Cravo-da-índia Shabo: tudo sobre crescer e cuidar

Pin
Send
Share
Send

Cravo Shabo - uma planta perene. Pertence à família do cravo. Recebido como resultado do cruzamento. É difícil crescer. Se todos os requisitos de plantio e cuidados necessários forem atendidos, uma flor rara e especial aparecerá no jardim.

Descrição e características de cravo Shabo

Nos países europeus, o Garden Shabo é considerado uma modificação dos dentes de alho holandeses, mas em nosso país é conhecido como uma planta independente. A primeira vez que descobriram sobre ela na França. Nomeado após o farmacêutico, graças a quem ela apareceu. Este é um pequeno arbusto de 40 a 60 cm, com hastes desajeitadas e com um tom pálido. Eles crescem folhas, cor protetora e flores grandes com um cheiro delicado. As variedades fofas são distinguidas por pétalas de formato fantástico, onduladas e cortadas ao longo das bordas. A cor mais diversa: vermelho, amarelo, rosado, coral, branco, roxo. Flores graciosas e perfumadas são as melhores para o corte. Está ótimo em buquês.

A principal qualidade é a capacidade de florescer muitas vezes: durante todo o verão e outono até a primeira geada. Ao longo do ano, a formação de brotos é observada nas regiões sul. Você pode admirar a flor por 5-10 dias. Se o tempo estiver quente e seco, as pétalas desaparecem instantaneamente e perdem seu charme. O mais difícil são as flores rosa e escarlate. As sementes são formadas 2-2,5 meses após o início da floração. A fruta é como uma caixa alongada, com um ângulo fino em uma extremidade. É rapidamente revelado. Cada arbusto pode dar 2,5 g de sementes, que permanecem adequadas para o plantio por 3-4 anos.

Na Rússia, cresce como uma planta anual. Pode invernar no solo, se estiver bem coberto.

Variedades de cravo Shabo

Algumas variedades familiares e bonitas.

GrauFlores
Lejeune D'OnerVermelho cereja escuro.
Marie ChabotLimão brilhante.
Mont BlancO branco odoroso.
La FranceRosa pálido.
GirofleRoxo interessante.
RubyArdente.
Jeanne DionysusGrande branco como a neve.
MikadoLilás.
ChampanheUm pouco de ouro.
NeroVeludo vermelho-preto, não desbotar ao sol.
Rei do fogoLaranja brilhante.

Hoje trouxe um grande número de novas espécies. Até que eles ganharam popularidade como o velho, clássico.

Cravo crescente Shabo a partir de sementes

Familiar a todos, esta flor é produzida a partir de sementes compradas. Eles são bastante acessíveis, são fáceis de comprar. Geralmente, 500 brotos crescem a partir de um grama. A taxa de germinação é de 80 a 95%, persiste por 2 a 3 anos, portanto as sementes são compradas com antecedência. É bastante difícil montá-los por conta própria. Para amadurecer, clima quente e sem nuvens e nenhuma precipitação deve ser mantida por um longo tempo. A duração deste período é de 1,5 a 2 meses. Para coletar todas as sementes, os frutos são embrulhados com material leve e observados. Quando maduros, eles desmoronam instantaneamente.

Em áreas com outono frio, as flores são transferidas para receber sementes sempre que possível.

Cravos de sementeira Shabo

O período em que é necessário plantar sementes para mudas é determinado desde o início da floração no verão. Portanto, o Shabo é plantado no período de 10 de janeiro a 28 de fevereiro. Em termos anteriores, a semeadura não produz. Para cultivá-lo, você precisará de um equipamento especial, que geralmente está ausente. Antes de plantar, você precisa se preparar: a areia é frita para abrigo, as sementes não são processadas, mas às vezes são umedecidas com algum estimulante de crescimento diluído, o solo não é peneirado. Os pratos preparados são preenchidos com o solo, nivelados e regados. Use uma base leve, para a qual eles pegam duas partes do solo da relva (jardim), esterco, turfa e uma de areia. A altura do recipiente deve ser de 5-6 cm e ter orifícios de drenagem. As depressões são formadas com ferramentas de 0,3 cm, com uma distância entre elas de 3 cm. Cada semente é colocada separadamente para um segmento de 1 cm, coberta com areia e coberta com vidro ou um filme especial. Pode ocorrer condensação. Deve ser excluído.

Cuidando de mudas Shabo

É bastante difícil cuidar de mudas: é necessário fornecer umidade agradável, beliscar no devido tempo. Além disso, execute as seguintes etapas:

  • mantenha constantemente uma temperatura de + 12 ... +15 ° C;
  • crie melhor iluminação e inclua horas adicionais;
  • realizar ventilação em clima quente;
  • aperte os topos durante a formação do quinto par de folhas para melhorar a ramificação;
  • evitar umidade excessiva, regando apenas para manter a umidade;
  • realizar curativos foliares com nitrato.

Plantas com sinais de doença (talo preto, enfraquecimento) podem aparecer. É melhor remover essas mudas e tratar o solo com uma mistura (areia, cinza e carvão moído).

Escolha e apague as mudas de cravo Shabo

O cravo precisa ser mergulhado duas vezes:

  • Pela primeira vez - um par de folhas inteiras se formou. Transplantado em pratos com um diâmetro de cerca de 4 cm.
  • Segundo - no final de março, quando 4 pares de folhas são formados. Vasos são usados ​​com um diâmetro de cerca de 10 cm.

A altura do recesso não muda. Se as plantas cresceram fortemente, você pode aumentá-lo em 2 cm. Depois que a quinta folha aparecer, você precisará beliscar. Em caso de crescimento lento ou cor pálida, é realizado um curativo fraco. O endurecimento começa depois de todas as escolhas. Realizado usando várias opções:

  • Coloque à noite em local frio, a temperatura em que deve ser menor em 10 ° C.
  • Em clima quente, você pode usar estufas. Somente se o gelo não for esperado à noite.
  • É permitido transportar para um local aberto durante o dia, que deve ser fechado do vento. No escuro eles retornam.

Plantando cravo Shabo no chão

O desembarque em campo aberto é quase sempre o primeiro de maio. Mudas endurecidas não requerem o aquecimento especial, e uma temperatura baixa e fria de -3 ° C não é terrível para ela. É aconselhável escolher terra neutra ou ligeiramente alcalina. Deve haver muito sol no local. Não pode crescer se você usar arenito ou argila para plantar. O solo é preparado com antecedência, no outono: desenterrar, adicionar fosfato 45 g, composto ou esterco 20 kg por m2. Na primavera, são usados ​​fertilizantes que contêm nitrogênio (15 g) e potássio (25 g) por m2. As mudas são bem umedecidas e, com cuidado, são retiradas juntamente com um pedaço de terra e movidas para cavidades preparadas. O sistema raiz é deixado no mesmo nível. As plantas são colocadas à taxa de 16 peças. por m2.

Após o plantio, a rega completa é obrigatória.

Cuidando de Shabo

Para obter uma bela flor, será necessário muito esforço. Cuidar dele requer as seguintes ações:

  • rega regular para manter um pouco de umidade;
  • capina suave e afrouxamento;
  • adição de fertilizantes ao solo: primeiro nitrogênio (15 g por m2), uma semana após o plantio, quando o ovário aparece, nitrato de amônio e sulfato de potássio (10-15 g por m2);
  • não o uso de aditivos biológicos;
  • fixando plantas altas para que não quebrem;
  • monitoramento constante da aparência;
  • realizar medidas preventivas para proteção contra doenças e pragas.

Plantar no mesmo local por mais de 2 anos não é recomendado. Não faça um pouso frequente. Para obter flores poderosas, é necessário enteado, quebrando para 6 nós todo o ovário e galhos, deixando apenas o botão central. A remoção oportuna de botões secos aumentará o tempo de floração. No outono frio, a atividade de desenvolvimento diminui, a abertura dos brotos continua em ritmo lento.

Pragas e doenças

Os cuidados adequados e oportunos ao Shabo não permitirão o desenvolvimento de várias doenças ou afetarão apenas ocasionalmente. Se estiver chuvoso, um fungo pode aparecer. As plantas afetadas são removidas e o restante é tratado com soluções contendo cobre.

Danifique seus insetos que se alimentam de suco: pulgões, carrapatos, tripes. Características: atraso no desenvolvimento, modificação, aparência - pouco atraente. Essas pragas podem trazer doenças virais. Para salvar as plantas com uma pequena quantidade de parasitas, elas são pulverizadas com infusão, para as quais são usadas escamas de cebola ou dentes de alho. Você pode preparar uma solução de sabão, que contenha ácidos graxos não superiores a 72% ou 8 a 10% de alcatrão de bétula. Os insectoacaricidas (Actellica, Actar, Karbofos) são criados e pulverizados com eles se o número de insetos aumentou.

Cravo Chabot em casa

Shabo é uma planta de jardim que geralmente não cresce em uma sala. Ele pode ser plantado no outono em qualquer recipiente e movido para a sala. Observando as condições são as mesmas que no cultivo de mudas (boa luz, conteúdo fresco), o Shabo ficará encantado com sua floração por mais algum tempo. Assim, cravo em conserva na primavera é usado para preparar estacas.

Em um ambiente interno, é melhor dar preferência a variedades como cravos chineses, híbridos ou turcos.

Propagação vegetativa de cravo-da-índia Shabo

A propagação de um híbrido por sementes está longe de ser perfeita. As plantas obtidas dessa maneira podem variar de cor, perder o terry. Portanto, para a reprodução de variedades raras, é utilizada uma opção vegetativa alternativa.

No outono, um arbusto selecionado para propagação é colocado em uma panela e levado para uma casa. O local é escolhido bem iluminado e não muito quente + 10 ... +12 ° C. Na primavera, as estacas são cortadas da planta, com 3 a 4 entrenós de comprimento, colocadas na água para enraizamento ou na areia, depois de calcinadas e umedecidas. Após 1-1,5 meses, as raízes aparecem e, no início do verão, são plantadas no jardim.

Se você plantar e realizar os cuidados adequados conforme o esperado, os botões aparecerão durante este ano. Alguns jardineiros cortam e cortam raízes no outono, no inverno eles crescem em casa. Este é um método complexo que requer muito esforço e custo, por isso é usado muito raramente.

Dachnik recomenda: novos híbridos de cravo Shabo

Além das variedades antigas e bem conhecidas, novas estão sendo criadas. Ao bastante familiar já pode ser atribuído: Picoti, Watercolor, Disco, Giant Terry e Lyon. Distinguem-se pela diminuição do tempo entre o momento do aparecimento dos primeiros brotos e o início da floração. Você pode plantar as sementes muito mais tarde, não precisa acendê-las adicionalmente. Como essas variedades ainda são pouco estudadas, recomenda-se a criação de profissionais.

Variedades Luminet mista (alta) e Noite (baixa) florescem por quase 7 meses, 35 flores aparecem em um arbusto. Híbridos compactos podem decorar varandas e canteiros de flores. Existem variedades que são cultivadas na sala. Ao escolher uma flor para plantar com o primeiro conhecido, é melhor dar preferência aos clássicos e escolher apenas a cor do botão, porque as condições para cuidar deles são as mesmas. Jardineiros experientes podem experimentar novos híbridos e variedades.

Pin
Send
Share
Send