Oídio, também conhecido como cinzeiro ou linho, é uma doença fúngica causada por fungos ectoparasitários da ordem do erisif. Muitas plantas estão expostas a esta doença e todas apresentam os mesmos sintomas, no entanto, diferentes causas de ocorrência.
Características do oídio em flox
A fonte da doença é o fungo Erysiphe cichoracearum. A derrota é observada na primavera, durante o vigoroso florescimento da planta, no momento em que os esporos de fungos no inverno rompem com o órgão formador de esporos e são transferidos para as flores com a ajuda do vento.
Os primeiros sintomas serão claramente visíveis somente em julho. Inicialmente, pequenas manchas de cor branca são mostradas nas placas inferiores, que crescem imediatamente, transformando-se em um revestimento em pó. Posteriormente, torna-se mais denso e adquire uma tonalidade marrom. Então a folha seca. Gradualmente se espalha para os ramos superiores, inflorescências.
Os folhetos recém-formados que ainda não tiveram tempo de adquirir uma camada protetora são mais fácil e facilmente infectados.
As condições favoráveis para o aparecimento e desenvolvimento da doença são temperatura + 18 ... +20 ° C e alta umidade. Além disso, isso é facilitado pela presença excessiva de nitrogênio na terra, irrigação inadequada e flutuações de temperatura.
Prevenção de oídio
Para evitar a infecção, você precisa executar várias ações:
- adicione fertilizantes onde as flores crescem várias vezes durante o crescimento e a floração;
- polvilhe a cada 14 dias com uma solução a 1% de líquido Bordeaux;
- desbaste (densamente plantado contribui para o desenvolvimento de cogumelos);
- remova prontamente folhas e ervas daninhas que caem;
- tratar com uma ferramenta que inclui oligoelementos;
- polvilhe a terra perto da flor com cinzas de madeira;
- cavar o solo e também adicionar nutrientes no outono;
- aplique moderadamente elementos contendo nitrogênio;
- cubra com húmus ou turfa após o dia 15 de abril.
Métodos de tratamento do flox a partir do oídio
Se a planta estiver infectada, antes de tudo, ela precisa ser examinada; as partes afetadas devem ser cortadas ou arrancadas e jogadas fora, mas em geral é melhor queimá-la. Para começar, você pode tratar o flox com remédios populares, mas se ocorrer recaída após 14 dias, reutilize os especializados.
Oídio
Na batalha com o cinzeiro, essas ferramentas especiais são indispensáveis, pois contribuem para o rápido término do processo destrutivo. Dosagem, bem como o princípio do uso da droga pelas instruções. Sua frequência de pulverização é combinada - pelo menos 4 vezes com um intervalo de uma semana.
Os seguintes são considerados os mais eficazes: Fundazol, Topázio, Chistotsvet, Topsin e outros. Ao aplicá-los, você deve seguir as instruções escritas no folheto e seguir cuidadosamente para evitar danos.
Residente Sr. Summer recomenda: remédios populares para oídio em flox
A tabela mostra as técnicas mais comuns e eficazes que ajudarão a se livrar dos parasitas.
Nome | Cozinhar | Use |
Soro de leite | 100 g de soro são dissolvidos em 1 l de água. | Pulverizado pelo menos 3 vezes a cada 72 horas. |
Tintura de cinza | 150 g de cinza de madeira são misturados com 1 litro de água fervente e mantidos por 48 horas. Posteriormente, 4 g de sabão em pó, previamente moído, são adicionados a essa massa e é necessária uma filtragem desnecessária. | Pulverize 3 vezes ao dia e pode ser realizado em dias alternados. |
Solução de cobre com sabão | 200 g de sabão, 25 g de sulfato de cobre são misturados com 10 l de água. | O processamento é feito 1 vez por semana. |
Solução de sabão e refrigerante | 25 g de carbonato de sódio e 25 g de sabão em pó são dissolvidos em 5 l de água quente. Nesse caso, o sabão deve ser ralado. | Não apenas a planta em si é pulverizada, mas também o solo em que cresce, 2 vezes a cada 7 dias. |