Madressilva gigante de Leningrado - uma variedade para gulosos

Pin
Send
Share
Send

Madressilva é cada vez mais encontrada em nossos jardins. Por suas qualidades, seus frutos não são inferiores às variedades de sobremesas das principais culturas de frutas silvestres - morangos, framboesas, groselhas. E graças à sua alta adaptação a fatores ambientais adversos, a madressilva azul tornou-se um verdadeiro achado para a jardinagem norte e leste. Apesar dos invernos rigorosos, geadas da primavera e seca do verão, é sempre com a colheita. Na Rússia, mais de 70 variedades de madressilvas são divididas em zonas, uma das mais doces e com frutos grandes é o gigante de Leningrado.

A história

Madressilva é comum nas latitudes do norte da América e Eurásia e tem uma grande variedade de espécies. O mais famoso é a madressilva azul, cujas bagas comestíveis dos quais os habitantes da Sibéria e do Extremo Oriente são colhidas há muito tempo para uso em alimentos e como matérias-primas medicinais. Pesquisadores de Kamchatka e Primorye descreveram madressilva comestível em detalhes nos séculos XVII-XVIII. No século 19, T.D. Maurits começou o cultivo desses arbustos de bagas no jardim, mais tarde I.V. Michurin lançou as bases para o desenvolvimento de novas variedades de madressilvas na Rússia.

Hoje, nossa escola de criação de uma baga de jardim da família das madressilvas é considerada a melhor do mundo. Muitas espécies desta cultura foram criadas na Estação Experimental de Pavlovsk com o nome de N.I. Vavilova, São Petersburgo. Obrigado M.N. Plekhanova e seus colegas conseguiram obter variedades magníficas de madressilva, incluídas na variedade de fruteiras, não apenas na Rússia, mas também em muitos países do mundo. A elite inclui a variedade gigante de Leningrado, obtida pelo método das sementes da forma selvagem da madressilva Kamchatka.

Madressilva gigante de Leningrado - o orgulho dos criadores russos

Descrição da nota

Esta é uma variedade de amadurecimento precoce. Sua principal vantagem são seus frutos muito doces, portanto o gigante de Leningrado é usado como doador de frutos doces para criar novos híbridos. Não há absolutamente nenhuma amargura nas bagas, característica das espécies de madressilva Kamchatka. A variedade é valorizada em termos de produtividade e de frutos grandes: o peso da fruta pode chegar a 4 g - daí o nome da variedade.

Possui alta resistência ao gelo - brotações e raízes não congelam nem a -40 ° C, exigem pouco calor e durante a estação de crescimento - flores e ovários não perdem a viabilidade a -8 ° C. Graças a essa resistência ao frio, a madressilva pode ser cultivada nas regiões do norte, onde o conjunto tradicional de bagas é limitado. A variedade é resistente a doenças e pragas.

Variedade gigante de Leningrado é valorizada pela produtividade e grandes frutos

Recurso

Madressilva O gigante de Leningrado cresce na forma de um arbusto bastante alto (1,5-2 m) com uma coroa redonda de média densidade. Os rebentos são retos, verde claro, pubescentes. Com o tempo, a casca adquire um tom acastanhado, racha e esfolia em listras longas. As folhas são grandes, na forma de um oval alongado. A placa foliar é de cor verde escuro, reta, com até 6 cm de comprimento e 3 cm de largura.A madressilva floresce com flores amarelas pálidas em forma de sino.

As bagas de um tom azul escuro têm uma forma cilíndrica alongada com uma base arredondada. A pele é fina, densa, sem pubescência, tuberosa, com revestimento ceroso azulado. A polpa é macia, agridoce, perfumada, sem amargura.

Variedade produtiva - até 3 kg do mato, em anos favoráveis ​​e até 5 kg. Difere na maturidade precoce - já no terceiro ano os frutos aparecem, mantém boa produtividade por 25 a 30 anos. Uma característica do genótipo é o arranjo de bagas nos galhos em cachos, o que facilita muito a colheita. Muitas variedades de madressilva se desfazem quando amadurecem; no gigante de Leningrado, frutas maduras permanecem no mato.

Não é à toa que a variedade tem esse nome - as bagas do gigante de Leningrado são grandes, com até 3,3 cm de comprimento

A variedade é auto-fértil, floresce, mas não dá ovários. Para obter a colheita, são necessários polinizadores adicionais - madressilvas comestíveis de outras variedades: fuso azul, morena, ave azul.

Regras de desembarque

Ao plantar arbustos de madressilva, as características dessa cultura devem ser levadas em consideração.

Onde plantar

As áreas mais claras, a maior parte do dia ao sol, devem ser reservadas para o plantio. Em áreas sombreadas, a frutificação é reduzida. A resistência a baixas temperaturas permite que você cultive em áreas abertas, sem cercá-las com cercas ou galpões.

A madressilva é despretensiosa para a composição do solo, mas cresce melhor em solo de barro fertilizado com acidez neutra. Em áreas com alto nível de acidez, a folhagem perde sua cor verde brilhante, a planta produz uma colheita ruim. Os arbustos não devem ser plantados em planícies úmidas com uma localização próxima das águas subterrâneas - eles devem ficar abaixo do solo por 1,5-2 m.

Para madressilva, o lugar mais brilhante deve ser reservado para que o sol ilumine os arbustos o dia todo

Os arbustos de madressilva são plantados a uma distância de pelo menos 1,5 m um do outro, para que as plantas que cresceram ao longo do tempo não toquem nos galhos vizinhos, porque são muito frágeis e podem se romper sob flexões severas.

Como vizinhos, você pode plantar arbustos de groselha preta, bérberis e dogwood nas proximidades - as culturas se dão bem. Mas a madressilva deve ser plantada fora: uma liana crescente rapidamente cobrirá todos os arbustos próximos que crescem nas proximidades. Além disso, ao polinizar, na madressilva comestível, as bagas se tornam amargas.

A baga pode ser formada a partir de vários arbustos, colocando-os em um grupo. E você pode plantar em uma linha como uma cobertura ou para indicar o limite do site.

Os arbustos de madressilva plantados em uma fileira podem ser usados ​​para delimitar áreas de jardins

Tempo de pouso

A madressilva deve ser plantada durante o período dormente, que ocorre nela até o final de julho. Portanto, a melhor hora para pousar é de agosto a novembro. O plantio no início da temporada é indesejável, porque a vegetação da madressilva começa muito cedo: já no final de março os brotos se abrem. Até as plantas de contêineres, plantadas com um grande pedaço de terra, estão lutando para se adaptar em um novo local.

Madressilva floresce muito cedo, quando a neve ainda é possível

Seleção de mudas

Agora, os viveiros oferecem uma ampla seleção de mudas de madressilva em recipientes. Essas plantas devem ter um certificado contendo informações sobre a variedade, idade e polinizadores necessários. É melhor comprar arbustos de 2 anos de idade com até 40 cm de altura, com 2-3 galhos flexíveis nos quais os rins são visíveis. O sistema radicular deve ser desenvolvido, sem sinais de podridão.

Você não deve pegar arbustos altos (mais de 1,5 m) - as plantas cobertas de mato transplantam dolorosamente e depois começam a dar frutos.

É melhor comprar mudas de contêineres que criam raízes muito mais rapidamente.

Nuances de desembarque

Prepare o site com antecedência. 3 semanas antes do plantio, cavas de 40x40 cm são cavadas. A drenagem é colocada no fundo, parte da terra fértil misturada com 20 l de húmus, 30 g de superfosfato e 30 g de sal de potássio (ou 500 g de cinza). Você pode usar o fertilizante complexo Ava, que contém todos os oligoelementos necessários (15 g / m2) Devido à estrutura homogênea, o fertilizante se dissolve lentamente. Como resultado, as plantas ficam completamente saturadas com nutrientes por um longo período - até 3 anos.

Covas preparadas com antecedência, antes do plantio de mudas, tempere com fertilizantes

É possível melhorar a composição do solo com a ajuda do vermicomposto: 1,5 kg de vermicomposto seco ou 3 l de sua solução são misturados com o solo, e o solo é bem derramado. Esse fertilizante orgânico é muito mais eficaz que as misturas minerais.

2 horas antes do plantio, as raízes da madressilva são mergulhadas em água para saturá-las com a umidade. Você pode adicionar estimulantes de crescimento Kornevin ou heteroauxin.

Processo de aterrissagem passo a passo:

  1. No centro do poço, terra fértil é derramada com uma colina.
  2. Mergulhe um arbusto nele, endireite bem as raízes em direções diferentes. As plantas de contêiner são plantadas com um pedaço de terra.

    As plantas de contêineres são plantadas com um pedaço de terra

  3. Polvilhe uma muda, compactando bem o solo.
  4. O pescoço da raiz está enterrado no chão por 5 cm.
  5. Eles fazem um buraco ao redor do arbusto, despejam 10 litros de água nele.
  6. Coloque uma camada de feno, palha de 10 cm de espessura na zona basal.

Os arbustos de madressilva após o plantio não são podados, como é feito com outras culturas de frutos silvestres - o encurtamento atrasa seu crescimento e frutificação.

Depois de plantar a madressilva, a zona da raiz é coberta

Tecnologia agrícola

Os arbustos de madressilva plantados em solo bem temperado nos primeiros 2 anos não precisam ser alimentados. Eles também não cortam. Plantas jovens apenas água, maconha e cobertura morta.

Rega e afrouxamento

Durante a temporada, a madressilva deve ser regada pelo menos 5 vezes e mais frequentemente no período seco. A rega é especialmente importante no momento da formação dos ovários, no final de maio - contribui para um aumento na massa de bagas em 15%. A falta de umidade afeta negativamente o sabor da fruta. Em média, 15 litros de água são consumidos por arbusto, durante o período de envase de frutas, na ausência de chuva, aumentam a quantidade para 30 litros.

A água defendida ao sol é introduzida em sulcos circulares feitos ao redor da planta. Você pode molhar o arbusto inteiro com uma mangueira de spray. Ao aspersão, não apenas o solo, os galhos e a folhagem são irrigados, mas também a umidade do ar aumenta. No entanto, durante a floração, esse tipo de irrigação é inaceitável, pois a água pode lavar o pólen e enfraquecer a polinização.

Após a rega e a chuva, quando a umidade é absorvida no solo, a zona radicular é cuidadosamente afrouxada para não danificar as raízes de sucção localizadas na camada superficial. Em seguida, coloque uma camada de cobertura morta, que contribui para a menor evaporação da umidade e inibe o crescimento de ervas daninhas.

Top vestir

Somente a partir da terceira temporada, a madressilva começa a se alimentar. Na primavera, fertilizantes nitrogenados são aplicados sob os arbustos (2 colheres de sopa. Ureia / 10 l). Como a cultura prefere a nutrição orgânica, após o derretimento da neve, em vez do adubo mineral, é melhor fertilizá-lo com 10 kg de húmus. Na fase de extensão dos brotos e formação de ovários, os arbustos são regados com uma solução de cinzas (1 l / 10 l). No outono, 5 kg de composto, 100 g de cinza e 40 g / m são introduzidos no círculo do tronco2 superfosfato, é adicionado sal de potássio a cada 2 anos (15 g / m2).

Madressilva prefere produtos orgânicos ao molho mineral

Se o fertilizante complexo Ava fosse usado durante o plantio, uma vez a cada três anos no final da temporada, 1 colher de sopa. eu esta composição e fechar no solo. Nesse caso, não são necessários mais fertilizantes minerais. Somente após a frutificação os orgânicos devem ser trazidos anualmente para o mato (balde de húmus).

Poda

A poda do mato começa a ser realizada a partir da terceira temporada, formando uma coroa esparsa. A madressilva cresce rapidamente para não engrossar o arbusto, deixa apenas 5 galhos fortes, certifique-se de cortar completamente os brotos das raízes, pequenos galhos fracos não portadores, galhos da primeira camada sombreada. A poda de desbaste é realizada no outono, após queda de folhas, a valores negativos da temperatura noturna.

A poda é necessária para formar um arbusto de madressilva esparso

Como botões de flores com uma colheita futura são colocados durante o verão nas axilas das folhas superiores, é impossível cortar a parte superior dos brotos da madressilva. No final de cada estação, galhos secos e quebrados, a parte danificada da coroa em madeira saudável também são removidos.

Aos 7 anos de idade, a produtividade do arbusto diminui, sendo necessária a poda de rejuvenescimento. Por várias temporadas seguidas, 2 galhos antigos são cortados até a raiz, substituindo-os por 3 brotos jovens, para que o arbusto seja gradualmente rejuvenescido.

Você pode aplicar uma poda radical, cortando todas as hastes a um nível de 50 cm do chão. Brotos cobertos de vegetação logo aparecerão nos tocos, e o arbusto se recuperará completamente.

Preparações de inverno

A madressilva é caracterizada por uma resistência ao gelo sem precedentes: os brotos não têm medo de temperaturas abaixo de zero (-50 ° C), as raízes não congelam a -40 ° C, as flores e os ovários não são danificados a -8 ° C. Não é necessário abrigo para os arbustos; na véspera de uma onda de frio, eles apenas o regam (30 l / planta) e depositam uma camada de composto.

Sob o casaco de neve, arbustos de madressilva toleram até geadas severas.

Somente com mudanças bruscas na temperatura do ar durante o período de inverno, de -41 ° C a descongelamento (2 ° C) é possível um dano insignificante aos botões das flores e ao topo das brotações. No entanto, as plantas, com boa capacidade regenerativa, se adaptam rapidamente às condições locais.

Reprodução

A madressilva pode ser facilmente propagada com sementes; no entanto, com esse método, as propriedades dos pais são perdidas; portanto, é usado principalmente pelos criadores.

Com a propagação vegetativa, as propriedades varietais são preservadas. Para a propagação por estacas lignificadas no final do outono, os crescimentos anuais são cortados em pedaços de 20 cm, estocados em areia ou serragem até a primavera. Assim que o chão derrete, eles são plantados em uma estufa em um ângulo de 45sobreregando regularmente e abrindo levemente para ventilação. Após um mês, as raízes aparecem. O transplante para o local é realizado no outono.

Quando propagados por estacas, os sinais varietais de madressilva são totalmente preservados

Estacas verdes de 12 cm de comprimento são cortadas dos crescimentos anuais no final da floração e plantadas em recipientes com solo fértil, regadas e cobertas com um filme. Para um melhor enraizamento, você pode usar o Aquadon, que não apenas nutre as plantas com os oligoelementos necessários, mas também mantém o solo úmido por um longo tempo. A estufa deve ser aberta para ventilação, para evitar a secagem do solo. No próximo outono, plantas cultivadas são plantadas no jardim. Tais estacas têm a maior taxa de sobrevivência.

A maneira mais fácil de propagar madressilva - usando camadas. Em junho, o topo da parte aérea é polvilhado com terra com uma camada de 5 cm, fixada e regada. Separe-o da planta mãe e plante-a no próximo ano no outono.

A maneira mais fácil de reproduzir madressilva - usando camadas apicais

Madressilva se reproduz muito facilmente dividindo arbustos. Um arbusto com menos de 5 anos de idade é dividido em partes com raízes e 2-3 ramos. Como a madeira da madressilva é muito forte, a divisão do mato é realizada usando uma serra ou um machado. Cada arbusto é plantado separadamente.

Vídeo: criação de madressilvas

Prevenção de doenças

A madressilva praticamente não adoece, apenas durante chuvas prolongadas ou em seca severa podem ser desenvolvidos fungos nocivos. Raramente encontrado em arbustos e parasitas de insetos. Medidas preventivas ajudarão a cultivar arbustos saudáveis.

Tabela: Doença da madressilva

Doença Sinais de infecção Prevenção Tratamento
SpottingManchas vermelho-oliva aparecem em ambos os lados das folhas. A folhagem fica amarela e seca. A propagação de esporos de fungos é facilitada pelo plantio de espessamento e umidade.
  1. Livre-se do mato.
  2. Água moderadamente.
Antes de brotar, trate com Hom (40 g / 10 L), Ditan M-45 a 0,25%, repita após 2 semanas.
OídioUma doença fúngica ataca madressilva em uma seca. Manchas esbranquiçadas aparecem primeiro na folhagem e depois nos brotos. O desenvolvimento da doença contribui para o desembarque em um local sombreado.
  1. Realize a rega regular.
  2. Plante uma baga em uma área bem iluminada.
  1. Para processar na primavera duas vezes com um intervalo de 7 dias com uma solução de cinzas (insista 100 g de cinzas em 1 litro de água por dois dias, coe, adicione 1 colher de chá de sabão líquido).
  2. Na fase do broto, pulverize com Skor (2 ml / 10 l), Vectra (2 ml / 10 l), novamente - após 10 dias.
Cogumelo fuligemUm revestimento escuro se forma na folhagem. Os fungos de esporos se desenvolvem nas secreções de pulgões pegajosos.
  1. Alimente plantas para fortalecer a imunidade.
  2. Queime folhas velhas.
  3. Lute contra o pulgão.
Na fase do cone verde, trate com 1% de mistura Bordeaux, 1% de Fundazole, Tsineba (8 g / 10 l). Repita em uma semana.
TuberculoseInchaços avermelhados aparecem nos brotos afetados. Folhagem murcha, brotos secam.Desbaste os arbustos regularmente.
  1. Aparar hastes doentes.
  2. No início da estação de crescimento, pulverize com Fitolavin (2 ml / 10 l), Homom (35 g / 10 l), novamente após a floração.

Galeria de fotos: doenças que ameaçam madressilva

Para uma nota. Bagas de madressilva doces são apreciadas não apenas pelas pessoas, mas também pelos pássaros. Pardais e pássaros do campo podem destruir rapidamente a maioria dos frutos maduros. Para não perder a colheita, as bagas devem ser colhidas imediatamente, assim que amadurecem. Um método confiável de proteção é cobrir os arbustos com uma rede.

As pragas de madressilva mais irritantes são os pássaros, especialmente os sapinhos das montanhas

Tabela: Pragas

Pragas Manifestações Medidas preventivas Como ajudar
PulgõesOs pulgões sugam sucos das folhas e brotos. As plantas enfraquecem, a resistência a infecções virais diminui.
  1. Não plante madressilva à sombra.
  2. Não engrosse os arbustos.
  3. Plante plantas próximas que repelem os pulgões: hortelã, tansy, calêndula, camomila.
  4. Os pulgões são carregados por formigas. Contra eles use tamanduá.
  1. Corte os galhos afetados.
  2. Em um cone verde, trate com Nitrafen (150 g / 10 l).
  3. Antes da floração, pulverize Kilzar (50 ml / 10 l), 10% de malatião.
FolhetoA lagarta da larva come folhas, frutas, brotos, brotos, e é ela quem pode torcer as folhas.
  1. Solte o solo para destruir as borboletas do inverno.
  2. Monte à mão.
  1. Pulverize no início da temporada com Decis a 0,05%.
  2. Antes de os botões aparecerem e após o término da floração, trate-o com Biotlin (3 ml / 10 L) e Aktara (2 g / 10 L).
Honeysuckle FingerflyA lagarta come polpa de bagas. Frutas verdes franzem a testa e caem.Dilua a coroa do arbusto.
  1. Antes da floração, pulverize Decis (1 g / 10 L).
  2. Após a colheita, trate-o com Inta-Vir (1 comprimido / 10 l).
EscudoPequenas pragas grudam na casca. O mato seca e morre.
  1. Atribuir áreas claras para o plantio.
  2. Mantenha o controle da umidade do solo.
  1. Queime galhos doentes.
  2. Realize um tratamento duas vezes em intervalos semanais com 2% de Rogor, 0,2% de Actellic.

Galeria de fotos: Pragas madressilva

Comentários

De acordo com minhas observações, ele não tem amargura, ao contrário de outras variedades, tem muito pouco ácido; portanto, em um estado verde, o sabor é fresco, a baga não é muito aromática, mas em plena maturação, o sabor é naturalmente doce.

ADEM

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=7459

Minha variedade aumenta, mas as bagas são muito grandes, parcialmente maiores do que as bagas Bakch. Gigante. O sabor é muito bom, doce. Muitas bagas dobram, aparentemente, nosso clima quente durante a floração tem esse efeito. Existem abelhões suficientes. No outro dia, eu estava pensando - vou tirar fotos excelentes, mas quando queria colecionar hoje - metade do pássaro foi devorada e arruinou a ideia. É uma pena que ele não tenha abrigado.

Elvir

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=7459

Tenho Nymph, Morena, Lebedushka e o gigante de Leningrado, plantando na primavera de 2014. Ontem reuni meio copo de frutas todos juntos: maduros, sem amargura, bem grandes. Cerca da mesma quantidade ainda estava para amadurecer. Os arbustos cresceram bem, eu os plantei sem dançar, mas tentei cobri-los com restos de plantas secas, porque Sem água e o verão passado foi quente. Em princípio, estou satisfeito. Era muito saboroso moer com açúcar e adicionar ao iogurte caseiro.

irina s

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=908658

Eu tenho um arbusto crescendo por dez anos. A altura é de cerca de 2 metros (mas não é de 0,6 m). A baga é saborosa, mas não a maior, e a variedade não é muito frutífera. Enfim, todos nós gostamos muito.

Andrey2013

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=7459

Nos últimos anos, o interesse dos jardineiros pela madressilva aumentou significativamente. Antes de tudo, eles são atraídos pelas vantagens inegáveis ​​dessa cultura em relação a outras frutas - amadurecimento precoce de frutas e resistência única do inverno. Especialmente popular é o gigante de Leningrado - uma das maiores e mais frutíferas variedades de madressilva.

Pin
Send
Share
Send