Pera espinhosa: descrição, tipos, atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

A pera espinhosa pertence à família dos cactos. Perene, pátria - zonas de estepes da América Central, Argentina, crescendo voluntariamente no Turquemenistão, Crimeia, Cáucaso. Resistente ao inverno encontrada no Canadá.

Descrição botânica da pera espinhosa

No ambiente natural, são arbustos grandes ou pequenas árvores de até 6 m de altura, em condições internas - arbustos compactos.

Os segmentos achatados, ovais e carnudos realmente representam uma haste modificada. Folhas verdadeiras são cabelos e espinhos. As flores são únicas, em forma de leque no topo, muito decorativas: grandes, brilhantes, amarelas, laranja ou vermelhas com pétalas brilhantes e sedosas.

Os frutos são comestíveis e, à medida que amadurecem, mudam de cor de verde para brilhante. Eles parecem bagas, o sabor é adocicado. Eles são um valioso produto alimentar, contêm toda uma gama de substâncias úteis: vitaminas, macro e microelementos, substâncias antibióticas, hormônios, enzimas, esteróis. Eles não são apenas úteis, mas também curativos, são usados ​​na medicina tradicional.

É importante. Nas frutas e folhas, existem tipos especiais de espinhos - glochidia. Eles se disfarçam de penugens inofensivos, mas na verdade são bastante resistentes e têm ganchos. Tocá-los é perigoso: é difícil ver e remover glocídios, pois eles podem causar danos graves à pele. Portanto, antes de comer frutas, elas devem ser adequadamente e cuidadosamente limpas.

Tipos de pera espinhosa

No total, existem cerca de 300 espécies. O mais interessante:

VariedadeDescrição do produtoFlores
Raso (Opuntia microdasys)Até 1 m. Em média, os quartos atingem meio metro. Os galhos dos galhos são pequenos, abundantemente cravejados de glochidia, o que faz a planta parecer desgrenhada. Não há espinhos.Amarelo limão, até 5 cm.
Comprimido (Opuntia stricta)Até 2 m Segmentos de até 25-35 cm de comprimento, verde-acinzentado. Espinhos são raros.Cera amarela brilhante, exuberante, até 7 cm.
Figo, outro nome comum - indiano (Opuntia ficus-indica)Até 4 m Os segmentos são grandes, com a palma de um homem adulto, em forma de gota, verde claro, espinhos raros.Amarelo.
Berger (Opntia Bergeriana)Até 1 m. Partes de hastes - até 20 a 25 cm, de cor verde brilhante, espinhos poderosos, mas não muitos, glocídios estão concentrados perto dos botões.Vermelho tomate, pétalas luminosas, seda.
Casa (Opuntia basilaris)Até 50 cm. Segmentos de cor cinza-esverdeado frio incomum. Existem poucos espinhos.Grande, muito suculento, ardente, rosa, vermelho ou carmim.
Lindheimer (Opuntia lindheimeri)Até 3,5 m. Segmentos de até 30 cm de largura, verde claro, com pontas esparsas.Amarelo brilhante.
De cabelos brancos (Opuntia leucotricha)Até 5 m Partes de hastes modificadas - até 20 cm, espinhos e glochídia muito abundantes.Amarelo suculento, muito grande.
Comum (Opuntia vulgaris)Os segmentos de até 6 m têm uma forma oval harmoniosa, cor verde claro. Apenas segmentos maduros são espinhosos.Amarelo limão claro. Frutas em forma e cor lembram uma manga verde.
Eixo longo ou Pontudo (Opuntia longispina)Até 30 cm, partes de hastes de até 4 cm, espinhos longos, afiados. Glochidia é avermelhado, abundante.Vermelho ardente.
Curaçao (Opuntia curassavica)Até 15 cm Os segmentos são pequenos, verde-claro. Areola amarela, cada uma com várias espinhas.Amarelo, tamanho médio.
Pubescente (Opuntia tomentosa)Até 8 m Segmentos - verde claro, até 20 cm Característica - os espinhos estão quase ausentes.Grande, vermelho tomate.
Cherie (Opuntia scheerii)Até 1,5 m. Segmentos de uma tonalidade verde-amarelada incomum, muito agradáveis ​​aos olhos, têm uma forma arredondada e bonita. Espessa cobertura de aréolas com espinhos e glochidia.Amarelo pálido, felpudo, como as rosas, com a idade adquirem uma tonalidade roxa.
Agachamento (Opuntia humifsa)Até 30 cm.As partes das hastes são planas, com barriguinha, arredondadas, até 10 cm, verde-acinzentado claro, são poucas as aréolas. Espinhos são longos, solteiros.Amarelo, até 5 cm.

Algumas espécies, como os de pêlo pequeno ou os comprimidos, são considerados excelentes purificadores de ar. O primeiro é geralmente cultivado em salas, apreciado por seu tamanho compacto. O mais popular no cultivo industrial é o figo. Ao falar sobre os benefícios da pera espinhosa, eles significam o último.

Cuidados com pera espinhosa em casa

Cuidar da pera espinhosa geralmente é difícil apenas porque muitos jardineiros iniciantes não conseguem lidar com o desejo de cuidar constantemente de uma nova planta. Mas as peras espinhosas não precisam de atenção regular.

Rega mínima, transplantes raros, mas oportunos - este é todo o cuidado necessário. De fato, o mais importante é colocá-lo no lugar certo, fornecendo luz, baixa umidade e temperaturas adequadas no verão e no inverno. Depois disso, a planta deve ser deixada sozinha.

Fator de cuidadoRecomendações
LocalJanelas sul, sudoeste e sudeste.
VentilaçãoA planta gosta de espaço e muito ar fresco.
A luzSol direto abundante.
Umidade40-50% em qualquer época do ano.
Temperatura+ 20 ... +28 ° C no verão, + 5 ... +7 ° C no inverno.
FertilizantesNem muito raro (1 vez por mês no verão) qualquer fertilizante mineral com baixo teor de nitrogênio não é necessário.

Cuidados de inverno em um apartamento comum

Nem todo mundo tem a oportunidade de organizar o inverno fresco de pera espinhosa em casa. Como regra, a temperatura ambiente não difere da do verão. Como clarear uma planta no inverno?

  1. Fornecer luz de fundo.
  2. Regue o cacto ocasionalmente, mas com moderação e cuidado. É desejável da maneira mais baixa (colocando a panela em um recipiente com água por 2-3 minutos).
  3. Proteger da alta umidade. É melhor não colocar plantas próximas que precisam de pulverização regular.

Importante! Quase todos os tipos de peras espinhosas não florescem nos quartos. Não é apenas sobre idade, mas também sobre condições. Para formar botões de flores, você precisa de um inverno longo, fresco e seco. Normalmente, a floração é alcançada apenas em estufas.

Rega sazonal e temperatura de manutenção

A sazonalidade deve ser considerada. A rega deve ser sempre moderada, mas há nuances.

TemporadaCaracterísticas da regaÓtimas condições de temperatura
PrimaveraSomente quando o solo superficial seca.+18 ... +24 ° C
VerãoPelo mesmo princípio, mas um pouco mais frequentemente.+18 ... +28 ° C
OutonoO tempo entre as regas está aumentando gradualmente um pouco, reduzindo quase completamente até novembro.+18 ... +20 ° C
InvernoNão é necessário.+ 5 ... +7 ° C

Plantio, transplante, solo

Muitas peras espinhosas, por exemplo, stricta, crescem mais em largura do que em altura. Todas as espécies têm um sistema radicular muito poderoso que cresce em largura, não em profundidade. Portanto, é recomendável selecionar potes largos. Este ponto é importante para quem quer fazer o cacto florescer. A maioria das variedades floresce apenas quando atingem a idade adulta.

A pera espinhosa não gosta de ser incomodada; você deve perturbar o sistema radicular o menos possível.

Os cactos jovens são transplantados 1 vez por ano, após atingir 3 anos - 1 vez em 4 anos. O procedimento é realizado apenas na primavera e somente se não houver brotos na planta.

Solo na proporção de 1: 2: 2: 2: terra de argila, areia, folha e grama. É necessária uma boa drenagem até 1-3 alturas de maconha, consistindo de uma camada de seixos e areia.

Reprodução

Opuntia é propagada por sementes e vegetativamente. O método de propagação demorará muito tempo:

  1. Prepare uma mistura de areia, carvão vegetal e húmus a partir de um palete de folhagem - 1 componente de cada componente.
  2. As sementes são escarificadas (tratadas com uma lixa de unha ou uma lixa para ajudar os brotos a romper a casca dura).
  3. Antes do plantio, as sementes são embebidas em uma solução rosa clara de permanganato de potássio. Fique por 10 minutos.
  4. Eles são dispostos na superfície do solo preparado, polvilhado com uma camada de areia.
  5. Cubra com vidro.
  6. Ventilar e hidratar diariamente.
  7. As sementes podem germinar em momentos diferentes. Em média, eles são muito apertados - é permitido que eles permaneçam no chão por até 3 meses. Uma semente bem escarificada irá germinar em até 6 semanas.
  8. Quando o segundo segmento aparece, os cactos jovens são plantados em vasos separados.

A propagação por estacas é mais popular:

  1. No final da primavera, os segmentos são cortados nas junções entre si.
  2. Mantenha-os no ar por 2-3 dias. Isso é necessário para que o corte cure.
  3. As estacas preparadas são plantadas na areia e cobertas com jarros de vidro.
  4. Todos os dias, os bancos são removidos por 40 minutos, caso contrário, existe o risco de as plantas apodrecerem.
  5. O solo é regularmente umedecido.
  6. A taxa em que as raízes aparecem depende das espécies, mas, como regra, este é um processo rápido.
  7. Quando as raízes aparecem, os cactos são plantados em recipientes individuais.

Erros no cuidado da pera espinhosa

Além do erro principal - rega excessivamente frequente - é possível o seguinte:

  1. Se a pera espinhosa florescer, o vaso não deve apenas ser movido, mas também girado. Caso contrário, os botões cairão.
  2. Janelas sul, mas sombreadas, janelas norte, oeste e leste - não funcionarão.
  3. Mudança de condições muito abrupta. Se a pera espinhosa não estiver em um local muito iluminado, não a coloque imediatamente na varanda quente do sul - isso causará queimaduras.
  4. Temperatura muito alta no inverno. Ideal para peras espinhosas - + 5 ... +7 ° C. Caso contrário, as articulações se esticarão e a floração do verão será fraca ou não será.
  5. Cobertura com fertilizantes nitrogenados. O nitrogênio contribui para a coleta de massa verde, no caso da pera espinhosa, isso levará ao alongamento dos caules e à perda de decoratividade.

Doenças, pragas

Por via de regra, as peras espinhosas não sofrem de doenças ou pragas. Mas, com a falta de cuidados ou a entrada na horta de uma planta infectada, você pode ter problemas.

Doença, pragaDescrição do problema, sintomasManeiras de lutar
Ácaro aranhaTeia de aranha esbranquiçada nas hastes, com pequenos pontos brancos, hastes amareladas, crescimento fraco.
  • Pulverize a planta com álcool medicinal (96%).
  • Após 20 a 30 minutos, trate a pera espinhosa com água morna comum, lavando cuidadosamente o álcool restante.
  • Trate com fungicidas de acordo com as instruções.
EscudoPequenos inchaços esféricos nas hastes são insetos em "casas" de cera. A planta secreta suco pegajoso, piora. Nos locais de acúmulo de insetos, os tecidos são amarelados.
  • Trate as áreas de pragas com um cotonete embebido em vinagre. Isso é necessário para dissolver a casca de cera.
  • Remova manualmente os insetos enquanto trabalha com uma escova fina.
  • Para tratar a flor com fungicidas Aktara, Actellik, Spark, Mospilan, Fitoverm.
MealybugPlaca esbranquiçada nas articulações das articulações.
  • Lavar após 1 hora.
  • Pulverize com inseticidas Mospilan, Fitoverm, Akarin.
NematóidesInchaço nas raízes, geralmente encontrado durante o transplante.
  • Use uma faca afiada e bem esterilizada para remover o inchaço nas raízes.
  • Mergulhe as raízes em água quente por 10 minutos sem abaixar o pescoço.
  • Deixe as raízes secarem.
Praga tardiaManchas marrons nas hastes. A doença é muito agressiva, se espalhando rapidamente.
  • Remova todas as partes afetadas. Polvilhe as feridas com carvão moído.
  • Depois de tirar a planta da panela e sacudir o chão, mergulhe as raízes em uma solução rosa médio de permanganato de potássio.
  • Transplante a flor em uma mistura de solo estéril.
  • Organize as condições certas (ar seco, muita luz, temperatura estável).
  • Molhe o solo com fungicidas de contato por 3 meses.
Podridão da raizCaules macios e amarelos, cobertos de manchas marrons, um cheiro característico de podridão.
AntracnoseManchas de crack marrom com uma borda clara.Tome as mesmas medidas que no caso da praga tardia, apenas você não poderá transplantar a planta. Transferir para o solo fresco se a remoção das hastes afetadas e o uso de fungicidas não ajudarem.

Residente do Sr. Summer informa: propriedades úteis da pera espinhosa

As propriedades benéficas da planta e seu uso para a saúde são extensas. As qualidades valiosas de frutos e caules são bem estudadas no exemplo dos figos de pera espinhosa:

  • As frutas são saborosas e saudáveis, tanto na forma fresca quanto na processada (secagem, cozimento). Eles são caracterizados por um alto teor de vitamina C, usado como remédio para o escorbuto.
  • Hastes carnudas também são adequadas para alimentos. No México, são considerados vegetais, úteis em altos níveis de fibras alimentares, vitaminas e minerais.
  • O extrato de hastes litramina tem a capacidade de retardar a absorção de gorduras, reduzir o apetite. É utilizado para tratar pessoas que sofrem de obesidade, para perder peso e normalizar o metabolismo.
  • Graças ao conteúdo de substâncias bioativas bem equilibrado, a pera espinhosa reduz o colesterol, melhora o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, normaliza o nível de hormônios, açúcar no sangue e sistema nervoso, trata úlceras gástricas e atua como prevenção do câncer e envelhecimento precoce.
  • Comer frutas ajudará a preservar a beleza da pele e do cabelo. Como cosmético, é usado óleo de pera espinhosa. Segundo as avaliações, o óleo natural tem um agradável aroma a base de nozes, é altamente absorvido, extremamente eficaz contra rugas.

A flor não contém nada venenoso, as contra-indicações são mínimas. Você não deve comer muitas frutas, é repleta de constipação. Mas o perigo mais sério é a glocídia engolida - eles causam danos à mucosa gastrointestinal e são removidos apenas cirurgicamente. As frutas são descascadas em luvas grossas com uma escova de metal.

Aparentemente, as aparências enganam. A aparência austera e despretensiosa de um cacto interno conhecido esconde um conteúdo rico. Se você acrescentar a isso um grande número de variedades, desde pequenos rastejantes a gigantes, flores espetaculares e despretensiosidade, fica claro por que as peras espinhosas são tão frequentemente colecionáveis ​​ou cultivadas em ambientes.

Pin
Send
Share
Send