Crossandra: características, tipos e variedades, cuidados

Pin
Send
Share
Send

Crossandra é uma planta pertencente à família Acanthus. Área de distribuição - Madagascar, Sri Lanka, Congo, Índia.

Aparência e recursos do Crossandra

Arbusto ou planta arbustiva, altamente ramificada. Na natureza, cresce até 1 m, com cultivo em casa - até 50 cm.Os rebentos são eretos, apresentam uma casca verde suave e rica, que fica marrom à medida que a flor cresce.

Folhagem perene anexada ao tronco em pecíolos alongados e densos. Colocado em frente, em pares. Forma - ovóide ou em forma de coração. A superfície é brilhante, verde escuro. Eles crescem de 3 a 9 cm de comprimento e, ocasionalmente, folhas coloridas estão presentes nas folhas ao longo das veias.

Inflorescências espessadas na forma de uma espigueta, cor - laranja. Os botões são tubulares, têm pétalas delicadas e macias. No lugar das flores, formam-se caixas de sementes que se abrem quando molhadas.

O período de descanso dura de outubro a final de fevereiro. Neste momento, o crossander requer boa iluminação e ar umidificado.

Nas regiões sul, pode florescer durante todo o ano, mas nas regiões norte o inverno é considerado obrigatório; caso contrário, pode haver problemas com a floração. No tempo frio, não perde a aparência decorativa devido à presença de folhagem escura e brilhante.

Variedades e variedades de crossandra

Para cultivo interno, várias variedades de crossandra são adequadas:

VerDescrição do produtoFolhasFlores
NiloPátria - África. Arbusto cresce para 60 cm.Ligeiramente pubescente, verde escuro.Eles têm 5 pétalas fundidas na base. Cor - do tijolo ao vermelho-laranja.
EspinhosoArbusto africano, atingindo uma altura de 50 cm, nas brácteas existem pequenos espinhos macios.Grandes (até 12 cm de comprimento) ao longo das veias têm um padrão de cor prata.Amarelo-laranja.
GuineenseA espécie mais miniatura cresce até 30 cm.Em forma de coração, verde escuro.Cor roxa pálida. Inflorescências na forma de espiguetas.
Azul (azul gelo)Atinge 50 cm.Cor - verde claro.Azul claro.
Gelo verdeUma espécie rara encontrada apenas na África.Em forma de coração.Turquesa.
FunilNa natureza, cresce até 1 m, com cultivo interno - cerca de 70 cm.Verde escuro, ligeiramente pubescente.O diâmetro dos gomos é de cerca de 3 cm, em forma de funil. As cores são ardentes.
Funil Crossandra Variedades
Mona wallhedUma das variedades mais antigas, criada por criadores da Suíça, contribuiu para o início do cultivo de flores em condições ambientes. O arbusto denso de forma compacta.Verde saturado.Ensolarado escarlate.
Geléia de laranjaUma variedade relativamente nova, tem a aparência de um arbusto que se espalha.Tonalidade gramada suculenta.Laranja
Rainha do NiloÉ constante contra diferenças acentuadas de temperatura, despretensioso ao sair.Ovóide, tamanho médio.Terracota vermelha.
FortuneArbusto com até 30 cm de altura e longo período de floração.Verde escuro.Vermelho alaranjado, as inflorescências atingem 15 cm.
TropicVariedade híbrida de 25 cm, cultivada em condições ambiente e em solo aberto.Em forma de coração.Diferentes tons de amarelo.
Variegado (Variegado)Cresce para 30-35 cm.Coberto com manchas e linhas brancas.Coral

Ações depois de adquirir Crossandra

Se uma cruzandra com flores foi comprada, antes de realizar um transplante, elas esperam até que todas as inflorescências sejam murchas. Então mude completamente o solo. Deixe apenas aquele pedaço de terra firmemente retido pelo sistema radicular. Para estimular a floração, a planta é frequentemente tratada com medicamentos nocivos, portanto, eles realizam a substituição do solo.

O crossander comprado após um período de floração é transferido para novas terras após 1-2 semanas. Esse período de espera é necessário para que a planta se acostume com as condições, porque o transporte e o transplante são um estresse.

Crossandra Care

Ao sair de casa, o crossandra se concentra principalmente na estação do ano:

FatorPrimavera verãoInverno de outono
Localização / IluminaçãoColocado em qualquer janela, exceto no sul. A iluminação é suave e difusa. Vá para a varanda ou para o jardim, pois a flor adora ar fresco.Cubra com um phytolamp.
Temperatura+ 22 ... +27 ° C.+18 ° C.
UmidadeNível - 75-80%. Realize a pulverização regular, a panela é colocada em uma panela com pedras úmidas e turfa.Nível - 75-80%. Continue pulverizando.
Rega3-4 vezes por semana. Aplique água macia. Não permita a secagem do solo ou inundações, pois a planta pode morrer.Reduza gradualmente para 2 por semana e depois para uma vez.
Top vestirUma vez a cada 2 semanas.Uma vez por mes

Transplante de Crossandra e formação de arbustos

A planta se acostuma com o vaso por um longo tempo, pode atrasar o período de floração ou descartar a folhagem; portanto, o transplante é realizado se o sistema radicular trançou todo o solo e espreita do fundo do tanque. Se tais manifestações são perceptíveis, na próxima primavera o crossander será movido para um novo navio. O transplante é realizado pelo método de transbordo, mantendo ao máximo o nódulo de terra perto das raízes.

O vaso é selecionado 2-3 cm a mais que o anterior. Não é necessária uma grande capacidade, pois a planta começará a crescer rizoma, depois a parte do solo, e somente depois disso as flores aparecerão. Em vasos grandes, a água é retida, como resultado dos riscos de apodrecer o sistema radicular. A panela deve ter muitos orifícios de drenagem.

O solo é selecionado poroso, com um nível médio de fertilidade. A acidez deve ser neutra ou levemente elevada. Muitas vezes, opte pelo solo universal e adicione um pouco de musgo esmagado e areia grossa.

Além disso, a mistura do solo é feita de forma independente. Para isso, na proporção 2: 2: 1: 1, use os seguintes componentes:

  • solo de folhas e turfa;
  • terra de relva;
  • a areia

Para a drenagem, são escolhidas migalhas de tijolo, pequenas pedras e argila expandida.

Tendo preparado o solo, realizam o transplante cruzado, para isso seguem o plano:

  1. O solo preparado é cozido no vapor, um novo recipiente é derramado com água fervente.
  2. Uma camada de drenagem é colocada no fundo da panela, em cima dela há um pouco de terra.
  3. 2-3 dias antes do transplante, a rega da planta é interrompida, quando o solo seca, será mais fácil remover a flor do recipiente antigo.
  4. O Crossandra é removido do vaso, o solo é removido das paredes com uma faca ou espátula, o sistema radicular é examinado.
  5. Rizomas apodrecidos e secos são cortados; vários processos extremos são limpos do chão.
  6. A flor é tratada com um estimulante de crescimento, Epin ou Zircon é adequado.
  7. Crossandra é colocada no centro do novo pote.
  8. Seções vazias do tanque estão cheias de terra, são compactadas, tentando não tocar as raízes.
  9. A planta é regada e pulverizada em sua coroa.

Crossandra reprodução

Esta flor de interior é propagada por estacas e sementes.

O primeiro método é considerado mais popular devido à sua simplicidade. O momento ideal para enraizar as sessões é de março a abril.

Crossandra propagada por estacas de acordo com o algoritmo:

  1. É preparada uma parte de uma flor adulta, com um comprimento de cerca de 10 cm.
  2. Eles criam o solo do solo de turfa, areia, folha e relva (todos os componentes são tomados em proporções iguais).
  3. As estacas são colocadas em um substrato e esperam cerca de 3 semanas.
  4. Quando a planta se enraíza, é transplantada para uma nova panela, sem esquecer o sistema de drenagem.

Crossandra raramente é propagada por sementes, uma vez que a flor é mesquinha com esse material de plantio. Se, no entanto, foi decidido usar esse método, siga rigorosamente o plano:

  1. Um substrato é feito de areia e turfa, os componentes são tomados em proporções iguais.
  2. As sementes são semeadas no solo.
  3. Fornecer + 23 ... +24 ° С.
  4. Pulverize uma vez por semana.
  5. Os primeiros brotos ocorrem após 2 semanas.
  6. Quando 4 ou mais folhas aparecem nas mudas, elas são plantadas em recipientes separados.

Crossandra Care Erros, Doenças e Pragas

O cultivo de crossandra envolve ataques de várias pragas e doenças, que geralmente são causadas por cuidados de baixa qualidade:

Sintomas (manifestações externas nas folhas)RazãoMétodos de reparo
Torcendo e caindo.Baixa umidade, iluminação excessivamente brilhante.A umidade do ar interior é aumentada, para isso a planta é pulverizada e instalada em um palete com seixos molhados e turfa. Sombra da exposição à luz solar direta.
Amarelecimento.Deficiência de nutrientes. Apodrecimento do sistema radicular causado pelo solo alagado em combinação com baixa temperatura.A planta é fertilizada. O sistema radicular é verificado quanto à presença de cáries, as áreas afetadas são removidas e transplantadas para um novo solo.
Caindo logo após o aparecimento.Saltos de temperatura, correntes de ar.A temperatura é corrigida na sala. Mudo a flor para um novo local, protegendo-me dos efeitos dos rascunhos.
Falta de floração.Má iluminação, atendimento de baixa qualidade, velhice.Eles são transportados para um local mais iluminado, mas protegido dos raios diretos. Realize cortes e comprimentos periódicos. Se a flor tiver mais de 3-4 anos, ela será renovada, pois a força da floração está associada à idade.
Dicas de secagem.Umidade insuficiente.Realize a pulverização regular. A panela é movida para uma panela com turfa umedecida.
Mancha marrom.QueimarShade. Pare de pulverizar sob luz intensa.
Desvanecimento.Luz excessivamente brilhante.A planta está sombreada.
Escurecimento do caule.Fungo.Com uma lesão menor, eles são tratados com Topázio ou Fitosporina-M. Em caso de forte exposição, corte um pedúnculo saudável e renove a planta.
Camadas em pó.Molde de folha.Reduza a frequência da rega. Mova a flor para a rua, remova a folhagem danificada. Spray fungicidas Fitosporin-M e Topaz.
Pontos brancos.Pulgões.A folhagem é tratada com uma solução de sabão. Pulverize com infusão de alho ou dente de leão. Use inseticidas Aktar, Spark.
Pequenos insetos brancos.Mosca branca
Amarelecimento, uma fina teia branca é visível.Ácaro.Aumente a umidade do ar porque o carrapato vive em um ambiente seco. Pulverize com Fosbecid e Decis.

Se você notar esses sintomas em tempo hábil, o problema poderá ser eliminado e Crossander agradará com uma aparência saudável e floração prolongada.

Pin
Send
Share
Send