Dieffenbachia é muito popular entre os cultivadores domésticos porque parece espetacular e despretensiosa ao sair. No entanto, esta flor não deve ser cultivada em uma casa onde há crianças e animais de estimação - o suco da planta é venenoso. Ao cuidar de uma flor, as precauções necessárias devem ser rigorosamente observadas.
Sobre a história da aparência
A flor deve seu nome ao botânico alemão. Pela primeira vez, esta espécie foi descoberta na natureza por I.F. Dieffenbach. Variedades posteriores para cultivo em casa foram criadas artificialmente.
Dieffenbachia - um "hóspede frequente no peitoril da janela"
Aparência
Dieffenbachia pertence à família Aroid. Na natureza, cresce na América do Sul. As principais características da vista:
- Folhas verdes escuras grandes carnudas com listras verdes claras;
- Haste alta, mas frágil;
- Um grande número de processos laterais;
- Rápido crescimento e desenvolvimento.
Existem várias variedades recomendadas para o cultivo em casa.
Variedades comuns
As variedades mais comuns são Spotted (variedade arbusto de folhas grandes), White Flame e Seguin, bem como Mix. Eles toleram temperaturas extremas e são resistentes a doenças e pragas. Você pode comprar material de plantio em lojas especializadas ou em jardineiros amadores.
Cuidado A planta é venenosa
A planta em si não é prejudicial à saúde. No entanto, se você cortar uma folha ou caule, o suco começará a se destacar. Este suco tem um efeito irritante na pele e nas mucosas, pode provocar alergias ou até mesmo edema de Quincke. Portanto, ao podar ou transplantar, em nenhum caso a flor deve ser danificada mecanicamente.
Flor libera suco leitoso venenoso
Atenção! O suco venenoso da planta afeta a pele: coceira, irritação, bolhas aparecem. Os sintomas se assemelham a dermatite alérgica ou eczema. Para não encontrar esse fenômeno desagradável, o cuidado com a flor é necessário apenas em luvas de proteção.
Home Care
Os cuidados com a Dieffenbachia em casa são a rega certa e a cobertura intensiva. Também incluído na lista de eventos obrigatórios:
- Manter condições de temperatura adequadas;
- Luta contra doenças, pragas e parasitas;
- Cortar
- Preparando-se para o inverno.
Atenção particular requer rega. Deve ser moderado, caso contrário, o caule se deteriorará rapidamente.
Temperatura
A temperatura ambiente recomendada é superior a 17 graus, ideal - a partir de 20 graus. Quando a rua está fria, é estritamente proibido ventilar a sala, porque Dieffenbachia não tolera correntes de ar. No momento da transmissão, a flor é levada para outra sala.
Iluminação
Os especialistas não recomendam colocar a planta em uma janela do sul, porque ela não tolera luz solar direta. A iluminação deve ser boa, mas difusa. Se a flor permanecer na sombra por um longo tempo, o caule se tornará muito longo e quebradiço.
Rega
Durante o período de intenso crescimento e desenvolvimento, recomenda-se uma rega abundante. No entanto, quando o crescimento diminui, o suprimento de umidade deve ser reduzido. Durante o período de descanso fisiológico (inverno, final do outono), a irrigação da terra em uma panela é minimizada. Negligenciar essas regras pode levar à morte de uma flor ou de sua parte superior comprida.
Pulverização
Nas grandes folhas carnudas de uma planta adulta, no centro e nas bordas, o pó se acumula constantemente; portanto, pelo menos uma vez por semana, a planta precisa fazer um "banho" quente. Dieffenbachia pode ser pulverizado do frasco de spray com água em temperatura ambiente. Este procedimento é uma excelente prevenção de doenças, pragas e parasitas.
Umidade
Na natureza, a flor cresce nas florestas tropicais da América do Sul e Central, então você precisa manter constantemente alta umidade no ambiente. No inverno, quando o ar está seco devido ao aquecimento central, você pode colocar uma panela no parapeito da janela cheia de água morna. A umidade evapora, tendo um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento de Dieffenbachia.
O registro de água não deve ser permitido
Solo
Como a flor é pouco exigente para a composição do solo, é melhor usar o solo comum para plantas de interior. Não vale a pena trazer terra da rua - geralmente contém pragas e parasitas perigosos. O carvão pode ser adicionado aos potes como um adsorvente.
Top vestir
Como a planta se desenvolve intensamente, é necessário alimentar diariamente a Dieffenbachia. Para isso, qualquer fertilizante complexo para flores de interior é adequado. A planta precisa mais de nitrogênio, potássio e fósforo. Para preencher a deficiência de cálcio, cascas de ovos trituradas em pó podem ser adicionadas ao solo.
Cuidado no inverno, em repouso
Com o início do tempo frio, a planta entra em um período de dormência fisiológica. Se o outono estiver quente e ensolarado, a temperatura do ar é constantemente mantida na sala, esse período chega mais tarde. Com a falta de luz e calor, pelo contrário, a flor pode "se aposentar" mais cedo do que o normal. Antes de partir para o inverno, recomenda-se aparar Dieffenbachia. Para que a flor tolere bem o período frio, é necessário:
- Reduza a rega, mas solte regularmente o solo;
- Organize periodicamente a flor com um "banho" quente da pistola;
- Inspecione as folhas e o caule o mais rápido possível para não perder a aparência de doenças ou pragas perigosas (parasitas);
- Antes do inverno, poda para formar uma coroa e se livrar de brotos e folhas secas, deformadas e doentes.
O final do inverno é um ótimo momento para transplantar. Geralmente é realizada na terceira ou quarta década de fevereiro. No entanto, se fevereiro acabou por ser gelado e faz frio no apartamento, é melhor esperar até que o calor real entre. O principal é não transplantar a flor em calor extremo.
Conselhos! Plantas doentes e enfraquecidas não toleram bem o inverno, portanto, esses casos precisam receber atenção especial durante o tempo frio.
No inverno, a rega deve ser reduzida
Poda
A dieffenbachia é uma flor que cresce muito rapidamente e, ao mesmo tempo, tem um caule frágil e quebradiço; portanto, a formação inadequada da coroa e a negligência da poda, o transplante pode se tornar a causa da morte da planta. O corte deve ser feito regularmente, à medida que o tronco e as folhas crescem. Antes de aparar e transplantar a dieffenbachia, você precisa garantir que a planta seja absolutamente saudável, não enfraquecida por doenças e pragas.
O tratamento da dieffenbachia é simples, mas a poda é um negócio problemático que requer certas habilidades. O algoritmo passo a passo do procedimento é o seguinte:
- Use luvas para proteger as mãos do suco leitoso da dieffenbachia;
- Armado com uma faca afiada, corte cuidadosamente o topo com folhas. Um pequeno tronco compacto deve permanecer;
- Cubra a área de corte com filme plástico;
- Reduza a rega. Quando o despertar dos rins começa, o suprimento de umidade precisará ser ativado novamente.
Um tronco cortado com folhas, se estiver completamente saudável, é colocado na água e espera até que se enraíze novamente. Então a planta pode ser plantada. Se o tronco é afetado por doenças (pragas), ele é queimado, caso contrário, a reinfecção é possível. Você também pode dividir a guarnição em várias partes e depois usar essas estacas para propagação.
Aparar é conhecido por ter um efeito anti-envelhecimento significativo. A planta começa a crescer mais rápido. Às vezes, depois que um dieffenbachia corretamente aparado começa a florescer repentinamente, seu florescimento é uma ocorrência bastante rara, mesmo em condições naturais.
Reprodução
Sobre como propagar dieffenbachia, deve conhecer todos os amantes de plantas de interior. Existem várias maneiras:
- Sementes;
- Estacas;
- Camadas;
- Divisão das raízes.
O mais rápido e fácil deles é propagar e enraizar usando estacas.
Germinação de sementes
A propagação de sementes de Dieffenbachia é um processo longo e problemático. Além disso, as sementes geralmente apresentam baixa germinação, portanto esse método não interessa aos jardineiros amadores. É usado apenas para criar novas variedades por criadores profissionais.
Mudas de enraizamento
Muitas pessoas sabem como o Dieffenbachia se propaga através do enraizamento de estacas. A flor pode ser cortada em água à temperatura ambiente, para acelerar o processo, você pode adicionar um estimulador de crescimento biológico. Após cerca de 7 a 10 dias, as raízes aparecem. Quando o comprimento atinge 20 mm, as mudas são plantadas no chão.
Configuração de ar
Este é um dos métodos mais comuns de propagação de Dieffenbachia. Antes de propagar a dieffenbachia em casa com a ajuda de camadas, você precisa garantir que os brotos sejam saudáveis e fortes, não afetados por doenças e pragas.
Interessante! No tronco da planta, um pequeno anel é observado e a casca dentro dela é removida com cuidado. Um estimulante de crescimento é aplicado a esse anel, o musgo úmido é colocado no topo e envolvido com celofane. O musgo precisa ser constantemente umedecido. Quando as raízes aparecem, a parte aérea é cuidadosamente cortada e plantada em outra panela.
Outras opções
Outro método comum de reprodução é dividir as raízes. Geralmente é praticado durante o transplante. A flor é retirada da panela, as partes podres das raízes são removidas. Com uma faca afiada, elas dividem uma cópia em vários fragmentos e secam as partes resultantes em um jornal. Após 24 horas, cada parte está assentada em sua panela. Para desinfetar as raízes, os especialistas recomendam o uso de uma solução fraca de permanganato de potássio ou carvão ativado. Essas drogas são boas no combate a fungos.
Transplante
Antes de transplantar Dieffenbachia, você precisa preparar uma nova panela. Para a dieffenbachia, o transplante está associado a um maior risco de afetar o sistema radicular. Algoritmo de transplante passo a passo:
- Despeje uma mistura de turfa, turfa e areia em uma panela nova;
- Remova com cuidado a dieffenbachia com a terra do vaso antigo;
- Inspecione cuidadosamente as raízes, se necessário, apare e desinfecte-as;
- Transplante a flor para um novo local, aprofundando um pouco o caule.
Não transplante na estação fria. O melhor momento para este procedimento é a primavera. Depois que uma flor corretamente transplantada começa a crescer mais rapidamente e mais ativamente.
Durante o transplante, você não pode danificar o sistema radicular, caso contrário a flor pode morrer
Possíveis problemas no cultivo
Todos os cultivadores amadores sabem cuidar de Dieffenbachia. No entanto, nem todo mundo entende por que a planta pode estar doente. Os sintomas mais comuns de angústia são:
- Amarelecimento das folhas;
- Coloração pálida das folhas;
- Secagem;
- Folhagem caindo.
Cada um desses distúrbios tem sua própria causa e, portanto, é necessário tratá-los de maneira diferente.
As folhas ficam amarelas
Nem todo mundo sabe por que as folhas de Dieffenbachia ficam amarelas. Na maioria das vezes, isso é causado pela deterioração da raiz. Reduzir a rega na maioria dos casos ajuda a salvar a situação. Além disso, as folhas podem ficar amarelas se você plantar Dieffenbachia em uma panela apertada.
As folhas ficam pálidas
Se o dieffenbachia sair amarelo, os motivos podem ser diferentes. Se as folhas empalidecem, geralmente é causada pela falta de nutrientes. Como ambulância, a planta precisa de cobertura com fertilizantes minerais complexos.
As folhas podem empalidecer devido à desnutrição
As pontas secam nas folhas
A secagem das pontas é um sintoma alarmante que sinaliza problemas no tronco e na raiz. Nesse caso, você pode salvar a flor realizando um transplante e removendo algumas das raízes doentes (podres).
Folhas inferiores caem
Se as folhas inferiores começaram a cair, enrolar e secar, isso é culpa da infecção fúngica ou viral. Para combater a doença, podem ser usados fungicidas industriais e a poda também tem um efeito curativo.
Folhas caídas indicam infecção por fungos
Pragas
A dieffenbachia raramente se torna presa de pragas, os insetos são repelidos por suco leitoso venenoso. No entanto, a balança pode atacar a planta. Ela pode deixar muco nas folhas, como se a flor estivesse "chorando" com lágrimas de verdade. Para combatê-lo, a pulverização deve ser usada. Além disso, as sarna adoram poeira, então você precisa limpar as folhas o mais rápido possível com um pano úmido e organizar um poderoso "banho" de flores.
A melhor maneira de controlar pragas é mecânica
Interessante! A melhor maneira de coletar escudos é à mão. A dieffenbachia nem sempre responde aos inseticidas industriais, e o método mecânico é garantido que falha. As partes afetadas da planta são imediatamente destruídas pela queima.
Outros problemas
Entre outros problemas, a doença "mosaico viral de folhas". A folhagem muda de cor, aparecem manchas esbranquiçadas e amarelas. Destruir e queimar as folhas e o caule afetados ajudará a reviver a planta, por mais doente que possa parecer.
Esta flor é boa porque se adapta rapidamente a qualquer condição. No entanto, os jardineiros devem se lembrar de sua toxicidade, tal planta é mais adequada para o escritório, e não para o lar. Ao cuidar, você deve prestar atenção especial à nutrição adequada. O rápido desenvolvimento da planta em casa depende em grande parte dela.