A flor dos limnantes é originária da América do Norte, o nome da planta foi cunhado pelos gregos (significa "florescer em uma vala úmida"), e a divertida e indubitavelmente precisa comparação com ovos mexidos (por causa das pétalas amarelas e brancas) ocorreu aos britânicos. Floriculturas e residentes de verão da Rússia aprenderam sobre limnantes há pouco tempo, mas já conseguiram apreciar sua alta decoratividade e cuidados pouco exigentes.
O que é uma flor
Limnantes é um representante anual da família limanthus. Sua principal espécie é chamada Douglas Limantes, em homenagem ao famoso "caçador de plantas" escocês David Douglas, que enriqueceu a flora européia com duzentas espécies até então desconhecidas e morreu em sua próxima expedição aos 35 anos.
A altura da planta é de 20 a 30 cm, as hastes são eretas, mas também podem ocupar uma "posição deitada", pois se ramificam fortemente. Isso permite que os limnanthes cumpram o papel de uma cultura de cobertura do solo. A maioria dessas plantas é atraente devido à sua bela folhagem, enquanto os limnanthes têm flores em primeiro plano. Pequenos, com 3 cm de diâmetro, aparecem nas hastes em uma quantidade que às vezes cobrem completamente a folhagem. Além disso, cada arbusto individual pode ocupar um círculo condicional com um diâmetro de 45 metros quadrados. ver
As flores - 5 pétalas cada, exalam um aroma doce que assombra borboletas e abelhas. A cor tradicional é como ovos fritos, mas existem variedades de cores exclusivamente amarelas ou brancas, menos frequentemente rosa ou na forma de diferentes tons de traços. Os primeiros brotos abrem em junho, a floração termina no final do outono. Folhas - céu aberto de penas, verde claro. As sementes amadurecem em agosto. Limnantes não tem medo de pulmões, até -3 ° C, geadas.
Apesar do nome da flor indicar claramente sua aderência à umidade, ela não gosta de crescer em solo pantanoso. Na natureza, limnanthes é encontrado nos vales das montanhas, onde o aumento da umidade é típico para o inverno e o início da primavera. No entanto, a estação de crescimento das flores sempre ocorre nos meses mais secos, com chuvas raramente caindo, e essas condições são bastante satisfatórias. Portanto, será um erro alocar limnantesa na área do jardim ou da cabana de verão do local em que a água estagnar por um longo tempo.
Variedades de limnantes com foto
Esta flor não difere na grande diversidade de espécies. Nas lojas especializadas russas, Douglas limantes é geralmente representado por variedades: limnius Lucia e limnantes Solnyshko. Tanto isso, como outro - coloração "ovo" clássica. Inflorescências únicas são formadas nas axilas das folhas. A floração continua durante todo o verão.
Entre outras variedades mais raras:
- Limnantes Nivea. Pode ser encontrada no ambiente natural no norte da Califórnia, nas terras altas. A flor tem delicadas pétalas brancas.
- Limnantes Rosie. Pode ser encontrada na natureza nos vales da Califórnia. Uma característica das flores são as veias rosa sobre fundo branco de pétalas.
- Limnantes Sulfria. Prefere áreas costeiras perto de San Francisco. As pétalas desta variedade rara são totalmente amarelas.
- Limnantes Striata. Encontrado em estado selvagem na Serra Nevada, em prados úmidos. Na cor existem cores amarela e branca. Uma característica distintiva é uma haste altamente ramificada.
- Limnantes Alba. Um nativo da Califórnia, encontrado na Rússia. No ambiente natural, ele prefere prados, por isso recebeu o nome "prado pennik". As flores são brancas, as hastes atingem um comprimento de 30 cm e a planta é usada para produzir óleo cosmético.
- Limnantes Maconey. Pode ser encontrada no Canadá, na província da Colúmbia Britânica, mas é tão rara que é incluída no registro de plantas ameaçadas de extinção completa.
Papel no paisagismo e aplicações
As Lymantheses são usadas ativamente por paisagistas para decorar áreas suburbanas. Arbustos compactos, generosamente repletos de flores, são indispensáveis em gramados, canteiros de flores, perto de caminhos de asfalto. A planta é adequada para colinas alpinas, jardins rochosos, fronteiras, onde ele geralmente ocupa o lugar "na vanguarda" da composição.
Limantes fica bem em vários contêineres - banheiras, panelas, desenhos originais feitos de pneus de carro ou cestas. Em plantadores de vasos, vasos e vasos de flores largos, a planta é cultivada como uma cultura ampelosa. Muitas opções permitem ao designer experimentar, projetar com elegância, não apenas o local, mas também varandas, varandas, terraços.
- Baixos graus de limnantes podem ser usados para decorar caminhos
- Além disso, a flor é boa em plantações complexas.
- Limnantes Alba pode ser combinado com rosas de escalada e plantas ampélicas
- Limnantes em um plantio em grupo devem ser colocados levando em consideração a altura da variedade
- Douglas limnantes também fica bem entre plantas que não florescem
- Outra combinação bem-sucedida - limnantes e nemophiles
- Harmoniosamente parece limantines com papoulas e miosótis
- Além disso, o plantio de limnanthes parece bom e sem adições
- Limantes laranja vai se tornar um sotaque brilhante do jardim
A planta é usada tanto em plantações únicas quanto na vizinhança com outras culturas. Nos canteiros, os melhores parceiros são:
- escholzias
- nemófilos
- lobelia
- flox anão,
- margaridas grandes
- braquicema
- Iberis.
Os designers consideram o esquema de cores mais bem-sucedido uma combinação de limantes branco-amarelos com cores roxas, azuis, bordô e vermelhas brilhantes.
Como crescer a partir de sementes: instruções passo a passo, dicas, segredos
Como outros anuários, os limnanthes são cultivados a partir de sementes - eles são semeados em campo aberto (em canteiros, em vasos de plantas ao ar livre) ou as mudas são pré-cultivadas.
Cultivo de sementes
Se a primeira opção de plantio for escolhida, o solo será preparado primeiro para as sementes. É melhor se for turfoso ou frondoso em combinação com areia. Para melhorar a fertilidade, adicionar húmus imediatamente antes da semeadura não fará mal. A área selecionada é afrouxada e umedecida. Em seguida, faça furos com uma profundidade de 2 cm a uma distância de 10 a 15 cm um do outro. Isso permitirá no futuro obter um sólido tapete floral.
São colocadas 3 sementes em cada poço, tendo em mente que nem todas elas germinam - os vendedores de sementes não dão 100% de garantia.
Nos dias seguintes, o estado do plantio é monitorado: para que as sementes germinem, o solo não seque. Se tudo for feito corretamente, os brotos sairão do chão em 2 semanas.
Quanto às datas de semeadura, nas regiões centrais da Rússia é a segunda quinzena de maio. Mas, como ano após ano não é necessário, é necessário focar nos indicadores de temperatura: para a germinação de limantes, o solo deve ser aquecido a +10, + 15 ° C.
Os residentes de verão que decidem acelerar o processo semeando sementes em abril devem cuidar de sua proteção. Pode ser, por exemplo, várias camadas de spunbond ou lutrasil esticadas sobre um canteiro de flores. O abrigo não pode ser removido mesmo após a emergência e a rega. É importante aguardar até o clima quente ficar estável e remover o material de proteção.
Como e quando plantar mudas
A segunda opção, com o cultivo preliminar de mudas a partir de sementes, é claro, exigirá esforços adicionais, mas dará um resultado garantido. Semeando no final de março ou início de abril, é possível obter mudas fortes e viáveis com botões (!) E plantá-las em canteiros de flores em maio, por transbordo.
Para evitar a colheita trabalhosa e insegura para plantas jovens, é desejável que cada arbusto cresça inicialmente em um recipiente separado (por exemplo, em um copo de plástico). Veja como cultivar mudas passo a passo:
- Pegue pequenos recipientes "individuais" e um palete profundo no qual eles podem ser colocados.
- Encha os tanques com solo fértil.
- São colocadas 3 sementes em cada uma, aprofundando-as em 1 mm.
- Molhe o solo com uma solução contendo estimulantes de crescimento de zircão ou Epin (a temperatura deve estar em torno de + 20 ° C).
- O palete é coberto com um material de proteção, como fiação.
O que é necessário para a germinação bem sucedida das sementes? Uma sala suficientemente quente (temperatura de -2 ° C que a futura planta não suporta), solo constantemente úmido e não estagnado (é, portanto, mais conveniente despejar água em um palete). Não há necessidade de iluminação até o início da mudança. Porém, quando os brotos aparecerem, é melhor colocar o palete em um peitoril leve e, se o tempo permitir, levá-lo para fora para endurecer as plantas.
Atenção: as sementes plantadas em casa germinam mais rápido do que em campo aberto, quase duas vezes - as mudas já aparecem nos 5-7 dias.
Limnantes tem um segredo que agradará os residentes de verão. Esta planta se propaga bem por semeadura. Portanto, depois de trabalhar nas plantações em uma primavera, no próximo ano você pode esperar que a flor faça o trabalho duro por você - os canteiros e gramados serão novamente decorados com esta linda planta.
Quanto às sementes compradas ou coletadas de forma independente pelo jardineiro, sua vida útil é geralmente de 3 anos.
Dica: em junho, os cultivadores de flores experientes re-plantam sementes, estendendo o período de floração completa e exuberante até as geadas.
Que tipo de cuidados a planta precisa?
Limnantes não é caprichoso: é adequado para quase todas as terras (areia, levemente alcalina, levemente ácida, argila pesada) e manutenção mínima. O que pode interferir no crescimento e na floração? Falta de sol e problemas com a água (neste caso, precisamos de um meio termo - a secura excessiva do solo e o excesso de inundação de água também são prejudiciais para a planta).
Aqui estão algumas sugestões de cuidados:
- se as plantações começaram a ser obscurecidas por arbustos e árvores cobertos de vegetação, seus galhos deveriam ser cortados;
- a cobertura morta (com serragem, palha), realizada logo após o transplante das mudas, protegerá as raízes de possíveis geadas e limnantes-se das ervas daninhas e da seca do solo;
- a rega deve ser regular (especialmente no calor), você pode usar um spray de água estacionário;
- as flores secas devem ser removidas - isso dará às plantas uma aparência elegante e se tornará um incentivo para o aparecimento de novos brotos;
- O esplendor da floração é facilitado pela introdução de fertilizantes complexos uma vez por mês.
Quanto a pragas e doenças, este não é o problema mais sério para limnanthes, sua "imunidade" é forte. No entanto, devido à estagnação da água, o mato ainda pode ser afetado pelo fungo. Se isso aconteceu, a “vítima”, infelizmente, terá que se livrar para que as plantas circundantes não fiquem doentes e realizar um tratamento com fungicida.
Limnantes é capaz de satisfazer os gostos mais exigentes: a abundância de botões de flores que afirmam a vida - amarelo ensolarado e impecavelmente branco - tornam o local atraente quase o verão inteiro. É importante que a própria "energia" da planta seja apoiada por cuidados competentes e cuidados regulares com a planta.