Pelargonium - um arbusto perfumado com folhas macias

Pin
Send
Share
Send

Pelargonium é uma planta herbácea da família Geranium. Índia e África do Sul são sua terra natal, mas há vários séculos essa flor cresce em nosso país como interior. É também chamado de gerânio, uma pequena vara e um guindaste. No entanto, gerânio e pelargonium ainda são plantas diferentes. O primeiro é um perene poderoso resistente ao gelo. O segundo é uma migalha tenro e termofílica. Um cheiro específico se espalha pelo menor contato. Para alguns, ele parece duro e desagradável, enquanto outros simplesmente o admiram. Acredita-se também que o pelargonium em casa melhore o microclima e torne as relações familiares mais quentes.

Aparência

Pelargonium é uma constante perene. Seus fortes brotos gramados se ramificam fortemente e formam um arbusto. Eles são bastante carnudos. Existem variedades com hastes eretas ou alojadas. Eles estão aumentando rapidamente de tamanho. Em apenas um ano, uma flor pode crescer de 20 a 30 cm.A altura média das plantas de interior é de 60 a 90 cm, alcançada por poda e rejuvenescimento regulares.

As folhas do pelargonium são pecioladas, crescem novamente. A superfície da folha é nua, brilhante ou pubescente. A cor predomina em verde, existem espécies com folhas variadas. Em forma, as placas das folhas são redondas, em forma de coração ou palmate. O relevo das veias radiais é visível na superfície.

Em casa, o florescimento do pelargonium pode durar quase um ano inteiro, mas na maioria das vezes acontece de maio a setembro. Nas axilas das folhas e no topo dos brotos, cresce um pedúnculo nu, bastante longo. Carrega um guarda-chuva, inflorescência quase esférica. Flores em pedicelos curtos estão localizadas próximas umas das outras. Eles são pintados em vários tons de vermelho, branco e amarelo. A forma do batedor depende da variedade. Na maioria das vezes, consiste em 5 pétalas, que diferem em tamanho.








Após a polinização, os frutos amadurecem - caixas de sementes. Uma fruta totalmente madura se abre no fundo, como o bico de um guindaste. Na verdade, o nome "pelargonium" vem da palavra "guindaste".

Tipos de Pelargonium

No total, existem mais de 250 espécies de plantas no gênero pelargonium. Além disso, botânicos de diferentes países continuam discutindo sobre a classificação. Entre as espécies cultivadas, apenas 6, mas o número de variedades decorativas é simplesmente enorme.

Pelargonium é zonal. A espécie foi mais difundida e uma das primeiras cultivadas. Inclui mais de 75.000 variedades. Uma planta com ramos ramificados e carnudos e folhas densas e arredondadas cresce rapidamente. Na chapa de chapa na parte central há um ponto mais claro (zona). Está rodeado por uma orla brilhante. A floração é muito abundante. Até uma dúzia de guarda-chuvas grandes com cores brilhantes podem aparecer ao mesmo tempo. Folhagem exala um aroma específico. As variedades são divididas em grupos temáticos:

  1. Pelargonium é em forma de tulipa. Até as flores desabrocham permanecem bastante estreitas e lembram botões de tulipa. Cada inflorescência carrega um grande número de flores.
    Tulipa de Pelargonium
  2. Terry pelargonium. Cada flor tem 9 ou mais pétalas:
    • pomba - arbusto anão com grandes flores rosa e brancas;
    • Katerina - flores rosa brilhantes;
    • magnus - um arbusto compacto e de crescimento lento, com folhas verde-escuras que floresce flores vermelhas saturadas;
    • saxdalens selma - dissolve profusamente botões densos e rosados;
    • Wendy real - uma planta anã com corola rosa salmão;
    • sister henry - um arbusto de tamanho médio com folhas verde-escuras dissolve densas inflorescências rosadas e brilhantes;
    • ouro arrojado - folhas verdes douradas são combinadas com botões de salmão;
    • pensby - um pequeno arbusto com densas inflorescências de botões rosados ​​e macios;
    • Kenny's Double - uma planta de tamanho médio produz simultaneamente muitas inflorescências com flores vermelhas de framboesa.
    Terry pelargonium
  3. Pelargonium roseaceous (rosa). Plantas com flores felpudas que parecem pequenas rosas.
    • neve de abril - flores em forma de minúsculas rosas brancas com uma borda rosa nas pétalas;
    • shelk moira - um arbusto anão coberto de corais, flores rosas;
    • anita - floresce com pequenas flores branco-rosa e cresce grandes folhas brilhantes;
    • O vectis rosebud é um arbusto compacto denso com botões vermelhos brilhantes.
    Pelargonium reticulum
  4. Pelargonium não duplo. Plantas com flores simples de cinco pétalas.
    • bob newing - folhas angulares de palmate são variadas de verde escuro, branco e rosa, as flores são lisas, vermelhas.
    Pelargonium não duplo
Pelargonium é perfumado. O arbusto com brotos curtos e ramificados é coberto com folhas pecioladas de formato redondo ou coração. A largura das folhas chega a 5 cm, com bordas irregulares, como irregulares, e cobertas por uma pequena pilha. Folhetos exalam um aroma agradável intenso. Dependendo da variedade, contém notas de rosa, abacaxi, agulhas de pinheiro, maçã, pêssego etc. Em maio-setembro, guarda-chuvas arredondados com várias flores e pequenas flores rosa ou brancas são abertos, mas atraem pouca atenção.

Pelargonium perfumado

Pelargonium pélvico (ampelous). Brotos rastejantes crescem 25-100 cm de comprimento. Eles são cobertos com folhas lisas e angulares, como hera. Dependendo da variedade, as flores são duplas ou simples. Eles são coletados em inflorescências densas. Uma variedade popular de olhos verdes - flores semi-duplas ou duplas de cor branco-púrpura no centro têm um olho verde.

Pelargonium pélvico (ampelous)

Pelargonium real. Planta muito bonita, mas temperamental. Distingue-se pelo seu tamanho grande e pelos fortes ramos ramificados. A copa densa tem até 50 cm de altura e a folhagem larga e serrilhada é semelhante ao bordo. Flores grandes com pétalas de papelão ondulado crescem 4-7 cm de largura. A cor é dominada por roxo, rosa, escarlate. Pétalas são sempre variadas. As plantas precisam necessariamente de um período inativo. A floração não dura mais que 4 meses.

Pelargonium real

Pelargonium de grandiflora (flores grandes). Um arbusto ramificado com até 1 m de altura é coberto com folhas lobadas ou dissecadas em pecíolos longos. A folhagem é nua ou ligeiramente pubescente. Cada pedúnculo carrega 1-3 flores com um diâmetro de 3-4 cm e traços vermelhos estão localizados em pétalas brancas. Flores florescem em abril-junho.

Grandiflora Pelargonium

Anjo Pelargonium. A espécie foi obtida como resultado da seleção interespecífica. Difere na folhagem menor (1-2 cm de diâmetro) e brotos rastejantes. A planta é menos caprichosa e cresce rapidamente. Ele dissolve flores simples assimétricas com pétalas superiores maiores. Variedade "a toupeira" cresce na vertical, caules ramificados, cobertos com folhagem verde clara. Os topos são decorados com inflorescências com pétalas brancas e bordô.

Anjo de Pelargonium

Métodos de criação

Em casa, o pelargonium é propagado por estacas e sementes. O método vegetativo é utilizado com mais frequência, pois é o mais simples possível e mantém as características varietais da planta mãe. A maioria dos pelargonios precisa regularmente de poda, portanto é fácil obter material para enxerto. Geralmente, brotam de 2 a 15 cm de comprimento com 1-2 nós. A fatia é feita perpendicular a uma lâmina afiada a uma distância de 5 mm do local. Se houver flores, elas são removidas para reduzir o consumo de nutrientes. Chapas grandes são cortadas ao meio. É conveniente plantar raízes na água e, quando as raízes aparecerem, plante-as em solo fértil e solto. Você pode identificar imediatamente os brotos em vasos com turfa molhada, mas não molhada. Para o pelargonio zonal, manter uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. Anjos, royal e hera precisam ser mantidos a + 18 ° C. O processo de enraizamento leva de 2 semanas (zonal) a 3 meses (real). A primeira floração pode ocorrer dentro de seis meses.

Para cultivar pelargonium a partir de sementes, você deve primeiro preparar o material de plantio. Sementes de casca grossa são escarificadas. Em seguida, eles são colocados em uma toalha molhada por um dia. As culturas são produzidas em vasos rasos com uma mistura de perlita e turfa a uma profundidade de 3-5 mm. Eles são pulverizados com água e cobertos com um filme. Durante o período de germinação, a temperatura é mantida em + 21 ... + 23 ° C. Os tiros aparecem em 10-15 dias. Depois disso, o abrigo é removido e o recipiente é transferido para uma sala com luz difusa. Quando 2-3 folhas aparecem nas mudas, elas são mergulhadas em vasos separados. Espécimes mais jovens precisam de iluminação mais clara, portanto, usam a luz de fundo.

Home Care

O pelargonium, com exceção da realeza, são plantas despretensiosas, mas todas devem escolher um local confortável e prestar atenção periodicamente.

Iluminação A planta precisa de uma longa luz do dia e luz brilhante. A luz solar direta não fará mal. No inverno, recomenda-se usar uma luz de fundo para que as hastes não se estiquem.

Temperatura Pelargonium será confortável a + 25 ° C. No verão, é aconselhável levar a flor para a varanda ou varanda. No inverno, recomenda-se fornecer um conteúdo fresco (+ 12 ... + 14 ° C). Isso estimula a colocação de botões de flores.

Umidade. A planta se adapta facilmente à umidade normal do ar interno. Somente ocasionalmente durante a estação de aquecimento as pontas das folhas podem secar. Para prevenção, a coroa é pulverizada da pistola. Tente impedir que a água se acumule em gotas.

Rega. O pelargonium é relativamente resistente à seca, por isso é necessário deixar um terço da terra secar. O excesso de água deve ser removido.

Adubo. Com um solo bastante fértil, a alimentação regular não é necessária. É suficiente aplicar fertilizante 1-2 vezes com uma frequência de 2-3 semanas durante a brotação e a floração. Recomenda-se o uso de complexos minerais com alto teor de fósforo. Produtos orgânicos são indesejáveis.

Poda. É comum que todos os pelargonios se estiquem, de modo que as plantas são cortadas periodicamente, deixando 2-4 nós do chão. A poda de folhas amareladas e secas também é realizada. Nesse caso, a base do pecíolo é deixada no caule.

Transplante As plantas são transplantadas a cada 1-3 anos. O procedimento é realizado na primavera ou no verão. O pote deve ser selecionado em tamanho médio, não muito grande, mas estável. Uma espessa camada de material de drenagem é derramada no fundo. Na mistura do solo, adicione areia, turfa, relva e solo de folhas em quantidades iguais.

Doenças e pragas. Quando o solo é inundado ou úmido na sala, o pelargonium geralmente sofre de infecções por fungos (podridão cinzenta, ferrugem). Em um estágio inicial, eles tentam remover áreas danificadas e realizar tratamento com fungicidas. Se não for possível salvar a flor inteira, corte as mudas de caules saudáveis. O solo é completamente substituído e a panela é escaldada com água fervente. Pragas de plantas comuns são moscas-brancas, cochonilhas, ácaros, tripes e pulgões. Não é difícil se livrar deles com a ajuda de inseticidas, mas é importante ver os parasitas em tempo hábil. Para isso, é necessária uma inspeção completa periodicamente.

Pin
Send
Share
Send