Batatas holandesas: "Ivan da Marya" descrição da variedade, características, foto

Pin
Send
Share
Send

É muito difícil imaginar nossa mesa sem batatas. Em todos os tipos de que é bom - fritos, cozidos, purê de batatas, batatas fritas, batatas apenas cozidos, mas todos os pratos são incontáveis.

Batatas apareceu na Rússia no século 17, ele foi trazido para nós da Holanda, Peter 1, mas o povo russo não aceitou a nova cultura e até mesmo chamou de "maçã do Diabo", e só no século 19, a batata tornou-se um alimento básico, o segundo pão.

A chave para um alto rendimento de batatas é a sua variedade. A principal tarefa do jardineiro - para não ser confundido na escolha de uma variedade de classes, e os velhos, comprovada e novos produtos, escolher aquele que vai satisfazer todas as necessidades, e clima, e culinária.

Batatas "Ivan da Marya" descrição da variedade, característica

Na Rússia, Ivan-da-Maryou cultivada por um longo tempo. Esta maturação final batatas, desde a germinação até a plena maturidade que ele precisa 115-120 dias, mas o processo de crescimento pode variar dependendo dos caprichos do tempo. Ivan-da-Maryu foi trazido para a Holanda, seu ancestral era uma espécie de Picasso. Em 1995, esta variedade na selecção feita pelo Estado Register e permitiu a crescer em toda a Rússia.

O arbusto desta variedade é reto e alto, com um grande número de folhas grandes, os rebentos podem curvar-se diretamente ao solo. Floração é abundante, as flores são brancas e ligeiramente cremosas, mas a inflorescência quase não é formada, as flores caem muito rapidamente.

Fotos

Abaixo na foto você pode ver batatas "Ivan da Marya":

As raízes são regulares, de formato oval redondo, a pele é amarelada, manchas e manchas nele - rosa, pequenos olhos pequenos. Carne de corte cor creme. O peso médio do tubérculo é 100-120 gramas, pode atingir 180 gramas, quase não há tubérculos pequenos. Alto teor de amido - De 8 a 14 por cento. Esta variedade também é rica em vitamina C, especialmente durante o período de coleta.

Saiba mais sobre outras variedades de batata de maturação tardia: Kiwi, Slavyanka, Rocco, Lasunok, Picasso.

Funcionalidades

Ivan-da-Maryu pode ser cultivado praticamente em todas as zonas climáticas. A variedade tornou-se muito popular entre os jardineiros devido à despretensão e resistência à seca, tolera bem altas temperaturas do solo e do ar. O pouso deve começar cedo, considerando o clima local, mas o mais importante - durante o período de abertura das folhas no vidoeiro.

Esta variedade prefere solos férteis e leves, ligeiramente acidificados. Em solos fortemente calcinados, a batata cresce mal, é exposta a doenças de sarna. Ivan-da-Marya - o grau é muito alto rendimento, de um arbusto é possível coletar 15-20 tubérculos. O rendimento dos tubérculos de commodities também é alto, chegando a 94%. Batatas bem conservado, o rendimento é de 90%, ou seja, depois do inverno, as batatas perdem apenas 10% da colheita.

REFERÊNCIA! As batatas são ricas em sais de potássio, capazes de remover escórias do corpo e regular processos metabólicos.

Doenças e pragas

A variedade é resistente a muitas doenças da batata:

  • para o phytophthora;
  • ao câncer de batata;
  • ao vírus de folhas torcidas;
  • aos vírus A e Yn.

A principal desvantagem desta variedade é alta derrota batata crosta de batata e besouro do Colorado. Quando a crosta cai sobre os tubérculos, rachaduras, crescimentos, verrugas, deterioração do sabor, o teor de amido diminui nas batatas. Batatas doentes não podem ser usadas para o plantio. Além disso, Ivan-da-Marya pode degenerar, por isso é importante mudar o material de plantio no tempo.

A fim de proteger as batatas da doença de sarna, É impossível aplicar calcário ou esterco não descartado imediatamente antes do plantio.

A calagem do solo reduz sua acidez e, como mencionado acima, as batatas Ivan-da-Marya amam solos acidificados.

Para obter um alto rendimento, você precisa selecionar apenas tubérculos saudáveis ​​e não afetados para o plantio.

Antes de plantar tubérculos com brotos, é desejável tratá-los com Agat -25-K, que aumenta o rendimento e desenvolve resistência a várias doenças.

Todos os jardineiros de jardinagem estão familiarizados com este ataque de batatacomo o besouro do Colorado! Em pequenos lotes familiares do besouro da batata do Colorado e seus As larvas são geralmente coletadas manualmente e necessariamente queimado. Existe muitas preparações químicas, meios para pulverizar batatasincluindo Inta-Vir, Boverin, Mospilan, Aktara, Bankol, Bitoksibatsillin.

Uma medida de aviso é um pouso ao lado dos canteiros de batata plantas com um odor assustador e agudo, como alho, calêndula, calêndula. Entre remédios populares - pulverização com infusões de alho, folhas de tomate, mistura de absinto e cinzas.

Você pode ver a maneira de lidar com o besouro do Colorado sem química neste vídeo:

Cuidado com batatas já plantadas é afrouxando, angustiando o solo, hummocking. Para acelerar o crescimento e proteger as batatas das doenças durante o brotamento, os arbustos precisam ser pulverizados com uma solução de Epin-Extra. Apesar do fato de que esta variedade é resistente à secase possível, é necessário usar um sistema de irrigação por gotejamento ou irrigação em todos os estágios do desenvolvimento da batata.

Esperamos que Ivan-da-Marya não fracasse com jardineiros, e todas as nossas recomendações ajudarão você a cultivar uma safra alta.

Pin
Send
Share
Send