Hydrangea Grandiflora é uma planta altamente decorativa que é amplamente utilizada para decoração de parques, jardins, terrenos pessoais, becos. A flor tem várias variedades bonitas: em pânico, em forma de árvore e em pânico.
Descrição da variedade e suas características
Hortênsias são arbustos decíduos decorativos, sua terra natal é o território do leste da Ásia e as ilhas do Japão. Essa variedade antiga é conhecida há muito tempo. De acordo com a descrição, a hortênsia em panículas de Grandiflora é um arbusto alto com floração exuberante e densa. Em altura, cresce para 2,5 m. A coroa do mato é muito ramificada e se espalha, atingindo um diâmetro de 3 m.
Hortênsias Grandiflora são muito populares no paisagismo
As folhas ovais do arbusto são de tamanho médio - de 12 a 14 cm de comprimento. Na sua superfície existem pequenas irregularidades e rugosidade, já que a parte frontal das placas é densamente coberta por pequenas vilosidades.
Nota! O sistema radicular da hortênsia Grandiflora é muito desenvolvido e poderoso. É muito ramificado, algumas raízes crescem bem na superfície da terra.
Grandes inflorescências alongadas são compostas por pequenas flores brancas. Durante a estação, a tonalidade dos botões muda: primeiro são cremosos, depois brancos como a neve e, mais perto do outono, adquirem uma cor rosada, que muda rapidamente para verde avermelhado.
Histórico de Variedades
No Japão, o cultivo de hortênsias Grandiflora para a decoração de jardins, parques e terrenos tem sido praticado desde os tempos antigos.
Características da classe
Hortênsia em panículas Grandiflora tem muitas vantagens:
- floresce profusamente e brilhantemente;
- tem um crescimento rápido, pode ganhar uma altura de 20-25 cm em uma estação;
- resistente a muitas doenças;
- raramente afetado por pragas.
Resistência do inverno
Devido à sua resistência ao gelo, Grandiflora pode ser cultivada nas regiões norte. O arbusto pode suportar temperaturas de até -30 graus.
Aterragem e cuidados adicionais
Características de plantio e cuidados em terreno aberto para hortênsia Grandiflora tree e paniculata não apresentam diferenças. Em geral, as flores não requerem maior atenção e estão bem adaptadas às condições ambientais.
Para plantar hortênsias, o solo é preparado previamente
Seleção e preparação de um local de desembarque
As hortênsias são classificadas como plantas fotófilas, mas para o plantio é preciso escolher um local com luz difusa. Sob o sol brilhante, folhas e brotos podem queimar e perder sua aparência decorativa. É melhor escolher o solo de acidez média e com alta respirabilidade.
Importante! O solo arenoso pode ser oxidado pela adição de húmus, turfa ou composto.
O plantio de uma flor é realizado no outono e na primavera. Se o arbusto for plantado na primavera, você deve cavá-lo no outono e adicionar matéria orgânica. Na primavera, o solo é afrouxado novamente e alguns fertilizantes minerais são adicionados.
Como plantar
Algoritmo passo a passo para o plantio de mudas de hortênsias em campo aberto:
- Cavar buracos a uma distância de 2 m um do outro e a uma profundidade de 50 cm.
- Cubra o fundo de cada orifício com uma camada de cinco centímetros de material de drenagem: lascas de argila expandida ou pedrinhas.
- Cubra com a mesma camada de mistura de solo preparada a partir de relva, húmus e turfa.
- Organize cuidadosamente as mudas e espalhe suas raízes. Não é necessário puxá-los e aplicá-los grosseiramente no chão, por causa disso, podem aparecer danos mecânicos, através dos quais a infecção cairá. Como resultado, o sistema radicular pode morrer.
- Encha os arbustos com o substrato restante, preenchendo todos os espaços vazios entre as raízes.
- Bata levemente no chão ao redor do círculo do tronco com a mão e despeje água morna à temperatura ambiente.
Importante! O pescoço da raiz da hortênsia deve estar 2 cm acima do solo.
Rega e alimentação
Regue a planta 1 vez em 5-7 dias. Cerca de 2 baldes de água limpa e macia à temperatura ambiente são gastos em cada arbusto.
Produtos orgânicos, juntamente com fertilizantes minerais, são aplicados 4 vezes em uma estação:
- depois de aquecer o solo, até que os rins apareçam,
- antes que os botões floresçam;
- em julho;
- após o florescimento completo do mato.
Poda
Na primavera, é necessário remover brotos antigos. Se o arbusto é adulto, alguns galhos são cortados em um terço para rejuvenescer a flor.
A poda de Bush é realizada anualmente
Preparações de inverno
A variedade possui alta resistência ao gelo, mas nas latitudes do norte, recomenda-se abrigá-la para o inverno. Para fazer isso, cubra o círculo do tronco próximo com serragem e folhagem seca e envolva a parte superior do arbusto com material denso.
Reprodução
As hortênsias são propagadas por métodos vegetativos, entre os quais as estacas e a divisão do mato são especialmente populares.
Para enraizar as mudas, elas primeiro precisam ser cortadas de brotos saudáveis de adultos. O procedimento é realizado no verão, aproximadamente no final de junho ou julho. A parte superior do caule é cortada com 14 a 18 cm de comprimento, e as estacas são enterradas em um substrato úmido. De cima, eles são cobertos com uma cúpula de vidro ou plástico.
Outro método popular é dividir um arbusto adulto. O procedimento deve ser realizado na primavera antes do início do crescimento ativo e no fluxo de seiva, ou no outono após a floração completa. Para fazer isso, puxe o arbusto junto com as raízes e o solo. Com uma faca afiada, divida-a em 2 a 4 partes iguais e plante cada uma em um local separado.
Doenças e pragas, formas de combatê-los
Às vezes, a Grandiflora pode ser infectada com oídio causado por vermes - insetos redondos brancos que cobrem a superfície das folhas com muco branco. Logo, o líquido endurece e se transforma em um revestimento esbranquiçado, que eventualmente fica cinza e escurece. Nos primeiros estágios da manifestação da doença, basta lavar o arbusto no chuveiro, mas é mais eficaz o uso de fungicidas e inseticidas.
Oídio nas folhas de Grandiflora
Entre as pragas, o mato pode perturbar o pulgão das folhas, localizado nas folhas e sugando os sucos. A planta murcha e fica entorpecida; seus botões começam a cair. Ao lidar com parasitas, é melhor usar o remédio "Actellic".
Uso em paisagismo
Há muito que as hortênsias são utilizadas no paisagismo. Flor altamente decorativa parece bonita com quase todas as plantas. Nos parques, é plantada ao lado de árvores e arbustos grandes. O Grandiflora em forma de árvore de hortênsia enfatiza favoravelmente os canteiros e os canteiros com sua aparência elegante.
As espécies de folhas grandes (Hydrangea Paniculata) são frequentemente plantadas juntamente com plantas coníferas: thuja, abeto ou zimbro. Para decorar o jardim, você pode colocar a hortênsia Grandiflora Paniculatu ao lado de arbustos de frutas e bagas.
Grandiflora é uma variedade bonita e resistente ao gelo.
Hydrangea Grandiflora é uma planta ornamental popular que é amplamente usada em projetos paisagísticos. Uma flor despretensiosa é fácil de propagar e plantar em campo aberto, pois se adapta rapidamente a novas condições e raramente fica doente.