Begônia real ou rex

Pin
Send
Share
Send

Esta planta ornamental foi trazida da Índia tropical. Sempre-verde, com grandes folhas serrilhadas, a begônia real prefere o calor, não exige iluminação e, uma vez por ano, agrada os anfitriões com flores rosa. Geralmente cresce não superior a 60-70 centímetros. Em uma folha assimétrica, um padrão em espiral é claramente visível. Outro nome para a cultura é begônia rex ou orelha de Napoleão.

Descrição botânica

A begônia real real é uma planta herbácea racemose da família das begônias. O caule é espesso e suculento, deitado, geralmente abaixado. Grandes, com até 25 centímetros de comprimento, folhas de coloração característica ficam localizadas assimetricamente em todo o tronco. Espirais chiques de cores verde escuro, prata e roxas. Variedades com manchas quase pretas, marrons e brilhantes de framboesa são encontradas. Rex floresce uma vez por ano, com grandes inflorescências rosa delicadas localizadas em uma haste curta.

Variedades populares

Há muito que os produtores têm favoritos entre as variedades. Essas variedades são particularmente decorativas e perfeitamente adaptadas à vida em um apartamento na cidade.

Nome da vistaRecursos salientes
Begonia BauerVariedade tuberosa a ser extraída do solo para o inverno. Planta baixa, de até 25 cm, com caule ereto e folhas grandes e assimétricas. As flores vêm em todos os tons, do vermelho ao branco.
Begônia nuaLongos troncos rastejantes com enraizamento em nós. A folhagem é de tamanho médio, em forma de ovo. Inflorescências são pequenas racemose. Popular entre os proprietários de jardins de inverno.
Begonia Arthur MalletUma haste longa e pendurada, com folhas arredondadas em verde claro, com pontos contrastantes de bordô ou framboesa no pecíolo. Uma variedade híbrida comum.
Begônia ricaPlanta perene com uma haste curta e grossa. Folhas grandes em forma de ovo combinam tons de azeitona clara a prata. As flores são um pouco de creme branco.

É melhor escolher variedades de acordo com o design de interiores e as preferências estéticas individuais. A foto o ajudará a navegar em toda a sua diversidade.

Regras de Conteúdo

Cultivar uma begônia real em casa é simples e até um cultivador iniciante pode fazer. O principal cuidado é fornecer à flor um ambiente de visualização confortável.

Umidade

Como a planta é de origem tropical, é bastante exigente quanto ao teor de água no ar. Em um apartamento na cidade com aquecimento central, é melhor fornecer umidificação adicional, por exemplo, colocando uma fonte decorativa, um spray ultrassônico de suspensão d'água ou colocando um vaso de flores em um palete com argila expandida bruta.

A pulverização pode danificar as folhas e levar à perda de qualidades decorativas ou deterioração.

Rega

A secagem de um coma de terra não deve ser permitida. O solo deve sempre estar moderadamente úmido. O transbordamento ameaça a flor com doenças. Se a variedade hibernar em uma panela, despeje-a com água morna.

A luz

Begonia rex não tolera a exposição à luz solar direta. A iluminação ideal é brilhante, mas difusa. Colocar o vaso perto das janelas com as orientações leste e oeste ajudará a fornecer à flor uma luz do dia confortável, suficiente para uma vegetação adequada.

Temperatura

A planta tolera calor e frio fortemente. A temperatura média na sala deve estar na faixa de + 18- + 25 graus. Não há necessidade de diminuir o inverno. A flor em si regula períodos de crescimento ativo e dormência.

Solo

As begônias adoram solos ricos em nutrientes leves com um equilíbrio ácido-base neutro.

As misturas prontas são vendidas em lojas especializadas, mas você pode fazer você mesmo coletando uma mistura de terra, húmus, turfa e areia na proporção de 2: 3: 1: 1 de acordo com a receita.

Transplante

A planta requer um transplante uma vez por ano. É melhor fazer isso no início da primavera, enquanto estiver em repouso. A capacidade é necessária de 1 a 3 cm a mais que a anterior, larga e rasa, já que o sistema radicular da begônia é fibroso, localizado próximo à superfície.

Ao se mover, é importante não aprofundar a base da haste, para evitar apodrecer. Não se esqueça da drenagem da panela. O excesso de umidade deve ser facilmente removido, para isso, uma camada de argila expandida ou seixos é colocada no fundo e uma quantidade suficiente de areia do rio ou vermiculita é adicionada ao próprio solo.

Fertilizantes

A cobertura deve ser realizada durante o período de crescimento ativo do meio da primavera ao final do verão. Basta regar a begônia duas vezes por mês com uma solução de misturas minerais complexas. Mais perto do outono, os fertilizantes com baixo teor de nitrogênio e potássio são os preferidos.

Orgânico também é bom para enriquecer o solo. O estrume fermentado de cavalo ou vaca é diluído com água 1: 5 e a flor é regada cerca de uma vez por mês.

Formação

Antes do início do período de crescimento ativo, por volta do final de fevereiro, aperte as pontas dos brotos e as raízes crescidas são enfiadas na panela. Graças a essa manipulação, vários brotos novos dos botões do sono são formados, e a própria flor adquire uma aparência exuberante e estética.

Propagação de begônia

A flor se reproduz lindamente tanto por sementes quanto vegetativamente. Cada método possui vários recursos que devem ser considerados.

Você pode obter novas plantas:

  • Crescendo a partir de sementes. Para fazer isso, aguarde o término da floração e maturação das cápsulas.
  • Estacas de folhas e caules. O material é cortado, tratado com uma ferramenta que estimula o desenvolvimento do sistema radicular e escavado no solo. Para manter a umidade suficiente, você pode cobrir as estacas com um filme.
  • Enraizamento de partículas foliares. Para obter o material de plantio, a folha é cortada em triângulos com uma veia suculenta em cima de cada um. Eles são pressionados firmemente no chão e cobertos com filme plástico. Dentro de algumas semanas, novos brotos aparecerão.
  • A separação dos rizomas. Geralmente, durante o transplante, parte das raízes é separada, enterrada em solo úmido e solto. Em breve, novos brotos aparecerão nos brotos do sono.
Begonia bauer

Erros de cultivo e patógenos

Royal Rex é mais suscetível à podridão e mofo. Excesso ou umidade residual nas folhas leva à formação de focos de danos por fungos e bactérias. É muito difícil curar uma planta doente. Você pode tentar salvar a flor secando intencionalmente o ar circundante e tratando-o com fungicidas. As hastes e as folhas fortemente afetadas terão que ser cortadas.

Se a podridão começar a crescer da raiz, você terá que destruir a begônia.

O ar muito seco, quente ou frio leva ao fato de as folhas começarem a perder cor e secar nas bordas. Depois que o microclima é restaurado, a planta recupera sua força e beleza.

Se estiver enfraquecido, os parasitas podem escolher. O ácaro, o inseto, os tripes e os pulgões são capazes em poucos dias de não deixar nada da flor.

Para se livrar das pragas, é necessário remover mecanicamente os acúmulos, lavar cuidadosamente as folhas e caules com água e sabão e depois tratar repetidamente com um inseticida especializado.

Dachnik recomenda: begônia rex - um médico para asmáticos

Graças às grandes folhas carnudas, Rex purifica perfeitamente o ar. Emite muito oxigênio e volátil ativo. Foi possível descobrir que na sala onde algumas variedades crescem, a concentração de Staphylococcus aureus é reduzida.

É útil que as pessoas com asma tenham essa flor em casa. Possui propriedades antimicrobianas, reduz o risco de alergias, aumenta a imunidade.

O ar umidificado, tão necessário para a saúde das plantas, evita a formação de partículas de poeira no ar e facilita a respiração.

Segundo os sinais, a begônia ajuda as pessoas com profissões criativas e contribui para uma atmosfera favorável em casa.

Pin
Send
Share
Send