O jardim Gerbera é uma das plantas mais populares entre os cultivadores de flores. Externamente se assemelha a uma camomila, no entanto, ao contrário da rainha dos campos, a gerbera requer cuidados especiais. Em gratidão, ela agrada com flores generosas e cores brilhantes das flores. Vale a pena considerar detalhadamente a descrição da gerbera do jardim, plantio e cuidados, as características da reprodução e os problemas de cultivo desta planta.
Jardim Gerbera - que tipo de flor, a que família pertence
Gerbera pertence à família Astrov. A planta é caracterizada por um sistema radicular poderoso, a altura pode chegar a 20-30 centímetros. Folhas verdes grossas são coletadas em uma roseta elegante, acima da qual os caules das flores se elevam.
Os floristas comparam gerberas com echinacea ou margaridas. A diferença está na ampla gama de cores
O diâmetro médio da inflorescência é de 12 cm, podendo florescer por 30 dias. Ao mesmo tempo, a própria gerbera floresce por três meses. Durante esse período, até duas dúzias de flores são formadas em um arbusto compacto. São grandes, solteiros, com um núcleo brilhante de cestas. As flores podem ser comuns, duplas ou semi-duplas.
Breve Descrição, História da Origem
O berço do gerbera é a África do Sul. Cresce em estado selvagem. Os cientistas falam sobre duas versões da origem do nome da flor. Segundo um deles, a gerbera recebeu esse nome em homenagem a Traugott Gerber, médico e biólogo da Alemanha, que por muitos anos trabalhou na Rússia e administrava um jardim botânico de farmácia em Moscou. A segunda versão diz que da língua latina a palavra "brasão" pode ser traduzida como "grama" e, como essa planta pertence ao grupo de gramíneas, esse nome poderia ser atribuído a ela.
Informações adicionais! Pela primeira vez, um criador da Escócia chamou a atenção para uma flor brilhante: foi ele quem primeiro se envolveu no cultivo de gerberas. Isso aconteceu em uma das províncias francesas - Transvaale e, portanto, a gerbera tem outro nome - camomila Transvaal.
Variedades de plantas, variedades altas populares, aparência
Apesar da grande variedade de espécies e variedades (hoje são criadas mais de 1000 variedades), os criadores continuam trabalhando na criação de novas. Jardineiros preferem híbridos e variedades, que são caracterizadas por altas qualidades decorativas. Vale a pena considerar as variedades mais populares de gerberas que são adequadas para o cultivo ao ar livre.
Gerber Jameson
Essa variedade é chamada de principal. Foi com base em que todas as espécies conhecidas pelos cultivadores de flores foram criadas hoje. A flor de gerbera de Jameson está localizada em uma haste grossa e resistente de altura média, as folhas são grandes, pubescentes e de penas. As inflorescências, cujo diâmetro excede 10 centímetros, tem uma ou mais fileiras de pétalas, o número total delas geralmente chega a 30. A paleta de cores é diversa, enquanto o meio da flor contrasta com o tom principal. O tempo de floração de uma flor é de 21 dias.
Gerbera Wright
Gerbera Wright geralmente é cultivada para criar buquês e como um componente importante do projeto paisagístico do local. A planta é caracterizada por uma longa floração - começa na primavera e continua até o início do tempo frio. A roseta consiste em grandes folhas de cirros; no final de um longo pedúnculo, forma-se uma flor que se parece mais com uma camomila. O meio geralmente tem uma cor amarela ou branca, as pétalas podem ter diferentes tonalidades:
- vermelhos;
- roxo
- amarelo;
- laranja
- rosa.
Na maioria das vezes, a gerbera de Wright é usada para criar buquês brilhantes e originais.
Gerbera Abyssinian
A planta desta espécie é mais parecida com o resto da camomila medicinal. Encontrado na natureza na Etiópia. Flores do tipo Reed, geralmente brancas. Folhagem jovem tem uma ligeira pubescência. A roseta basal consiste em folhas elípticas.
Informações adicionais! Muitas vezes, os jardineiros têm uma pergunta - é uma gerbera uma planta perene ou anual. Como planta doméstica, a flor é cultivada como perene e, quando cultivada em campo aberto em regiões com clima frio, é frequentemente cultivada como uma flor anual.
Gerbera Alcor
A variedade é ideal para o cultivo ao ar livre. É uma flor pequena com folhas estreitas, cujas flores são caracterizadas por uma densa cor de cereja. A altura média da planta atinge 60 cm.
Aldebaran e outros
Variedade de células estreitas, com pequenas flores de um agradável tom rosa. O diâmetro médio das inflorescências raramente excede 9 cm. A altura do mato varia de 50 a 60 cm. Outras variedades também são populares entre os jardineiros - as gerberas são cultivadas em dachas e jardins:
- terry e semi-terry - por exemplo, Spark;
- flor grande com pétalas de tamanho médio - Marte;
- lobos estreitos com flores grandes - Júpiter e Migar;
- inflorescências amplamente de tamanhos pequenos ou médios - Vera e Saturno.
Plantando um jardim de gerbera em campo aberto
Mesmo o resfriamento de curto prazo pode destruir a gerbera do jardim. Portanto, o melhor momento para plantar uma flor em um local permanente em campo aberto começa após a ameaça de geada.
Preste atenção! Os produtores experientes recomendam plantar gerberas ao mesmo tempo que tomates, berinjela e pepino.
Seleção de localização
Um dos fatores mais importantes necessários para o pleno desenvolvimento da planta é a escolha correta do local. O fato é que a planta não florescerá se for plantada em um local onde não há iluminação suficiente. Além disso, o local deve ser fechado contra ventos e correntes de ar.
Importante! Em campo aberto, as gerberas podem crescer no sul da Rússia ou na faixa do meio. Moradores de outras regiões terão que preparar um local para a planta na estufa.
Como preparar o solo e as mudas para o plantio
A principal diferença entre as gerberas e outras culturas de jardim é que ela não cresce em solo alagado, pois camomila grande e solo argiloso não são do seu gosto. É importante que o local para plantar a flor seja rico em magnésio, potássio e manganês. Jardineiros experientes alertam: ao preparar o solo para a gerbera, você não deve fazer nenhum tipo de estrume. Em vez disso, uma pequena quantidade de composto é adicionada.
As plantas devem ter iluminação adequada, caso contrário os pedúnculos se esticarão e as flores serão pequenas
Antes de plantar mudas de gerbera no país, prepare mudas. Para começar, deve ser examinado. Não deve ter um revestimento branco, manchas de marrom ou marrom. Não deve ser alongado. A cor normal das folhas é verde saturada. Para que as mudas se adaptem às novas condições, elas devem ser retiradas o dia inteiro.
Como cuidar de plantas perenes
Falando sobre como cultivar gerberas, não se pode deixar de dizer que a cultura adora ar fresco, é exigente por iluminação intensa, um nível moderado de umidade, aplicação oportuna de fertilização.
Regras de rega e umidade
A colheita prefere rega pequena, mas frequente. Durante a estação de crescimento, a gerbera do jardim precisa de mais água, mas é importante garantir que as raízes não tenham estagnação de umidade.
Uma série de regras deve ser observada:
- a água não deve alcançar a saída;
- a água deve ser evitada nas folhas;
- use apenas água morna - 26-28 ℃ acima de zero.
Importante! Jardineiros experientes recomendam um esquema de irrigação: quatro dias de solo úmido devem ser substituídos por dois dias de seca.
Para qualquer gerbera no jardim, o cultivo e o cuidado devem estar o mais próximo possível das condições naturais dos países quentes. Nota dos floristas: é indesejável pulverizar gerberas, mas o nível de umidade deve ser alto - cerca de 65-75%, mas não deve exceder 85%.
A melhor opção para o solo para a cultura é levemente ácida
Antes de plantar uma gerbera, um local para tratamento deve ser tratado com fitosporina - para a prevenção de doenças fúngicas.
Qualidade superior do curativo e do solo
30 dias após o transplante da flor para um local permanente, o primeiro fertilizante pode ser aplicado no solo. Os floristas recomendam que uma vez a cada 14 dias, de março até o outono, faça fertilizantes.
Orgânico é proibido. As flores reagirão negativamente aos compostos que contêm esterco de cloro, vaca ou pássaro. Devido a esses fertilizantes, a podridão radicular do pescoço, a planta morre.
Poda e transplante
Após o desbotamento da planta, é necessário realizar o procedimento de poda. Folhas secas, pedúnculos nos quais as flores já desabrocham devem ser removidos. Cortar o excesso de folhas não será supérfluo - isso é necessário para estimular novas flores.
O transplante de gerbera é melhor na primavera. O solo deve ser leve e drenado. As raízes devem ser podadas, deixando apenas 10 a 15 cm. Antes do transplante, o colo da raiz da planta deve ser tratado com uma solução rosa claro de permanganato de potássio.
Winter Gerbera Care
Os criadores conseguiram desenvolver variedades que toleram uma queda de temperatura para -10 ℃, no entanto, eles também precisam de abrigo para o inverno.
Falando em gerbera perene ou anual, deve-se dizer que tudo depende das condições climáticas da região. Nas regiões onde os invernos são severos, recomenda-se transplantar as plantas em recipientes - e transferi-las para a sala. Em casa, as plantas definitivamente sobreviverão ao inverno. Nas regiões do sul, basta podar as hastes das flores, parar de fertilizar e reduzir a rega. Para cobrir os arbustos antes do inverno deve ser palha, folhas caídas.
Os floristas são aconselhados a colocar vasos de gerbera em salas com baixa umidade e temperatura estável
Características das plantas com flores
Separadamente, vale a pena mencionar como e quando a gerbera do jardim floresce.
Período de atividade e descanso
As plantas são caracterizadas por um longo período de floração de três meses. Os gerberas não dormem, mas nos meses frios todos os processos diminuem.
Tipos e forma das flores
As flores de gerbera podem ser comuns, duplas, semi-duplas. O tamanho das inflorescências é grande, a forma lembra margaridas ou margaridas.
Métodos de propagação de flores
Propague uma planta de várias maneiras. Os principais estão dividindo o mato e as sementes.
Propagação por divisão de um arbusto
No início da primavera, você precisa cavar um arbusto e dividi-lo em vários ramos. Cada um deve ter folhetos. Os brotos devem ser plantados no chão para que a saída não se projete mais do que um centímetro.
Propagação de sementes
Falando sobre como obter flores de gerbera brilhantes, como cultivá-las a partir de sementes, não podemos dizer que esse processo consome muita energia. Já em janeiro-fevereiro, as mudas são plantadas. As sementes são embebidas em água, em nenhum caso impedindo a secagem. Após 4-5 dias, quando as sementes começam a chocar, elas são movidas para o solo úmido e solto. Polvilhe o solo por cima com areia e cubra com um filme. Umedecem a terra de tempos em tempos - é melhor fazer isso com uma pistola de pintura. Em uma semana, os primeiros tiros aparecerão.
Problemas crescentes, doenças e pragas
Na maioria das vezes, as gerberas estão sujeitas a doenças fúngicas. Caso o fungo afete o sistema radicular da planta, a flor deve ser transplantada para um novo local, tendo tratado previamente o solo e as raízes da planta com medicamentos antifúngicos. As drogas ajudarão a se livrar da podridão cinzenta.
Informações adicionais! Na luta contra fungicidas de oídio ajudarão. Se o colo da raiz começar a apodrecer, reduza a rega, comece a afrouxar e aplanar o solo.
Entre as causas mais comuns da doença, os especialistas distinguem:
- rega excessiva - por causa disso, o fusarium e a praga tardia se desenvolvem;
- falta de umidade - leva ao aparecimento de um ácaro;
- ataques de pulgões - a planta começa a desaparecer.
Para evitar que as folhas de gerbera desbotem, elas devem ser sombreadas em dias ensolarados
O gerbera pode parar de florescer quando não possui luz solar suficiente, o solo contém muito nitrogênio. Se as folhas começarem a ficar amarelas e secas, a planta não terá umidade suficiente.
As gérberas podem se tornar um verdadeiro orgulho do jardineiro e da decoração principal do jardim - para isso basta saber como plantar mudas em um local permanente, como cuidar delas. Todos os esforços e gastos de tempo certamente se tornarão realidade - a gerbera ficará encantada com a floração exuberante e um verdadeiro tumulto de cores.