Pera encaracolada anual decorativa - mito ou realidade?

Pin
Send
Share
Send

Os fãs de paisagismo estão felizes em decorar seus sites com várias plantas incomuns. Incomuns podem até ser peras, entre as quais existem variedades decorativas especiais. É verdade que, de acordo com informações diversas e conflitantes em várias fontes, às vezes é difícil determinar se certas variedades realmente existem. Vamos tentar descobrir que tipo de planta é uma pera anual encaracolada decorativa.

Pera anual encaracolada decorativa - que tipo de "fruta" é essa

As peras decorativas são usadas ativamente no paisagismo em quase todos os países do mundo. Existem várias variedades conhecidas: Pear Bradford, Beach Hill, Loosestrife. Muitas fontes da Internet costumam adicionar a essa lista uma espécie de "pera encaracolada anual decorativa". Esse nome intriga imediatamente: como uma árvore pode ser anual e até sinuosa. Todas as tentativas de encontrar informações mais detalhadas ou a fotografia de uma planta misteriosa são infrutíferas. Todos os artigos em sites em russo que mencionam uma pêra encaracolada representam ... uma abóbora como uma fotografia! É verdade que essas abóboras parecem exteriormente uma pêra. A pêra anual de ondulação é geralmente mencionada no texto, mas a descrição das variedades é dada para as peras decorativas comuns.

Frutas fofas em forma de pêra pertencem a uma abóbora e podem muito bem ser usadas para fins decorativos

Um estudo de sites estrangeiros leva à conclusão de que eles não sabem sobre peras encaracoladas. Existe o termo "pêra ornamental" - "pêra decorativa", mas você não poderá encontrar o termo pêra de escalada. Pode-se supor que alguém traduziu erroneamente a expressão folha de ondulação da pêra (folhas de pêra retorcidas) - um sinal da doença encontrada nas peras decorativas e, desde então, surgiu o mito de uma pera encaracolada que ninguém nunca viu.

Então, estamos falando de plantas completamente diferentes: peras decorativas (árvores grandes) e abóbora decorativa, dando frutos em forma de pêra.

Peras decorativas - descrição

Uma pêra decorativa ou florida (Pyrus calleryana), às vezes chamada de pêra nogueira, é uma árvore decorativa da família Rosaceae. Como essas árvores toleram perfeitamente as condições urbanas, às vezes são chamadas de "peras urbanas". Eles são cultivados principalmente devido à beleza da floração como componentes do projeto da paisagem. Durante a floração, as árvores são cobertas com grandes flores brancas, de onde provém um aroma forte e agradável.

Na primavera, uma pêra decorativa parece um buquê de flores

Devo dizer que as peras decorativas parecem espetaculares não apenas na primavera. Eles têm uma bela folhagem densa (portanto, essas peras podem ser usadas para criar becos e mandris sombreados), que no outono adquirem uma tonalidade vermelha brilhante ou vermelha dourada.

Peras decorativas no outono na foto

Os frutos das peras decorativas são pequenos, com cerca de 1-2 cm de diâmetro, geralmente não comestíveis. Inicialmente, os frutos são de cor verde, que depois são substituídos pelo marrom e, às vezes, quase preto. Após a queda das folhas, os frutos geralmente permanecem nos galhos como uma espécie de decoração.

Os frutos podem permanecer nos galhos por um longo tempo, mesmo depois que as folhas caem

Variedades de peras decorativas

Agora, várias variedades de peras decorativas são conhecidas. Considere o mais comum deles.

Pear Calera Shantikler

Pear Calera Chanticleer (Pyrus calleryana Chanticleer) é uma das variedades mais famosas de pêra decorativa. Ele vem da China, onde é encontrado em estado selvagem nas florestas e ao longo das margens dos rios. A árvore é caracterizada por um crescimento intensivo (crescimento de 30-40 cm por ano) e atinge uma altura de 8 a 12 m. A forma cônica regular da coroa gira com uma ampla forma piramidal com uma largura de até 5 m com a idade.Os ramos laterais crescem verticalmente.

As árvores têm uma forma cônica, que com o tempo se torna cada vez maior

O tronco e os galhos são cobertos com uma casca lisa e até marrom, sem pontas. Folhas grandes (de até 12 cm de comprimento e 8 cm de largura), de formato ovalado, de cor verde escuro, apresentam uma superfície brilhante e florescem muito cedo. A cor do outono aparece apenas em novembro e muda de amarelo e laranja para vermelho escuro e roxo. Quando cultivadas em climas frios e em solo úmido, as folhas caem de verde (às vezes as folhas permanecem até janeiro).

Às vezes, as folhas assumem uma tonalidade de bronze original.

Uma árvore floresce em abril - maio, muito abundantemente. As flores podem aparecer antes que as folhas desabrochem ou ao mesmo tempo. A maioria das flores é colhida em cachos e as flores únicas atingem um diâmetro de 2 cm.

Muitas vezes, as flores aparecem simultaneamente com as folhas

A frutificação da pêra Shantikler é abundante, embora os frutos sejam muito pequenos - cerca de 1 cm de diâmetro. A forma das peras é oblonga, a cor da pele é marrom-esverdeada. Essas frutas são comestíveis, embora não sejam particularmente saborosas.

As raízes da árvore são muito fortes e profundas. Em geral, a pêra é pouco exigente, pode crescer em praticamente qualquer solo (sujeito a drenagem), embora prefira solos nutritivos com uma reação neutra ou alcalina. O bom amadurecimento das frutas e a coloração brilhante da folhagem de outono exigem boa iluminação. Sob condições adversas, as plantas jovens (diâmetro do tronco de até 25-30 cm) podem ser danificadas pela geada. Torna-se resistente ao gelo com a idade. Floresce cedo, para que possa sofrer geadas da primavera. Com a queda de neve precoce, os galhos podem quebrar.

A árvore é notável por sua sensibilidade muito baixa à poluição do ar. Graças a esta propriedade, Shantikler é ideal para paisagismo urbano.

Pear Calera Shantikler em vídeo

Pear Callery Bradford

Galeria de peras Bradford (Pyrus calleryana Bradford) - uma variedade americana de peras Calleri obtida no berçário Scanlon em 1959. Na juventude, a árvore cresce a uma taxa moderada, o que aumenta com a idade. Uma árvore pode atingir uma altura de 12 me um diâmetro de 9 M. A copa é densa, simétrica em forma piramidal e cresce em largura pela velhice. As ramificações são compactas e crescem verticalmente.

A coroa da pêra Bradford é densa e compacta

A casca lisa de uma tonalidade marrom-acinzentada escura se fende ao longo dos anos. Não há picos nas filmagens. As largas folhas ovais que crescem em caules longos têm uma cor verde escura e uma superfície brilhante. No outono, a folhagem fica vermelho alaranjado, vermelho amarelado ou roxo.

Folhas elegantes, brilhantes e bastante grandes

A floração abundante ocorre no final de março - início de abril. As inflorescências da tireóide são compostas por flores não muito grandes, de cor branca-amarelada.

As flores de pêra de Bradford são muito grandes e bonitas.

Logo após a floração, formam-se pequenos frutos (com até 1,5 cm de diâmetro) de propriedades não decorativas. Eles não são comestíveis, têm uma cor marrom clara e permanecem sólidos até congelar.

Embora os frutos não sejam comestíveis, eles lidam com a função decorativa.

Comparado a outras variedades decorativas, a pêra Bradford tem vida curta - vive até 25 anos.

Pear Loosestrife

Este tipo de pera é encontrado na natureza e é cultivado artificialmente na Ásia e no Cáucaso. A planta é muito despretensiosa para cuidar, pode crescer mesmo em solos salgados, úmidos e densos. Os únicos "caprichos" da árvore são fotofilia e antipatia por ventos frios e rajados de vento.

A taxa de crescimento é baixa. A altura máxima da árvore é de 10 a 12 cm, a copa tem a forma de uma tenda aberta e os galhos caem um pouco. A pêra deve seu nome a estreitas folhas pubescentes, semelhantes ao salgueiro. Em tenra idade, as folhas têm um tom prateado e depois escurecem para uma densa cor verde.

Ivolistnaya de pêra na foto

Uma pera floresce em maio com grandes flores brancas coletadas em inflorescências de corimbose. Os frutos (amadurecem de agosto a setembro) são arredondados ou largos, em forma de pêra, na cor amarela ou verde-marrom. Loosestrife é caracterizada pela alta dureza do inverno e resistência à seca e também tolera muito bem a contaminação por poeira e gás. A pêra desempenha a função decorativa por 30-40 anos. Pragas e doenças Evolistnaya praticamente não afetadas. Propagado por sementes.

Gusha o Loosestrife em vídeo

Pêra decorativa Beach Hill

Uma pêra decorativa Beach Hill pertence à espécie Pyrus communis (pêra comum). Na natureza, esta planta é distribuída na Europa e na Ásia Menor.

É uma árvore de tamanho médio (10-12 m, no máximo - 15 m) com uma coroa piramidal estreita. A largura da coroa atinge 5-7 m e é caracterizada por uma poderosa estrutura ramificada. A taxa de crescimento é de média a alta (um aumento de 20-40 cm por ano). O tronco é forte, coberto de casca cinza-marrom.

A pêra tem uma coroa regular de forma piramidal

A árvore é coberta por uma folhagem densa, composta por grandes folhas elípticas (de até 8 cm de comprimento) de cor verde brilhante. No outono, a folhagem é pintada em amarelo brilhante ou laranja.

Folhas de outono ficam amarelo-laranja

Beach Hill floresce em abril-maio ​​com grandes flores brancas coletadas em um pincel. A pêra produz frutos comestíveis (verdadeiros, azedos e azedos) com até 2,5 cm de tamanho.

Frutas pequenas não são bonitas nem saborosas

O sistema radicular da árvore é colunar, muito poderoso, devido ao qual a árvore é resistente a secas e inundações. Tolera facilmente as condições urbanas. Apesar da fotofilia cresce bem em sombra parcial. Não é particularmente exigente em solos, mas prefere solos secos, nutritivos e levemente alcalinos. Estrutura de madeira forte garante resistência ao vento. A resistência ao gelo corresponde à zona 5 (adequada para o cultivo nas regiões sul da Rússia e Ucrânia). Pode sofrer de geadas no final da primavera. A árvore é muito durável - vive até 150 anos, mas envelhece cedo em solo arenoso.

Plantar e cuidar de peras decorativas

Peras decorativas podem ser propagadas por estacas, enxertos e sementes. Os dois primeiros métodos são frequentemente usados ​​para a pêra Ivolistnaya (também é propagada pela raiz), e o plantio de sementes é usado para todas as variedades de pêra.

Plantando uma pêra decorativa

As sementes são embebidas por 3 dias em água morna, que deve ser trocada todos os dias. No último dia, é aconselhável adicionar estimulantes de crescimento (Ribav, Zircon, Epin). Em seguida, a semente deve ser estratificada - exposta ao frio (as sementes de pera brotam mal sem essa operação). Para isso, é recomendável misturar substrato de coco, turfa e areia do rio em proporções iguais, além de adicionar 10% de perlita. Em uma mistura umedecida, as sementes são colocadas (a uma profundidade de 1-2 cm), cobertas com uma película perfurada e colocadas em frio por 60-90 dias (+ 3 ... +5 sobreC) local. Em casa, a prateleira inferior da geladeira é adequada para esta operação. É necessário verificar regularmente se o substrato está suficientemente úmido e se as sementes estão podres. No final do período de estratificação, as sementes devem germinar.

As sementes germinadas são removidas da geladeira e plantadas em solo nutriente. Após o aparecimento de 4 pares de folhas verdadeiras, é realizada uma colheita (transplante em outro prato ou campo aberto com o corte simultâneo de raízes).

A própria experiência do autor no cultivo de peras a partir de sementes teve sucesso o suficiente para ser compartilhada. As sementes de pêra, lavadas após a extração do feto e após 3 dias de imersão, são colocadas em uma bolsa com serragem ou musgo úmido (a bolsa não pode ser bem presa) e colocadas na geladeira (compartimento de vegetais). Após 3 meses, as sementes germinadas são cuidadosamente removidas do substrato e plantadas no solo. O autor plantou cada semente em um recipiente separado (litro tetra pak do leite). As capacidades são colocadas sob a luz de um phytolamp e com luz do dia suficiente em uma janela. Geralmente, na segunda década de fevereiro, as mudas das segundas folhas já começam a se desenvolver.

Quando as mudas de pera crescem, elas são movidas para o campo aberto.

Mudas de um e dois anos de idade são melhor toleradas.

Para o plantio de peras decorativas, são desejáveis ​​áreas bem iluminadas ou semi-sombreadas. O solo é de preferência argiloso ou argiloso, com um pH neutro. A maioria das variedades, exceto a Loosestrife, se sente bem em solos levemente alcalinos. Em solos pesados, é possível plantar, proporcionando boa drenagem.

A técnica de plantar uma pêra decorativa é praticamente diferente de plantar outras árvores frutíferas.

O plantio é realizado preferencialmente na primavera, para que a planta tenha tempo de criar raízes antes do inverno. Se você plantar no outono, precisará calcular o período de plantio para que restem 3-4 semanas antes da geada.

As dimensões do poço de aterrissagem são de 0,7 por 1,0 metros. O poço é temperado com uma mistura de solo fértil com composto e areia (proporção 2: 1: 1) e a adição de fertilizantes minerais. Um rebento com raízes endireitadas é abaixado em um buraco, coberto de terra e abarrotado. A rega é realizada e o círculo do tronco é coberto com turfa.

Plantar uma pera em vídeo

Cuidados com a pêra

Não há características distintivas no cuidado de peras decorativas. A rega padrão é necessária (4-5 vezes por estação), afrouxando o solo, fertilizando e podando.

A irrigação pode ser realizada ao longo dos sulcos, mas a aspersão também pode ser usada (especialmente para a pera solta). A taxa de rega para uma árvore de 10 a 20 anos é de 30 a 40 litros.

Peras decorativas, como frutas, como aspersão

Os fertilizantes devem ser aplicados a cada 2-3 anos, e em solos muito pobres - anualmente. São necessários 5-8 kg de composto, 15-20 g de uréia, 20-25 g de sulfato de potássio e 15-20 g de superfosfato para cada metro quadrado do círculo do tronco.

Peras decorativas são formadas de forma natural. Se você não deseja dar a eles uma forma especial, ainda precisa cortá-las para aumentar a resistência ao vento. A poda sanitária para remover galhos secos e doentes é realizada no outono e na primavera, bem como para outras variedades de peras.

A resistência do inverno das peras decorativas, especialmente as jovens, não é muito alta, portanto, para o inverno, as hastes e as bases dos galhos esqueléticos precisam ser isoladas com papel, tecido, lapnik e o círculo do tronco deve ser coberto com uma espessa camada de cobertura morta (húmus, turfa).

As possibilidades de formar uma pêra decorativa

Como as peras decorativas não são cultivadas para o bem das frutas, quando as formamos, você pode realizar qualquer uma das suas fantasias. Para obter formas interessantes, são necessárias treliças de grades de madeira ou metal ou fio esticado em várias linhas ou uma corda forte. As treliças metálicas precisam ser trançadas com plástico, para que no tempo frio o metal não danifique os galhos.

Várias formas de cultivo de peras decorativas - foto

Peras decorativas podem ser formadas mesmo na forma de um arco, se você direcionar e fixar seus galhos em treliças curvas.

Se o condutor central da pêra for direcionado ao longo de um suporte em forma de arco, você poderá obter um arco de árvores

Doenças e pragas de uma pêra decorativa

Por serem árvores de crescimento quase selvagem, as peras decorativas raramente sofrem de doenças e pragas. No entanto, é aconselhável tratar periodicamente as plantas com fungicidas e inseticidas para prevenção.

A maior probabilidade de danos às peras decorativas (em particular, as variedades Bradford) com queimaduras bacterianas e manchas nas folhas. Uma queimadura bacteriana se manifesta no escurecimento das extremidades dos galhos e folhas, mas também pode se espalhar para flores e frutos.É mais fácil detectar os primeiros sinais da doença na primavera - durante a floração, as flores afetadas secam e ficam marrons, a partir de uma queimadura. A doença é causada pela bactéria Erwinia amylovora da família das enterobactérias.

Com uma queimadura bacteriana, as folhas jovens ficam marrons, como se de uma chama

A doença pode ser tratada por tratamento com preparações contendo cobre e pela remoção das partes afetadas da planta.

A queima bacteriana da pêra Erwinia amylovora é o mesmo micróbio da família Enterobacteriaceae que Escherichia e Shigella, Salmonella e Yersinia, causando distúrbios digestivos em humanos. Portanto, os medicamentos utilizados no tratamento da diarréia em seres humanos também atuam bem nela.

Raspopov Gennady Fedorovich

//sadisibiri.ru/raspopov-bakter-ogog.html

A mancha marrom das folhas de pêra é causada pelo fungo Entomosporium e geralmente se manifesta no outono e na primavera. Um dos primeiros sintomas é o aparecimento de manchas vermelhas na superfície e na base das folhas jovens. À medida que as folhas amadurecem, as manchas ficam cinza e depois pretas e se espalham por toda a lâmina da folha. A doença pode ser tratada com fungicidas (Fitosporin-M, Fundazol, Topaz).

Quando afetada por manchas marrons, a folha fica coberta de manchas escuras e seca

A ondulação das folhas de pêra é causada pela tafrina borbulhante. Essa doença raramente afeta uma pêra decorativa, mas pode causar grandes danos, pois causa rápida deterioração da folhagem. As folhas jovens engrossam, tornam-se irregulares (encaracoladas), ficam vermelho-amareladas. A luta contra a doença consiste em aparar e queimar brotos doentes, além de pulverizar antes de dissolver os rins com uma solução de ferro (3%) ou vitríolo de cobre (1%).

Sob a influência do fungo, as folhas de pera torcem, sua superfície se torna irregular

Gardeners comentários

Sei por experiência própria que nossa pêra solta do norte do Cáucaso perece em solo ácido e requer neutralização com cal. Loosestrife era bem compatível com as variedades européias. Local, em seguida, para frutas tardias e gosto todos cortados. A loosestrife era uma ação para Bon Louise, Williams, a favorita de Clapp, Forest Beauty, Starkrimzon como Kiefer. E como uma inserção. Acreditava-se que os europeus podiam tolerar facilmente a seca nas regiões estepes e a resistência do inverno estava aumentando novamente.

Karen

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6918&start=90#p543369

Pera solta é realmente rara à venda. Não cresce muito ativamente e congela (ou fica infectado com necrose). As fotos são escuras, pouco visíveis, mas é provável que você tenha que cortar o galho quebrado - à direita na primeira foto. No futuro, a formação não é necessária - apenas encurte galhos muito longos, alinhando a coroa, se ela não crescer simetricamente

Rombor

//treedoctor.ru/forum/Treedoctor/read.php?id_forum=1&id_theme=1328

Vi uma pêra solta no parque, há várias árvores enxertadas crescendo lá. Não havia sinais visíveis de congelamento, ou eu não percebi. Em uma das árvores do tronco, no outono, vi um broto de porta-enxertos com as folhas de uma pêra comum, mas em dezembro, quando vieram cortar estacas com Anatoly, não consegui encontrar esse broto.

Klimych

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6918&start=90#p543369

Se você deseja decorar um arco ou arbor com uma trepadeira com frutas em forma de pêra, pode plantar uma abóbora decorativa. Se você preferir árvores - plante uma pera decorativa que floresça lindamente e pareça elegante na primavera e no outono. As variedades existentes dessas árvores interessantes satisfarão os paisagistas mais exigentes.

Pin
Send
Share
Send