Ruben - o primeiro reparo do mundo blackberry

Pin
Send
Share
Send

Todo mundo conhece a floresta amora. No século XIX, sua forma de jardim era considerada uma planta ornamental e apenas um século depois começou a ser cultivada como uma cultura de frutos e bagas. Hoje, mais e mais vezes você pode ver essa baga em lotes domésticos, que por sua composição vitamínica e mineral são muito mais ricos do que as framboesas com as quais estamos acostumados. Entre a variedade de variedades e espécies, Ruben se destaca - o primeiro remont blackberry do mundo.

A história do cultivo de amoras Ruben

A autoria do blackberry Ruben pertence ao professor americano John Ruben Clark, criador de várias espécies dessa cultura. Em 2005, da Universidade de Arkansas, sementes de amora obtidas das variedades A-2292T e APF-44 foram enviadas para o Reino Unido. Em 2006, um criador de sementes inglês selecionou uma muda com o código HPB3, que se destacou na primeira temporada com uma boa colheita de frutos grandes. Após testes de campo em 2009, a variedade recebeu o nome do criador - Ruben e, em 2012, a invenção foi patenteada.

Ruben - uma variedade mundialmente famosa de amoras reparadoras

Descrição da nota

A variedade é conhecida em todo o mundo. Atraídos pelos jardineiros excelente rendimento e grande tamanho de frutas. O valor da variedade não está apenas no sabor doce das bagas, mas também na resistência a patógenos de doenças comuns das bagas, o que facilita muito o cuidado de plantar amoras. Mas a principal característica é a manutenção, ou seja, a capacidade de colher duas vezes por temporada. A frutificação em brotos de dois anos começa no final de junho. De brotos anuais, a colheita é colhida de setembro a meados de novembro.

Características da classe

A planta é um arbusto de tamanho médio, potente, mas compacto, com 1,6-2,5 m de altura. Os brotos crescem na vertical, os galhos jovens são de cor verde claro, os adultos são castanhos claros e se formam pequenos brotos. A variedade é espetada, mas não há espinhos na zona de frutificação, e isso facilita a colheita. Após o amadurecimento, os espinhos começam a desmoronar. As folhas parecem framboesa ou groselha, com entalhes nas bordas.

Blackberry Ruben cresce sob a forma de um arbusto poderoso vertical de forma compacta

As amoras-ruben podem ser usadas para decorar os cantos do jardim: em meados de abril, o arbusto é coberto por grandes inflorescências brancas deliciosas.

A principal vantagem da variedade é seu alto rendimento: até 6 kg de bagas podem ser colhidas no mato. O tamanho da fruta também é impressionante: comprimento - 4,5 cm, peso - 14,5 G. As bagas são suculentas, doces, com um aroma delicado e acidez levemente perceptível. A polpa é densa, a separação é fácil.

A resistência ao gelo da variedade é moderada, é necessário cobrir as hastes para o inverno. No entanto, ao cortar as partes aéreas, não é necessário abrigo.

O Ruben de amora suculenta é muito doce com uma acidez levemente perceptível

As desvantagens incluem problemas de polinização: calor intenso leva a uma diminuição no volume da segunda safra. Além disso, a segunda frutificação pode demorar, até novembro, geralmente ocorrem geadas, como resultado do congelamento das bagas.

Vídeo: Blackberry Ruben

Recursos de desembarque

Em uma seção, a amora cresce e produz uma boa colheita de 10 a 15 anos, desde que o local seja escolhido corretamente, o solo seja cuidadosamente preparado e o plantio seja realizado corretamente.

Onde plantar

O local deve ser o mais leve possível, uma sombra parcial leve é ​​aceitável. As amoras-pretas não toleram bem a sombra: com a falta de luz, os brotos se estendem, as folhas caem prematuramente e o número de brotos de frutas diminui.

Você não deve plantar amoras-silvestres após plantações de baga e solanáceas. Os melhores antecessores são ervas de cereais, siderados (mostarda, phacelia), plantações de vegetais (pepino, abobrinha, abóbora, abóbora).

As plantações de bagas devem ser protegidas dos ventos frios do norte, por isso é recomendável colocá-las ao longo de edifícios agrícolas, cercas e sebes.

O arbusto de bagas deve ser colocado em um local bem iluminado, na sombra os brotos são estendidos, os bagos são menores

Locais com fluxo próximo das águas subterrâneas não são adequados para amoras. Embora essa seja uma cultura que ama a umidade, o excesso de umidade leva ao seu enfraquecimento: a suscetibilidade ao clima e a doenças aumenta.

O arbusto de baga prefere crescer em solo argiloso ou argiloso, com uma reação levemente ácida ou neutra. À alta acidez é adicionado cal (500 g por m2) A composição do solo argiloso pode ser melhorada com a adição de areia (1 balde por m2), em áreas arenosas deve ser adicionada turfa ou húmus (1 balde por m2).

Isso é interessante. Nos dias do paganismo na Rússia, as amoras eram reverenciadas como uma planta mágica. Foi plantada em torno de locais individuais e até aldeias inteiras para proteger contra espíritos malignos.

Tempos de aterrissagem ideais

O tempo de plantio de Blackberry é primavera e outono. Nas regiões central e norte, é preferível plantar plantas na primavera, antes do início da estação de crescimento, a fim de eliminar o risco de congelamento de mudas no inverno. No sul, é melhor plantar uma amora no outono, 2-3 semanas antes do início do tempo frio. As plantas do contêiner podem ser plantadas durante toda a estação: são plantadas com um pedaço de terra, enquanto o sistema radicular não é danificado, o que contribui para uma rápida sobrevivência.

Seleção de mudas

O sucesso do cultivo futuro depende da qualidade das mudas. Apenas plantas fortes e saudáveis ​​são garantidas para criar raízes no jardim e suportar o primeiro inverno. Uma ampla seleção de variedades interessantes e produtivas de amora para cultivo em cabanas de verão e plantações industriais é apresentada em viveiros e centros de jardinagem. Vendedores aleatórios devem abster-se de comprar de suas mãos - não há garantia de que as mudas sejam saudáveis ​​e sejam exatamente a variedade necessária.

Os viveiros geralmente oferecem mudas em embalagens nos viveiros - eles se enraízam melhor e crescem ativamente.

No final da temporada, a escolha de mudas com um sistema radicular fresco é muito maior, de modo que as plantas adquiridas no final do outono são instiladas no jardim até a primavera. Eles cavam uma vala com um lado inclinado, colocam plantas, polvilham com terra. Uma conífera é jogada no topo para que as mudas não danifiquem os roedores.

As plantas selecionadas devem ser cuidadosamente consideradas:

  • As mudas devem ter 1-2 hastes flexíveis. Se você gentilmente forçar a casca, poderá ver embaixo do tecido verde.
  • A casca deve ser lisa, sem manchas. Uma casca enrugada é um sinal de que as mudas já secaram e é improvável que se enraízem.
  • O sistema radicular deve ser bem desenvolvido, composto por 2-3 raízes úmidas com mais de 10 cm de comprimento.

    As mudas de amora devem ter um sistema radicular desenvolvido, sem danos e podridão

  • Normalmente, as mudas são entregues em vasos. Nesse caso, peça para remover a planta da embalagem: o caroço de terra deve manter a integridade, não desmoronar e ser densamente trançado pelas raízes.

Antes de plantar, abaixe as raízes por 2 horas em uma solução com Kornevin ou Heteroauxin, que estimula a formação das raízes.

Nuances de desembarque

Geralmente são usadas buchas de arbustos ou valas. No método de arbusto, as plantas são plantadas em buracos a uma distância de 1-1,3 m, formando arbustos separados. Com uma vala, são cortadas cristas de 1,5 m de largura, deixando 2 m entre linhas.Para o plantio da primavera, o local é preparado no outono, no outono - em 2-3 semanas. A terra é desenterrada, nivelada, as ervas daninhas são removidas. Vestido com húmus (1,5 kg por m2), superfosfato (100 g), sulfato de potássio (30 g) ou cinza (100 g).

Sob um arbusto separado, cavar um buraco com profundidade e largura de 45 cm. Ao cultivar várias plantas de amora, é melhor usar o método de trincheira, no qual elas são melhor iluminadas pelo sol, bem ventiladas, é mais fácil cuidar delas. A profundidade da vala é de 45 cm, a largura é de 50 cm e as fileiras devem ser organizadas de norte a sul. Os suportes também devem ser instalados antes do plantio: afinal, o amora cresce rapidamente, os brotos crescidos são melhor colocados na estrutura de suporte.

Processo de aterrissagem passo a passo:

  1. Solo fértil é derramado no buraco de aterrissagem.
  2. No centro, coloque uma muda com raízes bem espalhadas.

    As raízes das mudas devem ser cuidadosamente endireitadas, o broto da raiz é enterrado por 2 cm

  3. Eles o enchem de terra, compactam para que não se formem vazios.
  4. O broto da raiz deve ter 2 cm de profundidade e, se a profundidade não for suficientemente profunda, a muda pode ficar intemperizada e seca.
  5. Faça 4 litros de água debaixo do arbusto.

    Após o plantio, a muda é bem regada, introduzindo 4 litros de água sob cada arbusto

  6. Deixe a umidade absorver e depois triture o solo com palha.
  7. Durante o plantio da primavera, os rebentos são cortados em 20 cm, estimulando o crescimento de processos laterais.

Cuidados Blackberry

Para obter uma rica colheita de frutas deliciosas, é necessário considerar alguns dos recursos da tecnologia agrícola.

Aumentamos a fertilidade do solo

Em solo cheio, nos primeiros 2 anos da primavera, as amoras são alimentadas apenas com fertilizantes nitrogenados (10 g de uréia por 5 l). Então, na primavera, o nitrato de amônio (40 g por 10 l) é introduzido sob o arbusto. Durante a frutificação, adubar com nitrofos (70 g por 10 l). No outono, eles são alimentados com superfosfato (100 g), sal de potássio (30 g).

Para fertilizar a rega e a pulverização, use uma solução de fertilizante complexo Agricola

Antes e após a floração, para aumentar o rendimento, recomenda-se pulverizar os arbustos com uma solução de ácido bórico (5 g por 10 l).

O uso de matéria orgânica tem um efeito benéfico na fertilidade do solo. No momento da floração, é útil alimentar amoras com uma solução de cinzas (100 g por 10 l). Verbasco diluído 1:10, excrementos de pássaros (1:20) são introduzidos sob a planta antes da floração e após a colheita.

Não fique sem regar

A variedade é tolerante à seca, mas sem rega oportuna, você não pode contar com uma colheita rica. Durante o calor extremo, a polinização piora e os frutos não ficam amarrados. A rega no momento da floração, durante o amadurecimento das frutas e após a colheita é especialmente importante. Os arbustos são regados uma vez por semana, trazendo 6 litros de água sob cada um. Com chuvas prolongadas, a rega é reduzida para não causar podridão nas raízes.

Somente com rega regular você pode obter uma rica colheita de amora

Para proteger os arbustos, especialmente os jovens, dos raios abrasadores do sol, você pode cobri-los com uma rede de proteção ou agrofibra.

No calor escaldante, a grade não permite que a luz solar direta plante amoras

Existem vários tipos de rega. É melhor usar a irrigação por gotejamento, na qual a água através dos conta-gotas das fitas de irrigação é entregue diretamente às raízes das plantas. Utilizando uma mangueira, realizam aspersão, umedecendo não apenas o solo, mas também a folhagem. No entanto, esse sistema de irrigação não é usado durante a frutificação. Ao irrigar pelas ranhuras, é adicionada água às ranhuras feitas ao longo da fileira, a uma distância de 40 cm da bucha, usando um regador ou balde. Antes do início da geada, a irrigação por carregamento de água é obrigatória.

Afrouxe e triture o solo

Durante a estação, o solo sob os arbustos e nos corredores deve ser afrouxado e danificado. As plantas daninhas limitam significativamente o desenvolvimento de brotações e a produtividade, e a grama de trigo geralmente reduz a vida útil das plantações de bagas.

Entre as fileiras, o afrouxamento é realizado a uma profundidade de 12 cm, próximo aos arbustos - na camada superficial, não mais profunda que 8 cm, para não danificar as raízes. Esse método agrícola permite não apenas melhorar a troca de ar do solo e combater as ervas daninhas, mas também destruir a localização de pragas.

Após regar e afrouxar, a terra é coberta com palha, serragem. A camada de cobertura morta evita a evaporação da umidade, inibe o crescimento de ervas daninhas. No final da temporada, o solo sob o mato é coberto com húmus - não apenas protege as raízes do congelamento, mas também fornece nutrição à planta.

Uma variedade de materiais pode desempenhar o papel de cobertura morta: húmus, folhas do ano passado, casca triturada, grama cortada

Nós formamos um arbusto

Quando o arbusto engrossa, as bagas ficam menores, amadurecem um pouco, as plantas ficam mais doentes. Portanto, imediatamente após o plantio, começa a formação de um arbusto: os brotos são encurtados para o aparecimento de galhos laterais. Galhos finos e curvos cortam à medida que crescem. No final da temporada, todas as sessões são cortadas. Essa poda facilita o tratamento da amora, não requer aquecimento para o inverno e evita o aparecimento de pragas, porque muitas delas hibernam nas hastes. Se eles planejam obter 2 colheitas no próximo ano, apenas os brotos fertilizados são removidos, as folhas anuais são deixadas. No início da primavera, os galhos congelados e quebrados são removidos.

Após a temporada, o arbusto de amora é aparado, cortando os brotos frígidos ao nível do solo.

Nós usamos treliça

Ao cultivar amoras, jardineiros experientes preferem usar treliças. A liga dos arbustos permite proteger parte da colheita do contato com o solo, proporciona uma exposição solar uniforme e o expurgo do arbusto, sem criar condições para o aparecimento do fungo.

Tapeçaria é fácil de fazer por conta própria. Instale os postes de suporte com um intervalo entre eles de 5 me estique 2-3 linhas de arame a uma distância de 50 cm uma da outra.

3-4 brotos vigorosos localizados perto do solo são amarrados à treliça para o fio inferior a uma altura de 50 cm Na próxima primavera, os cílios colocados sob aquecimento são levantados e amarrados ao fio superior. Novos brotos verdes estão ligados ao nível inferior.

É melhor cultivar amoras em treliças: dessa maneira, o arbusto fica melhor iluminado e é muito mais fácil cuidar dele

Métodos de criação

Camadas, sementes e estacas de Ruben de amora-preta propagadas. No primeiro caso, basta atirar o broto em uma depressão debaixo do arbusto, depois de fertilizar o solo e fixá-lo com grampos ou caules dos galhos. Após o enraizamento, os brotos são separados do arbusto-mãe e plantados.

O método de reprodução das sementes é raramente utilizado, uma vez que a frutificação, neste caso, ocorre no terceiro ano. Quando propagados por estacas verdes no meio do verão, os brotos são cortados em pedaços de 10 cm de comprimento, plantados em pequenos recipientes com uma mistura nutritiva de solo, regada e coberta com um filme. A estufa é regularmente ventilada e umedecida. Após um mês, as mudas enraizadas são transplantadas para um local permanente.

Após o aparecimento das raízes, as mudas são plantadas em local permanente

Cozinhando para o inverno

Em uma amora reparadora, antes do início do tempo frio, as hastes são cortadas e o solo é coberto. Se eles planejam obter 2 colheitas na próxima temporada e deixar brotos anuais, eles devem ser isolados até a geada. Para fazer isso, estique o fio ao longo de uma linha a uma altura de 25 cm, dobre os caules do amora de maneira arqueada e prenda-o nessa posição. Revestidos com agrofibra de cima, sob o flagelo eles colocam veneno de roedores. Para evitar brotos, o aquecimento é realizado a temperaturas mais baixas, uma semana antes do início do gelo.

Antes do início da geada, os arbustos de amora são cobertos com material não tecido.

Vídeo: amoras em crescimento

Prevenção de doenças

A variedade Ruben, no nível genético, é imune a muitas doenças comuns das culturas de bagas. Apenas ocasionalmente no verão úmido, nos galhos mais baixos, que estão em contato com a terra há muito tempo, é possível notar bagas com traços de podridão cinzenta. O tratamento da doença ajudará a tratar a mistura de Bordeaux a 1% antes e após a floração.

A umidade contribui para o desenvolvimento da podridão cinzenta; a doença pode afetar as bagas em contato com o solo

Nos verões secos, os arbustos podem ser invadidos por colônias de pulgões. A praga suga os sucos das plantas, esgota-os, o que leva a uma diminuição da produtividade. As formigas espalham os pulgões pelo local, portanto, antes de tudo, o tratamento contra esses insetos deve ser realizado pelo Anteater Cypermetrin. Ramos cobertos com pulgões são cortados. Pulverize o arbusto antes e depois da floração com Actara (2 g por 10 l), Actellic (2 ml por 2 l).

Brotos de Blackberry afetados por pulgões cortados e queimados

Colheita

Ruben é uma variedade de amadurecimento precoce. A primeira safra amadurece até o final de junho, a segunda vez que os frutos são colhidos em setembro - novembro. As bagas são colhidas com os caules, para melhor armazenamento, são cortadas com uma tesoura. À temperatura ambiente, as amoras devem ser armazenadas por não mais que 4 dias.O prazo de validade pode ser estendido por até três semanas se as bagas forem colocadas na geladeira.

Amoras não só podem ser consumidas frescas, mas também podem ser usadas para fazer geléia, fazer vinhos e licores e decorar sobremesas. O mel perfumado e picante de amora é muito apreciado, embora seja muito caro e seja raro. Amoras não são apenas saborosas, mas também saudáveis. Devido à presença de um complexo multivitamínico, ele tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema cardiovascular, o trato gastrointestinal, fortalece a memória, melhora a visão e possui uma propriedade antipirética.

Comentários de Grade

A variedade é muito produtiva! você deve prestar atenção a isso! Gostaria também de dizer que, além dessa variedade de reparo, vale a pena ter mais algumas variedades de diferentes datas de maturação em seu site. Por exemplo, Thornfrey, Karak Black e a Triple Crown! Então, uma família de quatro pessoas pode consumir frutas frescas livremente (a propósito, muito úteis!) E fazer uma variedade de preparações na forma de geléia, geléia e, é claro, congelar!

Marina//forumsadovodov.com.ua/viewtopic.php?p=6524

E este é o meu terceiro ano de voo com Ruben. Este ano eu experimentei bagas pela primeira vez (colhi nos brotos do ano passado), gostei do sabor. As filmagens deste ano ainda não floresceram. No ano passado, floresceu em outubro, não havia ovário.

Musaranho//club.wcb.ru/index.php?showtopic=2683

Em Ruben, conseguimos as primeiras frutas coloridas. Nos últimos anos, não havia baga preta tão cedo. Talvez o assunto esteja na era do mato e no outono quente.

Yakimov//club.wcb.ru/index.php?showtopic=2683

O Blackberry Ruben está conquistando cada vez mais o espaço do jardim. Afinal, este arbusto de frutos silvestres é despretensioso em cuidados, raramente está doente e, o mais importante - fornece altos rendimentos duas vezes por temporada. A baga preta doce certamente será apreciada não apenas pelas crianças, mas também pelos adultos, devido à sua rica composição vitamínica.

Pin
Send
Share
Send