Ficus bengal (Ficus benghlensis) pertence à família Mulberry. Quando cresce em largura, enraíza-se e se transforma em uma grande árvore - uma banyan, que ocupa uma área de vários hectares. A circunferência da coroa tem até 610 metros de diâmetro.
Forma folhas ovóides ou ovais. E durante a floração - bolas (redondas, laranjas) de até 3 cm ou mais. Mas os jardineiros costumam cultivá-lo como um bonsai (ficus decorativo de Bengala).
Como escolher uma árvore em miniatura?
Para plantar, compre material de qualidade:
- Não compre ficus indiano interno na estação fria. Não se adapta bem ao meio ambiente.
- Você não precisa escolher uma grande planta adulta, pois é difícil de se adaptar e seu custo é mais caro.
Cuidado
Ficus precisa de cuidados quando mantido em casa.
Iluminação
A árvore é uma grande fã de luz, por isso é aconselhável colocá-la no lado ensolarado da janela.
A falta de luz pode causar queda de folhas. Para evitar isso, basta instalar um dispositivo de iluminação artificial.
Temperatura
Para o desenvolvimento favorável da planta, a temperatura deve ser de + 15 a + 25 C.
Não é recomendável colocar um ventilador ou bateria perto dele. É mais correto colocar um pote de água por perto para equilibrar o microclima.
Umidade
O verão é favorável para ficus. No entanto, quanto mais quente o ar externo, mais ele precisa ser pulverizado. O tratamento de inverno da planta é complicado pela baixa umidade do apartamento, devido ao funcionamento contínuo das baterias.
Para neutralizar, você precisa colocar um pote de musgo molhado em uma bandeja ao lado da planta, limpe as folhas com água ou spray.
Rega
Hidratação abundante não é aconselhável. Durante a rega, sempre drene o excesso de umidade do reservatório. O fluido estagnado no solo pode provocar apodrecimento das raízes e doenças fúngicas.
No verão, você precisa regar a planta após 3-4 dias, no inverno - uma vez por semana.
Fertilizantes
Você precisa alimentar o ficus de Bengala no início da primavera. Requer fertilizantes químicos e orgânicos. Eles são diluídos com água em baixa concentração. No verão, durante o crescimento ativo, é necessário adicionar 1-2 doses de fertilizante com alto teor de nitrogênio a cada mês.
Transplante
As mudas são transplantadas anualmente em março e abril. O vaso deve ser 2-3 cm maior que o caule, apenas o solo superficial deve ser trocado - 4-5 cm.
O composto consiste em: turfa, solo frondoso, húmus, relva, areia, carvão e substâncias orgânicas. Após o transplante, seis meses depois, é necessário curativo secundário superior.
Para evitar o apodrecimento do sistema radicular, a planta precisa de uma boa camada de drenagem (argila expandida, fragmentos de argila ou casca de árvore).
Poda
A árvore tolera a poda perfeitamente:
- a formação da parte principal deve ser natural, sem detalhes desnecessários;
- para o trabalho, é recomendável usar ferramentas processadas;
- corte as hastes em ângulo com a borda.
Reprodução
Eles se reproduzem usando estacas. As sementes não são adequadas para esse fim. Pré-remova o suco do caule cortado. Depois de colocá-lo em uma jarra de água ou na areia molhada. O enraizamento leva cerca de um mês após o plantio, quando a parte aérea se enraíza.
Doenças e Pragas
Muitas vezes, os pulgões e oídio atacam o ficus. Para eliminá-lo, eles são tratados com drogas - Aktillik, Tanrek.
Em um clima desfavorável, fungos e podridão se formam na planta. Em casos graves, morre. Para um bom crescimento, você deve tratar as folhas e o solo com uma solução de permanganato de potássio todos os meses.