Entre as muitas variedades de rosas, um chá híbrido, batizado pelos criadores em homenagem ao autor de Faust, a rosa de Johann Wolfgang von Goethe, ganhou um amor especial entre os jardineiros. Esta planta delicada é coberta com botões vermelhos brilhantes. É um tratamento despretensioso e possui várias outras vantagens da criação, que serão discutidas mais adiante.
Rosa Johann Wolfgang von Goethe
Rosa Goethe recebeu durante o desenvolvimento da criação em 2004. A honra de criar uma nova variedade pertence aos criadores alemães. A marca comercial envolvida na popularização da variedade entre a população e, claro, sua venda é a Rosen Tantau.
Diferentes estágios de floração
Breve descrição, característica
A variedade considerada de rosas difere de todas as outras na presença de:
- botões grandes em forma de xícara, vermelhos e framboesas (até 15 cm de diâmetro);
- pétalas espessas (de 95 a 100 em cada botão);
- cheiro agradável (da rosa vem um aroma doce, uma mistura de mel e anis).
Sozinho, as folhas são grandes, elásticas, verde-escuras. As roseiras são poderosas, mas pequenas, com um corte de cabelo regular, parecem compactas e não ocupam muito espaço no canteiro de flores - não mais que 1,2 metros de largura e 1 metro de altura.
Importante! Durante a floração, a sombra dos botões muda. Inicialmente, as pétalas são vermelhas com uma mistura de framboesa e após 1-2 dias - rosa com um leve toque de púrpura, de modo que a flor na imagem e na descrição da variedade pode não coincidir com a realidade.
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens da variedade incluem:
- resistência a condições climáticas adversas: brotos e folhas suportam fortes chuvas e não perdem sua aparência atraente;
- floresce por muito tempo - durante todo o verão e parte do outono;
- capacidade de florescer repetidamente;
- resistência do inverno: se no inverno a temperatura do ar não cai abaixo de -23 ° C, você nem precisa cobrir a flor;
- resistência a muitas doenças e pragas.
Se a rosa não é cuidada adequadamente (rega privada, local errado para plantar), ela não se desenvolve. Os botões são formados, mas nunca abertos.
Uso em paisagismo
Rosa Johann Wolfgang é frequentemente usada por paisagistas para criar composições incríveis. O arbusto é fácil de dar a forma desejada, a cor rosa combina bem com branco, azul e vermelho.
Mudas dessa variedade podem ser de diferentes tonalidades, em algumas mais vermelhas, em outras bordô, framboesa ou rosa claro. Isso permite que você plante plantas próximas da mesma variedade e não se preocupe em organizar cuidados especiais para cada arbusto. Essa variedade é usada para criar coberturas.
Roseira
Cultivar uma flor, como plantar em campo aberto
Rosa Johann Wolfgang Goethe prefere terrenos bem iluminados, inacessíveis às águas subterrâneas e bem ventilados.
De que forma está pousando
Na maioria das vezes, o plantio é realizado na forma de mudas. Não é fácil obter sementes de rosas dessa variedade.
A que horas é o desembarque
Os horários de desembarque variam de acordo com a região. No sul, pode ser o final do outono, mas, no norte, é primavera, pois uma planta frágil pode morrer, mesmo que crie condições de estufa para o inverno.
Seleção de localização
É impossível plantar uma planta diretamente para onde a luz solar é abrasadora. Pode queimar e perder atratividade. É necessário escolher uma área não muito sombreada e seca no jardim.
Como preparar o solo e a flor para o plantio
Rosa Goethe prefere solo preto e solo argiloso. Neste último caso, você terá que usar constantemente fertilizantes orgânicos. As águas subterrâneas devem estar localizadas a menos de 1 metro do sistema radicular. Essa variedade de rosas adora solos não muito ácidos, com um nível de acidez de aproximadamente pH 6,0 a 6,5. Se o solo não é ácido o suficiente, eles usam turfa ou esterco (fertilizam a terra no outono).
Importante! Para reduzir o nível de acidez, a terra é polvilhada com cinzas ou cal.
Procedimento de pouso passo a passo
Para plantar uma flor no solo, você precisará de:
- pá ou helicóptero;
- um balde de água;
- fertilizante: húmus, composto;
- turfa para cobertura morta;
- drenagem: cascalho, pedra britada, seixos de rios;
- luvas, porque uma rosa tem muitos espinhos.
Primeiro, faça um buraco de até 0,6 metros de profundidade. Seu fundo é preparado desta maneira:
- cobrir com drenagem (10 cm não menos);
- o fertilizante é colocado no topo da drenagem, criando uma camada com outro tamanho de 10 cm (o estrume é misturado com o chernozem);
- o fertilizante é coberto com uma camada de terra de 10 cm.
Quando tudo está pronto, a rosa é abundantemente regada e retirada do recipiente em que havia crescido anteriormente. A planta é abaixada raízes por 10-15 minutos em uma mistura de água quente e solo argiloso. As raízes são endireitadas e abaixadas no buraco, de modo que o colo da raiz fique localizado 3 cm abaixo da camada superior da terra. Esta situação estimula o crescimento do caule adicional superior ao local da vacinação.
O desembarque é realizado em conjunto. Uma pessoa segura o arbusto na altura certa e a segunda enche o buraco de terra. O buraco cheio de terra é socado e regado, tentando que a água não vá para algum lugar do lado, mas entre sob as raízes. Para fazer isso, um pequeno monte de terra é feito ao redor do buraco. 5 litros de água são suficientes para regar.
Importante! Depois de 10 a 15 minutos após a rega, a terra geralmente fica afundada; portanto, você não precisa se apressar para remover a ferramenta imediatamente após o plantio; talvez seja necessário adicionar mais solo e compactá-la. Terras com um raio de 30 a 50 cm ao redor da rosa Wolfgang Goethe são cobertas com turfa.
Cuidados com as plantas
Rose johann wolfgang von goethe não requer muito cuidado. Eles cuidam dela, assim como de qualquer planta - periodicamente regada, cortada, fertilizada.
Regras de rega e umidade
Regue a flor enquanto a camada superior do solo seca. Em clima quente, é melhor fazer isso diariamente à noite. Para a hidratação, basta 2-3 litros de água por 1 arbusto. É regada com água morna e exclusivamente assentada; é melhor fazer isso com um regador ou uma caneca com um recesso especial, para que a água não saia para o lado, deixando as raízes secas.
Qualidade superior do curativo e do solo
Eles se alimentam 2 vezes por ano - na primavera e no verão. Antes da formação dos brotos, o nitrogênio é introduzido no solo e antes da floração do verão - fósforo e potássio.
Poda e transplante
Corte arbustos na primavera durante o aparecimento dos primeiros brotos. O tamanho do corte depende da tarefa. Portanto, se está planejado rejuvenescer um arbusto antigo, ou se uma planta muito jovem precisa ser impedida de florescer, os arbustos cortam 2-4 brotos do chão. Para estimular a floração precoce abundante e dar beleza ao arbusto, é podada no nível de 6-7 brotos.
No verão, os arbustos também podem ser podados, mas neste caso o objetivo é diferente. Um jardineiro remove as hastes com flores desabrochando, dando espaço para novas.
As plantas são transplantadas na primavera, durante o transplante, uma pequena poda pode ser feita. Isso irá acelerar o processo de root.
Características do inverno de uma flor
No inverno, eles cobrem a rosa com patas de abeto ou fazem algo como uma cabana feita de galhos e velhos trapos jogados sobre a haste. Se geadas severas não são esperadas, as plantas não cobrem. Esta variedade é adaptada à geada, a rosa definitivamente não morrerá por congelar o solo.
Rosas floridas
Esta variedade floresce durante todo o verão e parte do outono. Nas plantas jovens, não pode haver mais do que 2-3 brotos, mas os arbustos das rosas adultas são completamente pendurados com flores.
Período de atividade e descanso
Os primeiros rins incham no final de março. Em abril-maio, nas regiões sul, folhas jovens já são visíveis na rosa. Floresce no verão. Os últimos botões geralmente murcham em setembro. Desde outubro, a rosa começa a se preparar para o período de inverno. Nesse momento, as folhas secas são removidas, os brotos são podados e, se necessário, os arbustos são cobertos com galhos de coníferas.
Cuidados durante e após a floração
Durante a floração, basta regar a rosa regularmente. No final de agosto, o número de irrigações é reduzido para 1 por semana, e em setembro elas não são regadas ou regadas 1-2 vezes por mês. Botões murcha cortados.
Importante! Se a rosa é plantada apenas no solo e já está tentando florescer, isso deve ser evitado. Os brotos que apareceram são cortados e somente no final de 1º de agosto é deixado em cada arbusto jovem, o que garantirá que a rosa floresça abundantemente durante o próximo ano.
O que fazer se não florescer - possíveis razões
Se a rosa não florescer, você deve:
- transplante-a para um novo local;
- fertilizar o solo;
- verifique se a rega é abundante o suficiente;
- compre medicamentos especiais para estimular o crescimento e a floração.
O motivo da falta de flores no mato é procurar cuidados inadequados ou um local inadequado para o plantio. Talvez a planta tenha ficado doente, congelada no inverno ou suas raízes tenham secado devido à falta de rega na primavera (no sul é melhor regar uma rosa a partir de maio).
Propagação de flores
Essa variedade se propaga por estacas.
Estacas
Quando a criação é feita
A planta pode ser propagada na primavera e no outono. A regra principal é não cortar as hastes dos arbustos que agora estão florescendo. Idealmente, as estacas são obtidas de rosas que já desbotaram ou estão apenas se preparando para a segunda onda de floração.
Descrição detalhada
As hastes são cortadas de um arbusto de 2 a 3 anos de idade, com um dine de até 20 cm, após o qual são colocadas em água morna à temperatura ambiente por 2 a 3 dias. No final do período estipulado, as estacas são transplantadas para caixas com terra e cobertas com um filme por cima. Uma vez ao dia, o filme é removido e os galhos são regados. As plantas jovens são plantadas no solo após o aparecimento de botões nas estacas e depois saem.
Doenças, pragas e formas de combatê-los
Na maioria das vezes, Rosa Goethe sofre de tais problemas:
Oídio
- oídio: um desagradável revestimento branco aparece nas folhas, elas encolhem e subsequentemente secam;
- ferrugem: afeta os brotos que ainda não foram abertos e a raiz da raiz, a planta não recebe os nutrientes de que precisa, para de florescer;
- manchas pretas: o aparecimento de manchas pretas nas folhas;
- podridão cinza.
As partes danificadas das plantas são removidas em todos os casos, as rosas são pulverizadas com inseticidas, o solo é coberto regularmente, todas as ervas daninhas são arrancadas com a raiz e são destruídas para longe do rosário. Pragas de rosas quase não são perigosas, mas os ácaros ou tripes de jardim podem passar de outras plantas de jardim para roseiras. Os inseticidas também são usados para combatê-los.
Precisa de rega regular no verão
A rosa johann wolfgang von goethe rosa pode ser considerada a decoração de qualquer jardim. Floresce durante todo o verão, não é caprichosa, exala um aroma agradável que outras variedades não podem se orgulhar. Cada jardineiro terá o prazer de cultivar uma flor em seu canteiro.