Gloriosa (Gloriosa) - uma planta com rebentos encaracolados da família Liliaceae. Na natureza, o comprimento do cipó pode ser de 2 m. Os espécimes domésticos crescem a uma taxa média, a altura das brotações por muitos anos chega a pouco mais de um metro.
A planta floresce do meio do verão ao meio do outono. Tem flores recortadas incomuns com pétalas dobradas para trás. O local de nascimento da gloriosa é regiões tropicais da África. Pode ser encontrada no ambiente natural da Índia. Na Austrália, a gloriosa é tão comum que é considerada uma erva daninha maliciosa que suprime plantas úteis.
Veja também como cultivar clorofito em casa.
Taxa média de crescimento. As folhas crescem ao longo da temporada. | |
Floresce do meio do verão ao meio do outono. | |
A planta é fácil de cultivar. Adequado para iniciantes. | |
Planta perene. O período de descanso no inverno. |
As propriedades benéficas da gloriosa
Gloriosa é uma planta venenosa. Na parte aérea e na raiz da flor contém o alcaloide colchicina, cuja dose mínima é de apenas 0,006 g - pode causar envenenamento fatal. Mas os homeopatas e farmacologistas se beneficiam de substâncias tóxicas.
A colchicina, que afeta os rins e afeta adversamente a visão, na dose certa e em combinação com os componentes certos, inibe a divisão celular, reduz a produção de ácido úrico. Substância usada corretamente ajuda a lidar com os sintomas da gota, é usada para prevenir a amiloidose.
Gloriosa: atendimento domiciliar. Brevemente
As plantas tropicais criam raízes em ambientes fechados com dificuldade. Para ajudar a se acostumar em casa, eles criam um ambiente favorável para a gloriosa:
Modo de temperatura | No inverno - não superior a + 15 ° C, no verão - a partir de + 20 ° C. |
Humidade do ar | Aumentado, de 65%. |
Iluminação | Quebrado brilhante; janelas oeste ou leste. |
Rega | No inverno, não regue; regada abundantemente no verão, escassa e escassa no outono |
Solo Gloriosa | Universal floral; preparado a partir de volumes iguais de terra arborizada, relva, turfa. |
Fertilizantes e fertilizantes | Durante a floração, a cada 15 dias, diluído em água com fertilizante mineral. |
Transplante de Gloriosa | Tubérculos jovens são plantados anualmente na primavera. |
Reprodução | Sementes e tubérculos. |
Recursos crescentes | Transplantando uma liana, estabeleça imediatamente um suporte sobre o qual ele irá rastrear. Se você instalar a estrutura posteriormente, poderá danificar os tubérculos e as hastes podem quebrar. No inverno, a planta precisa de paz. |
Gloriosa cuidar em casa. Em detalhe
Se você cuidar da planta e cuidar adequadamente dela, terá sorte em ver a floração original.
Gloriosa floração
O florescimento da gloriosa doméstica é incomum e expressivo. Flores caídas únicas se formam em pedúnculos longos (até 0,2 m). O diâmetro das flores pode atingir até 15 cm. As pétalas geralmente têm uma cor de dois tons (pode mudar durante a floração) e uma superfície recortada.
Em algumas espécies, as pétalas estão dobradas. Na sessão, são formadas até sete flores simultaneamente, que florescem por sua vez. Floração cai no verão. Depois disso, um fruto é formado - uma caixa com sementes.
Modo de temperatura
Uma planta tropical precisa de calor. Para desenvolver bem a gloriosa, o atendimento domiciliar é prescrito para controlar o regime de temperatura. A flor é mantida no verão a uma temperatura de + 23 - 25 ° C. Com o início do outono, ele está sendo gradualmente reduzido.
No inverno, a coluna de mercúrio deve cair para + 14 ° C. Não permita uma mudança acentuada de temperatura: a planta pode morrer.
Se uma flor é trazida para a varanda durante o verão, eles garantem que a gloriosa esteja protegida do vento.
Pulverização
Gloriosa em casa deve ser mantida em alta umidade (55 - 70%). Se estiver seco em casa, a planta pode não florescer. A umidade é elevada de várias maneiras. A pulverização é possível se a gloriosa não florescer. Durante a floração, inclua umidificadores; Um recipiente aberto de água é colocado ao lado da panela. Um vaso de flores com uma flor em um palete com seixos molhados.
Iluminação
Gloriosa cresce bem e floresce intensamente sob iluminação difusa. Portanto, um contêiner com uma flor é instalado na janela leste ou oeste. Uma janela voltada para o norte não se encaixa: não há apenas pouca luz, mas também escuridão. Na janela sul, pelo contrário, é muito leve.
A iluminação intensa pode causar queimaduras nas folhas.
Rega Gloriosa
Sempre há muitas perguntas sobre como regar uma planta em casa. Gloriosa é considerada uma amante da umidade, mas o alagamento é extremamente perigoso para ela. Ele pode suportar uma seca curta, mas se o solo estiver seco em 1/3, é hora de regá-lo. Portanto, deve-se lembrar que a rega gloriosa precisa de moderada e oportuna. No verão, quando a planta está se desenvolvendo e florescendo ativamente, é regada com mais frequência e abundância do que em outros momentos.
Fica mais frio no outono, menos água é necessária. No inverno, quando a planta está descansando, não é perturbada. Para irrigação, eles sempre tomam água morna e assentada. A rega é melhor à noite ou de manhã cedo: assim a umidade será melhor preservada.
Pote Gloriosa
A capacidade é escolhida levando em consideração as características da planta e suas dimensões. Ao comprar um vaso para a gloriosa, é preciso lembrar que em um recipiente espaçoso a planta não floresce. Nódulos jovens, separados do tubérculo-mãe, são plantados em vasos cujo diâmetro não excede 150 mm.
A seguir, a largura da panela é selecionada levando em consideração o tamanho dos tubérculos; altura - levando em consideração o tamanho do material de plantio e a altura da camada de drenagem.
Solo
Gloriosa precisa de um substrato nutritivo respirável com um grau neutro de acidez. A preparação do solo pode ser feita em casa e fazer uma mistura de partes iguais de terra, turfa e folha.
Na loja você pode comprar primer universal para flores. Em qualquer um dos substratos da casa, vermiculita, lascas de tijolo, bolas de espuma são adicionadas para proporcionar maior friabilidade.
Fertilizantes e fertilizantes
Durante o período de floração da gloriosa, fertilização e fertilização são necessárias para prolongar o processo, aumentar o número de gemas e dar-lhes maior brilho. O procedimento é realizado a cada 15 dias após a rega da noite (então a planta fica sombreada por um dia).
Aplique fertilizantes minerais universais, em grandes quantidades que contenham fósforo e potássio (os fertilizantes devem ser diluídos com água 2 vezes). No outono e inverno, a alimentação não é realizada.
Transplante
Gloriosa é transplantada a cada primavera. Uma espessa camada de drenagem e parte do substrato são derramadas no fundo da panela. Tubérculos jovens são frágeis. Eles são separados da planta mãe e cuidadosamente, não se dividindo em partes, plantados na posição horizontal.
O plantio é realizado de modo que o fragmento do tubérculo superior se eleva acima do solo em 25 mm. Estabeleça um suporte. Regue a planta. Eles estão esperando a água absorver e o solo estabilizar um pouco. Depois disso, adicione um pouco de solo.
Após o plantio, a planta é colocada à sombra por 7 dias. Após 2 semanas, eles começam a se alimentar.
Poda
Gloriosa não precisa de poda. O procedimento não afeta a ramificação da planta, mas afeta muito a floração. Gloriosa flores se formam no topo dos brotos. Para cortá-las, é preciso esperar muito tempo para florescer: leva muito tempo para a planta se recuperar.
Período de descanso
Pneus floridos - tão originais e brilhantes - da gloriosa. Portanto, uma planta precisa de um período de descanso, que declara abertamente, deixando cair as folhas. Os detritos secam. Na raiz tuberosa sobrevivente na primavera, o crescimento jovem aparecerá novamente. Você pode deixar uma videira nua em um vaso de flores em local seco e sombreado até o final de fevereiro e depois transplantá-la para um novo solo.
A temperatura ideal do conteúdo de inverno será de + 15 graus. A segunda opção - após a secagem das videiras, o tubérculo é removido do solo. Tendo adormecido por todos os lados com areia ou turfa, armazenado em embalagens de papel a + 13 graus. No início de março, o tubérculo é plantado no substrato.
Nesse caso, as mudas aparecerão mais tarde do que quando plantar uma videira em vaso. O período de descanso da gloriosa ocorre a partir do segundo ano de vida. A jovem liana não seca durante o inverno, é deixada em uma panela em local fresco.
Backup
Gloriosa é uma videira. Uma planta pode se desenvolver adequadamente e parecer bonita, tendo um suporte. A natureza, ajudando a flor, "decorava" as pontas das folhas superiores com antenas. Com a ajuda deles, a gloriosa se apega a um suporte, protegendo brotos finos e flores delicadas de fraturas.
Não há antenas na parte inferior dos brotos, portanto, um suporte é instalado na forma de varas de bambu, uma escada com vigas estreitas, uma rede ou uma corda esticada, linha de pesca. Mais importante, o suporte deve ser fino para que as pequenas antenas possam prendê-lo.
O suporte é instalado com muito cuidado para não quebrar os rebentos graciosos.
Propagação Gloriosa
Em casa, a gloriosa é propagada de duas maneiras.
Gloriosa crescente a partir de sementes
A sessão é longa, o resultado nem sempre coincide com as expectativas. As sementes têm baixa germinação; brotos com dificuldade se desenvolvem. No dia anterior ao plantio, as sementes são embebidas em uma solução estimulante do crescimento. Plantado no chão, aprofundando em 0,5 mm. Cobrir com um filme e germinar em local quente a + 23 ° C. Areje as mudas diariamente; regada quando o solo seca. Vai demorar cerca de um mês para germinar. Quando 2 pares de folhas se formam, uma planta madura é transplantada.
Propagação de Gloriosa por tubérculos
O método de propagação da cloriose pelos tubérculos é usado com mais frequência: é mais eficaz. Pequenos tubérculos frágeis são cuidadosamente separados da planta mãe adulta. Eles são plantados em solo solto, direcionando o ponto de crescimento para cima. Estabeleça imediatamente um suporte, para não danificar os tubérculos. Germinar com menor aquecimento sem rega. A rega começa quando aparecem brotos. A planta cultivada é transplantada para um recipiente grande.
Uma planta obtida pelo método das sementes florescerá em cerca de dois anos. Não preserva as propriedades varietais da planta mãe.
Doenças e Pragas
Se você cuidar da gloriosa de má-fé, ela poderá desenvolver doenças e será mais fácil para as pragas infectarem uma planta fraca. Os problemas se manifestam na forma de vários sintomas:
- Podridão de lâmpadas Gloriosa - uma conseqüência do alagamento (eles limpam o tubérculo de danos, tratam-no com um agente fungicida e polvilham com pó de carvão; se isso acontece no inverno, o tubérculo é armazenado; outras vezes, é plantado no solo);
- deixa turgor caído e perdido - um sinal de podridão radicular devido ao excesso de umidade;
- gloriosa não floresce - falta de luz, um vaso de flores espaçoso, danos ao tubérculo se armazenado incorretamente (reorganize em um local claro; transplantado para um vaso de flores menor; tente polvilhar com pó de carvão ou suco de aloe graxa, seco e vegetal);
- as folhas ficam pálidas - pouca luz (reorganize em um local mais claro);
- Folhas de Gloriosa escurecidas - devido a flutuações acentuadas de temperatura, correntes de ar (reorganize em um local protegido do vento);
- gloriosa está crescendo lentamente - uma mudança acentuada de temperatura;
- Folhas de gloriosa ficam amarelas - de baixa umidade (pulverizada se gloriosa não florescer; colocada em um palete com pedras molhadas);
- placa branca nas folhas - da irrigação com água dura (para defender a água, às vezes adicione ácido cítrico ou suco de limão - 0,2 g ou 3 gotas por litro de água).
Muitas vezes, uma planta enfraquecida é afetada por um ácaro, escama, pulgões. As pragas são lavadas com um chuveiro, a planta é tratada com um inseticida.
Tipos de casa Gloriosa com fotos e nomes
No ambiente natural, existem diferentes tipos de gloriosa. Em casa, uma espécie e suas variedades são principalmente comuns.
Gloriosa é magnífica ou magnífica (Gloriosa superba)
Liana longa (até 200 cm) com brotos finos. Folhas verdes pálidas têm uma superfície brilhante. O seu comprimento atinge 100 mm, largura - 30 mm. A ponta está apontada. Nas axilas das folhas, as flores são formadas com pétalas recortadas longas (até 80 mm), com uma cor peculiar: do lado de fora, são de cor salmão com um tom rosa. O lado interno é escarlate por cima e dourado por baixo. Floresce o verão inteiro.
Variedades populares
As variedades mais comuns de gloriosa de luxo são:
Gloriosa Amarelo Luxuoso (Gloriosa Lutea)
Uma planta curta (até 0,9 m) com flores de limão brilhantes.
Gloriosa Carsonii
Planta baixa com flores de dupla coloração: pétalas marrom-violeta com bordas douradas.
Gloriosa Grena luxuoso (Gloriosa Greenii)
A superfície da chapa não é recortada, mas é absolutamente lisa. Pétalas amarelas longas (até 85 mm) saturadas, enroladas para fora, parecem lanternas.
Gloriosa Rothschildiana
A altura da liana ultrapassa os 200 cm e as flores grandes nas bordas estão saturadas - limão, no centro - vermelho carmim.
Gloriosa Modesta (Gloriosa modesta)
Liana é de tamanho médio (menos de 200 cm). As placas das folhas têm uma cor verde brilhante. Grandes flores caídas são pintadas de amarelo com um tom de laranja. Sua superfície é brilhante.
A tropicana exótica é caprichosa, ela precisa de cuidados especiais. Portanto, gloriosa é rara em apartamentos. Se a flor tiver sorte com uma anfitriã atenciosa e paciente, ela não permanecerá em dívida e será recompensada com uma floração incomum e brilhante.
Agora lendo:
- Eucharis - atendimento domiciliar, foto de espécies, transplante
- Vallota - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
- Stefanotis - atendimento domiciliar, foto. É possível ficar em casa
- Alocasia em casa. Cultivo e cuidado
- Oleandro