Fatsia: cuidando de uma beleza japonesa em casa

Pin
Send
Share
Send

A vida no seio da natureza é um sonho de muitos cidadãos. As plantas de interior ajudarão a abordar a sua implementação, criando uma aura de frescura natural. Além disso, o canto verde do apartamento pode ser semelhante não apenas aos trópicos, mas também às nossas florestas da Rússia Central. Por exemplo, Fatsia (ou Aralia japonesa) lembrará você de um bosque de castanheiros ou ácer. Suas folhas grandes e estampadas são muito parecidas com as verdes das suas árvores favoritas. Para que fiquem verdes por um longo tempo, você precisa conhecer o básico sobre como cuidar de Fatsia em casa.

A origem da Fatsia, aparência e características dos cuidados

Fatsia é um nativo do sudeste asiático. Esta planta, que na natureza atinge 5 metros de altura, é comum no Japão, Coréia, Taiwan e Nova Zelândia. No ambiente natural, a Fatsia está acostumada a um verão quente e úmido, um inverno seco e fresco, mas sem gelo. Ela tolera diferenças diárias significativas.

Fatsia é uma planta de paisagem popular em climas quentes

A planta é usada para paisagismo em regiões com clima subtropical. Na Rússia, a Fatsia é cultivada em campo aberto na costa do Mar Negro do Cáucaso e na Crimeia.

No Japão, o Fatsia é tradicionalmente plantado perto de casas no lado norte. Acredita-se que a planta proteja os habitantes da casa dos espíritos malignos do norte.

Como aralia se tornou Fatsia: as dificuldades de classificação

Até meados do século XIX, ninguém conhecia a planta chamada Fatsia. A árvore sempre-verde trazida do Japão para a Europa conquistou a simpatia dos cultivadores de flores sob o nome de japonesa Aralia. Cirrus, folhas grandes e brilhantes e a natureza relativamente pouco exigente da nova planta gostavam de muitas.

A Fatsia se tornou uma planta interna popular há quase 200 anos

Aralia japonesa começou a crescer em casa, usando principalmente para áreas de sombra de paisagismo. No entanto, os botânicos que estudaram os representantes da grande família de plantas Araliev, em 1854, decidiram isolar um gênero separado chamado Fatsy. Incluiu apenas três espécies. As gorduras diferem do resto da Aralia na estrutura especial da folha e na inflorescência, e mais importante no fato de serem sempre-verdes, não plantas decíduas.

Destacou um novo gênero de botânicos franceses da Aralian, Joseph Decan e Jules Planchon. Eles formaram o nome da planta a partir da antiga palavra japonesa "Fatsi", que significa o número 8. Assim, os cientistas observaram o número de lâminas de folhas. No entanto, seu número pode ser diferente. A folha jovem não é dividida em partes.

O número de lâminas foliares de Fatsia varia com a idade, mas não há mais que 9 deles

Aralia japonesa em casa

Na floricultura de interior, a Fatsia é cultivada há mais de 200 anos. No entanto, a planta, popular no século 19, agora perdeu terreno para flores tropicais mais exóticas. Embora Fatsia tenha muitas vantagens. Ao contrário dos Tropicans, é capaz de suportar a falta de luz, não precisa de alta umidade o ano todo, cresce rapidamente e a vegetação exuberante é muito eficaz e não tem beleza inferior a outras plantas.

A Fatsia é freqüentemente chamada de castanha japonesa pela semelhança de folhas.

É geralmente aceito que o Fatsia é fácil de cuidar. Essa planta "geralmente é muito resistente e se adapta a qualquer condição", diz o Dr. Hession, o guru da floricultura. Ele aconselha dar à flor ar fresco, frescor e luz difusa, para que não haja problemas. É verdade que ele observa que existem algumas dificuldades no cultivo da Fatsia. De acordo com os jardineiros amadores russos, esta planta não é tão simples quanto parece à primeira vista. É especialmente difícil se adaptar à rega; o Fatsia quase igualmente não aceita seca ou transbordamento. Mas os fãs do verde castanho encontram uma abordagem para a planta oriental e já aprenderam a superar dificuldades. O mais importante, eles admitem, é um atendimento regular e atencioso.

Os russos de Fatsia costumam chamar de lar, ou castanha japonesa. Sua coroa, na verdade, é como uma castanha, só cresce muito mais rápido e mantém a vegetação o ano todo.

O Fatsia interno geralmente não cresce acima de 2 metros

Em casa, o Fatsia raramente cresce acima de 2 metros. Ao longo dos anos, o tronco reto é coberto de casca. Se a planta não for ajudada, ela se ramifica fracamente. Fatsia tem uma coroa fofa, composta por folhas grandes (até 35 cm) da forma original. Eles estão localizados em pecíolos longos. No início, a chapa arredondada é sólida, com o tempo é dividida em lâminas de peças com uma extremidade pontiaguda, podendo ser de 5 a 9. A textura da chapa é densa e brilhante. A cor é verde saturada na forma de base, existem variedades variadas com pontos e bordas contrastantes. Folhagem a céu aberto é a principal decoração da Fatsia.

As plantas com flores não são muito brilhantes, mas as inflorescências-guarda-chuvas são interessantes à sua maneira.

As flores em casa aparecem raramente e não são muito decorativas. Eles, brancos ou esverdeados, são coletados em inflorescências-guarda-chuvas. Quando poluídas, as bagas azul-pretas são amarradas, mas as sementes da Fatsia nem sempre amadurecem completamente.

Frutos de Fatsia lembram remotamente chokeberry

O suco de Fatsia é um pouco tóxico. Em pessoas com pele sensível, pode causar uma reação alérgica. Portanto, ao transplantar e formar uma planta, luvas devem ser usadas e as mãos cuidadosamente lavadas.

As formas manchadas de Fatsia parecem muito elegantes, mas mais caprichosas

Japonês Fatsiya, seus híbridos e variedades

Na floricultura de interior, apenas uma espécie de Fatsia é cultivada - aralia japonesa, bem como seu híbrido com hera e várias variedades.

  1. Fatsia (aralia japonesa ou Siebold) é a planta base para outras formas. Indoor cresce até 1,4 metros. Um arbusto de crescimento rápido com grandes folhas lisas e brilhantes, semelhantes a castanhas. A planta é mais resistente quando comparada às variedades variegadas.
  2. Moseri - Fatsia compacto, crescimento de não mais que meio metro. Os pecíolos são mais curtos, devido a isso, um arbusto com uma coroa densa é formado. As folhas são verde-escuras, com formato característico brilhante.
  3. A variedade Fatsia da teia de aranha apresenta folhas grandes de uma cor verde-azulada incomum. Eles são decorados com manchas brancas prateadas ao longo das veias.
  4. Fatsia Tsumugi Shibori é semelhante ao Spider's Web. Mas nessa variedade, as manchas são cada vez maiores, de modo que a cor branca prevalece sobre a verde.
  5. Fatsia Variegata é uma planta com folhagem verde cortada ao longo das bordas de um creme irregular ou faixa branca.
  6. Fatsia Annelise é uma variedade brilhante. Folhas com veias brancas, cobertas com manchas douradas de amarelo e verde claro.
  7. Murakumo Nishiki - Fatsia com folhas que pareciam estar preparadas para o outono, um padrão verde em amarelo claro com um tom de limão.
  8. Aureimarginatis é uma variedade de Fatsia com lâminas de folhas verdes emolduradas por uma borda dourada.
  9. Argenteimarginatis é uma variedade de castanheiros de interior com folhas variadas. São verdes no centro e decorados com uma faixa branca prateada ao redor da borda.

Variedades de flores internas na foto

Fatsia + hera = Fatshedera

Fatshedera é um híbrido da Fatsia japonesa e um heder (hera comum). Uma planta apareceu no início do século XX com cruzamentos aleatórios na estufa de Nantes (França). Este é um arbusto sempre-verde de altura (até 3 metros). As folhas brilhantes são menores, não mais que 18 cm, a planta é muito despretensiosa, pode ser um arbusto ou enrolar em um suporte. Outra diferença em relação à Fatsia é o número de lâminas foliares. Fatshedera tem 5 deles, e a folha se assemelha mais ao bordo, e na Fatsia - pelo menos 7.

O híbrido Fatsia e hera reteve folhas lobadas da planta mãe, mas não mais que cinco lobos

Os fãs de experimentos podem criar uma planta de design original combinando duas espécies iniciais - fatsia e hera, além de um híbrido - criador de gorduras. Todos eles respondem bem à vacinação.

  1. Tome Fatsia adulto com pelo menos 70 cm de altura.
  2. Corte a haste com uma faca estéril afiada a um nível de 40-45 cm do chão e divida-a.
  3. Insira o cortador apical de um cortador de gordura em um decote adequado em diâmetro, fixe-o com uma fita especial, fita adesiva e gesso.
  4. Aguarde até que as plantas cresçam juntas e um novo rebento apareça na testa.
  5. Corte a parte da Casca de Gordura, divida-a e plante 3-4 caules de hera.
  6. O resultado é uma planta com caule reto e grandes folhas de Fatsia; na parte central, haverá caçadores de gordura menores e uma cascata de galhos caídos de hera coroará o topo.

Vídeo: familiaridade com o japonês Fatsiya, noções básicas de cuidados com as plantas

Condições para Fatsia: como cuidar adequadamente dela (tabela)

TemporadaIluminaçãoUmidadeTemperatura
PrimaveraLuz difusa. As espécies verdes podem crescer em sombra parcial, mas mais lentamente. Variegadas precisam de iluminação mais intensa. O melhor lugar é janelas norte ou longe das janelas leste e oeste. Do sol direto é necessário sombrear.Aumento, 60-70%.
Pulverize a planta. Limpe o pó das folhas com um pano úmido para respirar melhor. É útil tomar um banho, cobrir o solo com um filme à prova d'água durante o procedimento.
Moderado, 20-23 graus. Ele não tolera bem o calor.
Não tem medo de mudanças nas temperaturas diurnas e noturnas.
Mas é necessário se proteger de um rascunho.
VerãoVocê pode enviar para a varanda, varanda ou jardim. Mas coloque apenas na sombra de outras plantas. O sol quente é destrutivo para grandes folhas de Fatsia.
OutonoLuz difusa, sombra parcial é aceitável.
Quando o conteúdo está quente, é necessário aumentar artificialmente a duração do horário de verão.
Ligeiramente elevado, moderado. Mantenha Fatsia longe de radiadores.
Quanto menor a temperatura, menor a umidade.
Limpe as folhas do pó.
Às vezes, você pode atualizar um Fatsia com um spray ou chuveiro.
InvernoFrio, + 15-17, abaixo de 10 não é permitido. As formas variadas precisam de ar mais quente, para elas uma temperatura destrutiva inferior a +16.

Fatsia e Florariums

Exigindo as condições de detenção, as plantas podem ser cultivadas em uma estufa doméstica - florário. É fácil criar uma atmosfera úmida e um microclima com temperatura constante. Os arbustos de fatsia compactos Moseri são adequados para o florário aberto. Pode ser um recipiente transparente, por exemplo, um aquário. Mas ao lado dele é necessário colocar flores com as mesmas necessidades para que não haja dificuldades em sair.

Fatsia cresce muito rápido, por isso é inconveniente crescer no florário

Espécimes grandes de Fatsia não podem ser colocados em um pequeno jardim de aquário. Para eles, a chamada vitrine ou janela verde será mais apropriada. Parece um "aviário" transparente, cheio de habitantes verdes, muito originais e decorativos. Mas essa estrutura não é fácil de fazer. Você precisará de equipamento para regar, ventilação, iluminação e aquecimento do fundo. E em uma janela verde, uma Fatsia em rápido crescimento não será muito confortável, ela precisa de muito espaço para o desenvolvimento. É muito mais fácil fornecer à planta as condições necessárias na natureza.

Transplante: solo, drenagem e vaso

A fatsia para o crescimento ativo de folhas bonitas requer solo nutritivo e ao mesmo tempo solto e poroso, levemente ácido ou neutro. Variantes da mistura do solo:

  • solo universal com adição de fibra de coco e vermiculita;
  • 2 partes de terra de relva, uma parte de terra de areia, turfa e húmus;
  • terra igualmente frondosa, turfa de cavalo, casca rachada misturada com musgo picado e meia fração de areia perlita ou grossa.

É fácil escolher um vaso para uma planta jovem que ainda não engordou. Quase todo mundo faz, você só precisa ser guiado pela regra: o diâmetro do novo tanque deve ser 3-4 cm maior que o antigo. Opte por um pote alto em vez de largo. Portanto, será mais conveniente colocar uma camada de drenagem, que deve ocupar cerca de um terço da altura. Recipientes de cerâmica, especialmente para gorduras altas, serão melhores que o plástico. É mais pesado, e uma flor com uma coroa maciça não tomba.

Alto Fatsii é melhor cultivado em recipientes de cerâmica, eles não permitem que a flor tombe

Young Fatsii precisa de uma troca anual de maconha. Eles rapidamente ganham massa verde e, portanto, crescem fora do tanque antigo. Com a idade, o transplante, ou mais corretamente, o transbordo, é realizado a pedido da planta quando suas raízes ficam lotadas. O pedaço de terra não é destruído, preservando-o inteiramente por baixo e removendo um pouco de solo por cima.

Transats fatsia

  1. Esterilize o substrato do solo, a drenagem e o vaso antes de plantar.
  2. No fundo da panela, despeje uma camada de drenagem (cerca de 1/3 do volume) (argila expandida grande, tijolo quebrado, cascalho, vermiculita).
  3. Remova cuidadosamente a planta da panela velha, tomando cuidado para não polvilhar o pedaço de terra.
  4. Inspecione as raízes, se estiverem danificadas, remova-as.
  5. Coloque o pedaço de terra em um novo recipiente no centro. Se necessário, coloque um suporte próximo.
  6. Suavemente, preencha o solo novo e bata levemente.
  7. Regar a planta, colocar em um local permanente, spray.
  8. Um transplante para Fatsia é estressante e o ar úmido ajuda a se adaptar.
  9. Se você estiver plantando plantas jovens, poderá colocar vários arbustos em uma panela. Então a flor será mais decorativa.

Todos os anos, o transplante de Fatsiya se torna cada vez mais difícil. Portanto, às vezes apenas altere a camada superior (5-6 cm) do solo na panela. Húmus ou outros componentes nutricionais são necessariamente adicionados à nova terra para nutrição.

Da loja

Ao escolher uma fatsia em uma loja, preste atenção às condições das folhas. Eles, como indicador, refletem o bem-estar da planta. Folhetos direcionados para baixo, pendurados, mostram que a planta não é saudável, é mal cuidada. Retorná-los à sua posição horizontal ou elevada normal será difícil ou impossível. Portanto, recuse-se a comprar essa planta. Examine Fatsia em busca de pragas.

Essas gorduras são saudáveis, suas folhas são levantadas alegremente

Os floristas recomendam a compra de cópias pequenas de Fatsiy. Eles vão custar menos. E a flor crescerá rapidamente.

Em casa, deixe a Fatsia se instalar, coloque-a em quarentena. E após 2-3 semanas, transplante para uma panela e solo adequados. Durante o transplante, inspecione as raízes, corte as inutilizáveis ​​e tente remover o solo antigo o máximo possível.

Como ajudar uma flor a crescer corretamente: suporte para uma castanha em casa

Na natureza, Fatsia faz sem apoio. Mas em casa, a fábrica geralmente precisa de apoio. Um caule bastante fino nem sempre é capaz de segurar uma coroa pesada. O cultivador de flores deve cuidar antecipadamente do suporte, caso contrário a planta será dobrada e é improvável que conserte a situação. Os brotos de Fatsia não são elásticos. Se você notar que o caule da planta se desvia da vertical, é hora de agir.

Uma planta alta precisa de suporte confiável, é melhor instalá-la em uma panela com antecedência

O Fatsia pode ser apoiado por varas de bambu ou postes embrulhados em coco que podem ser encontrados em lojas de flores. Ou faça uma estrutura de suporte com suas próprias mãos. Mais importante ainda, não deve interferir no crescimento das folhas e ser estável.

Vídeo: Transplante japonês de Aralia

Tudo sobre Fatsia Home Care

Fatsia é ao mesmo tempo resistente e exigente para sair. Ela tolerará alguns problemas de iluminação e temperatura, prontos para transferir o ar seco. Mas a rega deve ser extremamente cuidadosa, sem secura excessiva e inundação, caso contrário a planta não restaurará as folhas nem morrerá completamente.

Fatsia não gosta de solo super-seco nem inundado

Mesmo para Fatsia, a pureza das folhas é importante.Este procedimento não apenas adiciona beleza à sua coroa, mas também cura. As folhas puras fornecem à planta respiração e nutrição e evitam pragas. Limpe a folhagem Fatsia regularmente com um pano úmido e, geralmente, não precisam de polimento, pois possuem um brilho natural.

Sobre rega e cobertura

As grandes folhas de Fatsia evaporam muita umidade e crescem ativamente da primavera ao outono. Neste momento, a planta exige beber muito e com frequência. Se você esquecer de regar e secar o solo na panela apenas uma vez, a folhagem cairá tristemente. E depois que você derramar Fatsia, ela não terá força suficiente para aumentá-los. Teremos que ajudar a planta: amarre as folhas em um suporte para que fiquem na horizontal.

Esta Fatsia sofre claramente de falta de água

Mas devido ao alagamento do solo, Fatsia não sofre menos. Isso geralmente acontece no inverno, quando a planta reduz o consumo de água e o produtor continua a derramar. A umidade não digerida leva à podridão, as chapas perdem a elasticidade, murcham, ficam amarelas e morrem.

Portanto, ao regar, mantenha um equilíbrio razoável, considerando o ciclo de vida do Fatsia. Na estação quente - mais no frio - menos. Água com água morna, somente após verificar as condições do solo, retire o excesso da panela.

Durante o crescimento da Fatsia, alimente-se com complexos minerais para que a planta não se esgote. Qualquer fertilizante líquido para flores de folhas decorativas serve. Aplique-os com água de irrigação 2-3 vezes por mês.

Sobre a floração

Fatsia é cultivada por causa de sua folhagem estampada e vibrante. A floração é um bônus adicional para um cultivador assíduo. Nas condições do quarto, as inflorescências aparecem com pouca frequência. A propósito, há uma opinião de que eles devem ser removidos na infância para que a planta não perca força. Mas nenhum dano particular das flores foi notado. Mas pincéis de renda ainda acrescentam um pouco de charme.

Blooming Fatsia parece bonito

A Fatsia lança talos de flores no topo dos brotos, e então os pincéis esféricos de inflorescência aparecem, consistindo em pequenas flores, brancas ou amarelo-esverdeadas. Se você não removê-los, após uma polinização bem-sucedida, o Fatsia o recompensará com frutas azuis escuras.

Sobre o período de descanso

A Fatsia, como a maioria das plantas, prefere relaxar no inverno. Com o advento dos resfriados, retarda todos os processos da vida. A umidade e a nutrição são gastas com moderação, uma nova sessão quase não aparece. Portanto, a cobertura deve ser interrompida e a rega deve ser significativamente reduzida. No entanto, o solo muito seco não deve ser.

A florista deve levar em conta que a beleza japonesa prefere relaxar a baixas temperaturas. Idealmente, basta + 15-17 graus, mas para formas coloridas não menos que +16, para formas verdes até +10. Se o inverno estiver frio, você não deve borrifar a planta. Se a temperatura estiver acima do recomendado, umedeça a folhagem e o ar.

As variedades variadas de Fatsia precisam de um inverno um pouco mais quente

Em repouso, especialmente em combinação com alta temperatura, o Fatsia recebe uma abundância de luz. Pode ser colocado mais próximo da janela ou instalado próximo a fontes de luz artificiais. Lâmpadas incandescentes não trarão benefícios, apenas aquecem o ar. Você precisará de uma luz de fundo fluorescente, LED ou de fitolamps especiais.

Sobre a formação

A Fatsia relutantemente se ramifica; se você não tocá-la, ela crescerá na forma de um caule com pecíolos longos e folhas grandes. Com o tempo, os inferiores inevitavelmente envelhecem e morrem, e o tronco será exposto. Coloque uma coroa no topo, como uma palmeira.

Para que a coroa de Fatsia seja magnífica, é necessário beliscar os topos dos brotos da planta

Mas se você realizar regularmente a formação, beliscando a parte superior dos brotos, os botões laterais começarão a se desenvolver. Eles vão dar novos galhos, e Fatsia se tornará um arbusto fofo. A compressão é feita ao longo do ano. Na véspera do despertar da primavera, você pode realizar podas sanitárias, remover fracos, faltando brotos decorativos.

Além disso, para folhas grandes de coloração variada, é popular entre os cultivadores de flores de um ctenant. Você pode aprender sobre como cuidar desta planta a partir do material: //diz-cafe.com/rastenija/ktenanta-kak-uxazhivat-za-krasavicej-iz-brazilii-v-domashnix-usloviyax.html

Sobre erros de tratamento (tabela): por que as folhas desbotam ou ficam amarelas, outros problemas não florescem

ManifestaçãoRazãoSolução
As folhas ficaram macias e caídas.
  1. Solo muito seco.
  2. Rega excessiva.
  1. Se o solo estiver seco, mergulhe a planta. Amarre as folhas caídas aos suportes, dando-lhes uma posição horizontal. Pulverize a coroa. Depois disso, você pode colocar a bolsa para manter a umidade.
  2. Ajuste o modo de rega. Se o excesso for muito forte, tente mudar o solo. Mantenha um equilíbrio razoável.
As folhas secam das pontas e quebram.Ar muito seco.Pulverize a planta com mais frequência. Dê um banho nele. Coloque um tanque de água aberto, umidificador ou fonte por perto.
Folhas franzem a testa.Baixa umidade ou excesso de sol.Tome medidas para umedecer o ar. Tire Fatsia do sol.
Folhas amareladas, com o tempo elas caem.Encharcando o solo.Ajuste o modo de rega. Se a condição for crítica, altere o solo, verifique a condição das raízes. Detectar podridão - curar.
A planta desacelerou ou atrofiou.Fechar panela, solo pobre.Se as raízes brotam nos orifícios de drenagem, é hora de trocar o vaso.
Folhas variadas tornam-se uniformemente verdes.
  1. Luz insuficiente.
  2. Solo escasso.
  1. Forneça luz difusa, mas brilhante durante todo o ano. No inverno, as formas coloridas precisam de luz de fundo.
  2. Alimente Fatsia durante o crescimento ativo.
Folhetos se tornam menores, as distâncias entre os nós se tornam maiores.

Vídeo: sobre alguns erros de assistência

Doenças, pragas, medidas preventivas e métodos de tratamento (tabela)

Como se expressa?Quem ou o que prejudica?Tratamento e métodos de lutaMedidas preventivas
Folhas em manchas e pontos amarelados, às vezes há uma teia branca. Folhagem morre.Infecção com um ácaro.Pulverize com um inseticida, fitofarm, derris fará.Inspecione a planta regularmente para detectar pragas e agir em tempo hábil.
Hidratar Fatsia sai com mais frequência.
Mantenha a umidade do ar alta, ventile a sala, insetos prejudiciais se reproduzem em salas secas e abafadas.
As folhas desbotam, larvas verdes são claramente visíveis por baixo e pequenas borboletas esbranquiçadas voam ao redor.Uma mosca branca se estabeleceu em uma flor.
  1. Derrame o solo com uma solução de actara (1 g por 10 litros de água) pelo menos três vezes, com uma pausa de uma semana, para matar todas as larvas.
  2. Trate com confidor. Polvilhe a planta, coloque-a em cima da bolsa e segure-a durante a noite. Nota: a droga tem um odor desagradável.
As folhas ficam pálidas, enrolam-se, os caules são deformados.
Pequenos insetos são perceptíveis.
Afídio atacou.
  1. Retire os brotos afetados.
  2. Lave as folhas com água e sabão.
  3. Em caso de danos graves, use inseticidas (actélicos).
Manchas marrons na parte inferior das folhas ao longo das veias. As folhas brilham e morrem.Exposição a escamas de insetos.Remova a praga manualmente; as pragas químicas adultas não têm medo. Depois de tratar a planta com uma solução inseticida. Realize o tratamento até que a praga seja completamente destruída.
Pontos podres escuros aparecem nas folhas e caules, geralmente abaixo.Podridão cinzenta.Quando a podridão afetou apenas a planta, você pode tentar curá-la.
  1. Cortar e enraizar estacas apicais saudáveis.
  2. Examine o sistema radicular, se estiver saudável, e se o tronco não estiver podre perto do próprio solo, corte-o.
  3. Polvilhe o corte com carvão, cinza.
  4. Pulverize o toco com um estimulante e cubra com um saco. Talvez os rins acordem com isso.
    Em caso de danos significativos, descarte a planta e trate-a com o fungicida de seus vizinhos.
O alagamento do solo é a principal causa de doenças fúngicas. E o ar viciado ajuda seu desenvolvimento. Para evitar infecções, ajuste a rega e ventile a sala com mais frequência.
Mantenha novas plantas em quarentena.
A planta perde o tom, murcha, mas o solo é úmido.Podridão da raiz.
  1. Faça um diagnóstico - tire a planta da panela, examine as raízes.
  2. Se todos estão amolecidos e escurecidos, é tarde demais para tratar.
  3. Se a maioria das raízes for branca e elástica, cure.
  4. Lavar todo o solo sob a torneira.
  5. Corte todas as raízes afetadas com uma faca. Retire as folhas murchas e os brotos.
  6. Plante em uma panela nova e em solo fresco.
  7. Derrame uma solução de fungicida (fitosporina, carbendazim).
  8. Coloque em um local quente e brilhante, sem sol brilhante.

Reprodução

Você pode obter novas Fatsii vegetativamente e sementes. Existem dois métodos vegetativos: estacas apicais e estratificação.

Estacas

As estacas de Fatsia são realizadas antes do despertar da primavera, podem ser combinadas com poda ou no verão.

  1. Corte os topos dos brotos com 2 a 3 botões.
  2. Mergulhe as fatias em uma solução estimulante (epin, zircão).
  3. Prepare um substrato de turfa, despeje-o em uma estufa ou xícaras, umedeça.

    O enraizamento precisa de solo pobre e leve

  4. Aprofundar as estacas no substrato.
  5. Cubra a estufa com uma tampa e copos em sacos.
  6. Coloque em um local quente (+ 23-26) e claro.
  7. Umedeça e ventile periodicamente.

    Ventilar e umedecer estacas

  8. As estacas geralmente dão raízes rapidamente.
  9. Após o enraizamento, transplante as plantas jovens em vasos com solo nutritivo.

Camadas

Este método é adequado se a planta for muito longa e seu caule estiver vazio.

  1. Na primavera, faça uma incisão circular no tronco.
  2. Enrole este lugar com musgo úmido, você pode impregná-lo com um estimulante e cubra com filme plástico por cima ou coloque em um copo.
  3. Mantenha o musgo úmido.
  4. Após 4-6 semanas, as raízes se formam no local da incisão.
  5. Deixe-os crescer mais fortes, depois de um mês e meio, corte o tronco logo abaixo das novas raízes.
  6. Plante a planta em um vaso adequado.
  7. Corte o tronco restante e cubra com musgo molhado.
  8. Regue-o para que os brotos laterais comecem a crescer.

Sementes

Sementes de Fatsia com certos esforços podem ser obtidas em casa. Mas na maioria das vezes eles dão baixa germinação, porque não amadurecem completamente. Você pode comprar sementes na loja. Basta levar em consideração o curto prazo de validade das sementes de Fatsia. E cultivar essa planta a partir de mudas é difícil.

  1. A campanha de semeadura começa em março. Prepare um substrato do solo a partir de partes iguais do solo das folhas e da areia.
  2. Verifique a qualidade das sementes antes do plantio. Jogue-os na água. Aqueles que surgiram não são adequados para a semeadura. Plante apenas aqueles que afundaram até o fundo.
  3. Semear as sementes a uma profundidade de 0,5 cm em um substrato úmido.
  4. Cubra a estufa, coloque em um local quente (+25).
  5. Quando 2-3 folhas jovens aparecerem, plante as mudas em vasos (5-7 cm de diâmetro).
  6. Durante o verão, transfira-as duas a três vezes em vasos maiores e solo nutritivo.

Vídeo: Propagação de Fatsia por estacas

Comentários Fatsia Growing

Uma compra para adultos Fatsia cresce e cresce rapidamente, replantada recentemente, e novamente o vaso é muito pequeno.E, no entanto, sempre me certifico de que as plantas também sejam de natureza diferente, como as pessoas. Minha fatsiya na varanda, não direi que ela desbotou, mas foi de alguma forma infeliz, mas a trouxe para a casa, a refresquei imediatamente e comecei a produzir e cultivar novas folhas. E ela fica a cerca de um metro da janela, e até uma varanda envidraçada está do lado de fora da janela. E O. Ganichkina afirma que "a Fatsia transfere facilmente um transplante para um vaso maior a qualquer época do ano, isso é verificado". Bem, a verdade é que ela afirmou que "a Fatsia é fácil de cultivar a partir de sementes", mas nenhuma veio de mim. Então você nunca vai adivinhar ...

Li.ka//forum.bestflowers.ru/t/fatsija-fatsia-japonica-aralija-japonskaja.2272/page-2

No meu trabalho, Fatsia estava prestes a morrer. No início do verão, era tão bom, e então as folhas ficaram cobertas de manchas de ferrugem, ficaram maçantes e sem vida e nem cresceram, não sabemos o que fazer, é uma pena o trecho ... não é como o sol, ficava a 3 metros da janela, não havia pragas examinadas bem, mas regada duas vezes por semana, para que a terra seque. Pecado no computador, Fatsia imediatamente ficou atrás dele, nós o removemos de lá e imaginamos uma semana depois uma nova folha apareceu ... ganhou vida ...

Nuysechka//forum.bestflowers.ru/t/fatsija-fatsia-japonica-aralija-japonskaja.2272/page-2

Eu não mantinha um relacionamento com a Fatsia por um longo tempo ((arruinei alguns deles ... eu a desenvolvi a partir de um pequeno processo basal que cresceu por muito tempo "dentro de um limite" ...

LenaRu//forum-flower.ru/showthread.php?t=599&page=4

Havia um arbusto lindo, que de repente começou a murchar, as folhas secas, caem, em horror geral. Então eu encontrei (como eu pensava) a razão para esse comportamento da planta .... um ácaro. Eu discerni o Fatsyu dessa sujeira - e parece que a planta começou a ganhar vida ... novas folhas desapareceram, tudo isso ... mas logo percebi que as folhas estavam secando no estágio inicial do "desdobramento", por assim dizer ... eu não revelei o motivo. As folhas secaram e secaram .... A planta ficou em uma janela brilhante, mas ao norte, depois mudou-se para a janela sul com sombreamento ... nada ajudou ... Agora a planta está crescendo em um escritório na janela ocidental. Não brilha com fofura e beleza, mas, em princípio, cresce ... não seca mais as folhas. Rega com água parada uma vez por semana ... em dias quentes de verão, duas vezes por semana. Top vestir primavera-verão (ocasionalmente, porque no escritório não há especialmente tempo para fazer isso). Só isso: o solo dela para palmeiras + universal pela metade.

barsuchok//iplants.ru/forum/index.php?s=4a2ffcb414ccc8fd95e4bf0c0cf6ef43&showtopic=17320&st=0

E meu vizinho inundou Fatsia com minha bondade; toquei a terra com o dedo de cima - seco, e por dentro a terra estava úmida. :( Desculpe! Mas a culpa também é minha - comprei uma panela grande (gostei da adequada, com motivos japoneses). Vivi fatsia por um ano, cresci muito bem no verão em uma varanda envidraçada. E não era muito exigente à luz, morava na cozinha , longe da janela, cresceu e cresceu em si, mas ... :( Agora eu quero comprar um novo.

Myrtus//iplants.ru/forum/index.php?s=4a2ffcb414ccc8fd95e4bf0c0cf6ef43&showtopic=17320&st=0

Fatsia é muito boa na luz. Eu comprei o meu no final de outubro, ele fica na geladeira na janela e, cerca de um mês e meio atrás, eu fiz algo como uma incubadora acima deste lugar quente: coloquei uma luz, então Fatsia pisoteava todos os rins possíveis e impossíveis, não sei, ela não estava na forma de uma árvore, ou seja, seis brotos vieram da terra, então agora é apenas algo! Receio que caia dessa geladeira em breve. Mas eu já a alimentei lentamente Ideal uma vez ...

beija-flor//homeflowers.ru/yabbse/index.php?showtopic=4625

Eu tinha Fatsia, e até hoje mora com minha mãe. A raiz dela, como todos os principais Araliaevs - só tem tempo para transbordar. Olhe para o fundo da panela - provavelmente as raízes já vêm de todas as rachaduras ... Outro sinal de que o transplante é necessário é que a terra seca muito rapidamente, e as folhas inferiores ficam amarelas e penduram com a idade. Por isso, eu me apaixonei por ela. Eles também escrevem que as folhas descem de uma única secagem de um coma de terra e não retornam ao seu estado original. Isso é verdade. Mas mesmo se você não secar - as folhas inferiores ainda perdem a decoratividade ao longo do tempo ... Em geral, a planta é poderosa - se você der rédea livre, ela cresce muito rapidamente.

Fialka//homeflowers.ru/yabbse/index.php?showtopic=4625

Fatsia se encaixa perfeitamente em qualquer interior. Suas folhas estampadas e abertas no inverno frio lembram as paisagens de verão. Está crescendo rapidamente e relativamente pouco exigente para as condições. Mas esta planta é adequada apenas para cultivadores atentos que estão prontos para prestar atenção em seus animais de estimação. As folhas de Fatsia indicam rapidamente erros nos cuidados. E se você testar constantemente sua força, uma coroa brilhante não se recuperará. Com cuidado cuidadoso e razoável, Fatsia viverá feliz para sempre.

Pin
Send
Share
Send