Pelargonium (gerânio doméstico) é uma planta da família do gerânio. Muito comum e adorna muitos peitoris. Despretensioso em cuidados e adequado para jardineiros iniciantes. No entanto, o não cumprimento de determinadas condições é imediatamente refletido na aparência. Um sinal muito sério é o amarelecimento ou ondulação das folhas.
Razões pelas quais os gerânios torcem as folhas
Para começar, uma flor é inspecionada para entender qual é a causa desse fenômeno e combater sua eliminação precoce.
Um erro pode estar em qualquer estágio do cuidado da planta:
- Seleção incorreta do solo.
- Rega fraca ou excessiva.
- Temperatura e umidade incorretas.
- Falta ou, inversamente, excesso de fertilizantes.
- A derrota de pragas e vírus.
Rega errada
O estado das folhas dos gerânios depende diretamente da quantidade de umidade obtida. Tentando manter o fluido dentro, a planta reduz o tamanho da placa da folha. Em média, a rega deve ser feita a cada 3-4 dias no verão, período durante o qual o solo superficial fica seco.
É necessário regar com água limpa e regular (por 1-2 dias) à temperatura ambiente. Para amolecer, adicione suco de limão ou ácido. Por litro, 2-3 gotas ou 1 gr.
A água dura contribui para o acúmulo de excesso de cálcio no solo e causa amarelecimento.
Efeitos adversos sobre o estado de vegetação e excesso de água. As folhas mudam de cor, as bordas secam, a planta apodrece ou fica lenta. Para evitar que isso aconteça, ao plantar é necessário lembrar a drenagem no fundo da panela. Afrouxar a terra, pelo menos uma vez por mês, ajudará as raízes a receber oxigênio com mais facilidade. E o líquido passará melhor para as camadas inferiores do solo e é descarregado através de aberturas no fundo sem estagnação.
No período de outono-inverno, o gerânio está em repouso; portanto, você precisa regar com menos frequência, 2-3 vezes por mês. Se a planta ainda começasse a derramar suas folhas e apodrecer, a solução seria remover as raízes danificadas e substituir completamente a terra na panela.
Seleção do solo, erros na cobertura
Para o plantio, você pode comprar solo especial ou universal na loja. Ou faça você mesmo.
A principal condição é que a terra não deve ser dura e pesada, a flora é neutra ou ligeiramente acidificada. Os componentes obrigatórios são areia e turfa.
À medida que o solo está esgotado, fertilizantes minerais são aplicados. É dada atenção especial ao nitrogênio, responsável pela formação de vegetação e floração abundante. Antes de tudo, as folhas sinalizam sua falta, ficando finas, amarelas e desbotadas.
E também uma mudança de cor pode ser devido a:
- A desvantagem do boro.
- Deficiência de cálcio.
- Muito potássio.
O excesso de fertilização também é prejudicial, portanto, você precisa escolher o fertilizante certo e medir cuidadosamente as doses indicadas nas instruções do medicamento. Horário ideal: uma vez a cada 2 semanas.
Se a planta foi transplantada recentemente, você precisa se alimentar em dois meses.
Alguns jardineiros plantam gerânios ao ar livre no verão. No outono, ao transferir para uma panela, é melhor não tirar a terra dos canteiros, para evitar a infecção por fungos ou pragas. Compra ideal de solo pronto na loja.
Condições incorretas
Devido à umidade e temperatura incorretas, curtas horas de luz do dia, capacidade apertada ou muito fraca, a chapa muda de forma ou cor.
Iluminação
Pelargonium adora peitoris bem iluminados. Mas deve ser protegido da luz solar direta, por causa da qual as folhas serão queimadas. No período de inverno-primavera, a flor, ao contrário, é colocada no local mais "ensolarado".
Temperatura
No outono e na primavera, é melhor manter o pelargonium em uma varanda envidraçada. A principal condição de detenção, o ar não deve ser muito frio + 10 ... +12 ° C.
Ótimo desempenho:
Temporada | Temperatura |
Verão | +20 ... +25 ° C |
Inverno | Não mais do que +14 ° C |
Umidade
O gerânio não tolera o excesso de ar por dispositivos de aquecimento. Para evitar a queda de folhas, é melhor comprar um umidificador ou usar um frasco de spray. Mas o líquido não deve ser pulverizado sobre a planta, mas a alguma distância dela. E também um recipiente com água ou argila expandida molhada, colocado ao lado dele, resolverá o problema.
É melhor colocar os vasos longe das baterias e ventilar a sala uma vez por dia. Mas você precisa fazer isso com cuidado, porque a planta não gosta de rascunhos. Ele também perde a umidade da superfície das folhas e, como resultado, elas se torcem.
Panelas apertadas
O recipiente no qual o pelargonium cresce não deve ser raso. Se as raízes ficarem apertadas, isso afetará a aparência da folhagem. Começará a secar e perder a cor. Se o vaso for grande, as forças serão direcionadas para o crescimento do sistema radicular, mas as flores aparecerão em breve.
Uma planta plantada em um recipiente sem tamanho é transplantada. Isso deve ser feito com cuidado, porque o amarelo da folhagem pode ser provocado por danos às raízes.
Se a troca do vaso for feita durante o período de floração, os pedúnculos são removidos.
Pragas e doenças
O gerânio raramente é afetado por pragas devido à amargura do suco, mas há aquelas que ainda se depositam nas hastes e nos verdes. Por exemplo, um ácaro, pode ser visto com uma lupa na parte de trás das folhas, que são cobertas com uma teia de aranha transparente, secas e enroladas para dentro.
Mais dois parasitas perigosos: mosca branca e pulgões, alimentando-se de sucos. A droga Marathon ou remédios populares (soluções de cebolas, pedaços de tomates ou batatas) ajudam a combatê-los. Você pode preparar uma infusão da cabeça do alho e um litro de água fervente, repousar por uma semana, diluir com água à taxa de 50 g por 10 le pulverizar as folhas.
Para lidar com essas pragas, é necessário tratar a planta com um inseticida. Por exemplo, Akarin, Fitoverm, Lightning, Vertimek. É melhor fazer isso várias vezes em intervalos de 5-7 dias.
E eles também são afetados por doenças virais, por exemplo, bacteriose foliar. Os traços característicos serão não apenas folhas enroladas, mas também manchas marrons semelhantes a um mosaico. Murchar afeta até os caules. Não será possível curar uma infecção assim, por isso é melhor descartar a flor para manter a saúde das plantas circundantes.
Se o sistema radicular for danificado pela podridão - durante o transplante, trate com uma solução de permanganato de potássio de média concentração, rosa, 15 a 20 minutos. Para a prevenção de doenças 1 vez a cada seis meses e como cobertura, não mais de 1 vez em 14 dias. Ao derramar cristais na água, é difícil calcular gramas e focar melhor na cor resultante da solução.
O residente do Sr. Summer aconselha: como evitar torcer as folhas nos gerânios
É muito mais fácil prevenir uma doença perigosa do que combatê-la. Portanto, o principal conselho será a prevenção.
Medidas para evitar torcer e amarelar as folhas:
- Rega regular, mas não intensiva.
- Inspeção obrigatória da planta e tratamento de pragas.
- Indicadores ótimos de temperatura e umidade.
- Inverno confortável e fresco. Ventilação regular da sala.
- Vestimenta oportuna. Cumprimento rigoroso das instruções e conformidade com as doses indicadas nos rótulos dos produtos.
- Escolhendo o peitoril direito e o peitoril da janela sem luz solar direta.
- Na estação quente, leve ao ar fresco.
Seguindo as recomendações e criando condições ideais para o crescimento, até mesmo um iniciante cultivará pelargonium saudável em casa, o que encantará com a floração abundante e as tampas de vegetação densa. Afinal, uma planta forte é muito menos suscetível a vírus e ataques de pragas.