O representante mais brilhante das rosas híbridas de chá de cor escarlate é a variedade Osiriya. Os botões perfumados de dois tons são uma verdadeira jóia de qualquer buquê e sofisticada decoração de jardim.
Descrição da rosa Osiria (Osiria): que tipo de variedade
A rosa híbrida Osiria foi criada na Alemanha em 1978 no viveiro Reimer Kordes. Somente o fato de ter sido usado, entre outras variedades de Snowfire, é conhecido com segurança sobre o pool genético escolhido pelo autor para o trabalho.
Para informação! O nome Osiria é dado ao novo híbrido em homenagem ao lendário país da Assíria, que desapareceu nas profundezas do mar, como a Atlântida.
Rose Osiria
A altura de um arbusto adulto bem formado é de 70 a 90 cm, e os rebentos são longos, retos, fortes, às vezes levemente curvados. A largura da coroa é de cerca de 80 cm e o arbusto forma um alastramento, para cima e densamente frondoso. Folha grande verde escuro opaco.
O broto é formado em forma de cálice de vidro grosso e, quando totalmente aberto, se transforma em uma tigela. A pétala na frente é vermelha aveludada (cereja madura ou morango), e por dentro - creme de leite com peixe prateado. As flores são formadas nas extremidades dos brotos sempre 1 pc. O diâmetro da corola é de 9 a 12 cm e o primeiro botão abre no início de junho, o último em outubro. O aroma é picante, mas leve, intensificando-se no tempo chuvoso e à noite.
Broto de florescência
Vantagens e desvantagens da variedade
Entre as vantagens indiscutíveis:
- resistência ao gelo até -23 ° C;
- floração prolongada (até 4 meses);
- brotos retos poderosos são ótimos para cortar;
- aroma agradável e distinto;
- longevidade: o mato cresce há várias décadas em um só lugar;
- propagação por propagação é facilmente propagada com a preservação de todos os sinais.
Das desvantagens:
- falta de nutrientes pode desencadear o desenvolvimento de clorose;
- sob um sol muito quente, o mato pode se queimar, é melhor plantá-lo onde parte do dia é ligeiramente sombreada;
- instabilidade ao oídio e ferrugem;
- brotos duros não são adequados para propagação por camadas;
- sob seu próprio peso, brotos que se molham após a chuva cair.
Uso em paisagismo
Os arbustos têm uma aparência muito decorativa, portanto, são universalmente usados para decorar canteiros, canteiros, jardins.
Preste atenção! As flores são cortadas para buquês, mas, como ficam em vasos por um período muito longo (até duas semanas), há bastante delas nos arbustos.
Cultivo de flores
Nos jardins, Osiriya aparece principalmente em viveiros, onde são vendidas mudas com um sistema radicular aberto ou fechado. Às vezes, você pode encontrar material de plantio enxertado em uma rosa mosqueta de 2 anos de idade. Sua resistência ao inverno é 10-15 ° maior.
De que forma está pousando
Uma manivela com um sistema de raiz fechada pode ser plantada imediatamente após a compra (final de maio, durante todo o verão). Só é importante preparar o poço de aterrissagem no local escolhido. Antes do plantio, uma muda com raízes abertas deve ser embebida em água durante a noite.
Mudas de raiz fechada
Um caule de qualidade possui 2-3 brotações lignificadas com brotos para dormir e raízes bem desenvolvidas. Uma raiz saudável é resistente e leve, sem vestígios de deterioração.
Importante! Os pontos são um sinal de doença, por isso é melhor recusar essas mudas imediatamente.
O diâmetro ideal do colo da raiz é de 8 a 10 mm. Não há folhas e flores nas mudas; o máximo de botões floresceu.
A que horas é o desembarque
O final da primavera - o início do verão - a melhor época para o plantio. O solo deve ser aquecido a uma marca acima de 12 ° C.
Seleção de assento
Você precisa plantar em um local ligeiramente elevado onde a chuva ou a água derretida nunca estagnam. Se plantada perto das paredes, a distância ideal é de 50 cm.Um bom lugar é onde parte do dia (de preferência pela manhã) brilha o sol, e o tempo restante reina leve sombra parcial.
Como preparar o solo e a flor para o plantio
Acidez ideal do solo pH = 5,0-6,5. Deve ser solto e fértil. Se o solo extraído do poço for usado para o plantio, então serão introduzidos até 1/4 de areia e turfa. Aditivos úteis são cinzas de madeira, giz ou farinha de dolomita. 50 g de superfosfato são misturados a partir de fertilizantes (50 g por 1 furo). Uma muda com raízes fechadas não está preparada e, com raízes abertas, é necessário impregná-la em água.
Aterragem
Instruções passo a passo:
- Um poço é cavado com uma profundidade de 50 a 60 cm.
- No fundo, 5-10 cm de areia são despejados com pedra britada ou argila expandida para melhor drenagem.
- O arbusto é aprofundado em 2-3 cm (mas somente antes do descendente).
- Eles a enchem com solo preparado, cobrem com a cobertura e regam abundantemente.
Cuidados com as plantas
Todas as variedades de rosas de chá híbridas requerem atenção. Osiria não é excepção.
Regras de rega e umidade
Regue o arbusto quando o solo secar (após 2-3 dias). A estagnação da água é prejudicial às raízes.
Preste atenção! No tempo quente, é útil tomar um banho de água quente pela manhã e à noite.
Qualidade superior do curativo e do solo
Rose responde bem à irrigação com verbasco, mas apenas na primeira metade do verão. Fertilizantes minerais são comprados e feitos especiais para rosas com predominância de fósforo e potássio. No total, são necessários até 4 curativos por temporada.
Poda e transplante
Na primavera e no outono, é realizada a poda sanitária, removendo brotos danificados e doentes direcionados para dentro do mato. Corte o crescimento abaixo do rebento. Na primavera, os brotos são cortados, deixando 3-4 brotos sobre eles para uma formação harmoniosa da coroa.
Características do inverno de uma flor
Após a poda do outono (realizada após a queda da folhagem), o arbusto é coberto com uma caixa ou saco de papelão, uma moldura de filme. Depois que a geada é ajustada a -7 ° C, folhas ou agulhas secas são derramadas no abrigo. Eles removem o abrigo assim que uma temperatura positiva constante é estabelecida à tarde.
Rosas de abrigo para o inverno
Rosas floridas
Lindas flores são uma recompensa bem-vinda por todos os seus trabalhos. A Assíria é uma rosa que as delicia desde o primeiro ano após o plantio.
Período de atividade e descanso
As flores são formadas apenas nos brotos deste ano. Em média, a floração ocorre em intervalos de 2 semanas, mas não de forma síncrona. Se vários arbustos estiverem localizados nas proximidades, eles poderão florescer alternadamente. A floração dura de junho a outubro.
Cuidados durante e após a floração
Flores murchas durante todo o verão precisam ser cortadas. Faça certo - até o primeiro botão abaixo do botão. Se você cortar mais, poderá soltar o arbusto. Em setembro, os brotos murcha não são cortados, para não provocar um crescimento desnecessário de brotos.
Corte brotos murchas
O que fazer se não florescer
A falta de luz, água e nutrientes são as principais razões para a falta de gemas. As rosas florescem mesmo em clima frio, se tiverem fósforo e potássio suficientes. A melhor estratégia é alimentar o mato e garantir que a rega seja feita a tempo.
Preste atenção! Um transplante é o último recurso sem garantia de sucesso.
Propagação de flores
As estacas são o melhor método para propagar rosas de Osiria. A divisão do mato é adequada apenas se as mudas foram cultivadas a partir das estacas, mas não enxertadas na rosa dos cães.
O melhor momento para cortar estacas é junho, quando o arbusto já está em flor. As fotos precisam ser bem formadas, fortes e longas.
Etapas do procedimento de estacas:
- As estacas são cortadas com 10 a 12 cm de comprimento a partir do final da sessão deste ano, removendo o broto e as folhas de baixo. Deixe 1-2 folhas, diminuindo-as pela metade.
- Depois de mergulhar a extremidade inferior na raiz, as estacas são enterradas em uma mistura de areia com solo fértil ou colocadas em um recipiente com água limpa. De cima, é desejável cobrir com uma tampa para manter a umidade ideal.
- O viveiro é colocado à luz e mantido a uma temperatura de 22 a 25 ° C.
- Após 3-4 semanas, as raízes devem se formar.
- O desembarque em campo aberto é realizado após um ano ou no final de agosto.
Doenças, pragas e formas de combatê-los
Antes da temporada de verão, a rosa é tratada com sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux para protegê-la do oídio e da ferrugem. Em seguida, monitore de perto pontos estranhos na folhagem e, quando os pacientes são detectados, eles são cuidadosamente cortados e queimados.
Preste atenção! Os anti-pulgões são tratados preventivamente, por exemplo, pulverizando com uma solução de actara ou karbofos.
Rosa Osiriya é um verdadeiro tesouro no jardim, porque seus botões a cada ano subsequente tornam-se apenas maiores e mais perfumados. Não causará muitos problemas a um jardineiro experiente; os princípios de cuidado são comuns, como em outras variedades híbridas de chá.