Delphinium é uma planta herbácea da família do botão de ouro. Possui mais de 400 espécies, entre as quais anuais e perenes. O segundo são estruturas radicais mais poderosas, resistência, despretensiosidade. A planta também é conhecida sob outros nomes: larkspur, esporão, coco, orelhas de lebre.
Características do cultivo de delfínio perene
O delfínio é um nativo perene da Transcaucásia e da Ásia Menor. Dependendo da espécie, cresce em altura de 40 cm a 2 m. Nas áreas de jardim é uma decoração da paisagem, algumas variedades são cultivadas para obter medicamentos. A planta é caracterizada por uma variedade de tipos de flores, do simples ao duplo. A paleta de cores também é ampla.
As parcelas protegidas do vento são favoráveis ao cultivo. Em todas as espécies desta planta, o ponto mais fraco é a parte inferior do caule na raiz. De fortes rajadas de vento, as flores podem quebrar.
Delphinium cresce bem em qualquer solo, mas prefere respirável. Se o local for um solo argiloso, ele deverá ser afrouxado regularmente. A planta não tolera excesso de umidade, por isso é regada regularmente, mas com moderação. Durante o período de colocação de botões, a quantidade de água é ligeiramente aumentada. Ao mesmo tempo, fertilizantes de potássio ou fósforo são adicionados.
Há uma peculiaridade no cultivo do delfínio: se ele estiver no mesmo local há mais de 4 anos, o risco de danos às plantas por várias doenças aumenta. Por esse motivo, recomenda-se o transplante de flores a cada 4-5 anos. Mas muitos jardineiros ignoram essas dicas e as cultivam com sucesso em um só lugar por décadas.
Para que clima esta planta é adequada?
O delfínio perene é caracterizado por boa resistência ao inverno, capaz de tolerar geadas de até -40 ° C. Recomendado para cultivo nas regiões sul e norte. Para todas as variedades, é possível repetir a floração. Para fazer isso, corte os caules das flores após completar o primeiro. No centro da Rússia, o primeiro período de floração vai de meados de junho ao início de agosto e o segundo é possível no outono.
Quando cultivada em regiões com climas rigorosos, é preciso temer não mais a geada e o congelamento do solo, mas o degelo. O fato é que o sistema radicular desta planta está localizado próximo à superfície da terra. No período do aparecimento de poças e manchas descongeladas pode vypretit. Por esse motivo, nas regiões do Extremo Oriente e do norte, o delfínio é melhor plantado em terrenos mais altos.
Apesar de a região de Ural ser considerada uma zona de agricultura de risco, os delfínios crescem bem aqui e florescem duas vezes por ano. Mas o melhor de tudo é que eles se sentem no sul. Sob essas condições, é mais importante escolher um local para plantar a planta. Dos raios abrasadores do sol, ele pode murchar, de modo que você precisa de um local à sombra na parte mais quente do dia.
Variedades populares com fotos
Na Rússia, os híbridos baseados em Delphinium elatum e Delphinium grandiflorum são cultivados principalmente. Todos eles são despretensiosos e bem propagados por sementes. A rede de comércio apresenta inúmeras variedades de delfínios de várias cores. As plantas mais bonitas com grandes flores duplas.
As variedades são distribuídas de acordo com a altura dos pedúnculos, sua cor, forma e tamanho das flores. A esse respeito, distingue:
- híbridos altos - 170-250 cm (mais de 200 variedades);
- médio - 130-170 cm;
- anão - até 130 cm.
Os mais belos híbridos do Pacífico, incluindo várias dezenas de variedades. Essas plantas se distinguem pelo alto crescimento (de 180 cm), inflorescências piramidais chiques, flores grandes. Neste grupo de plantas, várias têm o nome dos cavaleiros de Camelot.
Outro grande grupo são os híbridos Mafa. Eles foram criados por um criador que vive na vila de Mafino, na região de Moscou. Variedades populares de delfínio com fotos durante o florescimento:
- Cavaleiro Negro (Cavaleiro Negro). Uma planta com grandes flores duplas e semi-duplas de cor roxa saturada. Floresce por um longo tempo e é abundante, prefere lugares bem iluminados pelo sol e solos férteis.
- Inocência dupla (Delphinium da Nova Zelândia). Uma flor espetacular e bonita, com um caule ereto, atingindo uma altura de 130 cm. Durante a floração, é densamente coberta por flores brancas duplas com um diâmetro de até 4 cm. É suficientemente resistente ao inverno: pode tolerar geadas de até -35 ° C.
- Atlântida (Atlântida). Uma das variedades mais confiáveis e despretensiosas. Impressionante com suas grandes flores azuis brilhantes. Srednerosly, com até 1 m de altura, as inflorescências são longas, piramidais. As folhas são verdes suculentas brilhantes.
- Rei Arthur Planta de tamanho médio, atingindo uma altura de 150 cm, com flores azuis e meio branco. Resistente ao inverno, despretensioso, prefere solos bem drenados e soltos.
- Beladona - (Delphinium beladona). A única variedade cujas flores estão penduradas em um pedúnculo. Tão despretensioso e espetacular quanto todas as outras espécies desta planta.
Métodos de plantio e propagação
Existem três maneiras de plantar um delfínio perene para mudas:
- por sementes;
- estacas;
- dividindo o mato.
Todos eles são bastante produtivos e há muito tempo são utilizados na prática hortícola.
Delfínio perene crescente a partir de sementes
O mais problemático dos três métodos de criação é a semente. Para obter mudas de delfínio no início da estação quente, o cultivo de sementes é realizado do final de fevereiro ao início de março. O método é bom, pois pode ser usado para cultivar qualquer tipo de delfínio cujas sementes estão disponíveis comercialmente ou de criadores.
Existem dois métodos possíveis de pouso:
- mudas em casa;
- em campo aberto.
O solo deve ser leve, ligeiramente ácido, solto. Deve ser desinfetado. Existem duas maneiras de fazer isso:
- Recozir por vários minutos no microondas na potência máxima;
- Despeje uma solução de fungicida ou permanganato de potássio.
- Antes do plantio, as sementes são armazenadas em local fresco. O solo é assentado com palitos de dente úmidos, a uma distância de 15 a 20 mm um do outro.
- Polvilhe levemente com o solo e pulverize com água de um pulverizador de jardim. Os brotos aparecem 10 a 12 dias após o plantio.
- Quando os brotos atingirem uma altura de 3-4 cm, mergulhe. Da mesma forma, se as sementes forem plantadas em campo aberto.
Atenção! Há uma peculiaridade na propagação de sementes: se elas são semeadas em campo aberto antes do inverno, os híbridos podem não repetir os sinais das plantas-mãe. Isso se deve ao fato de que a alternância dos períodos de congelamento e descongelamento provoca alterações nas células de uma planta derivada artificialmente.
Propagação por estacas
As estacas de delfínio são obtidas da seguinte maneira:
- no início da estação de crescimento, quando os brotos da planta crescem 10 a 12 cm, expõem parte da raiz;
- cortar o broto com uma faca afiada, a fim de capturar o sistema radicular.
- O talo resultante é plantado em um local sombreado a uma profundidade de 2-3 cm, regado e coberto com um filme. Após 15-20 dias, a flor enraíza. Em seguida, pode ser plantado em um local constante de crescimento.
Divisão Bush
A maneira mais simples e eficaz de reproduzir o delfínio perene é dividir o mato. O processo consiste em várias etapas:
- cavar uma planta;
- limpe suavemente as raízes da terra;
- corte com uma faca afiada em partes, nas quais cada broto ou rim deve estar presente;
- plantado no chão.
Cuidados com o jardim
Cuidar de um golfinho por muitos anos é simples e consiste em realizar várias ações.
- O solo nas raízes é periodicamente solto.
- No outono, após o florescimento e a secagem das folhas, o caule é cortado com tesouras de podar, para que um "toco" de 20 a 30 cm de altura permaneça acima da superfície do solo e depois polvilhado com terra por todos os lados.
Se houver muita neve na região, a cavidade do caule é coberta com argila. Isso evita a penetração de umidade na raiz e sua posterior deterioração.
Variedades altas precisam de uma liga. Para esse fim, são utilizadas fitas de papel, uma vez que linhas de pesca ou cordéis podem cortar as hastes finas da planta e feri-las. Para dar maior estabilidade, são feitas duas ligas: a primeira a uma altura de 40-50 cm, a segunda - ao atingir uma altura de 100-120 cm.
Na primavera, o desbaste emerge. Assim, forneça à planta espaço para crescimento. Se a variedade for de flores grandes, restam pelo menos três brotos, para plantas de flores pequenas, deixe 7 a 10 cada.
Os delfínios respondem bem à cobertura. É realizado 3 vezes por temporada:
- no meio da primavera, eles trazem matéria orgânica;
- após 30-40 dias - fertilizantes minerais ("Kemira Universal");
- durante a formação dos gomos, eles são pulverizados com uma solução de superfosfato à taxa de 50 g por 1 litro.
Conselhos! Para estimular uma floração mais magnífica, regue várias vezes as plantas com uma solução de ácido bórico.
Para a prevenção de doenças durante a brotação, a pulverização é realizada com qualquer fungicida disponível.
Possíveis problemas crescentes
O delfínio perene não requer muita atenção. Quando as regras de cuidados acima são seguidas, a planta se desenvolve bem e floresce.
Mas ainda há um problema no cultivo dessa planta. Consiste na germinação insuficientemente boa das sementes, da qual a maioria dos jardineiros reclama. Além disso, informações conflitantes são frequentemente fornecidas nas instruções dos produtores de sementes.
Se não houver habilidade no cultivo de delfínio, você pode confiar nos conselhos de jardineiros experientes.
- A terra para a germinação de sementes é ocupada por um jardim magro e comum. Misture em partes iguais com areia limpa. É importante que não haja turfa no solo, o que provocará o desenvolvimento de mofo.
- Depois que as sementes forem colocadas no chão, polvilhe-as com uma fina camada de areia. Não enterre no solo.
- Preparam a neve na geladeira e polvilham um recipiente com sementes. Ao derreter, a umidade leva as sementes à profundidade certa. Eles cobrem o recipiente com um filme plástico e incubam por 2-3 dias nessas condições.
- Antes da emergência, coloque o recipiente na prateleira inferior da geladeira. Com o advento dos brotos, eles são transferidos para um local quente e bem iluminado.
O delfínio pode ser cultivado sem problemas em qualquer zona climática da Rússia. Sujeitos às regras de cuidados para essas plantas, eles se deliciarão com a floração duas vezes por ano.