Porco ou plumbago: descrição, desembarque, cuidados

Pin
Send
Share
Send

Piggy é um pequeno arbusto de florescência sempre-verde, nativo dos trópicos (a família Pig). O nome científico plumbago traduzido do latim significa chumbo. Portanto, acreditava-se anteriormente que um antídoto para essa substância poderia ser preparado a partir dele.

Tem a aparência de brotos longos e finos, densamente pontilhados de folhas e inflorescências. Daí a sua popularidade como planta ornamental para cultivo no jardim, dentro de casa.

Descrição do porco

O porco produz muitos rebentos, cresce densamente e atinge 2-3 m de altura. Graças a isso, ele pode ser cultivado de qualquer forma:

  • padrão com troncos amarrados e uma tampa esférica na parte superior;
  • ampelous, com galhos pendendo livremente abaixo do nível da panela;
  • lianiforme com rebentos de tecelagem, adequados para a reprodução em climas quentes.

Nos troncos finos, são colocados alternadamente pequenos folhetos com duas estípulas. Cada um deles tem uma forma cônica alongada, estreitada na base com uma borda sólida, e atinge um comprimento de 5 a 12 mm. Às vezes, em sua superfície, pode haver pequenas vilosidades. Após o amadurecimento em algumas variedades, a cor verde saturada da parte inferior da folha desbota para uma cor esbranquiçada.

As hastes são coroadas com flores grandes em comparação com as folhas, atingindo 30 mm de diâmetro. As corolas de cinco pétalas são colocadas em um copo tubular fino, no qual está localizado um ovário oblongo. No próprio tronco, eles se reúnem em uma inflorescência racemose ou em forma de espigão, cobrindo todo o arbusto.

Cada botão contém glândulas que secretam um líquido pegajoso. As sementes também possuem glúten semelhante, o que contribui para sua distribuição através de pássaros e insetos.

O processo de floração é adiado do início da primavera para setembro e, em seguida, se formam óvulos oblongos. À medida que amadurecem, os frutos em forma de ovóide explodem da base ao ápice, liberando a semente. Em forma de orelha

Tipos populares de porcos

O gênero plumbago contém até 10 espécies, e a maioria delas é adequada apenas para o clima subtropical. Duas variedades principais são cultivadas em cultura:

  • Auricular ou cabo (Plumbago auriculata, capensis), nativo da África do Sul, é mais comum que outros. Tem grandes flores azuis coletadas em inflorescências de guarda-chuva. Folhas macias de cor verde clara, de até 7 cm de comprimento e 3 cm de largura, localizadas em brotos longos, acinzentados e verdes, que quase não dobram e atingem 3-6 m. Pode crescer em arbustos, crescer em forma de ampola ou enrolar no chão. Existem também suas variedades, entre as quais “Alba” com corolas brancas como a neve e “Royal Cape” com cobalto.
  • O rosa indiano (Plumbago indica) é nativo do sudeste da Ásia. Na Índia, cultivada em jardins em todos os lugares e em outros países é muito menos comum. Difere em espiguetas de flores alongadas, de cor vermelha brilhante, com corolas de até 3 cm de diâmetro. As hastes rasteiras crescem de 1,5 a 2 m de altura e as folhas brilhantes ligeiramente onduladas atingem 8 a 13 cm.A cor é liberada no inverno e requer manutenção quente durante esse período.

//www.youtube.com/watch?v=0dw6_KEhcy0

Pontas do cuidado do porco da casa e do jardim

A assistência domiciliar a um porco inclui os seguintes aspectos:

  • A iluminação deve ser brilhante, com luz solar direta do outono à primavera e fácil proteção contra eles em uma sala quente. No verão, é melhor levar a flor para a varanda ou para o jardim, tomar ar fresco e, no inverno, para reorganizá-la no parapeito da janela sul.
  • A temperatura é necessária moderada, dentro de + 18 ... +24 ° C. Quando é baixado para +12 ° C, as folhas começam a cair e, quando aumentadas, é necessário arejar ou pulverizar. No inverno, a temperatura pode ser reduzida para +10 ... +15 ° C para a variedade Cape, florescendo de abril a setembro.
  • A partir de junho, a rega deve ser abundante, até 3 vezes por semana, e os hidratantes podem ser usados. E após a floração - despeje como a terra seca, mas semanalmente.

Guiado por essas regras, o porco pode ser cultivado no parapeito da janela e no jardim, em banheiras ou vasos pendurados. O ar fresco é muito importante para ela, o que deve ser levado em consideração durante o período vegetativo.

O resto do tempo, a frescura e a rega regular, embora pouco frequente, são aceitáveis, o que é melhor ir gradualmente.

Transplante, solo, cobertura, poda

O plumbago é considerado perene e verde durante todo o ano. Para crescer, é necessário transplantá-lo para um novo solo todos os anos no início da primavera, pelo menos em tenra idade. Para uma flor mais velha, a frequência pode ser reduzida para 2-3 vezes por ano, transbordando-a conforme necessário. Ao mesmo tempo, o contato com o rizoma deve ser evitado e apenas o solo superficial deve ser trocado. Rosa indiano

Nesse caso, o solo deve apresentar boa drenagem, levemente ácido e com altos valores nutricionais. Para isso, você pode usar um substrato universal para plantas com gramados, turfa e areia em uma proporção de 2: 1: 1, possivelmente com húmus.

Plantar um porquinho é apenas metade da batalha, mas para garantir cores vivas e belas inflorescências, você precisa alimentá-lo regularmente. Vale a pena fazer isso durante a estação de crescimento, misturando o fertilizante em água para irrigação várias vezes por mês, de acordo com as instruções.

Ao mesmo tempo, são adequados curativos universais e espécies para plantas com flores maravilhosas.

Para garantir a decoratividade e a compacidade, bem como a floração abundante, é necessária a poda. Você precisa produzi-lo no final do outono ou no início da primavera, é melhor em fevereiro ou março, até que não haja brotos frescos de acordo com o tipo de cultivo:

  • em forma de ampola, as lianas encurtam apenas um pouco, impedindo-as de se alongarem demais;
  • ao usar suportes, somente as partes superiores das hastes podem ser presas, que são amarradas;
  • Para formar um arbusto, apare todo o comprimento excedente que está fora da figura.
Em forma de orelha

Ao mesmo tempo, os galhos mais fracos e espessados ​​são removidos, o que impedirá o crescimento forte. Para a base, deixe 3-4 brotos poderosos crescendo do centro e o restante a 2/3 da altura, deixando 2-3 pares de folhas. Para atualização ou restauração, a bucha é cortada de maneira mais radical, cortando todos os galhos com um comprimento de 30 cm.

Outra medida obrigatória é beliscar os botões de flores enquanto secam e remover os caules das flores no início da primavera.

Reprodução

A planta ornamental da família Piglet tem vida longa e vive em condições favoráveis ​​por cerca de 7 anos. Sua reprodução é realizada de uma das seguintes maneiras:

  • Estacas de 8 cm de comprimento, cortadas durante o corte planejado, são plantadas em um recipiente coberto por cima. É levado para um local fresco, mantendo-o a uma temperatura de +15 ° C e ventilando periodicamente. Uma mistura de turfa e areia é usada como substrato, que deve ser regado regularmente. Leva 2-3 semanas para enraizar, durante o qual os brotos começam a crescer.
  • No início da primavera, é usada a semente, que é plantada em um recipiente com um substrato úmido do solo e da areia. Tampa superior com um frasco de filme ou vidro e, por 1,5 a 2 semanas, coloque em um local quente com uma temperatura de +20 ° C. Mergulhe quando algumas folhas aparecerem no chão.

A decoratividade dos arbustos não aparece imediatamente, embora os primeiros brotos possam aparecer já este ano após o plantio de uma flor. Rosa indiano

Doenças, pragas de porcos, problemas crescentes

O porco é bastante resistente a doenças, mas alguns problemas ainda devem ser temidos:

  • o alagamento no inverno pode levar à deterioração das raízes;
  • sob uma sombra forte, os brotos começarão a se esticar e as folhas diminuirão de tamanho;
  • secar o solo leva a parar a floração, murcha;
  • a rega irregular provoca o escurecimento da chapa.

Raramente sofre de insetos, mas no ar seco alguns deles são ativados:

  • Ácaros na forma de teias de aranha translúcidas, devido às quais as folhas começam a cair, vivem no chão. Para combatê-los, é necessário o transplante e o tratamento radicular com inseticidas (Fitoverm, Antikleshch), e provém da infusão de yarrow, alho ou cebola.
  • A sarna forma manchas marrom-avermelhadas ao longo das veias do lado errado da folha. As áreas afetadas são limpas da placa e depois processadas pelo Karbofos.
  • Os pulgões, vermes em pó que se alimentam da seiva dos galhos, parecem menos prováveis.

Vale a pena notar que esses insetos afetam com mais freqüência uma planta não saudável, secada pela sede ou murchando em uma sala abafada. Eles não farão muito mal a um arbusto absolutamente saudável se você o tratar com produtos químicos especiais a tempo.

Pin
Send
Share
Send