O híbrido de tomate «Ob dome F1» criados por criadores domésticos no agrofirm Siberian Garden.
Neste híbrido, todas as vantagens dos tomates da criação siberiana são perfeitamente organizadas.
Tomate «Ob Obal»: descrição da variedade
Uma planta baixa, adaptada para ser plantada em terrenos abertos ou em abrigos de filmes com túneis. Uma pequena altura do arbusto (de 45 a 50 centímetros) facilita o processamento. Quando aterrissar na estufa atinge uma altura ligeiramente maior (até 70 centímetros).
Tempo de maturação precoce híbrido. Desde o plantio das sementes até a colheita dos primeiros frutos, o período é de 90 a 98 dias.
O melhor resultado de rendimento é alcançado com a formação de uma planta em 3-5 hastes. Devido à grande massa de frutas, a planta é amarrada. Segundo o conselho de jardineiros que cultivaram este híbrido, é necessário retirar os enteados, mas não acima do lugar do ovário da primeira escova.
Pequenos tamanhos de arbustos permitem colocar 5-6 plantas por metro quadrado de terra. Quando crescido em cumes abertos, você pode coletar de 4 a 5 quilos de frutas do mato. Sob condições de cobertura, o rendimento é um pouco maior. Cerca de 6 kg.
Vantagens do híbrido:
- Uma pequena altura da planta;
- Resistente a condições climáticas adversas;
- Alto rendimento;
- Universalidade de aplicação;
- Boa segurança durante o transporte.
De acordo com os comentários dos caminhoneiros, os únicos inconvenientes são a necessidade de remover os enteados e amarrar a planta.
Características da fruta
- As frutas são bastante grandes, pesando de 220 a 250 gramas.
- Rosa - cor vermelha.
- Pele muito densa e carnuda, açucarada na fratura da polpa, faz com que a fruta seja adequada para vários tipos de salga e marinada.
- Na aparência, assemelham-se a caqui.
Recomendações para o crescimento
Recomenda-se que a semeadura de mudas seja realizada 45 a 55 dias antes que as mudas sejam plantadas no solo. A temperatura ideal para a germinação é 20-22 graus Celsius.
É bom fertilizar com fertilizantes quando os germes aparecem. O híbrido responde bem à rega com água morna e passou a fertilizar com fertilizantes complexos.
Doenças e pragas
As doenças do tomateiro podem ter uma origem diferente (fúngica, viral, bacteriana). Conhecendo os sinais e causas da ocorrência, você será capaz de combater com sucesso as doenças das plantas.
Antracnose
O fungo pode afetar as folhas e frutos das plantas. Em caso de danos às folhas, elas desaparecem, expondo o tronco da planta. Quando infectam frutas, aparecem manchas marrons amassadas.
Como medida de luta, o tratamento com Strobi é recomendado. A solução é preparada a partir do cálculo de 2 gramas por balde de água. Os arbustos são pulverizados duas vezes durante a estação de crescimento. Eficaz mesmo se atingir apenas um lado da folha. É produzido sob a forma de grânulos solúveis em água.
Oídio
Na maioria das vezes, a doença se manifesta em estufas de vidro. Mudanças na forma de folhas e frutos não ocorrem. Promove a propagação de alta temperatura, bem como rega insuficiente.
Completamente destrói o agente causador da doença por tratamento com humate de sódio em uma concentração de 1 grama por litro de água.
Besouro do Colorado
As batatas são mais freqüentemente afetadas, mas os tomates não são segurados contra danos causados por pragas.
Para o combate, recomenda-se a coleta manual de larvas e besouros. Com grandes quantidades de danos, aconselha-se o tratamento com Iskra DE ou Komandor seguindo cuidadosamente as instruções da embalagem.
Pá mordente
Danos à lagarta das plantas, que aparece a partir da postura dos ovos das borboletas.
Como medida de luta, aconselha-se uma escavação profunda do solo no outono. Para combater a lagarta, você pode aplicar a infusão de absinto. Pique finamente 300 gramas de absinto, despeje um balde de água quente, adicione um copo de cinza de madeira e um par de colheres de sabão líquido. Após o resfriamento, polvilhe a planta e o solo ao redor.
Pode ser tratado com a droga Strela. A droga serve como uma fonte adicional de fertilização para a planta.