A terra natal da orquídea Phalaenopsis fica no sudeste da Ásia e também é encontrada nas florestas úmidas da Austrália e das Filipinas. Esta planta é uma epífita, pois é freqüentemente encontrada crescendo em árvores e até em pedras. No total, são conhecidas 70 espécies de Phalaenopsis, a flor é popular entre os cultivadores de flores, devido à floração incomum e bonita; além disso, a orquídea é bastante fácil de propagar e fácil de cuidar. Como propagar a orquídea Phalaenopsis é descrito em detalhes no artigo.
Métodos de propagação Phalaenopsis
Na natureza, uma planta se propaga por sementes ou crianças. A propagação da orquídea Phalaenopsis em casa a partir de sementes é quase impossível, outros métodos são usados com sucesso.
Phalaenopsis em estado selvagem
Basta observar algumas regras importantes, como é fácil propagar a Phalaenopsis.
Enraizado
Propagar as raízes das orquídeas não requer nenhuma habilidade especial. Primeiro, você precisa remover a planta do solo, libertar as raízes do solo e, em seguida:
- usando uma faca estéril, corte partes da raiz, 2 pseudobulbos por broto;
- polvilhe o corte com carvão;
- plante cada pedaço cortado em uma panela separada.
Para obter rapidamente uma planta saudável e com raízes fortes, basta pulverizar duas vezes por dia, até que essas folhas apareçam.
Crianças
A maneira mais fácil de criar Phalaenopsis é com a ajuda de crianças. 2 meses após o final da floração, é necessário cortar os brotos laterais que cresceram no pedúnculo. Um broto também pode se formar na base das folhas da planta. É melhor plantar quando um par de folhas se formar, e também as raízes aéreas cresceram até 5 cm.
Importante! Se o bebê crescer, seu depósito poderá afetar adversamente a planta-mãe.
Após o corte, o bebê é deixado por um dia para secar, depois é plantado em um substrato para orquídeas, uma estufa é criada. Deve manter uma temperatura de 22-250C.
Estacas
Para este método, é necessário cortar o caule da planta, separá-lo em estacas viáveis, cortando a parte superior. Seções são tratadas com fungicida. As estacas crescem em esfagno raso, hidratando-as e criando uma atmosfera de estufa com uma temperatura de cerca de 260 ° C.
Cuidados com estacas
Haste de flor
Quão fácil é a propagação de phalaenopsis por um pedúnculo? Depois que a orquídea desapareceu, segue-se:
- cortar o pedúnculo sob a raiz;
- corte-o em pedaços para que cada um contenha um rim adormecido;
- trate as estacas com carvão nos dois lados (pode ser substituído com carvão ativado);
- coloque em uma estufa pequena em um sphagnum.
As estacas brotam muito rapidamente se você mantiver constantemente uma temperatura de pelo menos 250 ° C e umidade suficiente.
Você também pode colocar o pedúnculo na água, na qual os fertilizantes são adicionados. Coloque-o em um local ensolarado e pulverize periodicamente com o Dr. Foley. Graças a essas ações, todos os rins adormecidos acordam e as crianças crescem.
Condições de criação em casa
Propagar Phalaenopsis em casa é difícil; o cuidado adequado das plantas ajudará a minimizar os riscos.
Importante! Para a reprodução, você deve escolher apenas plantas fortes e saudáveis.
A conformidade com o regime de temperatura, a umidade necessária e uma grande quantidade de luz ultravioleta ajudará no cultivo de orquídeas em casa e em sua reprodução.
Humidade do ar
A umidade ideal do ar para Phalaenopsis é de 70%, os desvios podem variar de 50% a 80%. Quando a umidade é inferior a 30%, a probabilidade de plantas com flores diminui ou a orquídea deixa de florescer.
Raízes de orquídeas aéreas
Ao pulverizar uma flor, existe a chance de contrair fungos de várias etiologias. Para manter a umidade necessária, crie uma fonte constante de umidade perto da planta, pois pode ser um reservatório aberto, por exemplo, um aquário. Além disso, outra ótima maneira é usada:
- despeje cascalho em uma panela funda;
- coloque uma panela com uma planta em cima;
- Encha a panela com água para que não toque no fundo da panela.
Atenção! Phalaenopsis tem medo de correntes de ar, mesmo do ar condicionado.
Temperatura
Além da umidade, uma temperatura constante deve ser mantida na sala, para que a orquídea floresça regularmente, permaneça saudável e delicie-se com sua beleza. É melhor manter um quarto em 280C. A curto prazo permitido diminui para 160C e aumenta para 320C.
Se a planta não florescer, é possível estimular a aparência do pedúnculo, abaixando a temperatura do ar para 120 ° C por não mais de 2 semanas, depois aumente para 200 ° C. Uma orquídea tolerará uma temperatura mais alta que uma baixa.
Tempo de floração
Se você não cumprir as condições da orquídea, a planta poderá não florescer. Sujeito às regras básicas, Phalaenopsis florescerá pelo menos uma vez por ano, dependendo da variedade e condições de detenção, e com mais frequência. A floração dura pelo menos 2 meses, o caule máximo da flor agrada a seus proprietários por seis meses.
Opções para prender crianças
Cultivar flores é simples, por exemplo, a propagação de orquídeas por crianças é a coisa mais simples. Ao separar o bebê da planta mãe de Phalaenopsis, a orquídea pode ser gravemente danificada; portanto, várias regras importantes devem ser observadas:
- se o bebê for separado do pedúnculo, deve ser deixado pelo menos 1 cm do caule;
- separando-se das raízes, é necessário verificar a presença de raízes na criança;
- ao separar as camadas do seio das folhas, é necessário capturar 1 cm da planta mãe.
Importante! Em qualquer separação do corte, a área deve ser tratada com carvão ativado.
Cuidados adicionais para crianças
Em todos os casos, independentemente do método de separação do bebê, o broto deve ser colocado em condições de estufa, mantendo a temperatura e a umidade necessárias até que um sistema radicular completo seja formado. Para enraizar a planta, use musgo, o que ajuda a manter a umidade necessária, evitando a umidade excessiva.
Phalaenopsis, floração em casa
Após a formação de raízes fortes e um par de folhas reais, a orquídea é plantada em uma panela em um local permanente.
Possíveis erros de reprodução
Ao propagar Phalaenopsis, é melhor não usar o método de divisão das raízes; no caso dessa variedade de orquídeas, esse é o método mais mal sucedido.
Se a orquídea estiver doente, é melhor não usar a planta para propagação. Embora em alguns casos, uma instância única possa ser salva usando o método de reprodução na água.
Importante! Se o instrumento não for esterilizado e as seções de orquídeas não forem tratadas, a planta morrerá.
Não é difícil cuidar de Phalaenopsis, mas a planta é muito exigente nas condições de detenção. Com a abordagem correta, você pode cultivar uma estufa inteira de orquídeas exclusivas em casa. A flor Phalaenopsis, propagação em casa que é bastante rápida e simples, muito bonita, é cultivada por cultivadores: profissionais e amadores.