Por valor nutricional, o feijão está entre as dez culturas mais úteis cultivadas pelas pessoas. É absorvido por 75%, um depósito de material de construção biológico, uma fonte abundante de energia. Esta é uma planta com uma longa história. Os grãos nutritivos são bem armazenados, possuem muita proteína, aminoácidos. Nos últimos anos, as variedades de espargos selecionados têm sido populares, crescem bem em campo aberto em muitas zonas climáticas.
O feijão é frequentemente cultivado em varandas, galerias para fins decorativos. A cultura amante do calor se adapta bem após o transplante; nos Urais e na Sibéria, é cultivada com mudas. As variedades maduras iniciais conseguem amadurecer mesmo no verão fresco. As propriedades benéficas da cultura são reconhecidas pela medicina tradicional. É recomendado para dieta com muitos tipos de doenças.
Descrição Biológica do Feijão
Uma planta trepadeira anual da família das leguminosas tem cerca de 90 espécies. O feijão comum em condições naturais cresce nas regiões quentes da Europa, Ásia e nos países da América do Norte e do Sul. O caule da planta é ramificado, com rara pubescência, as folhas são de cor verde saturada, triplas, presas ao tronco por um cabo longo. Os pedúnculos crescem em 2/3 da parte superior do tronco a partir dos seios da folha. Flores de mariposa, de forma irregular, em um pincel de flores, existem de 2 a 6 peças. Existem variedades com branco leitoso, creme, rosa de intensidade variável, lilás, roxo, cor violeta das pétalas.
O feijão é cultivado em muitos países do mundo, é exportado, é considerado uma cultura estrategicamente importante. O nome é traduzido do grego como “lançadeira”, frutas e vagens jovens são usadas para alimentação, com comprimento variando de 5 a 25 cm e feijões de diferentes variedades:
- na cor, são encontrados vermelho, branco, cinza, amarelado, variado, preto;
- em forma: vêm na forma de cilindros, ovais irregulares, curvos, em forma de foice.
Dentro da cápsula, os grãos são separados por pequenas partições incompletas. Existem duas variedades de feijão:
- O cacheado comum atinge 3 metros de altura, o arbusto cresce até 50 cm e forma grandes vagens com faixas duras e levemente pubescentes, de 3 a 8 frutos maduros.
- Espargos ou açúcar têm vagens longas e estreitas que são consumidas na fase de amadurecimento do feijão. Os sabores lembram brotos de aspargos a gosto.
Nas hortas, galerias, os feijões são cultivados como vegetais e flores.
Tecnologia de cultivo ao ar livre
Ao colocar os feijões no jardim, é importante lembrar que esta é uma cultura leve e calorosa. Quando a temperatura do ar cai abaixo de + 10 ° C, o crescimento para. Com o resfriamento prolongado, a fuga pode morrer. O solo é escolhido fértil, mas sem excesso de matéria orgânica. O excesso de nitrogênio reduz a produtividade, a planta direciona todas as forças para a massa verde. Como outras leguminosas, o feijão requer fósforo, potássio e cálcio. Variedades encaracoladas são colocadas em treliças, frequentemente usadas como sebes, tetos em arco, para decoração de mandris, áreas de lazer.
Seleção de sementes
Não é possível cultivar feijão verde em todas as regiões, isso se deve a diferentes períodos de vegetação das variedades:
- amadurecimento precoce, estação de crescimento de 50 dias (Cinderela, Tatyana amadurecem mais cedo do que qualquer outra pessoa, Saxa, Melody, Caramel, Inga, Bona não são suscetíveis a doenças fúngicas e virais, o Rei do Óleo se distingue pelo feijão com uma carne oleosa amarelada);
- o meio da temporada precisa de 70 dias e noites quentes (Nagano, Deer Root, Note, Crane, Panther são cultivados para congelamento, Purple Queen ataca com vagens roxas);
- o amadurecimento tardio requer até 90 dias para o crescimento; são variedades de frutos grandes para descasque e armazenamento a longo prazo, que amadurecem completamente nas latitudes do sul.
As variedades maduras precoces não são adequadas para congelamento, são consumidas frescas ou para conservação.
Preparação de sementes de feijão
O pré-plantio consiste em separar as sementes. Os grãos danificados, corroídos, doentes e descoloridos são descartados, não resultando em uma planta completa. Os frutos selecionados são verificados quanto à densidade: são imersos em uma solução salina. Feijões vazios permanecerão à tona, enquanto outros, quando misturados, afundam no fundo. Após um banho de sal, as sementes são lavadas e secas.
Os grãos auto-colhidos geralmente são plantados no próximo ano. Ao comprar sementes nas lojas ou nos recursos on-line, verifique a data da colheita do feijão. Com armazenamento prolongado, eles secam e o rendimento diminui. O prazo de validade ideal das sementes não é superior a 2 anos.
A preparação da pré-colheita do material da semente prevê:
- Desinfecção preventiva de feijão. Para fazer isso, imerso em uma solução de manganês por 30 minutos. Com uma longa estadia na água, o feijão azeda.
- O endurecimento é realizado para se adaptar ao resfriamento noturno. As sementes úmidas são colocadas em uma geladeira ou outro local fresco com uma temperatura de +4 ° C por 5-6 horas e depois são secas.
- Para ativar o crescimento, 2 horas antes do plantio, os grãos são imersos em uma solução de bioestimulantes.
O plantio de pré-plantio de material de sementes permite obter mudas fortes e amigáveis.
Localização e solo do feijão
Para pouso escolha um bem iluminado, fechado a partir de espaço de ventos fortes. Precursores desejados: sombra e cabaças, pimentas, raízes, cebolas, alho. No solo, após outras leguminosas, o feijão pode ficar doente. O solo deve ser solto, leve, rico em potássio e fósforo.
Tempo de pouso
As variedades maduras precoces podem ser semeadas quando a ameaça de geada congelada passar, à noite a temperatura do ar será aquecida a +10 ° C. O modo de crescimento ideal é +18 ° C. Normalmente, os jardineiros se concentram nas cerejas: depois das flores desabrochar, uma planta é plantada com mudas ou sementes. Para as mudas, o feijão é semeado em vasos de turfa no início de maio, guiado pelo calendário lunar. Eles são pré-embebidos, a água é trocada duas vezes por dia para que a acidificação não ocorra. Quando o feijão incha, a casca explode, o broto choca, o feijão é enterrado 3-4 cm em uma posição plana, as raízes e o tronco crescem ao mesmo tempo a partir do broto. O próprio feijão serve como um terreno fértil.
Aterragem e cuidados
Os frutos são plantados a uma profundidade de 2 cm, os grandes são aprofundados a 4 cm, para que seja formado um poderoso nódulo radicular que possa sustentar a planta com os frutos. A distância entre os buracos é de 15 a 20 cm. Para evitar manchas carecas nas plantações, dois ou três feijões são jogados em cada buraco, após a germinação dos brotos, um é deixado, o mais poderoso é escolhido. O restante pode ser cuidadosamente transplantado para outro local.
As mudas são transferidas para os poços após o endurecimento preliminar, o plantio é realizado pelo método de transbordo, o nódulo de terra não é danificado. Para manter sua densidade, a planta é seca antes do plantio e depois derramada com água 15 minutos antes do plantio. Com tempo ensolarado, os desembarques são sombreados. Endireite os fios ou instale treliças para não danificar as raízes da planta.
Tecnologia de cultivo em casa
O feijão pode ser plantado em uma panela, vaso de flores. Ela se sente ótima em uma varanda aberta, em uma varanda envidraçada. O lado norte não é recomendado; nesse caso, será necessário organizar a luz de fundo da bucha para que ela se desenvolva completamente. Escalada será uma decoração do jardim de inverno, com efeito de estufa em casa. Com os devidos cuidados, é possível obter uma boa colheita de frutas.
Seleção de Variedades
As híbridas híbridas de baixo crescimento ou variedades autopolinizadoras são adequadas para o cultivo em casa e na varanda. Nos primeiros espargos, arbustos compactos se formam, eles são fáceis de cuidar. Normalmente, são escolhidas variedades com diferentes cores de brotos, vários tipos de plantas são plantadas ao mesmo tempo. Além de tecnológicas, são selecionadas variedades decorativas de feijão.
Assemelham-se a matas de videiras. As sementes não diferem no sabor, raramente amadurecem, mas a floração exuberante agrada por um longo tempo. Variedades populares: Violetta, Krapinka, Rumba são resistentes a doenças e pragas.
Aterragem e cuidados
O cultivo doméstico de tecnologia agrícola não é diferente de jardinagem. Para o design estético da varanda, recomenda-se o plantio em fases de mudas com um intervalo semanal. A planta precisa de um intervalo de luz de pelo menos 12 horas; no inverno, as mudas para varandas e galhos são iluminadas em casa. O período ideal de plantio de sementes é meados de maio. Para obter flores e frutos precoces, o feijão é plantado no início de abril. Em seguida, a planta é gradualmente acostumada às condições da varanda: primeiro é retirada ao ar por 20 minutos, depois é trazida apenas à noite e, em clima quente, o feijão é deixado ao ar livre.
São alimentados todos os meses; podem ser utilizados preparados complexos para flores com baixo teor de nitrogênio.
Os fertilizantes são aplicados durante a irrigação. A cobertura é diluída de acordo com as instruções e, em seguida, o volume de água é dobrado. Brotos e arbustos como a pulverização noturna, muita poeira deposita-se nas folhas, não há fluxo de ar natural e formação de orvalho em um apartamento ou varanda. É importante monitorar o estado da treliça. Sob o peso da fruta, fios finos e ligas se quebram periodicamente.
Residente Sr. Summer informa: limpeza adequada do feijão
O feijão para descascar é colhido após o endurecimento do feijão, quando as folhas das vagens ficam amareladas. Normalmente, as vagens são arrancadas de uma planta rasgada e seca. Os grãos são secos, depois secos, espalhados para armazenamento em sacos de lona. Da mesma forma, o material de plantio é coletado.
As vagens de espargos são colhidas de uma maneira especial. Eles atingem a maturidade comercializável 7 a 10 dias após a amarração do óvulo. O tamanho do feijão não é maior que o diâmetro do grão de cevada. Nos verões secos, todas as frutas atingem o tamanho necessário em algumas semanas, novos caules de flores não são plantados em alta temperatura, o pólen é esterilizado. Nas noites frias, rega regular, a colheita se estende até o final do verão. As vagens devem ser cortadas a cada 4-6 dias para que a planta continue a florescer.
Todas as curvas e vagens defeituosas são removidas para que o feijão não desperdice força nelas. O corte é assediado pela manhã ou à noite, quando a temperatura do ar é reduzida. A + 20 ° C, as propriedades nutricionais dos feijões e faixas são rapidamente perdidas, elas tentam esfriar ou congelar rapidamente os produtos acabados para armazenamento a longo prazo. Os feijões crus não são consumidos, o glicosídeo da fasina perigoso para o trato digestivo é destruído quando aquecido a + 80 ° C, eles são fervidos por 30-40 minutos.