Calceolaria - plantio e cuidados em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Calceolaria (Calceolaria) - planta com flores, ornamental-decídua, herbácea ou arbustiva, relacionado com a família Narichnikovs. A América do Sul, com seu clima quente e úmido, é o berço da calceolária. Dependendo da variedade e condições naturais, é cultivada em uma cultura anual e perene.

Crescimento das plantas em condições naturais - até 60 cm As variedades cultivadas e decorativas para cultivo em casa são caracterizadas por baixo crescimento (20 a 30 cm). A originalidade e o nome da Calceolaria estão associados à forma da flor. "Como um sapato" - tradução do nome na tradução do latim.

Numerosas flores de cores vivas e saturadas parecem muito impressionantes e festivas em qualquer ambiente. No entanto, a calceolária é uma cultura bastante caprichosa e exigente e nem todo produtor pode pagar.

Veja também como cultivar acalifa e bilbergia internas.

A taxa de crescimento é alta. Em uma estação, cresce para o tamanho de uma planta adulta.
Floresce do final da primavera ao início do outono.
A dificuldade média de crescer.
É uma planta perene.

Calceolaria: atendimento domiciliar. Brevemente

Criar um certo microclima é a chave para o sucesso da floração, pois a planta responde imediatamente a fatores adversos:

Modo de temperaturaCalceolaria em casa demonstra os melhores resultados em baixas temperaturas.
Humidade do arRequer alta umidade em ambientes fechados, sem molhar a planta.
IluminaçãoÉ preferida a luz natural brilhante, sem exposição prolongada ao sol.
RegaRega moderada, sem excesso de umidade e secagem do solo.
SoloSolo fértil e solto, com boas trocas de ar e um nível de pH neutro.
Fertilizantes e fertilizantesCobertura regular com um complexo mineral para plantas com flores a cada 10 dias, da primavera ao outono.
Transplante de calceoláriaO transplante é necessário em caso de compra em recipientes e mudas inadequados, após a semeadura.
ReproduçãoÉ realizada semeando sementes e estacas.
Características da calceolária crescenteÉ cultivada em ambientes internos e externos como uma planta anual e perene.

Calceolaria em casa. Em detalhe

Calceolária de floração

O período de floração geralmente cai em maio-setembro, mas sua duração e início dependem em grande parte do momento de semear as sementes e das condições de detenção. Um arbusto saudável em uma sala fresca tem uma aparência chique e aroma delicado. Flores de espécies diferentes diferem em forma e cor, mas na maioria das vezes é um nimbus de dois lábios e 2-3 estames em um copo de quatro membros.

O lábio superior é esférico pequeno, o lábio inferior é grande. A forma incomum lembra uma bolsa aberta ou um sapato original. O número de flores na inflorescência e o comprimento dos pedúnculos também são diferentes. Um arbusto pode ter de 30 a 50 flores. Como resultado da fertilização, aparecem sementes com um grande número de sementes muito pequenas.

Aterragem após a compra

Para cultivar calceolária em casa por uma temporada, você precisa de um transplante, que é realizado após a aquisição da planta. Isso permitirá que você escolha a quantidade certa de capacidade e melhore a nutrição das plantas.

Modo de temperatura

Cuidar de calceolária em casa é complicado por seus requisitos de temperatura ambiente. As condições mais favoráveis ​​para a floração abundante, que dura muito tempo, são formadas com um conteúdo fresco, que nem sempre é possível fornecer em instalações residenciais. Temperatura recomendada:

  • à tarde - não superior a + 20 ° C;
  • à noite - não superior a + 15 ° C.

As temperaturas noturnas podem cair para + 10 ° C e as temperaturas diurnas podem subir para + 16 ° C. Isso é muito melhor do que o clima quente, no qual os botões caem, a floração termina muito rapidamente.

Pulverização

A planta de Calceolaria em casa precisa de uma umidade bastante alta. Você pode mantê-lo com umidificador ou pulverizador, mas não pode pulverizar a planta em si, pois as corolas das flores estão danificadas.

Iluminação

A luz solar direta pode causar queimaduras e murchar rapidamente as inflorescências; portanto, elas precisam ser sombreadas de várias maneiras. Ao mesmo tempo, a planta precisa de uma luz bastante brilhante e uma longa luz do dia. Durante a temporada, a localização do pote pode ser alterada periodicamente, dependendo da luz.

Para a floração do outono-inverno, a calceolária em casa precisa de iluminação artificial.

Rega Calceolaria

A condição do solo deve ser moderadamente úmida, sem estagnação da água. A rega é realizada no chão, sem molhar as flores ou na panela, com a subsequente remoção do excesso de líquido. Mantenha a umidade com musgo úmido, argila expandida ou almofada de turfa no fundo da panela, onde a panela está instalada.

A água para irrigação é limpa através de um filtro ou depositada e aquecida à temperatura ambiente.

Calceolaria

A escolha do pote depende do estágio de cultivo:

  • as sementes são semeadas em recipientes ou bandejas rasas que, cobertas com uma tampa ou um filme, podem ser facilmente transformadas em microplacas antes que as mudas germinem.
  • mergulhe as mudas em pequenos vasos ou xícaras com um diâmetro de cerca de 7 cm.
  • mudas mensais para um local permanente requerem um volume de vaso de 0,8 a 1,2 litros.

As plantas adultas se sentem igualmente bem em vasos de cerâmica e plástico com orifícios de drenagem.

Solo

A estrutura do solo para a semeadura de mudas deve ter uma boa troca de ar, ser leve e solta. Uma composição completamente pronta ou uma mistura auto-preparada de turfa e areia da cama (7: 1) é adequada. Para 1 kg da mistura, adicione 15-20 g de farinha de cinzas, giz ou dolomita. Carvão ativado batido não vai doer.

Para uma planta adulta, o solo nutriente de partes iguais de húmus foliar, turfa e relva é mais adequado. Uma pequena quantidade de areia é adicionada para melhorar a drenagem.

Atenção! O solo de produção própria é desinfetado com uma solução de permanganato de potássio ou no forno, aquecendo até 90-100 ° C.

Fertilizantes e fertilizantes

A cobertura é combinada com a rega e realizada após 10 a 14 dias. É melhor usar fertilizantes minerais complexos para plantas com flores de acordo com as instruções do fabricante.

Plantas transplantadas não se alimentam nas duas primeiras semanas.

Transplante de calceolária

Para que a planta tenha uma aparência espetacular, ela costuma ser cultivada por um ano e depois substituída por uma jovem. O transplante de calceolária é geralmente necessário para as amostras adquiridas. Mudas de mudas ou mudas enraizadas também são transplantadas para um recipiente mais solto.

Pedaços de terra durante o transplante não são destruídos. O melhor momento para transplantar arbustos jovens é o início da primavera, adultos - no outono após a floração.

Período de descanso

O arbusto desbotado é cortado no fundo, contém de 1,5 a 2 meses em um ambiente fresco e escuro, limitando a rega ao mínimo. Secar o solo pode destruir a planta. Com o advento de brotos jovens, o pote é devolvido a um microclima favorável e iluminação para o crescimento. O segundo período de floração começa mais cedo que o primeiro, mas os brotos se estendem mais rapidamente, perdendo sua aparência atraente.

Calceolária crescente a partir de sementes

O cultivo de calceolária de florescência a partir de sementes é bastante problemático. O processo se prolonga por 8 a 9 meses, por isso é realizado de maneira plântula e consiste nas seguintes etapas:

  • Sementes muito pequenas são espalhadas na superfície do solo úmido e bem nivelado e pressionadas sem aspersão. Eles cobrem as plantações com um pano úmido e organizam uma estufa a partir de um filme ou uma cobertura de vidro. Mantenha uma temperatura constante de cerca de + 20 ° C e umidade, ventile e remova o condensado.
  • As mudas antes de pousar em um recipiente constante mergulham pelo menos 2 vezes.
  • Plantado em local permanente após 1,5 a 2 meses após o último mergulho.

Importante! As datas de semeadura dependem dos desejos e do tempo de floração esperado. Para florescer no início da primavera, as sementes são semeadas no final de junho. As plantações do final de fevereiro florescem apenas mais perto do outono.

Propagação de calceolária por estacas

As estacas são realizadas no final do verão ou início da primavera. As estacas criam raízes difíceis, portanto, elas necessariamente usam estimulantes de crescimento. A parte aérea é plantada com solo nutriente. Faça um abrigo para preservar a umidade com um frasco de vidro ou plástico. Cerca de dois meses serão gastos na formação das raízes. Durante todo o período de enraizamento, a umidade, a temperatura +20 -25 ° С e a luz difusa e brilhante são mantidas. Quando o caule começa a crescer, o abrigo é removido.

Para o esplendor do mato, várias estacas são enraizadas em uma panela.

Doenças e Pragas

Erros cometidos na organização do microclima afetam imediatamente o estado da calceolária e podem levar à sua morte:

  • Temperaturas acima de + 18-20 ° C e baixa umidade contribuem queda de brotos e envelhecimento precoce.
  • Em condições de pouca luz Calceolaria floresce mal.
  • Com rega excessiva a baixa temperatura e umedecimento de flores e folhas podridão se desenvolve.

Danos significativos à planta podem ser causados ​​por pulgões, ácaros, moscas-brancas.

Tipos de calceolária em casa com fotos e nomes

São conhecidas mais de 300 espécies de calceolárias, com crescimento, estrutura e tamanho diferentes do mato, além da forma e cor das folhas, flores e inflorescências. Nem todas as espécies são igualmente difundidas e nem todas são adequadas para o cultivo doméstico. Os tipos mais populares de calceolária:

Híbrido (C. herbeohybrida Voss)

A visualização inclui várias variedades de forma semelhante, mas com cores diferentes e intercaladas com outras cores e formas: traços, manchas, borrões. O tamanho das inflorescências e o tamanho dos pedúnculos nas variedades são diferentes, mas o arbusto sempre se distingue pela decoratividade, aparência rica e solene e uma variedade de flores brilhantes. O fundo é folhagem verde claro. Altura do arbusto - 15-40cm. Os representantes das espécies são os mais amplamente representados em casa (variedade Tigrovaya, Dundee, Aida, chuva de estrelas, dervixe).

Mexicano (C. mexicana)

Os brotos da planta são altamente ramificados, as inflorescências não são grandes e as flores são bastante grandes (cerca de 5 cm). A altura do arbusto atinge 50cm. Corollas semelhantes a lanternas são pintadas em amarelo brilhante.

Roxo (C. purpurea Graham)

Uma característica distintiva da variedade é um lábio inferior muito alongado e uma cor púrpura ou roxo-avermelhada-roxa de inflorescências. Folhas irregulares por dentro têm um tom lilás.

Calceolaria enrugada (C. rugosa)

Em hastes altas (20-50 cm), com pequenas folhagens, são coletadas inflorescências exuberantes de flores pequenas (1-2,5 cm de diâmetro), semelhantes às nuvens amarelas e brilhantes. Os brotos são folhas eretas e enrugadas, flores onduladas adornam manchas marrons. Representantes: Sunset, Goldbook.

Anfíbios (C. crenatiflora)

As hastes são macias, com até 60 cm de comprimento, cobertas com pelos pequenos. Folhas pubescentes, onduladas, ovóides, nas raízes, com caules longos, quase sésseis no topo. Pontos amarelos, marrom-avermelhados, flores grandes formam inflorescências corymbose nos topos. Corolla na forma de um sapato com um lábio superior sacular.

Teia de aranha (C. arachnoidea)

Baixa, não mais do que 30cm, uma planta rara. Flores roxas brilhantes.

Agora lendo:

  • Katarantus - plantio, cultivo e cuidados em casa, foto
  • Aeschinanthus - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Philodendron - atendimento domiciliar, espécies com fotos e nomes
  • Clerodendrum - cuidados domiciliares, reprodução, foto de espécie
  • Yucca em casa - plantio e cuidados em casa, foto

Pin
Send
Share
Send