Pear Noyabrskaya é uma variedade européia quase padrão, com raízes na Moldávia. É popular na Polônia, Holanda, Bélgica, Moldávia, Ucrânia. Na Rússia, esta pêra começou a se espalhar em 2014.
Descrição da nota
Existem duas peras da variedade Noyabrskaya, que são "xará". O primeiro foi obtido nos anos 50 do século passado pelo Instituto de Pesquisa Científica da Agricultura do Extremo Oriente e foi incluído no Registro Estadual em 1974 na Região do Extremo Oriente. Essa variedade foi o resultado do cruzamento de uma pêra Ussuri com um decanador de inverno. Possui certas vantagens - resistência relativa do inverno em sua região, resistência à crosta, alta (64-174 kg / ha) e safras anuais. Imaturidade ao nível de 3-4 anos. O sabor das frutas é doce e azedo, bom. Prateleiras e portabilidade são altas. O amadurecimento ocorre em setembro e a maturidade do consumidor é alcançada em outubro - novembro. As frutas podem ser armazenadas até o final de dezembro. Mas devido a uma desvantagem significativa - a apresentação medíocre de frutas pequenas (65 g) - a variedade não ganhou popularidade.
A segunda pêra da variedade Noyabrskaya foi obtida na Moldávia pelo criador Ksenia Dushutina. Isso é feito cruzando as variedades Triumph Vienne (variedade francesa de frutos grandes) e Nikolai Krueger (variedade produtiva romena resistente ao gelo, de frutos grandes e produtiva). Novembro é popular na Ucrânia, Rússia e Europa. Na Polônia, cresce em escala industrial há mais de 20 anos. A licença geral para o cultivo de mudas desta pêra é de propriedade do viveiro holandês Van Rhein de Bryn. Na União Europeia, a pêra de novembro é registrada sob o nome de seu autor - Xenia, além disso, a variedade tem muitos outros nomes não oficiais - inverno de novembro, final de novembro, Novembra, Oksana, Nojabrskaja, Novemberbirne.
Quando, em 2014, a pedido do Jardim Botânico Nikitsky (Crimeia), foi decidido adicionar a variedade que ganhou popularidade ao Registro Estadual da Rússia, eles descobriram que esse nome já existe. A saída foi rapidamente encontrada - a variedade recebeu o nome de Noyabrskaya Moldova e foi regionalizada na região norte do Cáucaso.
Os jardineiros estão interessados precisamente no segundo dos "nomes".
A árvore é de tamanho médio, a copa é estreita-piramidal, de densidade média. Como muitas peras industriais, elas plantam em uma pêra e marmelo da floresta. No primeiro caso, a árvore é mais alta e mais resistente ao inverno. Começa a dar frutos no 4º ao 5º ano após o plantio. Manufaturada em marmelo, a pera tem um crescimento menor, o que permite cultivá-la em uma treliça. E a frutificação, neste caso, ocorre mais cedo - no 3º ano. O menor rendimento da árvore no porta-marmelo é compensado por uma maior densidade de plantio. Com a tecnologia certa, produz de forma estável até 40-50 t / ha de frutas por ano. Floresce em maio. Para a polinização, a variedade de verão Williams é mais usada. A variedade Noyabrskaya (Ksenia) possui alta resistência ao gelo em locais de cultivo industrial, além de imunidade a crostas e queimaduras bacterianas. É mais forte que a variedade da Conferência, é afetado por carrapatos, mas menos suscetível a ataques pelo alargamento das folhas (espinho de pera).
Os frutos são alongados, grandes. O tamanho médio é de 300-400 g (200 g é indicado no Registro Estadual, mas a maioria das fontes afirma ter mais peso), o máximo é 600 G. A colheita ocorre no início de outubro e as peras estão prontas para serem consumidas no início de novembro. O pico da demanda é para o ano novo. A pele de pêra é densa, de cor verde claro com pequenos pontos subcutâneos. Os frutos maduros adquirem uma cor amarela pálida com um leve blush. A polpa é suculenta, macia, amanteigada, aromática. Tem um maravilhoso sabor refrescante, agridoce. Pontuação de degustação - 4,8 pontos. Na geladeira, a pêra pode ser armazenada até abril sem perda de propriedades do consumidor. Antes de usar, ele deve ser mantido em temperatura ambiente por uma semana para revelar completamente o sabor.
Vídeo: Revisão da pêra de novembro
Plantando uma variedade de peras Noyabrskaya
As condições para o plantio da pera Noyabrskaya devem atender aos requisitos padrão desta cultura:
- uma pequena encosta sul ou sudoeste, protegida dos ventos frios do norte;
- lugar ensolarado e sem sombra;
- falta de estagnação da água, ocorrência profunda de águas subterrâneas;
- solo solto e drenado com uma acidez de pH 5,0-6,5.
A distância entre as plantas vizinhas em um plantio em grupo é de 3 m, entre fileiras - 4 m. É possível crescer em treliças, neste caso, a densificação do plantio é alcançada até 2 m seguidos e até 3 m entre linhas.
Em regiões quentes, você pode plantar peras na primavera e no outono. É importante que no momento do plantio não exista fluxo de seiva e as mudas estejam no estado de sono. Ao plantar no outono, é aconselhável cobrir as plantas com um palmo durante o primeiro inverno para evitar possíveis danos causados pela geada. Em jardins industriais, geralmente são plantadas mudas de dois anos de idade.
Se plantas com um sistema radicular fechado são adquiridas, a idade pode ser grande e elas podem ser plantadas de abril a outubro.
Ao cultivar peras em uma treliça, o suporte deve ser instalado com antecedência. Para isso, use postes de metal ou concreto armado instalados a uma distância de 4-5 m um do outro. A altura acima do solo deve estar entre 3 e 3,5 m. Entre os pilares, esticar várias fileiras de arame de aço galvanizado com diâmetro de 4-5 mm com intervalo de 40 a 50 cm.
Processo de pouso:
- Cerca de um mês antes da aterrissagem planejada, um poço de aterrissagem deve ser preparado, cuja profundidade e diâmetro são de aproximadamente 80 cm Durante o plantio da primavera, um buraco é cavado no outono. No caso de solos pesados, a drenagem deve ser organizada colocando uma camada de 10 centímetros de pedra britada ou tijolo quebrado no fundo.
- Um poço é preenchido até o topo com uma composição de partes iguais de húmus, chernozem, turfa e areia, com a adição de 300-400 g de superfosfato e 3-4 l de cinza de madeira.
- As raízes das mudas com sistema de raízes abertas são embebidas em água por várias horas antes do plantio. Seria bom se você adicionar estimulantes de crescimento à água, por exemplo, Epin, Kornevin, Heteroauxin, etc.
- No poço, forma um buraco com um monte no centro. Um pino de 1 a 1,3 m de altura do solo é deslocado em 10 a 15 cm do centro. Se uma treliça é usada, não há necessidade de uma estaca.
- Uma muda é plantada em um buraco com o pescoço de raiz no topo da colina. Eles adormecem com a terra, compactando-a cuidadosamente em camadas. Nesse momento, é necessário garantir que, como resultado do plantio, o colo da raiz esteja no nível do solo.
- Amarre uma árvore a uma estaca ou treliça com material elástico. Nesse caso, você precisa garantir que o tronco não seja transferido.
- Um círculo de tronco é formado usando um helicóptero ou um cortador de avião e o solo é regado abundantemente. Depois disso, nenhum seio deve permanecer na zona raiz.
- Após 2-3 dias, o solo deve ser afrouxado e coberto com feno, húmus, serragem podre, etc.
- O condutor central deve ser cortado a uma altura de 60 a 80 cm e os galhos devem ser encurtados em 50%.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
Pear Noyabrskaya precisa de rega regular e abundante, porque não tolera a seca. Se o jardineiro a deixar à mercê do destino, o resultado será frutos pequenos e duros. E com uma deficiência de nutrientes, os ovários podem desmoronar.
Rega
Normalmente, durante a temporada, você deve regar a pera Noyabrskaya 5 a 10 vezes. Obviamente, a frequência da rega depende da quantidade de precipitação e da umidade do local. O excesso de água também não será benéfico - não é necessário manter um “pântano” no círculo próximo ao tronco.
Para determinar a necessidade de rega, é realizado um teste simples. No círculo do tronco próximo, você precisa pegar um punhado de terra, espremê-lo em um pedaço e jogá-lo a uma altura de 1 M. Se, como resultado, o caroço se desfaz, a árvore deve ser regada. Se o nódulo permanecer intacto, há umidade suficiente no solo.
Após a irrigação, o solo deve ser afrouxado para garantir o acesso de oxigênio à zona radicular. Você pode reduzir a quantidade de rega e cultivo aplicando cobertura de troncos. Em plantações em grupo, especialmente quando cultivadas em treliça, é aconselhável usar sistemas de irrigação por gotejamento.
Top vestir
Grandes rendimentos de frutas grandes requerem uma quantidade significativa de nutrientes. Nos primeiros 3-4 anos, embora a frutificação ainda não tenha começado, a árvore possui fertilizantes suficientes depositados no poço de plantio. No futuro, você precisará completar regularmente de acordo com este esquema:
- Uma vez a cada 2-3 anos, na primavera ou no outono, fertilizantes orgânicos são aplicados para escavação. Pode ser húmus, composto ou turfa. Eles são usados na taxa de 5-7 kg / m2.
- Toda primavera, fertilizantes contendo nitrogênio mineral devem ser aplicados, o que contribui para o bom crescimento de brotos jovens. Pode ser uréia, nitrato de amônio, nitroammofosk. Eles também são introduzidos para escavar 30-40 g / m2.
- Durante o período de floração, a coroa pode ser tratada com uma solução de 2 g de ácido bórico em 10 l de água. Isso contribui para um aumento no número de ovários.
Na Europa, as giberelinas são usadas com sucesso para tais fins - medicamentos que estimulam a formação de ovários e aumentam a massa de frutas. A variedade de peras Noyabrskaya responde bem ao uso de giberelinas.
- Após a floração, é necessário alimentar a árvore 1-2 vezes com fertilizantes com potássio, depois de dissolvê-los em água. Para este fim, é utilizado o monofosfato de potássio ou sulfato de potássio na proporção de 10-20 g / m2.
- No verão, durante o período de crescimento das frutas, os fertilizantes orgânicos líquidos ajudam muito. Eles são preparados por infusão de verbasco em água (concentração 2:10), fezes de pássaros (1:10) ou grama fresca (5-7 kg por 10 litros de água). Antes do uso, a infusão concentrada é diluída com água na proporção de 1:10 e círculos com troncos molhados, gastando um balde por 1 m2.
- No outono, é necessário adicionar superfosfato para escavar na quantidade de 30-40 g / m2.
- Os microelementos necessários são adicionados como parte de fertilizantes complexos, seguindo as instruções das instruções anexas.
Aparar
Sem a formação adequada da coroa, não é possível obter altos rendimentos. Como a pêra de novembro tem uma pequena estatura, uma coroa em forma de tigela é excelente para ela. Tal poda é até um jardineiro iniciante.
Coroa em forma de tigela
As vantagens desta forma são: facilidade de manutenção e colheita, criação de uma boa ventilação do volume interno e sua iluminação. As desvantagens incluem o aumento do crescimento das brotações, o espessamento da coroa, o que exigirá uma poda regulatória anual. A poda formativa é realizada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva nos primeiros 4-5 anos de vida da árvore.
Formação da coroa de Palmette
Este formulário é usado ao cultivar peras em uma treliça. Para a frutificação, 10 a 12 ramos esqueléticos localizados em um plano são selecionados. Eles estão amarrados a fios de treliça, e os galhos frutíferos crescentes crescem livremente. Para evitar o espessamento, eles são afinados para que os brotos restantes fiquem um do outro a uma distância de 15 a 20 cm.
Todos os tiros desnecessários e concorrentes são cortados no chão com uma técnica de "anel".
Ajustar corte
Esta operação é realizada no início da primavera, a fim de ajustar a densidade da coroa, removendo os brotos que crescem para dentro. É aconselhável abordar esse procedimento e evitar o desbaste excessivo, pois isso leva a alguma perda de rendimento.
Colheita de suporte
É realizado para manter altos rendimentos estáveis. Consiste na chamada cunhagem de brotos jovens, realizada na primeira metade do verão, encurtando-os em 5 a 10 cm. Isso provoca incrustação de brotos com galhos de frutas. Posteriormente, colocaram botões de flores. Recentemente, jardineiros experientes têm aplicado o método de aparar a um nó de substituição para manter a colheita. Dessa maneira, os viticultores usam com sucesso. É um pouco mais complicado que a cunhagem convencional, mas oferece excelentes resultados.
Poda sanitária
É importante para manter uma árvore saudável. Passe no final do outono, removendo galhos secos, quebrados e doentes. Às vezes, você também precisa executar o procedimento no início da primavera.
Colheita e armazenamento
É muito importante escolher o momento certo para colher. A duração do armazenamento subsequente e a qualidade da fruta dependem disso. Em condições de cultivo industrial, o momento em que as frutas são colhidas é determinado usando métodos de laboratório - a densidade da polpa é determinada, a porcentagem de substâncias solúveis secas é medida e uma amostra de iodo-amido é coletada. É claro que isso não está disponível para o jardineiro comum. Portanto, você deve confiar em sua experiência, nas recomendações de seus vizinhos - por tentativa e erro, você pode determinar o momento ideal para iniciar a colheita. É melhor armazenar as frutas em caixas baixas e ventiladas seguidas. Será ideal se as caixas forem colocadas no porão com uma temperatura do ar na faixa de 2-5 ° C.
Doenças e Pragas
Não permita que a pêra fique infectada com doenças e ataques de pragas. É mais fácil evitar esses problemas do que lidar com eles mais tarde.
Prevenção
Um jardineiro diligente e experiente sempre realiza regularmente trabalhos preventivos e sanitários:
- Todo outono, o jardim é limpo. Após o final da queda das folhas, folhas caídas, ervas daninhas, galhos remanescentes após a poda sanitária são recolhidos em pilhas. Eles são queimados e as cinzas são usadas para fertilizar várias culturas. Ao mesmo tempo, esporos de fungos, insetos, carrapatos e outras pragas que podem passar o inverno nesse lixo são destruídos.
- Inspecione a casca das árvores. Se rachaduras e outros danos forem encontrados, é necessário limpar esses locais para madeira saudável, tratar com fungicidas e cobrir com verniz de jardim.
- Troncos e galhos grossos de árvores são embranquecidos. Para fazer isso, use uma solução de cal hidratada, à qual são adicionados 3% de sulfato de cobre e cola de PVA. Este último impedirá a lavagem da solução pelas chuvas. Esta técnica evitará queimaduras solares no inverno.
- Antes do início das primeiras geadas, eles cavam o solo em círculos próximos ao caule na baioneta de uma pá, virando as camadas de terra. Como resultado, as pragas que invernam aparecerão na superfície e morrerão de geada.
- Para aprimorar o efeito ao mesmo tempo, você pode tratar o solo e as copas das árvores com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou mistura de Bordeaux. O mesmo tratamento deve ser realizado no início da primavera.
- Além disso, no início da primavera, as copas das árvores são tratadas com potentes herbicidas de amplo espectro. Os medicamentos comprovados são o DNOC (usado a cada 3 anos) e o Nitrafen (usado nos anos restantes). Tais tratamentos são medidas preventivas contra quase todas as doenças e pragas conhecidas.
- Uma medida eficaz contra a entrada de vários insetos - formigas, gorgulhos, lagartas - na copa das árvores é a instalação de cintos de caça nos troncos. Eles podem ser feitos de materiais improvisados - material de cobertura, filme, estopa, etc.
- Antes que a pêra floresça, quando as mariposas começam a voar, a coroa é tratada com inseticidas como Decis e Fufanon. Após a floração, outros 2-3 tratamentos são realizados com um intervalo de 7 a 10 dias com inseticidas biológicos sistêmicos, por exemplo, Spark Bio.
- E também, após a floração, iniciam tratamentos profiláticos com fungicidas sistêmicos para prevenir doenças fúngicas. Eles são realizados regularmente com um intervalo de 2-3 semanas. Tais tratamentos são especialmente importantes em tempo chuvoso e após chuvas. Imediatamente antes da colheita, são utilizados medicamentos com um curto período de espera, como Skor, Horus, Quadris.
Possíveis doenças
Nem todas as doenças da pêra de novembro têm imunidade. Eles devem ser conhecidos.
Moniliose (queimadura monilial)
A doença é causada por um fungo, cujos esporos geralmente são introduzidos durante a floração por abelhas e outros insetos. Afeta as flores, folhas e brotos de peras, que, como resultado, desbotam e escurecem. Pelo lado, o fenômeno parece uma queimadura. Se tais sinais forem encontrados, os brotos afetados devem ser imediatamente cortados juntamente com parte da madeira saudável e queimados, e a árvore tratada com fungicidas. No verão, a moniliose afeta os frutos com podridão cinzenta.
Ferrugem
Esta doença afeta as peras, não muito longe das quais existem plantações de zimbro. Isto é devido às peculiaridades do desenvolvimento do fungo patogênico. A doença passa alternadamente de zimbro para pêra e vice-versa. As disputas são conduzidas pelo vento a uma distância considerável (até 50 km). Inicialmente, pequenas manchas de cor amarelo esverdeado aparecem nas folhas afetadas, que aumentam e tornam-se enferrujadas em meados do verão. Na parte inferior da folha, protuberâncias se formam na forma de verrugas, dentro das quais existem esporos do fungo. Tratamentos preventivos com fungicidas evitam o problema.
Fungo de fuligem
Por via de regra, a infecção por este fungo é precedida por uma derrota da pêra por pulgões. O líquido doce secretado durante a vida dos pulgões é um terreno fértil para o fungo da fuligem. O excremento fúngico aparece nas folhas na forma de um revestimento preto semelhante à fuligem. Além das folhas, frutas que se tornam impróprias para alimentação também podem ser afetadas.
Pragas prováveis
Existem alguns insetos que não se importam de comer frutas e folhas de uma pêra.
Pulgões
Pequenos insetos sugadores se alimentam de suco de folhas de pêra. Eles entram na coroa com a ajuda de formigas que gostam de comer secreções açucaradas de pulgão. Você pode detectar uma praga ao inspecionar uma árvore. Se forem observadas folhas dobradas em um tubo, provavelmente o pulgão está dentro. Tais folhas devem ser arrancadas e tratadas com inseticidas. Além disso, existem muitos métodos populares de combate a esse inseto.
Traça de pêra
Uma pequena borboleta acastanhada voa na primavera e põe ovos no solo dos troncos das árvores. Lagartas rastejam para fora dos ovos e escalam o tronco para a copa da árvore, penetram nos frutos, roendo buracos neles. Peras danificadas perdem a comercialização, não serão armazenadas, podem apodrecer em uma árvore. A luta é eficaz no estágio da borboleta. Lagartas podem ser interrompidas usando cintos de caça e lavoura com inseticida. Se eles penetram nos frutos, não faz sentido lutar.
Besouro de pêra
Um pequeno besouro que brilha no solo dos troncos das árvores. No início da primavera, sobe à superfície, rasteja até a copa e come botões de flores, após o que pode comer flores, ovários, dicas de brotos, folhas jovens. Em maio, coloca ovos no solo, de onde aparecem as larvas - os chamados khrushchites.
Eles combatem um inseto tratando-o com inseticidas. E também no tempo frio, você pode sacudir insetos dormentes de galhos em tecido pré-espalhado sob uma árvore. Nesse estado, os besouros das flores estão a uma temperatura do ar não superior a 5 ° C. Eles combatem o matagal cultivando o solo com Diazinon. Isso é efetivo no início de junho. O medicamento atua por 3 semanas, após o qual se decompõe. Não se acumula no solo e nos frutos.
Comentários de Grade
Pera novembro peso 416 g pequeno 270 - 280g cada. Remova de preferência verde. Ao mentir, eles têm um bom gosto, lembrando um melão. A resistência do inverno é boa, a casca é limpa, sem caroços de gelo. Pontos pretos em um granizo perolado.
Sansad, Minsk
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=30&t=6887&start=1410
Noyabrskaya não é sensível ao degelo, possui baixa resistência ao gelo com amadurecimento tardio da madeira, as árvores carregadas de frutas são especialmente afetadas.
Beca
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=30&t=6887&start=1410
Frutificação em novembro nas condições de Donbass (Yasinovataya). Vacinado no marmelo S1. Desde 2010, não há congelamento, apresenta bons resultados na irrigação por gotejamento, neste caso, no marmelo, requer um bom apoio. Atenciosamente, Maxim Kuchinsky.
max-kuch, Ucrânia
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9409
Quero dizer especialmente sobre a variedade de peras de novembro, cuja popularidade e prevalência na Ucrânia vieram de Bukovina. Novembro, ou novembro, na Moldávia, foi criado pelo criador Ksenia Dushutina como resultado do cruzamento entre Triumph Vienne e Nikolai Kruger. A árvore é de tamanho médio, com uma coroa piramidal espalhada, a dureza do inverno é alta, a variedade é resistente a doenças fúngicas, especialmente crostas e queimaduras bacterianas. Os frutos são grandes - 180-350 g (alguns têm um peso de 700-800 g), depois de amadurecerem - amarelos, com um leve rubor no lado ensolarado. A polpa é suculenta, oleosa, agridoce, refrescante, com um aroma agradável, com sabor quase padrão - 4,8 pontos. Sem exagero, pode-se argumentar que na Ucrânia e na Europa não há pêra mais saborosa.
Oleg_M
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9409
Minha opinião: Noyabrskaya é frutífera, bonita, frutas muito grandes, mas o sabor de alguma forma não é muito, a carne não é macia e não derrete, mantida em uma árvore até a geada, talvez haja nuances, ou não é favorável ao clima?
alex31, região de Belgorod
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9409
No outono passado, comprei Noyabrskaya em Vygonichi, perto de Bryansk. A vista, é claro, não é a mesma das fotos, mas o sabor é normal. Isso indica, acima de tudo, a alta adaptabilidade da variedade, que distingue a qualidade da criação de Dushutina. Em locais favoráveis e protegidos do vento, as variedades Sokrovische, Noyabrskaya crescem mesmo na região de Bryansk. Das deficiências - elas respondem rapidamente ao calor da primavera e, portanto, os botões das flores congelam. E o segundo - eles ainda precisam de mais calor para provar. Mas repito em lugares ensolarados e protegidos do vento, eles dão bom gosto às nossas peras.
yri, região de Bryansk
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9409&page=2
Novembro perto de Kiev em 2016. O sabor deste ano é melhor que o do ano passado (primeira frutificação). E quando ela se deitou, começou a ficar rígida e macia. O sabor é ainda melhor. Considero a variedade um dos nossos melhores para a nossa zona.
pripitanina-1986
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9409&page=4
As vantagens da pêra de novembro são inegáveis. Bom gosto, excelente prazo de validade e transportabilidade o tornam atraente para as redes de varejo. Boa resistência ao gelo, imunidade a certas doenças, produtividade - essas qualidades atraem industriais e agricultores. A variedade também é interessante para jardinagem em casa.