Gloxinia atrai jardineiros com seus botões incomuns e variedade de cores. Para crescimento e desenvolvimento normais, a planta precisa de transplantes regulares.
Por que transplantar gloxinia
Mover uma planta de casa para uma panela nova pode ser necessária em diferentes situações. Casos em que é necessário transplantar gloxinia:
- plantio primário de tubérculos jovens;
- colhendo mudas em um recipiente individual ao germinar uma flor a partir de uma semente;
- transplante de plantas de contêineres adquiridos;
- a necessidade de alterar a capacidade de pouso após a hibernação.
Flores gloxinia brilhantes irão decorar qualquer peitoril da janela
Além disso, o transplante de gloxinia de um vaso para outro pode ser necessário quando uma flor é infectada por uma doença fúngica ou para combater pragas de insetos.
Quando a gloxinia deve ser transplantada?
Antes de enviar as panelas com tubérculos para um local fresco e seco para descansar, onde fica até a próxima primavera, a planta deve florescer. Após o término da floração, o arbusto da gloxinia murcha gradualmente; as folhas morrem.
Um transplante de flores é realizado no final do inverno ou no início da primavera. Nesse caso, não é necessário que a planta tenha o primeiro broto.
Você sempre precisa de um transplante após o inverno
Por estarem no mesmo solo, os tubérculos de gloxinia podem apodrecer. É por isso que o procedimento deve ser realizado independentemente de haver indicações óbvias para a substituição do vaso e do solo.
É possível transplantar gloxinia florescente
As plantas com flores não gostam de transplantar durante a floração. Mas se a situação é crítica e a gloxinia ameaça a morte, o movimento é realizado independentemente da sazonalidade. Um evento obrigatório para o tratamento da gloxinia em casa é um transplante de flores após a compra.
Preparação para transplantes
Ao mover uma flor de um vaso para outro, é importante primeiro descobrir como transplantar a gloxinia corretamente. A conformidade com os requisitos básicos evitará muitos problemas.
Seleção do pote
Ao escolher uma capacidade de plantio para a gloxinia, é importante levar em consideração as características do sistema radicular da flor. As raízes divergem do tubérculo, por isso é recomendável selecionar um pote de cache baixo, mas amplo. A profundidade da panela deve permitir colocar nela uma camada de drenagem, a flor necessária. De todos os materiais, é melhor escolher cerâmica.
Importante! Antes do plantio, o recipiente deve ser lavado, seco e desinfetado.
A flor se sente mais confortável em uma plantadeira baixa e larga
Seleção e preparação do solo
O solo para a gloxinia do ambiente requer luz, solto, permeável ao ar e à umidade. Seu valor ácido deve ser neutro, para não provocar o apodrecimento dos tubérculos. Das misturas prontas universais, o primer para violetas é o mais adequado.
Independentemente, a mistura do solo pode ser preparada a partir de areia, folhas e turfa nas proporções de 1: 2: 2. O solo deve ser descontaminado por tratamento térmico.
Drenagem
Os tubérculos macios de gloxinia de flores precisam de uma camada de drenagem. Como componentes para isso, você pode usar:
- argila expandida ou seixos;
- estilhaços de cerâmica;
- espuma de poliestireno.
Se você selecionar um vaso muito fundo, a altura da camada de drenagem ajudará a compensar essa desvantagem.
Preparação de tubérculos
A preparação da gloxinia para a mudança para uma nova plantadeira começa com um exame minucioso dos tubérculos. As raízes secas são removidas e lavadas em água, removendo os resíduos do solo, após o que é possível avaliar o estado dos tecidos.
Todas as partes dos tubérculos que parecem prejudiciais à saúde são removidas com uma faca afiada e higienizada. Fatias polvilhadas com carvão ativado triturado ou qualquer fungicida. O tubérculo assim tratado é deixado ao ar livre até o dia seguinte.
Preste atenção! Recomenda-se que os tubérculos de raiz que pareçam preguiçosos sejam embrulhados em um pano úmido por 3 dias para que sejam nutridos.
Se, no momento do transplante, o tubérculo ainda não brotou, mas parece saudável, é colocado em um saco plástico com solo de turfa e deixado em um local bastante quente e iluminado.
Folhetos bicar por 2 semanas
Processo de transplante passo a passo
O procedimento de pouso consiste em várias etapas padrão. Procedimento
- Os tubérculos são incubados por meia hora em uma solução de uma preparação fungicida (Fundazole, Fitosporin ou uma solução saturada de permanganato de potássio).
- A parte superior do tubérculo, na qual há uma pequena depressão, e a mais baixa, mais convexa e suave, são determinadas para não plantar a flor do lado errado.
- Um pequeno buraco é feito no centro dos vasos e um tubérculo é colocado nele.
- Polvilhe-o em cima do chão, deixando um broto acima da superfície.
- Regue o solo em uma panela com muito cuidado, sem cair em partes da planta.
- Para criar um ambiente de estufa, um saco de plástico transparente é puxado sobre as panelas e colocado em um local quente e bem iluminado.
Após o transplante, a gloxinia não é regada até que a estufa seja removida. Ventile a planta por 15 a 20 minutos diariamente. Quando as primeiras folhas são formadas, o abrigo para o dia começa a ser removido.
Cuidados adicionais
Para a rápida adaptação da planta em uma nova capacidade e estimulação de sua floração, é importante garantir cuidados adequados. Os cultivadores de flores experientes recomendam observar as seguintes regras:
- Regue com moderação a gloxinia, distribuindo cuidadosamente a água por todo o pote e evitando sua estagnação.
- Garanta a temperatura do ar interior entre + 22 ... +24 ° C, evitando quedas de curto prazo acima de +28 ° C e abaixo de +18 ° C.
- Garanta uma iluminação adequada da flor por 10 a 14 horas.
Preste atenção! A luz solar direta é prejudicial à gloxinia e pode causar queimaduras, portanto a luz deve ser difusa.
Após o transplante correto, a flor coloca muitos botões
Mesmo um cultivador inexperiente pode lidar com um transplante de gloxinia. Seguir as regras de plantio e cuidados descritas ajudará a manter a flor saudável e a florescer.