O besouro da batata do Colorado - o principal inimigo das batatas, apareceu junto com uma fruta incrível. A aparição na Rússia é datada do final do século XVII e está associada ao nome do imperador Pedro I, a luta contra ele está em andamento, mas nenhum jardineiro conseguiu se livrar completamente da praga insidiosa.
Besouro de batata do Colorado: características
O besouro listrado se adapta rapidamente a qualquer remédio usado contra ele. Em nenhum caso alguém pode ignorá-los, eles são tão vorazes que podem destruir toda a colheita e também multiplicar e crescer muito rapidamente. Uma fêmea pode colocar até 1000 ovos por verão. O Colorado se adapta facilmente a qualquer condição, escavando o solo, sobrevivendo até aos invernos mais severos. Se o ano é passado com fome, e a sombra noturna não pousa, elas caem na hibernação, que pode durar até três anos. Portanto, toda pessoa de sorte que tem um terreno ou uma casa na vila está constantemente preocupada com a pergunta: como se livrar do besouro da batata do Colorado?
Os principais métodos de combate ao besouro da batata do Colorado:
- produto químico;
- agro-técnico;
- folk;
- biológico.
Classificação do besouro de batata do Colorado
Os remédios para o besouro da batata do Colorado podem ser classificados de acordo com vários parâmetros:
- Por especialização:
- estreito, destinado a combater uma espécie específica: adulto, ovos ou larvas;
- ampla ou universal. Afeta efetivamente todas as fases do ciclo de vida igualmente. Eles são mais tóxicos do que os agentes com alvo restrito.
- Pelo método de uso:
- ervas para o tratamento de tubérculos;
- pulverizadores são aplicados às folhas e caules da planta.
- Pelo método de exposição:
- alfinete. A vantagem de tais drogas é que elas não se acumulam nos caules ou nos próprios frutos, mas permanecem na superfície e agem diretamente nos besouros. Ou seja, eles não têm nenhum efeito sobre a colheita e não poluem a batata com química excessiva. No entanto, quando rega ou chove, é rapidamente lavado com água, por isso, o tratamento deve ser realizado várias vezes durante a estação. O besouro da batata do Colorado se adapta muito rapidamente a esse tipo de remédio, e é por isso que toda estação deve escolher uma droga mais moderna;
- biológico. Os agentes biológicos são os mais seguros e visam o fato de que, depois de comê-los, os besouros perdem o apetite e morrem de fome. Eles são inofensivos para os seres humanos, eles podem ser usados para as primeiras variedades de batatas. A principal desvantagem é que você precisa repetir o processamento várias vezes. Geralmente, três vezes por semana é suficiente;
- sistêmico. As drogas são consideradas as mais eficazes na luta contra o besouro da batata do Colorado. Alguns deles, por exemplo, Prestige e Masterpiece, são projetados para processar tubérculos antes do plantio, o que permite que você não se preocupe com a colheita durante toda a temporada. No entanto, este método não pode ser aplicado a variedades precoces de batata devido à sua alta toxicidade. Esses fundos penetram nas hastes e tubérculos da planta, tornando-os venenosos para os besouros.
- Pela substância ativa:
- as avermectinas são seguras para os seres humanos, mas podem ser perigosas para abelhas ou outros insetos, obtidos de forma natural ou industrial a partir de estreptomicetos;
- piretrinas - obtidas de plantas Astro, não tóxicas para os seres humanos, mas perigosas para as abelhas. A temperaturas acima de 25 ° C são ineficazes;
- fosfórico - com o uso regular, perdem rapidamente a eficácia devido ao fato de os besouros se acostumarem, os preparativos dessa classe devem ser alterados pelo menos uma vez por temporada;
- neonicotinóides - usados em drogas sistêmicas.
Destruição do besouro da batata do Colorado por meios seguros
O uso de produtos químicos na luta contra o besouro da batata do Colorado é sem dúvida eficaz, mas nem todo mundo decide usá-los.
A química agressiva pode prejudicar a saúde e o meio ambiente. Além disso, os produtos orgânicos que as pessoas que levam um estilo de vida saudável escolhem agora são muito apreciados. E ao cultivar produtos de alta qualidade, o uso de aditivos artificiais de qualquer forma é extremamente indesejável. As batatas, especialmente em conserva em tubérculos, apesar de todos os certificados de segurança, não podem ser consideradas um produto 100% orgânico.
Como proteger sua colheita e se livrar do besouro da batata do Colorado sem química? A maneira mais orçamentária e mais fácil é a escolha manual. Mas, apesar da aparente simplicidade, o método também consome mais tempo. Em um dia, é impossível coletar todas as pragas de uma só vez, sem esquecer as larvas e os ovos postos. Especialmente considerando o fato de que o besouro da batata do Colorado se move muito rapidamente de um lugar para outro, é transferido para roupas e pêlos de animais e se reproduz muito rapidamente. Este método é adequado para quem não alocou uma grande área para batatas. As folhas devem ser tratadas com muito cuidado, pois larvas e ovos jovens estão na parte de baixo da folha. Depois de coletar os besouros queimar.
Se um lote extenso de terra for alocado para batatas, esse método não será muito eficaz. Os besouros voam de um lugar para outro, põem ovos novos, um trabalho enorme será simplesmente inútil.
Uma maneira popular de proteger as batatas é plantar uma planta no corredor, cujo cheiro é extremamente desagradável para o besouro da batata do Colorado. O endro mais usado. É despretensioso, não requer cuidados especiais, mas essa proximidade com pragas não é do seu agrado. Casca de cebola. Enterrados em buracos ou sulcos assustarão o Colorado. O cheiro de casca podre, desagradável para pragas, mas completamente seguro para o meio ambiente e não afeta a qualidade das batatas.
Outra maneira de lidar com o besouro da batata do Colorado sem química é a cobertura morta. Para fazer isso, prepare palha de capim sem capim sem sementes, palha, folhagem. É apresentado no outono, antes do inverno. No inverno, a fermentação ocorre. A altura da cobertura deve ser de cerca de 30 cm; após o plantio, a altura necessária deve ser mantida com a colocação de novos materiais. Esse método reduz significativamente o número de cores no site e ajuda a manter a colheita intacta. Após a coleta, o feno não pode ser removido, mas lavrado com a terra, este se tornará um bom fertilizante orgânico para o solo.
A segunda maneira - após a germinação do espaçamento entre fileiras de batata, coloque uma camada de 5-7 cm de grama recém cortada ou serragem. Serragem de árvores coníferas é especialmente boa nessa tarefa.
Métodos biológicos
A destruição por métodos naturais também é possível, mas a luta pode ser ineficaz, porque o besouro da batata do Colorado no clima russo não possui muitos inimigos naturais. Em casa, no Colorado, a população é contida por insetos e carrapatos predadores; no entanto, ao contrário de um concorrente mais resistente, essas espécies na Rússia não se enraízam devido às características climáticas, por isso o Colorado se sente mais do que confortável.
Besouros, joias e joaninhas podem comer larvas e ovos como alimento, mas não tocam os adultos.
Perus e pintadas podem ser ensinados a caçar adultos. Para fazer isso, eles recebem alimentação esmagada do Colorado e é necessário iniciar isso o mais cedo possível. Além disso, os pássaros fornecem proteção adicional - seus excrementos podem assustar insetos indesejados. No entanto, este método tem uma desvantagem, as aves podem danificar as mudas e reduzir significativamente a quantidade da colheita final.
Métodos agrotécnicos
O cultivo adequado da terra pode reduzir em grande parte a população de pragas. Lidar com o besouro da batata do Colorado por métodos mecânicos e agrotécnicos é um processo eficaz, mas ao mesmo tempo trabalhoso, que não é realizado em um dia. Requer uma preparação cuidadosa. Cada etapa deve ser preparada com antecedência.
- Para que os parasitas não sobrevivam ao inverno, o solo após a colheita deve ser cavado até uma profundidade de não menos de meio metro; o congelamento será mais profundo, o que afetará o número de pragas.
- Após a escavação do outono, a terra deve ser abundantemente polvilhada com cinzas.
- Ao plantar em furos ou sulcos, uma grande quantidade de fertilizante orgânico deve ser adicionada.
- O abate precoce de batatas permitirá que você se livre da maioria dos ovos.
- Não negligencie a cobertura morta. Esta é uma das maneiras mais confiáveis de proteger o jardim.
- Você não deve plantar colheitas de erva-moura ao lado do outro. Tomate, berinjela, batata são melhor plantados o mais longe possível um do outro.
- Idealmente, a localização do plantio suscetível à infecção deve ser alterada a cada ano.
- Armadilhas. Antes da estação de plantio, mas quando a temperatura do ar durante o dia é superior a 10 ° C, os tubérculos picados podem ser dispostos na área onde as batatas são plantadas. Os besouros, famintos após a hibernação, deixarão seus abrigos em busca de comida e poderão ser facilmente coletados juntamente com batatas desnecessárias.
O Sr. Dachnik recomenda: receitas e métodos populares para combater o besouro da batata do Colorado
Algumas receitas que também podem ajudar a reduzir a população de besouros de batata do Colorado sem o uso de produtos químicos:
- Vinagre e refrigerante. Para preparar a solução, você precisará de 100 ml de vinagre, 100 g de refrigerante e 10 litros de água. Misture bem antes de pintar. Esse valor pode ser processado em aproximadamente 200 metros quadrados.
- Despeje as cebolas e o alho com 10 litros de água quente, mas não fervente, deixe por 1 dia, coe e processe as camas.
- Um copo de óleo vegetal, diluído em 10 litros de água, também lida com convidados indesejados.
- A polinização com pó de betume ou cimento protegerá os topos e o tornará inadequado para alimentar o besouro da batata do Colorado.
- Infusões de absinto, celandine, elecampane e casca de acácia branca são prejudiciais aos insetos. Para a preparação, é necessário encher as plantas com água fervente na proporção de 1: 1, insistir por um dia, diluir 1 litro de infusão com 20 litros de água em temperatura ambiente e tratar as mudas.
- O pó do tabaco afastará os insetos do local com seu cheiro. Para preparar, você precisa cortar as folhas de tabaco da maneira mais fina possível. Tanto o tabaco industrial quanto o de cultivo próprio são adequados. O principal é folhas secas para fácil moagem e pulverização no local.
Em qualquer mistura para melhorar o efeito, você pode adicionar um pequeno pedaço de sabão em pó. Para fácil dissolução, pode ser pré-ralado em um ralador fino.
Produtos químicos
A maneira mais fácil de se livrar permanentemente do besouro da batata do Colorado é o método químico. A indústria deu um passo à frente, foram desenvolvidas muitas ferramentas que ajudarão a proteger a safra, sem prejudicar o meio ambiente e a saúde humana, enquanto observam rigorosamente as instruções de uso.
Qualquer ferramenta deve ser usada em estrita conformidade com as instruções. Caso contrário, a droga será ineficaz ou a própria batata absorverá excesso de veneno, após o que se tornará imprópria para alimentação. Ao combater um besouro de batata do Colorado, precauções devem ser tomadas. Para o processamento de batatas, você deve escolher um dia seco e calmo.
É aconselhável escolher um período durante o qual não se espera que chova, para que o veneno não lave as hastes imediatamente após a pulverização. O melhor horário é de manhã cedo ou à noite, quando não há calor intenso para evitar a evaporação dos fundos. Além disso, após o processamento por cerca de um dia, a rega não é recomendada. As batatas precisam ser pulverizadas em roupas e luvas especiais para proteger a pele. Os olhos devem ser protegidos com óculos e um respirador deve ser usado no rosto. Durante o tratamento, em nenhum caso você deve comer, fumar ou conversar para que o produto não entre na boca. Em caso de contato com a pele, lave imediatamente com água em abundância. Se o veneno atingiu as membranas mucosas do nariz, boca ou olhos, primeiro é necessário enxaguar com água em abundância e consultar um médico.
Os medicamentos mais comuns para combater o besouro da batata do Colorado: Aktara, Aivengo, Alatar, Bitoksibatsillin, Batsikol, Dendrobatsillin, Komandor. Monção, Tabu, Corado, Assassino.
Métodos modernos de destruição
Já existem variedades de batatas que não são atraentes para os insetos. As variedades "Kamensky" e "Nikulinsky" praticamente não estão infectadas, possuem hastes e topos rígidos inadequados para serem consumidos pelas larvas; no entanto, em termos de sabor, perdem fortemente para variedades menos estáveis.
Criadores e cientistas estão tentando lançar produtos geneticamente modificados que não serão objeto de atenção dos parasitas, mas ainda há poucas informações sobre o efeito dos genes introduzidos no corpo humano. A atitude em relação aos OGM na sociedade é principalmente negativa, precisamente devido à falta de informações verificadas e confiáveis sobre as consequências de comer outro desenvolvimento revolucionário dos cientistas.
É por esses motivos que a guerra pela colheita das culturas de sombra-do-mato continua a cada estação. Para se livrar permanentemente das pragas nas batatas, o uso de apenas um método não é suficiente. Uma abordagem integrada é necessária ao longo do tempo, nem mesmo um ano. Talvez um dia haja uma maneira nova e universal de se livrar dos insetos, mas até agora os jardineiros só podem sonhar com isso e combater o besouro da batata do Colorado com todos os meios disponíveis.