Aipo Care

Cada variedade de plantas precisa de um tipo de cuidado:

  • Raiz - medo de ervas daninhas que crescem rapidamente e interferem nas mudas. Eles recomendam prestar atenção especial à remoção de ervas daninhas. Você precisa alimentar a planta três vezes, a primeira vez 2 semanas após o plantio. Um pouco mais tarde, quando as hastes começarem a subir ativamente, elas fertilizarão repetidamente. A última vez - após a formação da colheita de raízes no período inicial.
  • Pecíolo - deve ser plantado corretamente. Nos canteiros preparados desde o outono, eles fazem recuos de 30 cm, deixando 0,4 metros entre as fileiras. Encha os poços com fertilizante. As valas são projetadas para cobrir os pecíolos, para que fiquem brancos e não amargos. Existem variedades especialmente criadas que não precisam de amontoar, mas não são tão saborosas e têm medo do frio. Após o plantio das mudas, a primeira cobertura é realizada um mês depois. Os caules são cobertos de crescimento à medida que crescem, monitorando cuidadosamente a umidade do solo. Após a irrigação, o solo deve ser afrouxado. Quando a altura do arbusto atinge 30 cm, os brotos são cuidadosamente amarrados em feixes, embrulhados em papel escuro, deixando apenas os topos com folhas na superfície.
  • Folha - as espécies mais despretensiosas. Ele precisa de rega, capina e afrouxamento oportunos. Para evitar a formação de crostas após a irrigação, a grama seca é colocada na base, a uma curta distância do centro do mato, para que o crescimento não pare.

Doenças e Pragas do Aipo

A planta nos canteiros não está protegida contra doenças e pragas; portanto, recomenda-se monitorar cuidadosamente a colheita, tomando medidas oportunas quando problemas são detectados.

O problema

Sinais e causas

Medidas corretivas

FerrugemPequenas manchas de cor marrom avermelhado, densamente espalhadas na superfície de folhas e pecíolos. As áreas gradualmente afetadas secam.Como tratamento, é usada a pulverização no local com Fitosporin-M a uma concentração de 4-5 mg por litro de água. Muito do medicamento não será necessário por 1 metro quadrado. m são necessários apenas 100 ml. solução.
SeptoriaEm clima frio e úmido, manchas amarelas com pontos médios esbranquiçados aparecem nas plantas nos últimos dias do verão. Nas hastes são lesões marrons deprimidas.Os tratamentos para Topsin-M e Fundazole são realizados. Os medicamentos são tóxicos e, portanto, são interrompidos 20 dias antes da colheita.
CercosporoseUm sinal da doença são pontos de luz com bordas marrons na superfície da folha; em casos avançados, os pecíolos são cobertos com uma camada roxa.
Míldio fofoCom fortes quedas de temperatura e orvalho frio pela manhã, o aipo é coberto com uma camada de teia de aranha branca, à medida que a condição piora, um filme com manchas pretas aparece.É tratada pulverizando com infusão de cardo de porca de campo. O medicamento é preparado da seguinte maneira: 300 gramas da cultura triturada são vertidos em meio balde de água e deixados em repouso por 8 horas.
Mosaico de pepinoO vírus é transportado por pragas, pulgões e carrapatos. Manchas ou anéis de vários tamanhos e formas aparecem na planta.Quando sinais são detectados, os arbustos são destruídos. A doença não é tratável.
Mosca BorschA praga mais perigosa de maio, voa para fazer uma alvenaria sob a pele das folhas. Nesse caso, os tubérculos se formam. A larva come longos túneis dentro da parte aérea durante a maturação, tornando-os amargos e fibrosos.O único meio de proteção contra uma mosca é uma cebola plantada no corredor. Como medida preventiva, recomenda-se monitorar cuidadosamente a limpeza das camas.
Mosca de cenouraColoca a prole sob as raízes. As larvas comem verduras e brotos, raízes e folhas.Os arbustos afetados e as culturas vizinhas tratam os corredores com uma mistura de areia, mostarda seca e pó de tabaco, combinados em proporções iguais.
Pulgão de feijãoPerigoso para a colheita, bebe sucos das folhas das plantas, enquanto é portador de doenças.Pulverize com uma decocção das partes superiores das batatas, tomates ou dente de leão. Você pode usar uma infusão de água de casca de citros na proporção de 10: 1. Mantenha em um local escuro por 2-3 dias, depois pulverize os arbustos afetados por pulgões. Como medida preventiva, recomenda-se limpar o local de ervas daninhas e detritos de plantas em tempo hábil.

Dachnik aconselha: como remover e preservar a colheita de aipo

Cada tipo de aipo amadurece no devido tempo e você precisa colher de acordo:

  • Caule - colhido até o final do outono e, seletivamente, quebre alguns pecíolos durante o verão.
  • Raiz - você precisa desenterrar as raízes antes da geada. O crescimento continua até o meio do outono, então é permitido o desbaste e a ingestão de parte da colheita. Cavar plantas com cuidado, sem ferir as plantas vizinhas.
  • Os folhosos se quebram, a poda não afeta muito a saúde das plantas. Raízes finas são colhidas e o rizoma principal é seco e enviado para armazenamento.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Trabalho de Horticultura- Berinjela- 1ºD (Pode 2024).