Plantar e cuidar de uma rosa de escalada: as regras para organizar um jardim de rosas de escalada

Pin
Send
Share
Send

  • Tipo: Rosáceas
  • Período de floração: junho, julho
  • Altura: 5-15m
  • Cor: branco, creme, amarelo, rosa, laranja, vermelho, vínico
  • Perene
  • Winters
  • Sol amoroso
  • Amoroso

Os residentes do verão adoram roseiras por sua cor exuberante e aroma delicado. Pequenos arbustos na varanda, canteiros de flores ao longo do caminho, uma plataforma perto do mirante ou da piscina - delicados botões de rosa podem decorar qualquer parte da terra. Mas nada se compara a escalar rosas - plantas perenes de luxo que podem até transformar um barraco abandonado em um canto romântico. Um tapete mágico de flores perfumadas é ideal para jardinagem vertical, mas será verdadeiramente bonito sob uma condição: se o plantio e os cuidados corretos da rosa escalada forem garantidos. É sobre esses procedimentos que falaremos hoje.

Escalada de rosas plantando tecnologia

Plantas com flores exuberantes requerem atenção especial, e cílios longos com grandes flores de veludo não são exceção. Somente o plantio tecnicamente verificado, o tratamento cuidadoso, a poda oportuna, a proteção dos arbustos contra pragas e o aquecimento no inverno garantem um resultado completo - floração abundante durante a estação quente.

Escolhendo um lugar para crescer

As rosas gostam muito do sol e não suportam zonas úmidas; portanto, o local de sua aterrissagem deve ser bem ventilado e iluminado pela luz solar. As plantas também pioram se as rosas já tiverem sido plantadas no local planejado. Não é ruim se houver um quarto próximo adequado para armazenamento de arbustos no inverno.

Arbustos exuberantes são perfeitos para decorar prédios antigos, cabanas e despensas: brotos de flores cobrem com sucesso partes do telhado e paredes

Para que a água não fique estagnada no solo, o local selecionado deve ter pelo menos uma inclinação mínima. O alagamento pode ocorrer devido à ocorrência de águas subterrâneas. Lembre-se de que o comprimento das raízes geralmente atinge dois metros e, se houver risco de aumento de umidade, é necessário plantar flores em uma colina.

Às vezes, são plantadas roseiras perto das paredes do edifício para decorá-las, o que ameaça esgotar as raízes. Para evitar esse problema, eles mantêm uma distância de 55 a 60 cm da parede e pelo menos 50 cm de outras plantas. A peculiaridade das variedades de escalada é a presença de um suporte, cujo papel geralmente é desempenhado por paredes, arcos, pérgolas, redes, cercas, cones ou postes especialmente criados.

Um suporte confiável para uma rosa trepadeira pode ser construído com suas próprias mãos a partir de várias barras ou tábuas, que são conectadas na forma de uma treliça ou cone

Você pode fazer um arco de jardim para rosas com suas próprias mãos: //diz-cafe.com/dekor/sadovaya-arka-dlya-cvetov.html

Tempo ideal de pouso

Na zona intermediária, com clima temperado, o melhor período de desembarque é da última década de setembro ao início de outubro. Depois de uma a duas semanas, as plantas dão as primeiras raízes, que têm tempo para se adaptar antes do início da geada intensa. Com o início da primavera, as partes aérea e de raiz começam a se desenvolver ativamente e, na época da floração, o arbusto está ganhando força total, não inferior ao esplendor das plantas antigas.

Ao definir o tempo de plantio das rosas de escalada, é necessário levar em consideração as características da variedade: por exemplo, “Super Dorothy” floresce muito tarde, apesar da data inicial do plantio

Se plantado na primavera, o desenvolvimento das flores será adiado em cerca de 15 dias, e o cuidado com uma rosa escalada exigirá mais cuidado. Antes de plantar no solo, as mudas devem ser reduzidas em 2-3 brotos. Os jardineiros iniciantes fazem as coisas com mais facilidade: compram raízes em recipientes no viveiro e as colocam no chão no final da primavera.

Processamento inicial de mudas

Você deve abordar seriamente o processamento de mudas antes do plantio, caso contrário, seu desenvolvimento será inferior. A preparação inclui várias manipulações:

  • imersão de mudas em água por 1 dia (apenas as raízes ou a planta inteira);
  • brotos e raízes de poda;
  • polvilhar pontos de corte com carvão vegetal previamente triturado;
  • tratamento de raiz com uma mistura útil.

Ao podar rosas de escalada, deve-se entender o encurtamento de vários (3-5) brotos fortes até uma altura de 15 cm, brotos mais fracos devem ser completamente removidos. Eles fazem o mesmo com o sistema raiz: processos longos ou fragmentados são removidos, deixando um pequeno grupo. Graças a isso, o desenvolvimento da planta ocorrerá mais ativamente e, durante o período de floração, a rosa dará numerosos brotos exuberantes.

A preparação adequada das mudas é uma garantia certa de que a planta ganhará força máxima e será coberta com uma cor violenta no momento certo

Cortadas e saturadas com fertilizantes, as mudas recebem uma espécie de imunidade, graças à qual elas rapidamente se desenvolvem e florescem em cores

Uma das variantes da mistura mineral para processamento: um pouco de argila, 1/10 parte da verbasco, fosforobacterina (por 10 l de solução - 2-3 comprimidos). Você pode usar a heteroauxina - apenas 1 comprimido é suficiente.

Características da preparação do solo

O solo ideal para o arbusto rosa é o solo argiloso e permeável, contendo uma camada fértil. Areia e argila pesada são completamente inadequadas para o cultivo de flores; portanto, cada um desses tipos de solo deve ser diluído com o oposto. Um pouco de limão tornará o solo quebradiço e mais adequado na composição química.

Se o solo no local for muito ácido, será realizada a calagem: //diz-cafe.com/ozelenenie/izvestkovanie-pochvy.html

Botões perfumados pesados ​​de cores vivas são o primeiro sinal de que o solo da planta é escolhido corretamente: ele passa bem a água e o ar

Para aumentar a fertilidade, húmus, húmus, fertilizantes fosfóricos e bactérias especiais do solo (fosforobacterina) são adicionadas ao solo. No final do verão, eles desenterram tudo várias vezes e, na primavera, fazem outra escavadeira.

Dispositivo de poço: mais liberdade

O volume do poço de plantio deve ser suficiente para que as raízes jovens da planta não sofram déficit de espaço livre. A profundidade ideal é de 60 a 65 cm e as cavidades devem estar localizadas a uma distância de pelo menos 1 m uma da outra, somente nesse caso o sistema radicular pode se desenvolver livremente. Ao plantar uma rosa, o pescoço da raiz é imerso no solo em cerca de 10 a 12 cm - portanto, é protegido da geada no inverno (se houver aquecimento adicional).

Ao organizar um buraco de aterrissagem, é necessário levar em consideração não apenas seu tamanho, mas também sua localização em relação ao suporte: nada deve interferir no desenvolvimento das raízes

As raízes são posicionadas livremente, adormecendo cuidadosamente espaços vazios entre elas. Cerca de 5 kg de composto de turfa ou uma mistura semelhante de nutrientes devem ser adicionados a cada furo. Encha o buraco com terra até o nível da superfície do solo e depois pisoteie um pouco. Cuidados adicionais para tecer rosas envolvem fertilização oportuna. O primeiro é realizado imediatamente após o plantio. Para a irrigação, uma mistura de fosfobacterina e heteroauxina é excelente; os humates são uma opção.

Para saturar o solo com oligoelementos úteis para a planta, ele é coberto com húmus, adubo ou húmus, fáceis de preparar no país com suas próprias mãos.

Se você deseja criar um jardim de rosas em seu terreno, use não apenas tipos de rosas encaracolados: //diz-cafe.com/ozelenenie/rozarij-svoimi-rukami.html

Formação de ligas e arbustos

Dirigindo brotos jovens, você pode dar à roseira exatamente a forma que foi originalmente planejada. Para a formação de mais botões e floração abundante, é necessária uma mistura de cílios individuais. Normalmente, as espécies de escalada são usadas para decoração vertical, mas isso não significa que todos os galhos devam ser direcionados para cima: com esse arranjo, o mato fica mais pobre e os brotos aparecem apenas no topo.

A solução é simples: vários ramos principais devem ser posicionados horizontalmente e, para isso, precisam ser amarrados. Cada chicote principal dará vários brotos laterais crescendo, e o mais importante - uma nuvem inteira de flores exuberantes. Este princípio é bom para decorar paredes, cercas de malha alta, pérgulas.

A liga de rosas adequada garante o desenvolvimento de brotos na direção certa: ao longo da cerca ou arco, no topo do avião, em torno de suportes de várias configurações

Uma ótima solução para um caminho a pé - um enfileirado de arcos projetados para decoração com rosas de escalada e clematis, que já estão plantados e logo crescerão

Outra maneira popular de organizar as sessões é o “ventilador”, quando as sessões laterais se estendem livremente para cima e para os lados, sem interferir um com o outro. Para trançar um pilar ou arco, uma “espiral” é mais adequada quando os cílios são torcidos ao redor de um suporte. Em qualquer arranjo de brotos, o cuidado com as rosas encaracoladas não deve ser negligenciado, e isso se aplica não apenas à poda regular, à rega e ao acabamento, mas também à preparação de geadas.

Não se esqueça do papel estético da escalada de roseiras: sua aparência pode ser renovada removendo brotos secos ou cortando os cílios em excesso

Abrigo e armazenamento de inverno

Rosas comuns são suficientes outono, escalada precisa de isolamento térmico completo. Existem duas maneiras de proteger um arbusto durante o inverno: com a remoção de um suporte e sem ele.

No primeiro caso, a planta é completamente removida do suporte, as folhas são removidas, brotos fracos e cílios velhos são aparados, deixando apenas 11-12 brotos fortes. Eles são cuidadosamente recolhidos em um grande pacote, amarrados, inclinados ao chão e fixados nessa posição com a ajuda de estacas. Por fim, cubra com patas de abeto. A base do arbusto deve ser polvilhada com uma mistura de solo e turfa e coberta com agrofibra ou uma película densa no topo.

As roseiras individuais são protegidas separadamente, e as arbustos que crescem nas proximidades podem ser isoladas com um grande pedaço de agrofibra, cobrindo vários arbustos ao mesmo tempo

O segundo método se assemelha ao primeiro, mas os cílios permanecem amarrados ao suporte. É usado em regiões com climas mais amenos. Os brotos são cobertos com o mesmo abeto e cobertos hermeticamente por um filme. O material de cobertura de alta qualidade e o isolamento adequadamente executado garantem a segurança da roseira até o degelo da mola.

Além da poda e do abrigo, as rosas também precisam de outros procedimentos antes do inverno: //diz-cafe.com/rastenija/uxod-za-rozami-osenjyu.html

Somente cumprindo esses requisitos, é possível esperar uma boa floração.

Pin
Send
Share
Send