Bônus de mirtilo: como crescer em seu site

Pin
Send
Share
Send

Na Rússia, ainda não é habitual cultivar mirtilos em escala industrial, embora as pessoas que possuem um site tendem a plantar alguns arbustos dessa colheita útil para suas próprias necessidades. Os jardineiros iniciantes costumam escolher os mirtilos bônus como um arbusto ornamental. Essa variedade tem outras vantagens.

Bônus de Mirtilo: História em Crescimento

A variedade de bônus é considerada jovem, mas ao mesmo tempo muito promissora - principalmente devido às bagas grandes. Ele foi criado pelos criadores da Universidade de Michigan, a partir de um arbusto alto e selvagem que cresce em alguns estados da América do Norte e leste do Canadá. A data exata da ocorrência da variedade não é mencionada nas fontes.

A variedade Bonus pertence ao norte alto e é caracterizada por alta resistência ao gelo

O bônus refere-se às variedades altas do norte de mirtilos americanos (de acordo com algumas fontes - canadenses). Essas variedades são caracterizadas por floração relativamente tardia e boa resistência ao gelo. Os botões geradores de mirtilo precisam de frio para a frutificação normal: 800-1100 horas de temperatura abaixo de 7 ° C - condições ideais. Baixar a temperatura no inverno para -28-32 ° C não representa uma ameaça à morte da planta. No entanto, a maioria dos jardineiros cobre arbustos como amoras ou uvas com pelo menos agrofibra. As variedades altas do norte crescem melhor em solos leves bem drenados, ricos em matéria orgânica.

Vídeo: altas variedades de mirtilos

Descrição da nota

Na aparência, o bônus de mirtilo não é muito diferente de outras variedades altas. A altura do mato é, em média, de 1,2 a 1,5 m, às vezes até 1,6 m. O habitus do mato é elevado e se espalha - até 1,25 m de largura. Os rebentos de uma planta adulta são lignificados, poderosos, de 2 a 3 centímetros de circunferência, marrons. Os galhos velhos desaparecem gradualmente, dando lugar a novos, os brotos jovens aumentam a altura do caule.

Arbusto de mirtilo Bônus alto e amplo, brotos poderosos, marrom

As folhas são lisas, de forma elipsóide, com pecíolos curtos. No outono, eles coram - portanto, acredita-se que a planta durante esse período decora muito o jardim. Os brotos são alongados, formados ao longo de todo o comprimento do ramo, nas axilas das folhas, os florais são maiores e arredondados e estão localizados apenas nas extremidades dos brotos. Cada um dos botões de flores pode dar de 5 a 10 flores em um pincel - branco ou rosa pálido, parecendo sinos.

As flores bônus são brancas ou rosa pálidas; elas parecem um sino

As bagas são muito grandes - seu diâmetro pode exceder 30 mm, o que é comparável apenas com a variedade Chandler de tamanho grande. Nas plantas selvagens e cultivadas, frutos desse tamanho são extremamente raros. As bagas são reunidas em pincéis apertados, têm uma cor azul clara, coberta com uma densa camada de cera. A pele é densa, com uma pequena cicatriz, a carne é esverdeada, com um agradável sabor doce. Curiosamente, as bagas não deixam marcas características difíceis de deixar na pele e nas roupas.

Bônus de mirtilo: características

A variedade de bônus é mais adequada para o cultivo em regiões com climas frios e temperados. Na maioria das vezes, esse mirtilo pode ser encontrado no território da Ucrânia e na zona central da Rússia, embora jardineiros amadores tentem cultivá-lo em quase todos os lugares. Ao plantar uma planta nas regiões norte, é necessário fornecer um bom abrigo de inverno.

Nos EUA, na maioria dos países da Europa e na Austrália, os benefícios dos mirtilos são apreciados há muito tempo, por isso eles estão envolvidos em seu cultivo em escala industrial. Porém, no espaço pós-soviético, essas plantas geralmente são plantadas em particular para uso próprio ou para venda no mercado local. Bagas de tamanho impressionante e um sabor agradável para esses fins são perfeitamente adequadas.

Bagas da variedade Bonus são impressionantes em tamanho - podem chegar a 30 mm

O bônus refere-se a variedades de médio a tarde - as bagas começam a amadurecer no final de julho. Nos subúrbios, o amadurecimento das frutas começa nos últimos dez dias de agosto e dura até o final de setembro. As frutas são adequadas para consumo fresco, para processamento ou congelamento. As bagas toleram bem o transporte - mesmo a longas distâncias. A planta é resistente às doenças mais perigosas.

Fontes estrangeiras posicionam o bônus como uma variedade de autopolinização, mas, na prática, para uma boa frutificação do mato, é necessária a presença de outros polinizadores ao lado dele. O período de floração dos polinizadores deve necessariamente coincidir com a floração da planta. A produtividade no nível das variedades médias médias é de 5 a 8 kg por arbusto. O arbusto entra em pleno vigor de frutificação de 3-4 anos de vida.

Recursos crescentes

As mudas de mirtilo podem ser compradas em qualquer centro de jardinagem - o custo é bastante alto; portanto, antes do plantio, é importante estudar cuidadosamente as regras para plantar e cuidar da planta.

Mudas de mirtilo são vendidas em centros de jardinagem

Seleção do site

Mirtilos de qualquer tipo adoram áreas ensolaradas e bem ventiladas. O arbusto prefere solos ácidos e leves, mas ao mesmo tempo absorventes de água contendo mais de 8% de húmus e 3,5% de nutrientes. Os melhores tipos de solo para mirtilos são arenosos e turfosos. Os mirtilos não podem ser cultivados em mariscos pesados ​​e densos.

Os mirtilos da variedade Bonus se desenvolvem bem e produzem frutos abundantemente com acidez do solo ph = 3,5–4,8, e o limite inferior ph = 5,5. Para medir a acidez do solo, geralmente são usados ​​instrumentos especiais - indicadores ou medidores de ácido. Em casa, a determinação da acidez é mais fácil com tiras de papel de tornassol, que são vendidas em lojas de produtos químicos. Completo com tiras é um indicador colorido com uma escala de pH padrão.

Para medir a acidez do solo com teste decisivo, é necessário executar as seguintes manipulações:

  1. Cavar um buraco com cerca de 35 cm de profundidade na área preparada para o pouso.
  2. Digite 20 gramas de solo das paredes verticais do recesso. A Terra deve estar reunida em pelo menos quatro lugares diferentes no poço.
  3. Misture bem o solo, umedeça com água destilada e aperte firmemente a terra úmida junto com o teste decisivo.

Se todas as etapas forem executadas corretamente, o papel mudará de cor de acordo com a acidez do solo. Você apenas precisa anexar rapidamente uma faixa ao indicador de cores e verificar o valor do pH. O solo fortemente ácido será vermelho, o solo médio ácido será rosa e o solo levemente ácido será amarelo. Solo com uma acidez neutra de um tom azul esverdeado e com uma reação alcalina - de verde claro a azul escuro. Os valores exatos de pH que você verá no indicador.

Para descobrir o pH exato, anexe um teste decisivo à escala de referência.

A acidez pode ser verificada sem dispositivos especiais, com foco em algumas características visuais do solo. Por exemplo, se a água nos recessos da área não desenvolvida tiver uma tonalidade enferrujada, uma película de óleo semelhante ao arco-íris é visível em sua superfície e, após a absorção, permanece um sedimento marrom-amarelo, o solo é muito ácido. Também preste atenção em quais plantas crescem melhor na parcela. Em solo ácido, bananeira, botão de ouro, margarida, rabo de cavalo, azeda de cavalo e hortelã geralmente se instalam. Em solos levemente ácidos, trevo, rosa selvagem, grama de trigo, bardana e camomila vivem bem. A papoula e a trepadeira de campo crescem em solo alcalino e, em solo neutro, quinoa, urtiga e trevo vermelho. Existem outros métodos populares para determinar a acidez, mas os resultados são muito abstratos, por isso é ainda mais fácil e confiável usar papel de tornassol.

Suponha que o indicador de acidez na sua área não corresponda aos valores necessários para o crescimento normal dos mirtilos.

  • Se a acidez do solo for muito baixa (pH = 6,5-7,5), deve-se aumentar adicionando turfa ácida (1,5 kg por 1 m² de terra), enxofre (70 g por m²), sulfato de amônio ou fosfórico ácidos. No futuro, para manter o nível de acidez necessário, regue regularmente a área com plantas plantadas com água acidificada (10 litros por 1 metro quadrado). Para obter esse líquido, dissolva 1,5-2 colheres de sopa de ácido oxálico ou cítrico em 10 l de água. Para a mesma finalidade, você pode usar 9% de vinagre (100 g por 10 litros de água). Será muito útil verificar a acidez da própria água - se o pH do líquido que você rega as plantas estiver acima de 5,5, então, com o tempo, o solo no local adquirirá o mesmo indicador. Se a água tiver um pH alto, regue os mirtilos com uma solução acidificada uma vez por semana durante o período de crescimento. Se o pH estiver dentro dos limites normais, a rega com água acidificada é realizada 1-2 vezes por mês.
  • A acidez muito alta (pH = 4 ou menos) é reduzida com cal (50-70 kg por cem metros quadrados), cinza de madeira (7 kg por 10 metros quadrados) ou farinha de dolomita. Para manter a acidez no nível correto, 45 kg de cal são adicionados a cada centésimo do local pelo menos uma vez a cada 10 anos. É considerado ideal calar uma vez a cada 3-4 anos. Não adicione cal ao solo ao mesmo tempo em que os compostos calcários reagem com os fertilizantes nitrogenados, ajudando a remover o nitrogênio deles, de modo que a eficácia da fertilização é reduzida a zero.

Todos os fundos acima são usados ​​cerca de seis meses antes do plantio, em casos extremos - 2-3 meses antes. É melhor trazê-los para o solo no outono, durante a escavação. Se o plantio no outono estiver planejado, ajuste o pH na primavera.

A acidez reduzida leva à derrota dos arbustos de mirtilo com uma variedade de doenças, mas o solo excessivamente ácido é muito mais perigoso. Os microrganismos do solo perdem sua atividade no solo ácido, contribuindo para o desenvolvimento das plantas e sua frutificação. A quantidade de vazios no solo é minimizada, a vida subterrânea congela quase completamente. As raízes das plantas deixam de absorver normalmente a umidade e receber a quantidade de ar de que precisam; como resultado, os arbustos param de crescer, a clorose se desenvolve nas folhas e a colheita se torna escassa (desde que ela esteja presente). Portanto, verifique se o nível de acidez permanece dentro dos limites exigidos.

A acidez do solo aumentada na área onde os mirtilos crescem leva ao desenvolvimento de clorose foliar

Processo de pouso

É melhor começar a plantar mirtilos na primavera, depois que as geadas tardias passarem. Algumas fontes afirmam que é melhor plantar plantas no outono para que elas consigam formar um bom sistema radicular, mas esse princípio aumenta muito a probabilidade de congelamento de arbustos jovens. Para o plantio, use mudas que atingiram dois ou três anos de idade.

  1. Primeiro de tudo, na área em que está planejado pousar, você precisa medir o pH. Se você for plantar mirtilos na primavera, precisará fazer isso no outono e vice-versa. Se necessário, tome medidas para regular a acidez do solo.
  2. Imediatamente antes de plantar mirtilos na área, eles cavam um buraco de 1 x 1 metro de tamanho (já que a variedade é alta) para cada arbusto, observando um intervalo de 1,5 a 1,8 metros entre eles. Se você planeja pousar em trincheiras, a profundidade deve ser de pelo menos 50 a 60 cm. O espaçamento entre filas é de 3 metros. O desembarque deve ser realizado em uma direção de norte a sul.
  3. Se você souber que as águas subterrâneas da área estão localizadas próximas à superfície do solo, certifique-se de fornecer boa drenagem às plantas, despejando argila expandida, tijolos quebrados, etc., com uma camada de 5 a 10 cm no fundo do poço. Caso contrário, a camada de drenagem não será supérflua e mirtilos não vão doer.
  4. Uma panela com uma muda é colocada em um recipiente com água até que o coma de terra esteja encharcado. Jardineiros com experiência recomendam, após amolecer o substrato, fazer uma incisão superficial em forma de X no rizoma da planta.
  5. Os poços são vertidos com água e esperam que seja completamente absorvido.
  6. Os arbustos jovens são plantados em caroços preparados, espalhando as raízes horizontalmente e polvilhados com solo ácido. A mistura mais produtiva é a turfa misturada com agulhas de pinheiro, casca e cones na proporção de 1: 1 ou turfa com adição de 10% de areia.
  7. O círculo do tronco de cada planta é coberto com agulhas ou serragem podre misturada com turfa de 8 a 10 cm.Você não pode usar serragem fresca para a cobertura morta - nesse caso, há um alto risco de falta de nitrogênio, o que afetará negativamente o desenvolvimento do arbusto e a subsequente frutificação.

Vídeo: Segredos para o plantio de mirtilos com sucesso

Blueberry Care

O princípio do cultivo de bônus de mirtilos é amplamente semelhante à tecnologia agrícola de outras variedades desta planta. É dada especial atenção à cobertura adequada e oportuna, bem como à rega de arbustos.

  1. A rega de mirtilos deve ser de alta qualidade e suficiente, porque o solo leve em que cresce é rapidamente desidratado, e a secagem do solo acarreta uma desaceleração no desenvolvimento do mato e a trituração de bagas. Portanto, regue as plantas regularmente, aplicando um balde de água em cada arbusto adulto e tente manter a umidade moderada do solo. Em áreas com baixa acidez, realize irrigação periódica com água acidificada. Se a rua estiver com temperatura alta, é muito útil resfriar os arbustos por pulverização, mas isso deve ser feito não antes de 16 horas.
  2. Você precisa alimentar os arbustos três vezes ao ano: no início da estação de crescimento, durante a brotação e após a colheita. No início da primavera, eles se concentram nos fertilizantes nitrogenados (50%). Durante a brotação, 1/4 de nitrogênio na forma de amônio, sulfato de amônio (35-40 g por bush) ou nitrato de amônio (25-30 g por bush) e superfosfato (50-60 g por bush), além de complexos medicamentos que incluem essas substâncias. Após o aparecimento dos frutos, a adubação nitrogenada é completamente cancelada, substituindo o nitrogênio pelo cálcio, o que dificulta e aumenta as bagas. Após a frutificação, as plantas são fertilizadas com sulfato de potássio (30-40 g por arbusto) e fósforo. Nunca alimente mirtilos com produtos orgânicos (esterco, composto, fezes de frango) - essas substâncias são prejudiciais ao delicado sistema radicular das plantas.
  3. Certifique-se de eliminar para que eles não privem os mirtilos da luz solar e dos nutrientes. As raízes desta planta estão localizadas perto da superfície do solo, portanto todas as manipulações devem ser realizadas com muito cuidado. O afrouxamento do solo nos espaçamentos das fileiras deve ser realizado a uma profundidade não superior a 3 cm.
  4. A poda começa a ser realizada por 3-4 anos de vida da planta, no final do outono, depois que as folhas caem, ou no início da primavera - antes que os botões inchem. Remova os galhos direcionados para a bucha, que estão caídos e localizados em um ângulo de 50 ° na direção do espaçamento entre linhas. O crescimento é reduzido para 40-45 cm. Dos brotos da formação, deixam apenas os mais poderosos, atingindo uma altura de 0,5 m ou mais, o restante é cortado no início da próxima temporada, ou seja, na primavera.
  5. A partir dos 5-6 anos de vida, é praticada a poda rejuvenescedora de arbustos, que envolve a remoção de galhos velhos e altamente ramificados e brotos finos de formação. Em plantas mais velhas, deixe 5-7 brotos com uma idade não superior a 5 anos.
  6. A variedade Bonus é caracterizada pelo aumento da resistência às doenças mais perigosas, no entanto, vários tratamentos com preparações fungicidas não interferem na profilaxia: três pulverizações antes da floração com intervalo de uma semana e três após a colheita. No início da primavera e no final do outono, trate com Rovral (0,1-0,2%) ou líquido de Bordeaux. Se você encontrar sinais de doenças ou danos causados ​​por pragas na planta, trate-a com os medicamentos adequados, seguindo as instruções do fabricante.
  7. No inverno, os arbustos são cobertos da mesma maneira que as amoras-pretas, dobrando os galhos no chão e cobrindo com lapnik, estopa, fenda ou qualquer outro material de cobertura mais fácil de encontrar (com exceção do envoltório plástico - não é recomendável usá-lo para mirtilos).

Vídeo: cultivo de mirtilo alto

Comentários de Grade

Saboroso ... como geléia. Não tive tempo de rasgar e tirar uma foto ... os netos vieram nos visitar.

koloso4ek//forum.vinograd.info/showthread.php?t=7506

O bônus é o maior. Bagas com até 3 cm de diâmetro! Não conheço mais frutados grandes. O sabor é muito bom.

Golfinho sensível//otvet.mail.ru/question/74934424

Peguei o bônus em 1 cassete para cultivar, ou seja, 64 peças. Há 4 anos, não havia lunges devido ao congelamento, ao contrário de Blycrop e Toro (mas eles o tinham por causa da aterrissagem espessa e forte sombreamento dos mais fracos), descartei o lençol antes do Blycrop , é necessário preparar-se para o inverno com o clima atual (potássio para raízes e folhas a partir do final de agosto + rega).

Vladimir-N//forum.vinograd.info/showthread.php?t=7506

O processo de cultivo de mirtilos não pode ser chamado de fácil. Mas se você ouvir as recomendações de jardineiros experientes e experimentar a si mesmo, poderá comprar frutas saborosas e saudáveis ​​em seu próprio site. A planta irá beneficiar a saúde, alegria para as crianças e decorar o composto.

Pin
Send
Share
Send