Thuya: Doenças e Tratamento

Pin
Send
Share
Send

Tuya é popular no paisagismo devido a suas belas agulhas verdes. Portanto, qualquer doença, logo que ele tem um decorativo, às vezes causando danos irreparáveis. Tente entender o que fatores afetam o arborvitae amarelecimento e o que fazer para evitar este problema.

  • Cuidados inadequados
    • Mais ou menos de rega
    • Erros no acabamento
    • Escolha errada de localização para Tui
  • Como curar tuyu da doença
    • Phytophthora
    • Brotos marrons
    • Ferrugem e Shute Tui
  • Como lidar com o controle de pragas
    • Pulgão tucano
    • Ácaro aranha
    • Besouro de casca
    • Folheto
    • Lozhnoshitovka
    • Traça-Pestilência

Tui é caracterizado por despretensão e resistência a doenças, bem como a ataques de pragas. No entanto, como qualquer outra árvore, esta estabilidade não é absoluta - a planta pode ficar amarela periodicamente, as agulhas e os galhos podem secar. Para descobrir como ajudá-lo em tal situação, primeiro você precisa estabelecer a causa de tais fenômenos. Pode haver vários:

Natural Muitas vezes, as agulhas vivem de três a seis anos e, após esse período, elas primeiro se iluminam, depois ficam amarelas e, finalmente, morrem.Este processo é acompanhado pela coloração amarela de ramos individuais no meio da coroa ao redor do tronco. Posteriormente, essas partes da árvore simplesmente caem. Um fenômeno semelhante é chamado de gamo e é observado, na maioria das vezes, no outono.

Sazonal. No inverno, alguns tipos de coníferas podem ser pintados em dourado-bronze, marrom, marrom. Assim, a árvore reage ao resfriamento e se adapta à geada. Com o advento da primavera, as agulhas devem retornar à sua coloração habitual. No entanto, se após o inverno o thuya ficar amarelo e não ficar verde novamente, é hora de pensar sobre o que fazer, porque neste caso você está lidando com algum problema sério que precisa ser resolvido e o mais rápido possível.

Voce sabe Mudanças sazonais na coloração são características para os thuja ocidentais e dobrados. Variedades levemente douradas de tui europeu "Brabant", "Columna" e "Holmstrup". No inverno e no verão, a variedade "Smaragd" permanece sem cor, para as agulhas das quais nenhuma geada é temida.
Sol queima. Como todas as coníferas, na primavera, thuja é propensa a queimaduras solares. Neste momento (de preferência a partir de fevereiro), deve ser coberto com papel kraft, agrofibra ou outros dispositivos similares.

Animais As razões para mudar a cor da tuia e a secagem das agulhas podem ser fezes regulares em seus gatos ou cachorros. Da urina do cão, a árvore é coberta com um revestimento preto.

Além disso, as causas das mudanças na aparência da tuja podem ser cuidados inadequados, doenças e pragas. Vamos descrevê-los em mais detalhes.

Cuidados inadequados

O principal fator que leva à perda de sua decoração, ao desenvolvimento de várias doenças ou à invasão de parasitas, é a falta de cuidados adequados para a árvore, ou seja, erros na escolha do local e época de plantio, rega e alimentação inadequada.

Mais ou menos de rega

Tuya ama o solo bem umedecido, mas não suporta a estagnação da umidade, no entanto, bem como a ocorrência próxima de águas subterrâneas.

A frequência recomendada de rega para a tui é de uma vez por semana, em períodos secos - duas vezes por semana e no primeiro mês após o plantio, todos os dias. O volume de água na rega, em condições normais, deve ser um balde por árvore (com fatores desfavoráveis, dois baldes). Para que a umidade seja retida no solo, mas não estagnada, o solo no círculo próximo do tronco deve ser coberto com palha: no inverno, serragem, no verão, a raiz.

Rega excessiva e estagnação da umidade por mais de duas semanas, levam a raízes de plantas em decomposição e contribuem para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Com rega insuficiente, thuya fica amarelo e seca.

Gosta de tuya e polvilhamento periódico, especialmente no calor do verão. É melhor fazer isso à noite, para que as gotas nas agulhas não provoquem queimaduras solares.

Erros no acabamento

Cobertura para tuja é útil, no entanto com moderação. Se fertilizantes foram introduzidos durante o plantio, a próxima vez que a árvore precisar ser alimentada em dois anos. Na primavera, a planta é fertilizada com compostos de nitrogênio, no início do verão - com potássio. Se a árvore cresce em solos pobres, então no verão, fertilizantes contendo fósforo também serão necessários. No entanto, vale lembrar que a aplicação excessiva de fertilizantes pode causar queimaduras nas raízes e amarelamento das pontas das brotações.

Importante! Em nenhum caso você deve engordar antes do período de inverno. Isto é carregado com o desenvolvimento de várias doenças.
Sobre o que exatamente as substâncias que lhe faltam, thuya pode dizer-lhe a sua aparência. Assim, amarelamento ou forte clarificação de agulhas geralmente ocorre devido à falta de ferro. Neste caso, o thuya deve ser fertilizado com um fertilizante complexo, por exemplo, "Kemira Universal" ou "Osmocot". Se uma árvore jovem sofre de falta de fósforo, suas agulhas se tornarão um tom vermelho-violeta, e se houver deficiência de nitrogênio, a tuja retarda o crescimento e o desenvolvimento, tornando-se clorótica.

Escolha errada de localização para Tui

Ao escolher um local para o plantio de coníferas, deve-se levar em conta o fato de que a árvore cresce bem em solo drenado na composição de turfa, turfa, areia. Plantá-lo em solos arenosos, argilosos ou de turfa pode afetar adversamente o desenvolvimento da planta, causando amarelamento e derramamento de agulhas ou secando os ramos inferiores.

Voce sabe Na natureza, os tailandeses mais bonitos crescem em solos úmidos, frescos, levemente ácidos ou neutros em florestas mistas.
Para plantar adequadamente um thuja, você precisa conhecer uma regra - o pescoço da raiz deve estar no nível do solo, não aprofundado. Não há necessidade de aprofundar a árvore, pode levar à queda das agulhas e à deterioração da casca na parte inferior do tronco. No futuro, você precisa garantir que o pescoço da raiz não esteja completamente desnudado, caso contrário, a aparência da concha também pode sofrer.

Nocivo para tuja também são as plantações espessas. Em lugares onde galhos de árvores diferentes estão em contato, as agulhas podem ficar amarelas e cair. O espaçamento mínimo recomendado entre mudas é de 1 m.

Tuya é uma planta que gosta de luz, por isso é necessário plantá-lo em áreas abertas. No entanto, pela primeira vez após o plantio de uma muda é pritenyat importante do sol, ou as agulhas podem ser esclarecidas. É desejável que uma aterragem escolha um lugar onde ao meio-dia não seja exposto à luz solar direta. Naturalmente, na sombra da tuya não vai crescer e perder completamente a sua atratividade. Lembre-se: a partir do pouso correto e a escolha do local dependerá da condição e da aparência da planta no futuro.

Como curar tuyu da doença

Se você tinha uma plantação de árvores, seguindo as recomendações estão confiantes de que o direito de cuidar dele, mas notou que é amarelo, parece lento ou redefine as agulhas, a causa desses fenômenos pode ser derrotado arborvitae alguma doença específica para coníferas.

Phytophthora

Phytophthora - uma das doenças mais perigosas das coníferas e thuya também. Se você executá-lo, será impossível ajudar a árvore. Sobre o desenvolvimento da doença pode ser identificada por características: as agulhas de arborvitae assume uma cor cinzenta, na cernelha de árvores, a parte inferior do tronco é macio e coberto com uma patina.O fungo que causa a fitofetora afeta a raiz do arbusto, que se torna quebradiço, começa a apodrecer e transpira um cheiro desagradável. Se você tem esses sintomas, quando você já vê claramente que a tuya desaparece, será tarde demais para pensar sobre o que fazer. Da árvore terá que se livrar de, e o chão debaixo disto mudar, porque os esporos do agente causativo da doença podem existir lá por muito tempo.

As principais causas dos fitóforos são a estagnação da umidade e a ausência de drenagem no solo, além de danos à casca por larvas de vermes, besouros da casca. Para evitar a doença use pulverização fungicida "Fundazolom", "HOMOM", "Abiga-Peak".

Brotos marrons

O amarelecimento de escamas individuais no início da primavera pode indicar o desenvolvimento de um fungo que provoca brotos marrons. Como se multiplica, os brotos inteiros morrem e morrem. Se tais sintomas forem encontrados, os ramos infectados devem ser excluídos imediatamente.

A fim de evitar a planta, é necessário fertilizar e polvilhar o solo sob o tronco com calcário. Além disso, a cada 14 dias, de julho a outubro, você pode pulverizar "Fundazol" (0,2%).

Ferrugem e Shute Tui

Muitas vezes, as doenças que afetam as coníferas são a ferrugem e o shute, que, em geral, prejudicam as árvores jovens. Manifestações de doenças mudam a cor das agulhas para uma mais escura, marrom, seguida por sua queda. Os pontos pretos são formados nas agulhas - os pontos de esporo. Os galhos doentes são cortados e destruídos. Para fins de prevenção e tratamento, a planta deve ser pulverizada com preparações contendo cobre (mistura Bordeaux, "HOM", "Oxihom"). Também para o tratamento de árvores coníferas que regam abaixo da raiz "Fundazol" usa-se. Schütte é tratado com Topsin-M. Como proteção, use fertilização mineral regular.

Como lidar com o controle de pragas

O thuju pode danificar vários insetos nocivos. Sua vida na árvore leva a sérios danos às agulhas, casca, e também provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas no futuro. Então, thuju são afetados por chupar, roer agulhas, pragas de enraizamento.

Pulgão tucano

O amarelecimento das agulhas pode ser o resultado da presença de pulgões. Esses pequenos insetos de cor cinza-marrom se alimentam da seiva da árvore na parte de baixo da parte aérea. Se uma pequena quantidade for encontrada, a lavagem semanal com sabão pode ajudar,mas com dano maciço, será necessário recorrer ao uso de inseticidas permitidos para thuya.

Importante! Com a lavagem com sabão, o solo sob o thum deve ser coberto, a fim de evitar que a solução de sabão atinja as raízes.

Ácaro aranha

Já a partir do nome desta praga, fica claro que o resultado de sua vida será teias de aranha. Estragar as agulhas com teias de aranha é um dos sintomas característicos do fato de que os ácaros são furiosos no thum. Além disso, as agulhas são cobertas com manchas amarelas, escurecendo e desmoronando.

O pior dano pode ser causado por um ácaro-da-ar a plantas que sofrem de ressecamento do solo em dias quentes. Esta praga é muito prolífica e traz até seis descendentes, então lutar com ela exigirá um esforço sério.

Para fins de prevenção, é necessário evitar a secagem do solo durante a estação de verão, bem como "esperar" as plantas mais frequentemente para manter uma boa umidade.

Para se livrar do carrapato, as pulverizações são infundidas com dentes-de-leão, alho ou uma solução de enxofre coloidal. Quando uma infecção maciça ajudará acaricidas.

Besouro de casca

A presença de buracos na casca da árvore indica a presença de pragas na haste.Um deles é besouro de casca.

Para evitar o aparecimento deste parasita, é necessário criar condições favoráveis ​​para o crescimento e desenvolvimento. Quando há sinais de besouro de casca, injeções de inseticidas são aplicadas nas áreas afetadas do córtex.

Folheto

O giro da folha faz os casulos entre as agulhas, conectando-os com teias de aranha. Agulhas alimentares podem durar um mês. Sua nocividade é muito alta, já que esse pequeno inseto pode levar à morte da árvore.

Para a prevenção e tratamento de thuju, pulverização duas vezes com inseticidas: em maio e na primeira quinzena de junho. Na infecção grave, o tratamento é repetido em julho.

Lozhnoshitovka

Lozhnoshitovka - uma praga de sucção perigosa, o que leva à inibição do crescimento e desenvolvimento, um forte enfraquecimento da planta. Agulhas nas árvores, nas quais atacam, tornam-se opacas, amarelas e, mais tarde, murcham completamente. Detectar o parasita pode estar sob a parte inferior das agulhas e ramos. Pequenos insetos de 3 mm de tamanho têm uma cor amarelo-marrom.

Como medida preventiva de luta, use cintos de caça. Eles são feitos de pano de saco ou palha e colocar os troncos no início da primavera.Tais adaptações não permitirão que os insetos que despertaram no solo após o inverno atinjam as agulhas.

Com uma pequena lesão, um método mecânico é usado para controlar as larvas com um pincel ou uma faca romba, simplesmente retire a casca. Em casos avançados, os inseticidas são usados.

Traça-Pestilência

As larvas do moth-pestle deixam para trás as agulhas marrons e o ápice que morre dos brotos. Eles roem pequenos buracos em agulhas. Para a postura de ovos, folhas de hortelã em maio, mas é difícil notar, porque seu tamanho não excede 4 mm.

A fim de evitar que as toupeiras ponham ovos em uma árvore, na segunda quinzena de junho e início de julho são pulverizadas duas vezes com preparações contendo piretróides. Os topos dos brotos precisarão ser cortados.

Também thuja é submetido a ataques de um wireworm, que prejudica as raízes da planta. Como resultado de sua atividade prejudicial, a imunidade do thuya é grandemente prejudicada, e começa a ficar para trás no crescimento e desenvolvimento. O wireworm também pode ser a resposta para a pergunta "Por que galhos e agulhas secam?". Dessa praga, as árvores crescem em áreas baixas com solo ácido e freqüente estagnação de umidade.

Métodos de luta são a escavação profunda do solo no outono, sua drenagem e calagem. A destruição do fio também é promovida por preparações com a substância ativa diazonina.

Tuy é tão bonito que merece ser plantado em todos os lugares. No entanto, se a sua árvore de repente perdeu sua beleza anterior, não se apresse em enterrá-la, mas tente ajudar. Tendo identificado e eliminado a causa da má aparência da árvore, você pode continuar a apreciar a aparência de coníferas elegantes e perfumadas.

Assista ao vídeo: Bouba Aviária

Pin
Send
Share
Send