Arbusto de dogwood e cotoneaster - plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

Muitos jardineiros amadores acreditam erroneamente que o dogwood e o cotoneaster são a mesma planta, apenas os nomes são ligeiramente diferentes. Isso está longe de ser verdade, portanto, antes de plantar arbustos, você deve entender suas semelhanças e diferenças, bem como a questão do cultivo de cada espécie.

Dogwood

Dogwood (Cornus mas) - uma planta em forma de arbustos ou árvores de folha caduca.

Dogwood

O nome é de língua turca: a palavra "kyzyl" significa "vermelho".

Origem

O local exato de origem é desconhecido, mas é conhecida uma lenda antiga, segundo a qual o fundador de Roma, Romulus, depois de enfiar uma lança no chão, designou um local para a futura construção da cidade. A lança criou raízes e deu a primeira colheita de dogwood.

Interessante. Não há ninguém para confirmar isso, muito mais Romulus se tornou famoso pelo assassinato de seu irmão Remus e pelo nome da cidade em sua homenagem. Os ossos da planta foram encontrados nos locais de pessoas da era neolítica. Existe uma crença cristã de que a cruz na qual o Salvador foi crucificado era feita de madeira de cachorro. Ainda não há evidências históricas ou arqueológicas para isso.

Os jardineiros da Rússia central são um tanto céticos quanto à possibilidade de cultivar uma planta no sul. Em vão. As geadas asiáticas não são menos severas. As plantações viáveis ​​e frutíferas do Jardim Botânico Principal da Academia Russa de Ciências em 1950 apenas confirmaram isso.

Formas selvagens são encontradas em todo o Cáucaso, com menos frequência nas regiões sul da Rússia, também na Moldávia, Ucrânia, Central e Ásia Menor, China, Japão, América do Norte e nas regiões central e sul da Europa. As culturas de jardim estão em toda parte onde existem condições adequadas para elas.

Dogwood é um arbusto que pode atingir uma altura de 2 a 6 m. Seus brotos têm uma tonalidade marrom, folhas de forma oval estão localizadas sobre eles.

Descrições de flores e frutos de corniso

É uma cor vermelha brilhante com vários tons que dão os frutos da maioria das variedades. Menos comuns são as bagas amarelas (consideradas albinas), roxas e até quase pretas.

Dogwood fruit

A forma também é diversa, pode variar em cada região. Entre eles, os mais comuns:

  • elipsoidal;
  • esférico;
  • em forma de pêra.

A fruta é uma drupa com alto teor de suco. O sabor é agridoce, às vezes um pouco adstringente. O peso da baga é de 2 a 6 g; em variedades selecionadas, pode ser um pouco mais.

Útil Uma característica curiosa: a floração começa antes que as folhas apareçam (em algum lugar de abril) e dura cerca de duas semanas. Inflorescências de guarda-chuva, 15 ... 30 flores bissexuais.

Composição, propriedades benéficas e uso

Dogwood frutas são um verdadeiro armazém de ingredientes valiosos, além de carboidratos e fibras, que são comuns para bagas. No conteúdo, por exemplo, do ácido ascórbico, eles superam até as bagas de groselha, o que é considerado padrão neste indicador.

Composição vitamínica da fruta:

  • Ácidos carboxílicos (especialmente âmbar raro e valioso).
  • Taninos com propriedades adstringentes.
  • Compostos de nitrogênio.
  • Óleos essenciais.
  • Metais alcalinos e alcalino-terrosos, zinco, magnésio, fósforo, ferro, enxofre.
  • Vitaminas A, C, P.
  • Polifenóis
  • Volátil

Dogwood bloom

O perfume desta planta no próprio jardim repele insetos indesejados. Os fabricantes de mel, por outro lado, são convidados. As bactérias também se sentem mal.

As propriedades curativas são difíceis de superestimar. As propriedades úteis são tão numerosas que é impossível mencionar tudo, as principais:

  • As folhas e sua decocção têm ação cicatrizante, anti-inflamatória, urina e colerética.
  • Infusões de folhas e galhos são eficazes para gota, anemia, um distúrbio metabólico geral.
  • Infusão de frutas fortalece o trato digestivo, evita diarréia.
  • O suco de frutas ajuda a manter o açúcar no sangue normal.
  • Uma decocção das raízes pode aliviar dores reumáticas, ciática.

Em termos nutricionais, o cornel é tão valioso que merece uma seção separada da gastronomia. Bagas secas e congeladas quase mantêm todos os seus recursos úteis. O congelamento, como muitos acreditam, melhora ainda mais o sabor, removendo a acidez.

Interessante! Casos de uso: conservas, geleias, geleias, sucos, tinturas, molhos, cozinhar com carne, aves, peixe.

Espécies e variedades

Dogwood é dividido em 50 espécies, que são combinadas em 4 subgêneros. Entre eles, são conhecidos no mundo e são populares entre os jardineiros:

  1. Dogwood comum (masculino). Uma planta pequena de até 5 a 6 m de dogwood é uma árvore e um arbusto (até 4 m).
  2. Dogwood é branco. Arbusto de até 3 m de altura.
  3. Dogwood canadense. Arbusto pequeno de até 20 cm de altura.

Alyosha

Uma variedade precoce com cor âmbar amarela. Eles têm um sabor azedo, sua carne é macia. Começa a dar frutos aos 3 anos após o plantio, em algumas regiões a partir de 2. A variedade é resistente a doenças e tolera geadas prolongadas.

Elena

Variedade precoce com frutas vermelhas escuras. As bagas têm um sabor ligeiramente amargo, seguindo um sabor doce e brilhante. A polpa do feto é densa e os ossos estão bem separados.

Kizil Elena

A variedade é frequentemente plantada para fins de produção, sendo preparados sucos, compotas e até pastilhas.

Nikolka

Uma das variedades mais antigas com uma fruta brilhante em tom de cereja. A polpa é densa, tem um sabor doce com uma leve acidez. A planta tolera geada bem até 32 graus.

Elegante

Outra variedade precoce com ricos frutos vermelhos. A carne suculenta de cor vermelho escuro tem um sabor agridoce. A planta tolera bem as geadas, mesmo as bagas não perdem a aparência durante as primeiras geadas.

Transplante após compra em campo aberto

Para comprar mudas é necessário no outono. A melhor opção para o plantio é o outono, assim que a queda das folhas começa.

Transplante de dogwood

A seleção de um local é para pouso permanente - sombra parcial; em locais ensolarados, é menos confortável. É necessário plantar plantas de 3 a 5 metros da cerca e uma da outra.

Antes do plantio, um poço é preparado, com uma profundidade de 80 cm e uma largura de 0,8-1 m. O húmus é colocado no fundo do buraco misturado com fertilizantes minerais, uma pequena camada de terra é derramada sobre ele, derramada com água e um dogwood é plantado - um arbusto ornamental. Ao redor da planta, o solo é derramado e compactado, após o que é derramado.

Propagação por estacas

Como todas as plantas, o dogwood (árvore ou arbusto) se propaga de várias maneiras. O mais comum é vegetativo. Apenas brotos verdes com mais de 5 anos são adequados para reprodução. Os lignificados também são adequados, mas se enraízam muito mal; portanto, para economizar tempo e esforço, é melhor usar apenas galhos jovens.

Os brotos são cortados pela manhã, com 15 cm cada, e cada um deve ter no mínimo 2 pares de chapas. O par inferior é removido, as estacas são colocadas por várias horas (pelo menos 6) em uma solução de heteroauxina.

Importante! Periodicamente, é necessário verificar o plantio e derramamento.

Depois disso, eles são plantados em um leve ângulo na areia preparada (é pré-lavada). Em seguida, o patamar é coberto com polietileno, mas deve haver espaço acima das estacas.

Dogwood Care

É fácil cuidar da planta. É necessário remover ervas daninhas ao redor de um arbusto ou área de árvore. Se necessário, irrigue (1-2 vezes por semana).

Dogwood (uma árvore ou arbusto) deve ser alimentado duas vezes por temporada. Na primavera (no início da estação de crescimento) deve ser alimentado com fertilizantes que contêm uma grande quantidade de nitrogênio, no outono - potássio.

4 Cuidados com Dogwood

Para evitar o aparecimento de pragas e doenças em árvores ou arbustos de dogwood, bem como dar uma aparência decorativa às plantas, é necessário realizar a poda pelo menos uma vez por ano. Dogwood responde bem à circuncisão na primavera e no outono.

Cotoneaster - arbusto ornamental

Arbusto Barberry - tipos, variedades, plantio e cuidados

Cotoneaster é um arbusto sempre verde que adorna o jardim durante todo o ano, na primavera e no verão agrada com flores delicadas e brilhantes, no outono com frutas vermelhas.

Origem e aparência

O Cotoneaster lembra remotamente o marmelo, por isso recebeu o nome de Cotoneaster (que significa “semelhante ao marmelo”). A família tem mais de cem variedades diferentes de cotoneaster. Na natureza, eles são encontrados em toda a África e Europa. Muitos moradores de verão, confundindo-o com dogwood, adquirem arbustos e esperam uma saborosa colheita de frutas com uma pele que começa a brilhar lindamente após o amadurecimento completo.

Cotoneaster

Irga é capaz de atingir uma altura de 3-6 metros. Brotos, lignificados, adquirem um tom enegrecido da casca. As folhas de um tom verde brilhante são ovais e ligeiramente brilhantes.

As flores são pequenas e coletadas em pequenas inflorescências de 15 a 20 flores, às vezes 25. O arbusto começa a florescer até a folhagem aparecer nos brotos.

Propriedades decorativas

Cotoneaster (irga) pertence a arbustos rastejantes. Ele provou ser uma planta que pode ser usada para paisagismo de cidades e casas de veraneio. Geralmente é usado para plantar composições de jardins de rochas ou plantações únicas (como cobertura de solo).

O principal elemento decorativo do irgi são os frutos vermelhos, que por muito tempo não caem dos brotos. Outra vantagem são as folhas, pois são verdes ao longo do ano. Graças às frutas e folhas, o cotoneaster parece decorativo o ano todo.

Espécies e variedades

Cotoneaster tem um grande número de espécies, algumas são caducifólias, outras são sempre-verdes. Cada um deles tem sua própria beleza única.

Fruta de Cotoneaster

Comum

Belas espécies decíduas, capazes de atingir até 2 m de altura. Suas folhas são ovóides, verde brilhante. As flores são discretas, rosa pálido, coletadas em inflorescências. Os frutos lembram pequenas maçãs vermelhas que caem no final de setembro.

Pressionado

Não é uma planta muito alta, cresce apenas até 30 cm de altura. As folhas são pequenas, no verão têm uma tonalidade verde, no outono ficam roxas. As flores são pequenas, têm um tom rosa, ficam por 1-2 durante a sessão. Após o amadurecimento, os frutos ficam vermelhos brilhantes, com tamanho pequeno, apenas 5-7 mm.

Reprodução de Cotoneaster

Horizontal

Representante perene da família, capaz de atingir uma altura de 45 a 55 cm. Os brotos, crescendo, começam a se aconchegar no chão. Neles, formam-se 1-1,5 cm de cor verde, com uma forma arredondada. No outono, eles mudam de cor para um tom roxo. Agrada com sua floração brilhante (flores rosa-vermelho), alternando com a formação de frutas vermelhas.

Transplante após compra em campo aberto

O Cotoneaster não possui requisitos especiais para condições de cultivo, portanto pode ser plantado em qualquer lugar, mas se sente muito melhor no sombreado. Antes do plantio, é preparado um buraco com profundidade de 0,7 me largura de 0,5 m. Uma mistura de turfa, húmus e terra é colocada no fundo (1: 1: 1). A mistura é derramada com água e o arbusto é plantado em um poço.

Útil Os requisitos de arbustos da Cotoneaster para plantio e cuidados são padrão: rega regular, cobertura sazonal com fertilizantes complexos, cortes de cabelo antienvelhecimento e poda preventiva. O Cotoneaster tolera facilmente uma seca curta, mas é melhor não atrasá-la com a rega, pois ela começa a soltar as folhas por falta de nutrição.

Reprodução

Cotoneaster se propaga vegetativamente; para isso, brotos verdes de 10 a 15 cm com 2-3 nós de folhas devem ser usados. O processo de estacas lignificadas consumirá mais tempo e a taxa de sobrevivência é muito menor. A melhor época para procriação é o mês de agosto.

Para plantar material de plantio para propagação, um substrato é preparado a partir de areia e turfa. A turfa é colocada no fundo, uma grande camada de areia lavada é derramada por cima. A aterrissagem é coberta com um filme. Na primavera, as estacas devem criar raízes.

Dois belos arbustos tornarão o jardim mais brilhante e confortável. Apesar da pequena semelhança de folhas e frutas em algumas variedades, a diferença mais impressionante é a capacidade de crescer: o cotoneaster é pressionado ao chão, o dogwood é um arbusto na posição vertical.

Pin
Send
Share
Send