Possuir uma estufa no local é uma boa oportunidade para se abastecer com legumes precoces e mudas de qualidade de várias culturas. Você pode fazer essa estrutura em questão de horas., devido à simplicidade de construção e dimensões compactas.
Uso de estufas
Há estufas na maioria dos terrenos, muitas delas são instaladas em casas de veraneio. Praticamente para cada jardineiro-jardineiro este projeto é um dos atributos mais importantes do site.
Se o território é pequeno, uma estufa pode ser organizado à direita na parede da casa com um lado ensolarado. Ao escolher um lugar, você precisa levar em conta não apenas iluminaçãomas também proteção contra o ventoriscos inundação e erosão de águas pluviais, qualidade do solo.
A lista das principais culturas que podem ser cultivadas em estufas:
- rabanete;
- espinafre;
- cebola nos verdes;
- nabo salada;
- repolho precoce;
- salsa e endro;
- salada;
- abobrinha;
- tomates adiantados;
- pepinos;
- morango;
- uma variedade de plantas ornamentais.
Culturas resistentes ao frio podem ser semeadas diretamente no solo de estufa preparado, mas tomates, beringelas, pimentões, pepinos e outros espécies que gostam de calor devem ser plantadas com mudas. Para fazer isso, suas sementes são germinadas em primeiro lugar dentro de casa, usando cassetes especiais ou caixas.
Quando plantar plantas em um viveiro é muito importante evitar o espessamento de aterrissagens, porque nas hastes apertadas esticar, perdem a força, são mais freqüentemente expostos a doenças. É necessário considerar e termos de desembarque no campo aberto: mudas overgrown obscurecem outras culturas, complicam o cuidado das plantas, pior cria raízes.
Pelo mesmo motivo para estufas, não é recomendado escolher espécies cacheadas e altas. Por exemplo, para se obter uma colheita precoce de pepinos, é preferível dar preferência a variedades autopolinizadas espessa e mal-penteadas que não necessitem de um grande espaço e não requeiram uma liga.
Vantagens e desvantagens
As estufas com revestimento de filme têm várias vantagens:
- a construção de tal estrutura requer custos mínimos, uma vez que o filme é um dos materiais mais baratos, e o quadro pode ser montado a partir de barras de madeira, acessórios, tubos de metal desnecessários na fazenda;
- para puxar e consertar o filme, não necessariamente tem habilidades especiais;
- este revestimento é absolutamente com segurança em operação, não precisa de cuidados especiais;
- estufa de filme tem um baixo peso, para que possa ser instalado em qualquer lugar e não requer uma base confiável;
- o filme é excelente pula a luz do sol.
Você pode coletar e instalar uma estufa sozinho em poucas horas. Se necessário, o design move-se facilmente para outro local no final da temporada e tão facilmente desmontado. Para cuidar de plantas e arejar, o revestimento é simplesmente dobrado de um lado ou jogado de volta para o topo do quadro.
Existem casebres de filmes e separados desvantagens:
- filme Ineficaz em geadas severas e prolongado frio, então a estufa é usada apenas na estação quente;
- este revestimento deve ser removido da moldura para o inverno e mudar completamente após 2-3 temporadas;
- em dias ensolarados em estufas bem fechadas ocorre superaquecimento de plantas, do qual eles podem perecer. Para evitar isso, é necessário abrir o viveiro a tempo para ventilação ou filme pritenyat de cima;
- armação solta vai se surpreender com o vento.
Dispositivo de um tipo de filme de estufa
Apesar da simplicidade do design, dispositivo revestido com película estufa tem os seus segredos. É importante a escolha do material para o quadro e correctamente prender filmePara evitar seu dano. A opção mais simples - tubos de polipropilenoQue são fáceis de dobrar em um arco, assim manter a sua forma e não fazer revestimento briga. As extremidades dos tubos pode ser preso no chão, mas mais confiável irá fixá-los à estrutura das placas.
armação de madeira são mais duráveis e resistentesMas, sem tratamento especial não são muito longos. Se a escolha recaiu sobre a madeira, é necessário cuidar de compra protegendo a pintura ou a impregnação.
Além disso, todos os elementos do quadro deve ser completamente lixadoA fim de evitar a abrasão do filme nos pontos de fixação.
Se disponível válvulas, tubos de aço ou cantos o quadro pode ser feita deles, mas uma estufa deve ser imediatamente colocado em um lugar permanente para fazer qualquer coisa dobrável.Deve-se notar que o metal, ao contrário de madeira e plástico, Esquenta sob o sol e aquece o filme, o que leva à deterioração prematura do revestimento.
Além disso, a superfície áspera contribui para esfregando. Ambos os problemas são resolvidos de forma muito simples: sobre borracha de borracha (pedaços de mangueira, tubos de plástico) e pintados de branco. Polietileno de borracha e plástico não rasgar e cor branca reduz o aquecimento dos elementos quase duas vezes.
Para tornar a estufa mais forte, espaçadores adicionais nos cantos da estrutura e reforços de cada lado. Se a estrutura for alta e longa, vários suportes verticais podem ser colocados dentro da barra. Alguns caminhoneiros preferem fortalecer os focos com a ajuda de estrias feitas de arame, puxando-o entre a armação e entupidos até os pinos do chão.
Como o filme é fixado nas estufas e nos focos? Tendo lidado com o quadro, você deve cuidar de como consertar o filme. Em pequenos focos, simplesmente salta de cima e fixado no perímetro de algo pesado, por exemplo, pressionado com pedras, tábuas, tijolos. Para mais estruturas dimensionais esse método é completamente inadequado. Existem várias opções para a fixação do revestimento:
- shtapiki ou ripas e pregos de madeira;
- grampeador de móveis;
- perfis especiais de fixação;
- grampos de plástico de vários diâmetros.
Fixação do filme com a ajuda de grânulos de vidro e unhas não requer esforços especiais, mas a qualidade de tal fixação é visivelmente reduzida no final da temporada. A árvore está rachada ao sol, aparecem lacunas entre a moldura e o filme, o revestimento é mantido apenas nas unhas. Basta dois ou três dias de vento para o polietileno se romper. Problemas semelhantes surgem e ao fixar com grampos: ao longo do tempo, há quebras nos pontos de fixação e o filme tem que ser mudado.
Perfis de montagem de fábrica permitir uma alta qualidade e rápida correção do revestimento no quadro. Eles são adequados para seções retas e curvas, então eles são freqüentemente usados na produção de estufas do tipo arco.
Trabalhar com eles é bastante fácil e o único inconveniente é o alto custo dos fixadores.
A opção mais conveniente e prática para fixar o filme ao instalar com as próprias mãos é clipes de plástico para a estufa.
Eles diferem em diâmetro e comprimento, têm uma alta resistência aos efeitos de temperatura, servem por pelo menos 5 anos. Se necessário, o clipe pode ser cortado em pedaços de 2 cm de largura.
O processo de fixação é muito simples: os clipes são baixados em água quente por 1-2 minutos, em seguida, o filme é aplicado ao tubo e os fixadores são colocados, pressionando-os suavemente por toda a superfície. Para 1 metro linear, são necessários de 4 a 6 clipes, com comprimento de 8 a 15 cm, e não menos que 20 peças, com um comprimento de 4 cm.
Auto-instalação
Como fazer estufas e estufas sob a fita com as próprias mãos: considere as fotos e as instruções passo a passo? Para começar, você precisa decidir sobre o o tamanho da estufa e escolha a localização ideal para isso. Na ausência de experiência, não ocupar imediatamente uma grande área, é melhor adicionar. De acordo com o tamanho da futura estufa prepare o site: deve ser localizado de leste a oeste, iluminado pelo sol durante a maior parte do dia e protegido do vento. A área selecionada é limpa e nivelada, a camada de solo fértil é removida e colocada de lado.
Agora é necessário pegar coisas, preparar ferramentas para o trabalho. A maneira mais fácil de fazer você mesmo estufa de tipo arqueado de tubos de PVC, filme e fortalecê-lo com uma moldura de madeira. No processo de construção, será necessário:
- 4 pranchas com seção de 40x200 mm;
- vergalhão comprimento 70 cm;
- Canos de PVC;
- Fixadores metálicos para tubos;
- filme de polietileno denso;
- pregos, parafusos e chaves de fenda.
1º passo As placas são impregnadas com um anti-séptico e secas ao ar. Próxima vez derrubar uma caixa retangular de acordo com o tamanho da futura estufa e instalá-lo no local preparado.
Etapa 2 De dentro nos cantos da caixa dirigir para as hastes de metal, que fornecerá força adicional à base.
Etapa 3 Pelo comprimento da caixa do lado de fora conduzir o reforço a cada meio metro. As hastes devem ser enterradas não menos de 30 cm. No lado oposto, faça o mesmo, colocando as hastes paralelas umas às outras.
Etapa 4 Os tubos são cortados de modo que comprimentos idênticos são formados, após o que eles colocam suas extremidades na armadura projetando-se do chão. Deve ser mesmo arcos paralelos acima da caixa.
5º passo Pegue os fixadores de metal e consertar os canos nas tábuas com a ajuda de parafusos e chaves de fenda.
6º passo Preencha o interior da caixa com uma camada de orgânico, em seguida, coloque uma camada de folhas secas ou uma palha pereprevshey, e a partir do topo despeje uma camada de solo fértil de cerca de 10-12 cm.Agora você pode cobrir a estufa.
Etapa 7 Desenrole o filme e puxe-o em cima do arco. Nas laterais O filme deve pendurar no chão. Usando clipes o revestimento é fixado em cada arco, tentando manter a mesma tensão do material. A borda inferior do filme ao longo de todo o perímetro polvilhado com terra ou prensado com tábuas.
Esta construção é considerada completa. Para iniciar o plantio será possível depois que o solo dentro estiver quente o suficiente.
That's right, com um mínimo de custos, você pode fazer um cara conveniente no jardim. Dependendo do tipo de material (você pode fazer um viveiro com suas próprias mãos a partir do material de cobertura), os métodos de montagem são um pouco diferentes, mas as etapas principais permanecem as mesmas. Se a tecnologia for observada, a estufa durará mais de um ano, fornecendo aos seus proprietários produtos ecologicamente corretos.