Se você pedir a uma pessoa que vive em um país com um clima temperado para nomear qualquer fruta, em resposta, provavelmente, ouvirá "maçã" ou "pêra". E não é de admirar, porque esses frutos acompanham as pessoas da era pré-histórica. Quanto às peras, os gregos antigos, presumivelmente, começaram a cultivá-las 10 séculos antes da nossa era. O trabalho de seleção centenário deu à humanidade uma enorme variedade dessas frutas. O mais surpreendente é o surgimento de uma variedade reconhecida em todo o mundo e sempre considerada a melhor. Esta é a famosa duquesa.
História e Descrição da Variedade da Duquesa Pêra
O terceiro século agrada à variedade duquesa de jardineiros e amantes de pêras. Ele foi criado em 1796 por Wheeler - um criador do Reino Unido (Berkshire). O nome pode ser traduzido como "Duquesa". Agora em jardins e fazendas particulares ao redor do mundo, você pode encontrar árvores de diversas variedades dessa variedade, mas todas elas estão unidas pelas características essenciais da fruta - um sabor único, um aroma requintado e uma excelente suculência.
É fácil cultivar a duquesa. Se ele receber bastante luz solar e calor, estiver protegido dos ventos fortes, ele recompensará o jardineiro com uma excelente colheita.
A única ressalva: a pêra deve amadurecer na árvore. Rasgado com antecedência, ele perde o sabor e o aroma aromático, e não será possível preservá-lo por muito tempo.
Variedades de Duquesa
A duquesa, criada por Wheeler, amadurece no final de agosto e é chamada de verão. Mais tarde na Bélgica, uma variedade amadurecida no início de outubro foi criada. É chamado inverno da Duquesa. Existem também outras variedades da variedade.
Você pode escolher o melhor apenas levando em consideração as condições específicas que o site tem à disposição do jardineiro:
- clima local e condições climáticas prevalecentes;
- a disponibilidade de espaço livre no site;
- a presença de variedades polinizadoras;
- exposição solar do local da plantação de árvores proposta;
- a possibilidade de a duquesa proteger outras árvores no jardim e assim por diante.
Verão duquesa
A árvore desta variedade de pêra cresce até 4 m de altura. É completamente pouco exigente para o solo, possui uma coroa arredondada na forma de uma ampla pirâmide, não fica infectado com crostas, mas pode ser atacado por cardos ou pulgões. Não muito bem, a árvore tolera a seca e a geada. Depois de plantar uma muda em um local permanente, a Duquesa dá a primeira colheita pelo quinto ou sexto ano.
Árvores florescem tarde. As inflorescências têm de 6 a 7 botões, que sobrevivem com sucesso a flutuações significativas de temperatura, mas não são auto-polinizadoras. Pérolas de variedades como:
- O favorito de Kappa;
- Beleza da floresta;
- Williams Bon-Chretien;
- Bere Bosk.
Os ovários do verão da Duquesa estão conectados em feixes de 2-3 peças. Quando maduras, as peras grandes ganham até 180 g. Na fase de amadurecimento técnico, as peras têm uma cor de pele verde clara, que gradualmente fica amarela, pequenos pontos marrons aparecem nela. A polpa suculenta e doce, sem manchas duras, tem uma cor cremosa e um aroma de noz-moscada. Entre as peras de sobremesa, os frutos da duquesa de verão são considerados um dos melhores para provar.
Uma árvore de trinta anos pode render até 260 kg, o que é um indicador alto. Uma das vantagens significativas das variedades de verão da Duquesa para os jardineiros é que os frutos retêm bem os galhos até amadurecerem completamente. Colhido no meio ou no final de agosto.
As peras removidas de uma árvore em temperatura ambiente podem ser armazenadas por até 2 semanas, e a + 1 ... + 5ºС os frutos não perderão seu sabor maravilhoso e seu aroma único, mesmo em um mês e meio. As peras de verão da Duchesse podem ser transformadas em sucos, conservas, geléias e conservas. Eles não têm medo de transporte por distâncias significativas.
Tabela: Prós e contras da variedade de verão Duquesa
Vantagens | Desvantagens |
|
|
Duquesa de inverno
Árvores altas da variedade Duquesa nos contornos do inverno lembram uma pirâmide alongada. Eles não impõem requisitos especiais ao solo, mas a luz solar e o calor devem estar disponíveis o máximo possível. Eles só darão frutos maravilhosos no sétimo ou oitavo ano a partir do momento em que forem colocados no jardim. Mas uma árvore adulta pode dar ao proprietário um presente que pesa até 100 kg.
As flores desta pêra não são polinizadas por sua própria espécie e permanecerão estéreis, a menos que variedades polinizadoras sejam plantadas nas proximidades:
- Beleza da floresta;
- Williams
- Olivier de Serre;
- Bere Ardanpon.
As peras da duquesa são grandes no inverno, pesam entre 350 e 400 g e, se a árvore estiver sobrecarregada com frutas, elas podem ganhar 600 g. Frutos maduros assumem uma cor amarelo limão e bochechas bem rosadas.
No contexto, as peras maduras são brancas, a polpa é suculenta. O sabor do mel com acidez sutil é acompanhado por um aroma de pêra. Todo o poder do paladar e do olfato é revelado apenas nos frutos amadurecidos em uma árvore. Se você coletá-los da filial na hora errada, todo o charme da variedade será perdido. O Winter Duches é removido da árvore geralmente até o final de outubro, quando as folhas caem. O problema é que as peras não grudam firmemente nos galhos e podem se desfazer nos ventos e nas chuvas.
Colhidas durante o armazenamento não perdem suas virtudes até o final do ano. Se você o colocar em um porão ou porão legal, poderá saborear peras até maio do próximo ano.
Tabela: vantagens e desvantagens da variedade de inverno Duquesa
Vantagens | Desvantagens |
|
|
Peras de um grupo duquesa
Os jardineiros que moram ao norte do Mediterrâneo, assim como os sulistas, amam a duquesa. Agora, existem mais variedades resistentes ao inverno criadas para cultivo em regiões onde é muito mais frio:
- Duquesa de Moscou selvagem;
- Jardim da Duquesa de Moscou;
- Duquesa Angouleme.
Duquesa de Moscou selvagem
Árvores dessa variedade são ótimas no Cáucaso e na Bielorrússia, na Ásia Central e na Ucrânia, na parte européia da Rússia. Eles crescem até uma altura de menos de 20 me vivem até 8 décadas. Não todos os anos, mas depois de uma primavera, as peras são cobertas por cachos de flores branco-rosadas. Destes, frutas de tamanhos diferentes crescerão durante o verão - de 0,15 a 0,4 kg, mas o rendimento obtido em uma árvore adulta de trinta anos pode chegar a 2,5 c. Nesta variedade, é surpreendente que as peras cultivadas a partir de sementes tenham todas as propriedades inerentes à planta mãe.
A Duquesa de Moscou é despretensiosa; cuidar dela não é diferente de cuidar de peras de outras variedades.
Jardim da Duquesa de Moscou
O jardim da duquesa pera de Moscou cresce dez metros mais alto que seu equivalente selvagem. Imagine esta árvore enorme, cheia de flores brancas na primavera. E os frutos crescem várias vezes maiores - podem atingir 0,8 kg e até 1 kg. Plantar esta árvore e cuidar dela não é mais difícil do que no caso de qualquer outra pêra. Os frutos do Duchess Moscow Garden são excelentemente processados para compota, compota e outras guloseimas.
Outono da duquesa Angouleme
Infelizmente, essa variedade não gosta de clima frio, sua dureza no inverno é muito pequena e, portanto, é cultivada principalmente na costa do Mar Negro. Semelhante às pirâmides alongadas, as árvores Duches Angouleme com seus primeiros frutos deliciarão o jardineiro apenas 5-6 anos após o aparecimento da planta no local.
Peras adultas produzem um rendimento médio, que pode variar de 70 kg a 1,5 c por árvore. Mas cada pêra é pesada - não é incomum uma pêra de Angoulême pesando 1 kg. Ao mesmo tempo, as frutas são dotadas do sabor e aroma inerentes à Duquesa. Eles aguentam firme até pelo menos novembro. Peras retiradas de uma árvore amadurecem por 2-3 semanas. Em baixas temperaturas, a adega ou porão pode durar até 3 e até 4 meses.
Plantando uma pêra duquesa
Apesar de toda a despretensão da duquesa, se você decidir plantá-la em um local, precisará seguir uma certa sequência de ações para que a árvore se enraíze, possa crescer e se desenvolver com sucesso.
As mudas se enraízam com sucesso durante o plantio da primavera, mas é melhor preparar uma cova de plantio no outono, para que o solo nela assente. O procedimento adicional é o seguinte:
- O solo escavado cavando um buraco é misturado com:
- um copo de superfosfato;
- uma lata de litro de cinza de madeira;
- 3 baldes de fertilizantes orgânicos disponíveis.
- O solo é devolvido ao poço, regado e deixado para que o solo desapareça. O local preparado é marcado com um pino. Se o poço de aterrissagem não foi preparado no outono, é cavado na primavera, mas pelo menos uma semana antes de a muda ser colocada nele, para que novamente o solo tenha tempo de se acomodar. Os sedimentos terrestres no poço são muito importantes para que o colo da raiz das mudas permaneça de 5 a 7 cm acima do solo e não entre no solo durante a rega após o plantio; caso contrário, a árvore não crescerá e se desenvolverá normalmente.
- Antes de plantar a pêra no solo preparado, os caroços fazem um buraco e experimentam se é suficiente para as raízes das mudas. As raízes devem estar localizadas livremente no buraco.
- Para a sobrevivência bem-sucedida de uma muda, é importante espalhar suas raízes para que elas divergam em direções diferentes, não se sobreponham.
- Ao lado da pêra é colocado um suporte - uma estaca ou tábua, que está enterrada no chão abaixo do sistema radicular da planta, e uma árvore é amarrada a ela.
- Depois disso, as raízes são cobertas com o restante do solo preparado.
- A terra ao redor das mudas é domada.
- Cada muda é abundantemente regada (3-4 baldes de água).
- Quando a água é absorvida, o círculo frontal é coberto com húmus ou aparas de madeira. No futuro, a grama cortada pode ser usada para esse fim.
Cuidando da Duquesa após o desembarque
Para garantir as condições normais de crescimento e desenvolvimento dos Duches, métodos padrão de tratamento de árvores frutíferas são suficientes.
Mulching
A cobertura orgânica do círculo do tronco da árvore, realizada durante o plantio da Duquesa, não deve ser recusada no futuro. Essa técnica agrícola simples permite:
- proteger as raízes da árvore da geada no inverno e do calor no verão;
- mantenha a terra solta durante a irrigação e chuva;
- reter a umidade no solo.
Ao mesmo tempo, o acesso aéreo às raízes não é de todo limitado, e a árvore recebe cobertura adicional com a deterioração gradual da cobertura morta.
Top vestir
Nos primeiros 2 anos em que as mudas não são alimentadas, são necessários fertilizantes suficientes depositados no poço de plantio. A partir do terceiro ano de vida, as árvores começam a ser alimentadas no local dos Duches.
Todos os anos, no outono, eles são espalhados pela superfície do círculo do tronco e selados com um ancinho a uma profundidade de 15 cm por cada m2 30 g cada:
- nitrato de amônio;
- cloreto de potsio;
- superfosfato.
Produtos orgânicos - adubo ou composto - são aplicados uma vez a cada 3 anos à taxa de 10 kg por 1 m2.
Se a planta recebeu nutrientes suficientes pode ser determinada pelo crescimento da primavera. Se no início do verão for inferior a 10 cm, a árvore precisará ser alimentada adicionalmente.
Rega
O momento decisivo para regar a árvore é o clima. Se houver calor, não há chuva, duquesa, é claro, é preciso regá-lo adicionalmente. Um método interessante para calcular a quantidade de água necessária para uma árvore é usado por jardineiros experientes. Eles o correlacionam com a idade da planta: para cada ano de vida de uma pera, 2 baldes de água são derramados sob ela.
Existem 3 regas necessárias:
- no início de maio, antes que as flores desabrochem;
- no início do amadurecimento do fruto (meio mês após o primeiro);
- após a colheita.
Poda
Os primeiros 5 anos de crescimento das plantas no local são dedicados à formação da copa da árvore. Como a Duquesa não possui uma dureza muito alta no inverno, não deve ser enfraquecida pela poda do outono. Portanto, gaste-o na primavera. Em uma árvore de um ano de idade, o rebento central (condutor) é encurtado em um quarto do seu comprimento, os galhos restantes, que formarão o esqueleto da coroa, são cortados em 5 brotos.
Na copa formada de uma árvore cultivada, são cortados galhos congelados e doentes (poda sanitária). Também são removidos os brotos e galhos que entram no interior da coroa, se cruzam, sombream um ao outro, são curvados (poda reguladora).
Preparações de inverno
Ao preparar o jardim para o inverno, é importante proteger as peras, principalmente as jovens, dos roedores que, comendo a casca, podem destruir a árvore. Existem muitas opções para essa proteção, os jardineiros costumam usar materiais improvisados ou galhos de árvores coníferas.
Em árvores adultas, não se deve esquecer de restaurar a lavagem de brancos para proteger a casca das queimaduras.
Doença duquesa
As doenças mais comuns da pêra:
- crosta;
- moniliose;
- queimadura bacteriana.
As duas primeiras doenças são de natureza fúngica.
Sarna e moniliose
Com crostas, manchas marrons se formam nas folhas da árvore e seus frutos.
Moniliose tem outros nomes - queimadura monilial, podridão de frutas. Com ele, os frutos e folhas da árvore sofrem.
Para combater as duas doenças, as peras são tratadas com líquido Bordeaux 3 vezes durante a estação de crescimento:
- antes que os botões se abram, uma solução de três por cento do produto químico é preparada para a pulverização;
- o segundo tratamento antes de abrir os brotos e o terceiro após o aparecimento dos ovários é realizado com uma solução do fármaco na concentração de 1: 100.
Você pode usar fungicidas em vez do líquido de Bordeaux, preparando-os de acordo com as instruções do medicamento.
Queimadura bacteriana
Os microrganismos que causam queimaduras bacterianas entram na planta através das flores. A infecção se espalha muito rapidamente, portanto, assim que as flores, folhas ou ovários retorcidos e escurecidos aparecem na árvore, eles são cuidadosamente cortados e queimados para que a doença não atinja outras plantas. O local de corte e as ferramentas são desinfetados com uma solução a 1% de sulfato de cobre ou 0,7% de ferro. Em seguida, a árvore é tratada com um antibiótico na concentração de 50 μg / ml:
- Estreptomicina;
- Rifampicina;
- Cloranfenicol.
Pragas da duquesa
Entre as pragas que freqüentemente aparecem na pêra estão as lagartas de borboleta do espinheiro e da mariposa, destruindo as folhas, brotos, brotos e os próprios frutos.
Para evitar o aparecimento de "herdeiros" do espinheiro antes da abertura dos brotos, a árvore é tratada com uma solução de uréia de alta concentração (700 g do medicamento são tomados por 10 litros de água).
Para evitar o aparecimento de lagartas da mariposa, a árvore é tratada com qualquer inseticida 30-35 dias após a floração. A solução é preparada de acordo com as instruções do medicamento.
Não menos perigosas são as lagartas de mosca de pera que comem folhagem. Eles nascem de garras de ovos na parte inferior das folhas.Quando um único ninho dessas pragas aparece, elas são coletadas e queimadas, mas com uma invasão maciça, a árvore pode ser salva apenas tratando-a com inseticidas.
Pode ocorrer em uma árvore e em uma colônia de pulgões verdes, alimentando-se da seiva da planta. Destrua-os com uma solução, para a preparação da qual Fitoverm e 1 colher de sopa são dissolvidos em 1 litro de água. eu sabonete líquido.
Um ponto importante é o término oportuno de todos os tratamentos químicos da Duquesa: isso deve ser feito pelo menos um mês antes da colheita.
Galeria de fotos: Pragas de pêra
- Com um pequeno número de lagartas de mosca-pera, elas podem ser montadas manualmente
- Para evitar o aparecimento de lagartas de espinheiro, as árvores são tratadas com uma solução de uréia
- Contra as traças de pêra ajudará inseticidas que precisam pulverizar a pêra
- Para a luta contra os pulgões verdes, use a droga Fitoverm
Opinião sobre Duquesa
Desde o final dos anos 1950, uma pêra da variedade agora rara Duquesa Angouleme vem crescendo no país. Provar, é claro, não Bere Bosque, mas bastante decente, sem granulação e, como dizem em Pomologia, com alguma especiaria. Nunca é processado por nada; no momento da maturidade madura no início de setembro, um bom terço da fruta é desintegrado. Encontra-se 2-3 meses.
Jack1972
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=597&page=250
Muito não está claro com a Duquesa, em Tambov, temos o verão duquesa, que normalmente cresce e produz frutos pequenos e saborosos, dizem eles, mesmo que seja uma variedade local.
babay133
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4714
Gosto da pêra duquesa, uma variedade muito perfumada. Ele é verão Também adoro quando as peras amadurecem no inverno, quando já não há nada e as peras aguardam a geada.
Caramel77
//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=2061.0
Para o cultivo bem-sucedido da Duquesa, os principais pontos são o correto plantio da árvore e maior aderência à tecnologia agrícola dessa planta. Isso garantirá o crescimento e desenvolvimento normais da pêra. Por muitos anos, ela deliciará o jardineiro e sua família com frutas maravilhosas, das quais as melhores ainda não foram encontradas.