Peras para a Bielorrússia: como escolher a variedade de maior sucesso

Pin
Send
Share
Send

A pêra, como uma colheita de frutas, é conhecida há muito tempo. Sua popularidade é um pouco menor que a da macieira, mas muitos acreditam que sem essa cultura não há jardim de pleno direito. O que é tão boa pêra? A composição das frutas possui um grande número de vitaminas, oligoelementos e ácidos orgânicos. Ao mesmo tempo, baixo teor de açúcar e baixo teor calórico permitem seu uso na nutrição dietética. A pêra é boa tanto na forma fresca quanto na processada. Esta é uma das poucas frutas que combina bem com a carne. A madeira também possui propriedades notáveis, é sólida e durável, quase sem nós. É amplamente utilizado para a fabricação de instrumentos musicais, móveis, diversos revestimentos, enfeites de carros caros, etc.

Pomares de pêra da Bielorrússia

Embora o clima da Bielorrússia esteja longe de ser o ideal para uma pêra que adora calor, ele é cultivado aqui há muito tempo. A menção é encontrada em fontes escritas dos séculos X-XII, enquanto a punição foi feita pelo corte de uma fruteira. Em todo o mundo, vários milhares de variedades são conhecidas. Eles diferem entre si de várias maneiras: tempo de amadurecimento, sabor e manutenção da qualidade da fruta, resistência do inverno, resistência a doenças, auto-fertilidade, etc. nos jardins locais, mas também na Rússia, Ucrânia, países bálticos e muitos outros. Ao mesmo tempo, o trabalho dos criadores russos é muito procurado e é muito proveitoso na república.

Variedades Zoneadas

Desde 1929, a União Soviética começou a selecionar as variedades mais promissoras de frutas e culturas agrícolas e a determinar os territórios mais adequados para eles pela composição do solo e pelas condições climáticas. É zoneamento. Para isso, plante novas plantas, plante-as por vários anos e compare-as com as variedades locais. No caso em que o desempenho é bom para novas espécies, ele é incluído no Registro, onde são observadas as áreas em que a variedade pode ser cultivada. É muito mais fácil para os jardineiros escolherem as espécies recomendadas, em vez de perder tempo e energia naquelas para as quais o clima da região não é adequado. Na Bielorrússia, não apenas as plantas obtidas pelo Instituto Republicano de Pesquisa para Fruticultura são registradas no Registro Estadual, mas também por criadores de outros países: Belaya da Bielorrússia, Dukhmyany, Doce de Mogilev, Yasachka, Veles, Just Maria, Chizhovskaya, Zabava, Kudesnitsa, Yurate e muitos outros. etc. Isso não significa que outras espécies não cresçam aqui. Você será capaz de obter boas colheitas de alguma variedade exótica se lhe fornecer as condições mais favoráveis. Todas as plantas consideradas no artigo são cultivadas há mais de um ano no território da República. Eles receberam reconhecimento e notas altas de especialistas e jardineiros amadores comuns.

Variedades do início do verão

As peras que amadurecem no final de julho ou no início de agosto se enquadram nessa categoria. Eles não são armazenados por muito tempo, por no máximo uma a duas semanas, após as quais o sabor diminui acentuadamente. A transportabilidade de tais frutas é baixa, portanto não podem ser transportadas para longe. Permanecendo nos galhos, as peras amadurecem rapidamente. Mas para eles não há necessidade de armazenamento a longo prazo, porque as peras são usadas no meio do verão frescas e para secar, obter sucos, conservas e compotas.

  • Orvalho de agosto. A planta foi obtida por criadores russos. A árvore não excede 3 metros de altura. Cresce rápido, mas precisa de um polinizador. Ele suporta geadas até 36 graus negativos, é resistente a doenças. Tem boa maturidade precoce, já 3-4 anos após o plantio, os frutos aparecem. Em média, o peso é de 130 gramas, mas com colheitas muito abundantes, as peras podem ter tamanhos diferentes. A cor da pele é verde-amarelada, com muitos pontos esverdeados e um blush. Os frutos têm um sabor bom, muito suculento, com polpa delicada. Não desintegre quando estiver maduro, mas não pode mentir mais de duas semanas.

    Orvalho de agosto - uma maravilhosa variedade precoce

  • Lada. Grau russo. A árvore é de tamanho médio. A resistência e a produtividade do inverno são altas. Resistente à crosta. As primeiras peras aparecem por 3-4 anos. Eles são amarelo claro com um leve rubor. Os frutos são completamente não transportáveis, embora sua qualidade seja muito boa. Na geladeira (a 0 sobreC) pode ser armazenado por até dois meses. Apresentam um agradável sabor agridoce e um aroma delicado. Autonomia parcial, a planta precisa de um polinizador.

    Os frutos Lada podem ser armazenados por até dois meses

  • Apresse-se em Michurinsk. Grau russo. É uma árvore de crescimento alto, na qual a dureza do inverno e a resistência a doenças são moderadas. Frutas pesando cerca de 70 gramas, ovóides. A cor da pele é verde-amarela, há um leve rubor. Eles têm um sabor agradável e aroma característico. A carne suculenta é levemente solta, cremosa. Eles são armazenados por não mais de uma semana, mas podem ser armazenados na geladeira por até 14 dias. A frutificação começa com 5-6 anos, atingindo um rendimento máximo de 12 a 15 anos.

    Rendimento sempre alto em Skorospelki de Michurinsk

Variedades do final do verão

As variedades de peras no final do verão amadurecem a partir das décadas II-III de agosto. Em quase todas as plantas desta categoria, a resistência do inverno apresenta bons indicadores de médio a alto. As frutas colhidas levemente verdes ficarão em condições adequadas por dois a três meses. Em uma árvore, eles amadurecem rapidamente e não são adequados para armazenamento a longo prazo. O transporte é melhor tolerado do que as variedades do início do verão.

  • Chizhovskaya. Esta é uma variedade de seleção russa. A árvore não é alta, até 2,5-3 metros. Ele tem boa resistência ao inverno. Pouco afetado pela doença. A planta é auto-fértil, mas se houver um polinizador próximo, o rendimento aumenta visivelmente. As primeiras peras aparecem nas mudas com 3-4 anos de idade. A polpa tem sabor semi-oleoso, denso, suculento e muito bom. As frutas são verde-amareladas, com pequenos pontos subcutâneos, às vezes cobertos com um leve rubor avermelhado. A massa é de 100-120 gr., Mas um aumento na idade da árvore foi observado desbotando.

    Com a idade, os frutos podem ficar menores em Chizhovskaya

  • Rogneda. Um híbrido obtido através do cruzamento de Ussuri e peras comuns. É resistente a doenças e tem alta resistência ao gelo. Cresce bem na Sibéria. O primeiro ovário aparece por 3-4 anos. Uma árvore compacta de tamanho médio não requer muito espaço no jardim, e a auto-fertilidade torna possível sem polinização adicional. As flores suportam o resfriamento da mola. As peras são amarelo claro, cerca de 130 gr., Semi-oleoso, sabor equilibrado, suculento, com um leve aroma a moscatel. No lado melhor iluminado pelo sol, há um rubor avermelhado. Cerca de 90 dias são armazenados na geladeira, enquanto em temperatura ambiente esse período é limitado a 10 a 14 dias.

    A variedade Rogneda possui alta resistência ao gelo

  • Espiritual. Variedade bielorrussa. Esta árvore de tamanho médio (até 5 m) apresenta uma dureza média no inverno. Às vezes, pode ser afetado por infecções fúngicas. A casca da fruta é esverdeada, geralmente com um leve rubor, pesando 140 g. Sabor de sobremesa, suculento com um ligeiro aroma. Peras verdes têm uma adstringência perceptível que desaparece quando atingem a maturação total. Aos 4-5 anos, a árvore começa a dar frutos. A colheita é transportável. Eles ficam na geladeira por até três meses. Sem um polinizador, Dukhmyany não dará um ovário, pois é auto-infértil.

    A variedade Dukhmyany requer um polinizador

  • Lagodnaya. Outra variedade da Bielorrússia. A árvore é alta. Resistência média do inverno. Pode ser afetado por doenças em um grau moderado. Aos 4 anos, os primeiros frutos aparecem. As peras são verde claro com manchas visíveis, sabor e sabor suculentos e agradáveis. Ele fica na geladeira por até 60 dias e fica na sala por cerca de duas semanas. A variedade é auto-fértil. Como polinizador, Dukhmyany se aproxima dele.

    Variedade Lagodnaya zoneada na Bielorrússia

Peras de outono

Em setembro (a partir da segunda metade) e outubro chega a vez das variedades de pêra de outono. Os frutos arrancados dos galhos têm uma adstringência e dureza perceptíveis. Eles precisam se deitar por duas a três semanas, só então o sabor é totalmente revelado e um aroma incrível aparece. Eles têm uma boa apresentação, toleram bem o transporte e ficam na geladeira por 90 a 100 dias.

  • Vestido Efimova. Classe doméstica. Conhecida desde 1936. A fábrica rapidamente ganhou popularidade e recebeu uma medalha de ouro na Exposição Internacional de Erfurt (Alemanha) em 1989 por bom gosto e excelentes qualidades. A árvore é alta, raramente afetada por crostas. A resistência do inverno é boa. Os frutos aparecem tarde, aos 7-8 anos. Peras alongadas (120 gr), verde-amarelo. Um belo blush elegante cobre quase toda a superfície da fruta. A polpa é suculenta, com um aroma agradável e sabor de sobremesa. A variedade é auto-fértil. As peras amadurecem rapidamente e são arrancadas quando a pele perto do pecíolo começa a ficar amarela. Após alguns dias, eles estão prontos para uso. Infelizmente, sua vida útil é curta, mesmo na geladeira (não mais que um mês).

    Os frutos da variedade Naryadnaya Efimova são muito bonitos e saborosos.

  • Memória de Zhegalov. A variedade de seleção soviética (então ainda) foi criada pelo cientista-criador S. Chizhov nos anos 80 do século XX. A planta é de tamanho médio. Após o plantio, os primeiros frutos aparecem por 3-4 anos. Alta resistência ao inverno permite que você cresça com sucesso na região de Ural. Praticamente não há queda de frutas, casos isolados foram observados. Para obter uma colheita, a planta precisa de um polinizador, pois a variedade é auto-estéril. O peso da pêra, em média, é de 120 a 130 gr., Mas esse não é o limite; em condições favoráveis, esse número pode chegar a 200 gramas ou mais. Com a idade, um leve desbotamento dos frutos foi observado. As peras são amarelo-esverdeadas, nas áreas mais iluminadas pelo sol, um leve rubor aparece. Carne suculenta, semi-oleosa e sabor delicado agridoce com adstringência quase imperceptível, fazem dele um deleite desejado. Deite na geladeira, a 0 sobreC, três a quatro meses.

    As peras da variedade Memory Zhegalov são armazenadas por até três meses

  • Apenas Maria. Variedade bielorrussa, conhecida desde 1996. A árvore está atrofiada (até 3 m). Começa a dar frutos por 3-4 anos. Tem um alto rendimento. A resistência ao gelo e a doenças é boa. Auto-fértil. Peras grandes (180-200 gr), amarelo-esverdeado com um leve rubor e manchas visíveis. A polpa é macia, oleosa. Peras doces com agradável acidez. Pode ficar até janeiro (na geladeira).

    Just Maria - uma variedade feita por você

  • Yasachka (Yasochka). Variedade bielorrussa. A planta é subdimensionada, não excede três metros. Após o plantio, os frutos aparecem no quinto ano. Resistência média ao gelo. Pode ser afetado pela doença. Um polinizador é necessário. As peras são amplamente arredondadas (120-140 gr), amarelo dourado com um leve rubor. A polpa é semi-oleosa, suculenta. O cheiro leve e o sabor doce com uma acidez agradável fazem das frutas uma sobremesa bem-vinda. Eles podem ficar até três meses na geladeira.

    A qualidade da variedade de frutas Yasochka é muito alta

Peras de inverno

Estas são as últimas espécies a serem armazenadas no outono. É impossível comer uma pêra rasgada imediatamente. Ela é muito dura, sem gosto e completamente não aromática. As frutas precisam de um período de maturação. Só depois de um tempo, eles se tornam suculentos e saborosos. Eles são usados ​​frescos durante todo o inverno. Os períodos de armazenamento para diferentes variedades são diferentes. O início do inverno pode ocorrer até janeiro - fevereiro, meados do inverno - até o final de março, e o final do inverno pode ser apreciado até maio.

  • Bielorrusso atrasado. A árvore é de tamanho médio e cresce cedo. A partir de 4-5 anos, as peras aparecem e seu número aumenta a cada estação. A auto-fertilidade parcial requer polinização adicional. A resistência do inverno da planta é boa, mas é afetada pela crosta. Frutos congelados foram observados durante os anos de colheitas abundantes e, com falta de calor no verão, seu sabor se deteriora. As peras têm uma forma redonda larga, com uma superfície áspera e uma massa de, em média, cerca de 110-120 gr. No momento da coleta, a casca da fruta é verde, mas depois fica amarelo-alaranjada com um leve rubor. A polpa é suculenta e macia. O sabor é doce, com uma acidez agradável e um aroma calmo. Dependendo do clima, a colheita é colhida no final de setembro ou no início de outubro. Bem, mentir até seis meses. De janeiro a fevereiro, eles revelam totalmente suas qualidades, mas podem permanecer tão saborosos até de março a abril.

    Frutos do inverno da Bielorrússia com pele áspera

  • Novembro. Variedade russa obtida por criadores do Extremo Oriente em 1950. A árvore é alta, resistente a doenças. A resistência do inverno é alta. Frutos em 3-4 anos e após 2-3 estações mostram um bom rendimento. Requer um polinizador. As peras têm uma massa de 80-90 gr., Mas no sul podem atingir um peso superior a 200 gr. A pele é verde e, após um mês, torna-se verde-amarelado com um leve rubor. A polpa é sobremesa semi-oleosa, suculenta, muito aromática. Os frutos não se esfacelam mesmo com ventos fortes; em setembro, são armazenados. Depois de um mês, as peras já estão comestíveis e permanecem bem até o início de janeiro. Ainda saborosas são essas peras em compota de frutas, geléia e como frutas secas. Eles podem ser congelados, o prazo de validade é prolongado até a primavera e os frutos descongelados permanecem deliciosos por mais alguns dias.

    Frutos da variedade Noyabrskaya podem ser congelados

  • Bere Kievskaya. Grau ucraniano. Uma árvore vigorosa dá os primeiros frutos por 4-5 anos. A resistência a doenças é boa. A resistência do inverno é alta. Precisa de polinização cruzada. As frutas podem chegar a 300 gr., No momento da maturação do consumidor, amarelo claro com um blush perceptível. A polpa é cremosa, suculenta. Doce, com um agradável sabor a acidez leve. 4-5 meses são armazenados.

    A costa de Kiev tem frutas grandes

  • Inverno quirguiz. Árvores de tamanho médio com alta resistência ao inverno. Resistente à maioria das doenças. A variedade é auto-fértil, mas a presença de um polinizador próximo aumenta muito o rendimento da planta. As primeiras peras aparecem aos 6-7 anos. Durante o período de colheita (outubro-início de novembro), são verdes e, no período de maturidade total (dezembro), ficam amarelados com um rubor intenso que cobre a maior parte da pera. Sua massa é de cerca de 250 gr. Polpa cremosa, suculenta. Bom gosto com adstringência agradável. Armazenado até abril sem perda de qualidade comercial.

    Inverno quirguiz - uma variedade com alta resistência ao inverno

  • Yurate. Variedade lituana que se estabeleceu bem na Bielorrússia. A árvore de tamanho médio apresenta uma dureza média no inverno e resistência a doenças. Começa a dar frutos por 4-5 anos. Auto-fértil. Peras pesando 140-160 gramas de verde, na fase de maturação do consumidor, a pele fica amarelada, com um leve rubor. A polpa é suculenta. O sabor é uma sobremesa agradável, com um aroma médio. Frutas colhidas em um mês podem ser consumidas e, em boas condições, mantêm o sabor e o aroma até o final do inverno.

    Jurados lituanos maravilhosos

Variedades self-made

A capacidade de uma planta formar um ovário sem a ajuda de insetos e vento é chamada de fertilidade. A polinização ocorre mesmo em um broto fechado, o que permite obter uma colheita mesmo em condições climáticas adversas, quando faz frio para as abelhas ou chove o pólen. Essa qualidade das plantas é muito atraente para os jardineiros, pois não há necessidade de plantar várias árvores e ocupar grandes áreas no local. Mas há muito se observa que, se houver outra espécie relacionada por perto e as variedades auto-férteis tiverem polinização cruzada, sua produtividade aumentará bastante. Não ignore esse fato, é melhor plantar outra árvore. Das plantas consideradas, as auto-férteis incluem: Chizhovskaya, que é o melhor polinizador para muitas variedades, Rogneda, Just Maria, inverno Kirghiz, Yurate. O bielorrusso tardio e o Lada têm autonomia parcial. Além deles, como polinizador, você também pode usar variedades como Ternura, Mármore, Banquete, em Memory of Yakovlev, que são divididas em zonas na Bielorrússia.

Comentários

Não há queixas sobre a qualidade das frutas Lada - uma excelente variedade. Mas todas as frutas devem ser consumidas em 10 dias. Mais tarde, eles se tornam desinteressantes.

Amante

//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t3045.html

O melhor para uma colheita precoce é Lada e Chizhevsky. Ambas as variedades são grandes, doces, suculentas, muito frutíferas! O gosto de Chizhevsky é um pouco mais rico e saboroso. Como todos os primeiros, a qualidade da manutenção é pequena.

Galya-64

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=2061.40

Há três anos, eles plantaram Just Mary, a Feiticeira, Bielorrussa tardia e Veles. Este ano foi a primeira colheita, apenas Maria foi a melhor.

Matilda. Minsk

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php/topic.2061.0.html?SESSID=28n8bh4o1vph26j1rbht5qla96

A árvore da variedade Lagodnaya sobreviveu à 2ª temporada e já teve a primeira colheita - 7 pedaços de peras pesando cerca de 150g. O crescimento não foi particularmente afetado, apressando-se como se não estivesse em si (a terra é muito "pera"), no próximo ano foram colocados muitos botões de flores. Gosto - sem frescuras, simples, doce com uma ligeira acidez. A carne é crocante, mas, quando madura, torna-se farinhenta, você não pode superexpor em uma árvore. Como uma pêra, é muito mais saborosa, mas em seu período de maturação (a primeira década de agosto) não possui concorrentes em particular.

Doctor-KKZ Lida

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10550

No momento, não é difícil escolher variedades de pêra que satisfaçam o máximo possível em termos de quantidade e qualidade de frutas. A variedade disponível no momento pode satisfazer as necessidades dos jardineiros mais exigentes. O Instituto Republicano de Pesquisa para Fruticultura oferece mais de mil variedades que foram testadas e testadas bem na Bielorrússia. A escolha é sua.

Pin
Send
Share
Send