Lel - um damasco fabuloso para um morador de verão

Pin
Send
Share
Send

Através dos esforços de criadores qualificados, o bonito damasco do sul subiu ao norte. Anteriormente, isso só podia ser imaginado em um conto de fadas, mas agora a variedade de damasco moderno leva o nome do deus eslavo do amor e da abundância. Lel - generoso e cedo, pancadas com uma chuva dourada de frutas suculentas derretendo na boca.

A história do damasco no norte da Rússia e a descrição das variedades Lel

Várias medidas foram tomadas para espalhar o damasco com sucesso ao norte. E semearam as sementes dos frutos de que gostavam sob condições mais severas e cruzaram variedades de damasco comum, comuns no sul e no Cáucaso com espécies silvestres, mas os melhores resultados foram obtidos quando o damasco comum foi enxertado em porta-enxertos de ameixa ou ameixa. Para damasco, a ameixa Lel foi o material mais adequado. Devido à vacinação com ameixa, é possível eliminar o aquecimento da casca de damasco, o que é inevitável em condições de alta umidade.

Ramo de damasco Lel é coberto com frutas douradas

A variedade foi criada no final do século XX e, desde 2004, está incluída no Registro Estadual. Recomendado para cultivar damasco Lel na região Central. A árvore não cresce grande, possui uma copa larga, não muito densa. A variedade é de crescimento precoce; no terceiro ano após o plantio, começa a produzir uma colheita com um período de maturação muito precoce. No entanto, os jardineiros observam a frequência de frutificação.

O esqueleto da árvore é formado por brotos lisos, escuros e vermelhos escuros. A floração do damasco começa antes que as folhas apareçam. As flores são grandes, têm cinco pétalas brancas e rosa. Cinco sépalas, vermelho escuro. Ao florescer, um delicado aroma adocicado se espalha pelas árvores.

Damasco florescer antes de folhetos

As folhas são verde-escuras, arredondadas, com uma ponta pontiaguda, lisa, brilhante. As frutas são redondas, laranjas, mas se você lhes der a oportunidade de amadurecer completamente, elas serão preenchidas com um intenso rubor vermelho. Coberto com um cotão macio e macio. O peso médio dos frutos é de 18 g, sendo a polpa o sabor de laranja, suculento, muito macio, agridoce, que recebeu a maior pontuação de degustação.

Se compararmos o damasco Lel com outra variedade semelhante em termos de indicadores, o damasco do czar, então o rendimento de Lel é maior, em média 40 centavos de frutas aromáticas suculentas são coletados por hectare. O damasco Tsarsky tem um rendimento médio de 30 c / ha. Os frutos de Lel amadurecem mais cedo e são um pouco maiores em tamanho, 18 e 15 gramas, respectivamente. A pontuação de degustação de damasco Lel também é maior, 5 contra 4 pontos da variedade Tsarsky.

Damasco Lel - uma variedade produtiva com frutas arredondadas

Apricot Lel é resistente ao inverno, mostra resistência moderada à cleasterosporiose e praticamente não sofre ataque de pulgões, menos de 1% está danificado.

Plantio de variedades de damasco Lel

Independentemente da variedade, o plantio de damasco leva em consideração a necessidade dessa cultura de iluminação e proteção contra rajadas repentinas de vento frio. Ideal são as encostas do sul ou áreas protegidas do norte por prédios, mas não a menos de 4-5 metros, para que a neve não se acumule e não haja estagnação da água. Os damascos são plantados, mantendo intervalos de 4 metros seguidos e 6 metros entre linhas, já que a copa do damasco cresce bastante, e essas árvores requerem iluminação intensa.

Algumas recomendações gerais para a preparação da fossa de desembarque:

  • Quanto pior o solo, maior o poço. Para áreas onde as ervas daninhas cresceram fortemente, recomenda-se ampliá-la - um diâmetro de 100 cm com uma profundidade de 40-50 cm.
  • A relva é removida primeiro.
  • Cavar uma camada de solo fértil e separar.
  • Em seguida, escolha uma camada que contenha argila e remova-a do site.
  • Na mistura do solo para o plantio, adicione areia do rio na proporção de 2: 1.
  • Os damascos crescem bem em solos claros drenados e, como todas as frutas de caroço respondem com gratidão à aplicação de cálcio, o cascalho de calcário é derramado no fundo do poço.

Padrão de plantação de damasco

Juntamente com a camada superior do solo, recomenda-se colocar o seu próprio gramado na drenagem, apenas com as raízes para cima. Isso permitirá que minhocas e microorganismos que vivem nessa camada se espalhem rapidamente pelo solo, e os detritos das plantas durante o superaquecimento fornecerão às mudas fertilizantes orgânicos.

Recomenda-se que árvores com um sistema de raiz aberta sejam plantadas na primavera ou no início do outono. Ao comprar mudas em contêineres, as datas de plantio não são tão importantes, pois o caroço de terra permanece intacto durante o plantio e é menos estressado.

Ao plantar, é importante não aprofundar o pescoço da raiz da árvore.

Você precisa escolher o nível certo de plantio de mudas para uma árvore forte e saudável

A sequência de ações ao plantar uma muda de damasco:

  1. Cavar um buraco com 80-100 cm de largura e 40-60 cm de profundidade.
  2. Despeje escombros de calcário.
  3. Adicione o solo e tampe (você pode colocar o gramado aqui com as raízes para cima).
  4. Coloque as mudas para que o colo da raiz se ergue 5 a 7 cm acima do solo.
  5. Despeje a mistura do solo ao redor do tronco e bata bem.
  6. Para regar.
  7. Cubra com cobertura de húmus ou grama recém cortada.

Jardineiros experientes não recomendam a formação de um furo de irrigação, pois isso pode levar à estagnação da água ou acúmulo de neve com a subsequente estagnação, o que fará com que a casca aqueça.

Outra questão importante é a atitude em relação aos fertilizantes. Alguns sucessos ao plantar damasco na mistura do solo adicionam fertilizantes minerais, outros preferem adicionar estrume podre de cavalo, há quem acredite que, para o damasco, basta ter sua própria camada fértil com a adição de areia do rio para melhorar as propriedades mecânicas do solo. O damasco não é muito exigente quanto à composição do solo. Para ele, calor, iluminação e qualidade da drenagem são mais importantes. Se desejar, você pode fazer fertilizantes na primavera para evitar o crescimento intensivo de brotos jovens antes das geadas do inverno.

Vídeo: damascos na Rússia central

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

Após o plantio, as mudas são aparadas. Para fazer isso, escolha as fotos mais fortes direcionadas em diferentes direções. O ângulo ideal de saída dos galhos do tronco para a formação de uma pequena coroa 45-50sobre. Corte os brotos laterais no botão externo para que sejam cerca de 1/3 mais curtos que o condutor central. Nos anos subsequentes, eles apóiam as camadas da coroa e tentam impedir seu espessamento.

Ao aparar, exclua:

  • Galhos cruzados.
  • Tiros direcionados dentro da coroa em direção ao tronco.
  • Atira olhando para baixo.
  • Galhos espessos e fracos.
  • Brotos basais.

Para a alegria dos residentes de verão, o damasco Lel cresce lentamente e não requer atenção constante. Para tolerar melhor as árvores nas geadas do inverno, recomenda-se a poda de verão. Nesse caso, restam apenas brotos fortes com um comprimento de 50 cm e o restante é cortado em um anel. E mesmo em agosto, eles escolhem uma filmagem jovem e poderosa, dobram na direção de uma melhor iluminação e amarram-na com barbante até o próximo ano.

Padrão de formação de coroa de damasco

Outra medida importante de proteção de árvores é a lavagem de roupas. Passe-o no final do outono e no início da primavera, protegendo a casca das geadas do inverno e das geadas de retorno da primavera. Recomenda-se adicionar preparações de cobre à lavagem de branco para evitar doenças fúngicas. Você precisa branquear o tronco das árvores e os principais brotos esqueléticos.

Em geral, o damasco Lel é uma variedade resistente ao inverno e tolera calmamente o frio até 25-30sobreC. Não há necessidade de cobrir árvores no inverno. Se, no entanto, os buracos de gelo danificaram a casca, na primavera de abril a maio eles limparam a área lesionada em tecidos saudáveis ​​e a cobriram com var.

Para obter uma colheita de damasco estável e boa, é recomendável plantar pelo menos duas árvores. Quanto mais plantada, a polinização é mais eficaz.

As recomendações para cuidados com damascos são semelhantes às de outros damascos do norte.

Vídeo sobre o cultivo de damascos resistentes ao inverno

Doenças e Pragas

Apricot Lel também é conveniente para cultivar, porque a variedade é resistente à claustosporiose. Se muitas frutas de caroço crescerem no local: cerejas e cerejas, e houver preocupação com a derrota de doenças fúngicas, recomenda-se a pulverização preventiva com uma solução a 1% de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux. Esses mesmos medicamentos impedirão uma possível doença de moniliose.

É aconselhável monitorar constantemente a condição das folhas no damasco. Se houver manchas escuras nelas ou quando as folhas secas aparecerem fora de estação, é necessário coletar imediatamente as folhas afetadas, destruir e tratar a árvore com preparações de cobre, e isso deve ser feito pelo menos 2-3 vezes com interrupções de 14 dias.

Doença de damasco

Damasco Lel não tem pragas. Para evitar lesões raras de pulgões, você pode borrifar biotina com a preparação no início da primavera, de acordo com as instruções.

Comentários

Desculpe por "se encaixar" no tópico. Talvez alguém conheça as variedades "Lel" e "Irkutsk resistentes ao inverno"? Como eles se comportam em Moscou? Obrigada Lyudmila Moscow

A revista de jardinagem faça você mesmo 01/2005 escreve: "As seguintes variedades de damasco são permitidas em nosso Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento: muito cedo - Lel, Tsarsky, cedo - Iceberg, Alyosha, médio - "Aquário", mais tarde - "Monástico". Todos eles são resistentes ao gelo, frutíferos e dão frutos anualmente. Nas plantações, você deve ter pelo menos duas variedades polinizadas mutuamente. "Artigo do candidato às ciências agrícolas Zakotina V., bastante curto, mas mais ou menos informativo.

maha. Dubna Mosk.obl.

//www.websad.ru/archdis.php?code=84633&subrub=%CF%EB%EE%E4%EE%E2%FB%E5%20%E4%E5%F0%E5%E2%FC%FF

No ano passado, tive uma flor de damasco, uma criança de três anos. Nisso espero que os dois floresçam. Ainda é cedo para dizer. Mas os rins estavam inchados em ambos, então eles certamente não congelaram. Cottage, se isso no distrito de Ramensky, a 50 km do tempo de Moscou - sudeste. O principal é plantá-los não em um local ensolarado.

lapolka

//conf.7ya.ru/fulltext-thread.aspx?cnf=Dacha&trd=8285

E meu damasco parece ter morrido. Variedade Lel, comprada em timiryazevke há 3 anos. Não sei se devo recuperar ou: drv

Maksimulkin. Moscou

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=880&start=825

Tentei tratar o damasco velho (cerca de 8 anos) para terapia com goma. Por alguma razão, sua casca estourou, esfoliou da madeira e chiclete escorreu. Abri a área afetada, tirei tudo esfoliado - fiquei com uma ferida de 10 * 4 cm de tamanho ao longo do tronco. Fissurado com uma faca - 5 sulcos ao longo do tronco, pulverizados com 3% de sulfato de ferro e manchados com argila, que também adicionavam um pouco de vitríolo (provavelmente 0,5%). Ele fez tudo isso no final de maio. Em agosto, a argila caiu, o rolo de crosta cobriu a ferida ao meio. Repeti o tratamento novamente - ele desapareceu no inverno. A madeira ficou realmente preta, mas não havia sinais de podridão. Também não há chiclete.

SeRiToYoH. Kamyshin

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=636&pid=122920&mode=threaded&start=#entry122920

Assim como o mítico Lel de cabelos dourados das palmas das faíscas de metal que causam paixão pelo amor, também no ano da colheita o damasco com jardineiros zelosos é coberto de frutas douradas, as quais é impossível passar indiferentemente.

Pin
Send
Share
Send