Phytophthora gosta muito de membros da família de sombreamento, portanto, é improvável que seja possível obter o descarte completo dos tomates desse fungo, especialmente em um clima úmido. Mas mesmo um jardineiro iniciante pode limitar sua distribuição e influência prejudicial.
Desinfecção do solo
A terra é regada com uma solução fraca de sulfato de cobre ou uma solução de ácido peracético (9% do litro de vinagre é misturado com 200 ml de peróxido de hidrogênio e deixado por uma semana em local quente).
A desinfecção é realizada na primavera, 2-3 semanas antes do plantio dos tomates.
Uma semana após a desinfecção, o tricoderma pode ser preenchido no solo.
Processamento de estufas
Para desinfetar a superfície da estufa, não é recomendado o uso de preparações agressivas. Uma solução de qualquer alvejante sem cloro é perfeita para essa finalidade. É produzido de acordo com as instruções pulverizadas na superfície da estufa. Isso não é recomendado em temperaturas abaixo de +5 graus. Os resíduos devem ser removidos com um pano.
Airing
Se a temperatura noturna não cair abaixo de +12 graus, a estufa deve ser deixada aberta para evitar a formação de condensação e umidade excessivas dentro dela. Em baixas temperaturas, apenas uma janela pode ser deixada aberta. O principal é impedir que um calado seja destrutivo para os desembarques.
Rega
A rega deve ser realizada na primeira metade do dia, minimizando a área do solo umedecido. Para fazer isso, você pode usar o sistema de irrigação por gotejamento, que é bastante fácil de fazer, por exemplo, com garrafas de plástico.
Mulching
A cobertura morta (serragem, material de cobertura, grama cortada) é usada para impedir que bactérias do solo cheguem à própria planta. O principal é não cobrir o solo até que a terra esteja completamente aquecida.
Processamento
Se a umidade na área for alta e o clima não estiver quente, mas chuvoso, a fitofotora definitivamente não será evitada, e agentes fungicidas deverão ser conectados para combatê-la.