Bonsai é a arte de cultivar cópias menores de árvores. Foi desenvolvido no Japão há muitos séculos. Como fazer bonsai a partir de pinho em casa é assunto de interesse para jardineiros e amantes de plantas de interior.
Descrição e tipos principais
Existem 4 tipos populares de bonsai:
- Preto japonês. Cresce lentamente, mas sobrevive perfeitamente em latitudes temperadas.
- Branco japonês. Tem agulhas brancas e um topo denso.
- Pinheiro da montanha (mugus). Está crescendo rapidamente, o que acelera bastante o processo.
- O pinheiro comum é despretensioso, maleável e de bom grado assume a forma necessária.
Ramos em cascata em um tronco inclinado
Bonsai Pine Styles
O formulário é parte integrante do estilo. A forma complexa do tronco e o crescimento exótico dos galhos determinam os diferentes estilos de bonsai:
- Tekkan. Tronco liso, com a disposição superior dos galhos na parte superior. Tem uma forma básica.
- Moyi. O tronco tem uma forma curva.
- Sokan. De 1 raiz 2 árvores.
- Syakan. Tronco inclinado, como se arrancado do solo por uma rajada de vento.
- Kangai. Arranjo de ramificações em um tronco recusado em formato de cascata. A capacidade deve ser alta, pois o topo do pinheiro se inclina abaixo do fundo.
- Khan Kengai. A coroa é dobrada ao nível do pote. Para estabilidade, os ramos superiores são redirecionados na direção oposta.
- Bungees. Tronco fracamente curvado, com poucos galhos. Um pré-requisito é o fato de a parte superior de uma brotação jovem crescer em um velho tronco de árvore.
- Seikijou. A raiz está localizada em uma pedra.
- Isitsuki. Cresce em uma pedra.
- Hokidati. A coroa é como uma bola com um único tronco. A forma é como um fã. Ramos e raízes se dispersam uniformemente em todos os lados do horizonte.
- Yese Ue. Grupo de árvores. Precisa levar uma quantia ímpar.
- Ikadabuki. Parece uma árvore caída.
- Banana No fundo, o tronco é torcido em um nó.
- Sharimiki. O baú parecia ser atingido por um raio e queimado. Parte da árvore permanece morta, mas vive da metade viva.
- Neagari. A árvore fica em suas raízes, o que a faz parecer decorativa. Requer uma quantidade mínima de solo.
Importante! A árvore é constantemente regada, porque as raízes nuas secam rapidamente.
Condições de plantio e cultivo
Ocupação problemática, mas vale a pena. O processo é abordado em etapas:
- Primeiro você precisa obter as sementes. As pinhas maduras são reunidas e colocadas em um local quente e seco para a abertura. Em seguida, as sementes são extraídas da balança. Cones com menos de um ano, caso contrário, as sementes podem não germinar.
- No próximo estágio, as sementes são expostas a baixas temperaturas (até +4 ℃). Sob essas condições, a casca amolece e o embrião nasce mais facilmente.
- A semeadura das sementes é realizada em fevereiro ou março. É nesse momento que eles despertam e estão prontos para o crescimento.
- Uma camada de cascalho é colocada no fundo de uma panela pequena e areia comum é derramada por cima. Eles devem primeiro ser calcinados para evitar a morte de mudas.
- Uma ranhura de 2 cm de profundidade é feita no recipiente e as sementes preparadas são colocadas nele com uma frequência de 3 cm e depois são cobertas com areia de rio calcinada, irrigadas e cobertas de vidro. Todos os dias é necessário produzir ventilação.
- Após cerca de duas semanas, as mudas aparecem. Depois disso, o vidro é removido e os recipientes são colocados no lado ensolarado. As plantas não devem se esticar. Se não houver luz suficiente, adicione luz de fundo.
- A escolha da raiz é feita com a idade de um mês. As plantas são cuidadosamente removidas do solo e cortam partes da raiz que não são de cor verde. Isso forma uma raiz radial.
- Formação de raízes. Depois disso, as estacas são colocadas na preparação para a formação das raízes por 15 horas. Enquanto isso, prepare vasos com uma mistura de solo, que consiste em solo do jardim e areia do rio ao meio. As mudas prontas são plantadas em vasos e colocadas em um local sombreado para enraizamento por um mês e meio.
- Desembarque no local principal. Após o enraizamento, as árvores são plantadas mais uma vez em um amplo recipiente com uma altura de 14 cm e as raízes são colocadas horizontalmente. Os vasos são devolvidos ao sol até os botões aparecerem. Provavelmente isso acontecerá após 4 meses.
Escolha uma raiz para obter um bonsai
Regras de cuidados
O pinheiro não é uma planta doméstica, portanto, é necessário tentar criar condições próximas da natural. No inverno, a planta é levada para a varanda e, no verão, enviada para a rua.
É importante criar para a planta o mais próximo possível das condições reais
Para o pleno desenvolvimento da planta, as seguintes regras devem ser observadas:
- Não se envolva em regas frequentes. No verão, a planta é regada uma vez por semana e, no inverno, você só precisa garantir que o solo não seque. A planta gosta muito de chuveiros, por isso é aconselhável pulverizar o pinheiro uma vez por semana.
- A planta é alimentada 3 vezes em março e setembro. Fertilizantes orgânicos: húmus, composto. Do mineral: nitrogenado e fosfórico.
- A cada 3 anos, a árvore precisa ser replantada. Isso é feito com o início da primavera, quando a planta acorda e começa a crescer ativamente. Deve ser cuidadosamente removido da panela velha e inspecionado as raízes. Se eles girarem, você precisará endireitá-los. Raízes grossas velhas são melhor cortadas. A capacidade é um pouco maior que a antiga e adequada em tamanho à árvore. A planta pode ser transplantada por um tempo fora, depois de cavar um buraco e preparar o solo. Solo é tomado novo. O cuidado permanece o mesmo.
Preste atenção! O local de crescimento deve estar bem iluminado, caso contrário as agulhas podem se esticar e uma bela árvore não funcionará.
Corte e modelagem
A formação do pinheiro bonsai comum ocorre em um formato especial. A árvore possui 3 zonas de crescimento: a parte superior, do meio e os galhos abaixo. Na parte superior do ramo crescem mais rapidamente e o crescimento mais lento na parte inferior. Algoritmo de formação de bonsai DIY pinheiro:
- Os rins. Com o início da primavera, os botões começam a aparecer na árvore. Os rins menos desenvolvidos são deixados acima, os mais fortes abaixo.
- Velas No processo de crescimento, os rins se transformam em velas, que são sujeitas a poda. As velas são mais curtas na parte superior e autênticas na parte inferior.
- Agulhas. Para suprir os brotos internos com a luz do sol, a árvore precisa de afinamento das agulhas. Eles começam a fazer isso no meio do verão e terminam no outono. As agulhas são arrancadas no topo, nos galhos mais grossos. Os ramos inferiores também são igualmente pubescentes. Para tornar a árvore mais decorativa, você pode cortar as agulhas. Com mais crescimento, eles não serão mais tão longos.
- Crohn. Ao enrolar o fio, os galhos superiores e o tronco podem ter uma forma complexa. Este procedimento é realizado no outono, quando a árvore diminui o crescimento. Caso contrário, o fio crescerá em galhos e as cicatrizes permanecerão na árvore.
No processo de crescimento, os rins se transformam em velas, que são podadas
É importante saber! Não corte todas as velas de uma só vez. O pinheiro bonsai da montanha pode não responder bem a essa intervenção. É melhor esticar esse processo por várias semanas.
A formação de bonsai de pinheiro a partir de mudas
Existe uma maneira mais rápida de obter bonsai. O pinheiro jovem é adquirido no viveiro. Prepare a mistura do solo e os utensílios adequados para plantar em casa. Cavar mudas da floresta. A princípio, as árvores transplantadas para vasos vivem no jardim. Eles são cobertos com cobertura morta no outono. Na primavera, os brotos são encurtados para 10 cm, como resultado dos brotos laterais começam a crescer ativamente e a espessura do tronco aumenta. Quando a árvore cria raízes, elas formam uma forma bizarra.
Pinheiro jovem pode ser comprado no berçário
Como fazer bonsai a partir de um pinheiro em uma casa de verão
Se a coroa se tornou rara, deve ser formada. Eles deixam apenas galhos bonitos e se livram do resto. Todas as ações são tomadas no outono e, na primavera, quando os botões começarem a crescer, aperte-os deixando 1,5 cm e, junto com o aperto, os galhos são colocados horizontalmente e fixados com arame.
O fio pode não conter galhos de coníferas. Nestes casos, as pedras são suspensas adicionalmente nos galhos. Somente dessa maneira é possível fixar com segurança galhos poderosos na posição desejada. Pinheiros dobram bem.
Além disso, grandes pedras são penduradas nos galhos
Remoção de fios
Normalmente, uma temporada é suficiente para consertar os galhos na posição correta. Ao cortar o fio na casca, ele é removido mais cedo, mesmo que os galhos ainda não tenham se formado. Depois de algum tempo, você pode aplicar novas curvas nos intervalos das cicatrizes e tentar novamente.
Conselhos! Se você precisar cultivar uma árvore com um tronco mais grosso, não remova o fio por muito tempo.
Depois, morda com cortadores de arame e relaxe com cuidado.
Produção não-resíduos
Ao cultivar pinheiro bonsai todos os anos, é necessário formar uma coroa cortando os brotos crescentes. Se não houver desejo de lançar galhos e desejar aumentar o número de plantas, elas serão usadas como material de plantio. Só é necessário enraizar estacas jovens e será possível criar novas árvores anãs a partir delas. Nesse caso, a produção fica livre de resíduos.
A planta formada requer muita atenção e cuidados adequados. Seu cultivo é um processo meticuloso de cortar galhos, arrancar agulhas e cortar. Sem mencionar a manutenção da umidade, a fertilização e a observação do regime de temperatura. O cumprimento de todas essas condições levará ao resultado desejado, e a árvore ficará encantada por muitos anos.