Blackberry Chester - classe sem rolamentos resistente ao gelo

Pin
Send
Share
Send

Não faz muito tempo, amoras só podiam ser encontradas nas florestas. Recentemente, esta baga está rapidamente ganhando popularidade entre os jardineiros. Cerca de 300 variedades cultivadas foram criadas, entre as quais a variedade incontestável de Chester, que agrada anualmente uma colheita generosa, se destaca especialmente. Um arbusto poderoso e imponente também decora lindamente o jardim: em meados de abril é coberto com deliciosos botões brancos e, no final de agosto, é decorado com bagas negras brilhantes que brilham ao sol.

Blackberry Chester Story

Na natureza, existem cerca de 200 formas selvagens de amoras-pretas, cuja terra natal é a América. Foi lá que, no século XIX, pela primeira vez se engajou no cultivo desse arbusto de frutos silvestres. Em 1998, cientistas de Illinois, Ohio e Maryland criaram a variedade Chester com características aprimoradas como parte de um programa intensivo de cultivo de amora-preta. Este amora é nomeado após o Dr. Chester Zich, da Universidade do Sul de Illinois, que estudou a cultura de frutas.

Blackberry Chester - o resultado do trabalho de criadores americanos e pertence às variedades de elite

Descrição e características da variedade

Entre as variedades não cravejadas, esse genótipo é o mais resistente a baixas temperaturas; portanto, pode ser cultivado não apenas em regiões com clima quente, mas também na região central da Rússia, caracterizada por invernos frios. Chester não tem medo de geadas no retorno da primavera devido ao florescimento tardio.

Os jardineiros são atraídos pelo rendimento da variedade e pelo sabor doce das frutas com o aroma das amoras-da-floresta. A cultura raramente é afetada por doenças resistentes a patógenos da podridão cinzenta. E a ausência de espinhos facilita o cuidado do arbusto.

Uma das vantagens do blackberry Chester é a ausência de picos nos rebentos

Recurso

Arbusto auto-polinizante de forma semi-espalhada. As vinhas lenhosas com até 3 m de comprimento crescem principalmente na posição vertical, com os topos levemente abaixados. As folhas são grandes, brilhantes, verde escuro. Floresce com flores grandes brancas como a neve, com até 4 cm de diâmetro.

A frutificação média tardia ocorre no final de agosto. Antes que a geada consiga dar a colheita inteira. Os frutos são formados em brotos de dois anos, mais abundantemente nos galhos mais baixos. Do mato, você pode obter até 20 kg da colheita. As bagas são redondas, de cor preta intensa, pesando 5-7 g, com um agradável sabor doce.

Graças à pele densa, os frutos mantêm sua forma durante o transporte e após o descongelamento, o que permite o uso de amoras como cobertura em alimentos congelados. As bagas são perfeitas para o consumo fresco, para fazer geléias e sobremesas.

Chester - uma das variedades mais frutíferas de amora, dando até 30 centavos por hectare

Recursos de desembarque

A colheita futura de amoras depende não apenas das características climáticas da região, mas também do local certo para o cultivo de arbustos e da qualidade do material de plantio.

Quando plantar uma amora

Os vasos de plantas são plantados a estação inteira por transbordo.

As mudas de contêineres de amora-preta podem ser plantadas durante toda a temporada

O melhor momento para plantar amoras com raízes abertas na região Central é o início da primavera, até que os botões se abram, com temperaturas positivas do ar. Mudas a tempo de enraizar bem. Com o plantio de outono, há um alto risco de morte de plantas, pois as noites de outono podem ser muito frias, geadas precoces não são incomuns. No sul, onde o clima quente persiste até o final de novembro, é melhor plantar a colheita no outono, o mais tardar duas semanas antes do frio.

Melhor lugar para amora

O amora-preta é uma planta que ama a luz, por isso deve tirar as áreas mais brilhantes, a maior parte do dia iluminada pelo sol. A cultura também está sendo tolerada com uma leve sombra parcial.

Com a falta de luz, os galhos se tornam mais finos e mais longos, as bagas diminuem e perdem o sabor.

As amoras-pretas são pouco exigentes para o solo, mas mais produtivas quando cultivadas em mariscos com uma reação levemente ácida ou neutra. Em alta acidez é adicionado cal (500 g / m2) Em áreas arenosas, as amoras podem crescer, mas requerem mais fertilizante orgânico e umidade. Os arbustos não devem ser plantados em planícies úmidas, onde a água fica estagnada por um longo tempo após derreter a neve e as chuvas. Embora essa seja uma cultura que ama a umidade, o excesso de umidade leva ao seu enfraquecimento: a suscetibilidade ao clima e a doenças aumenta.

Blackberry cresce bem e dá frutos em uma área bem iluminada

A amora deve ser protegida dos ventos fortes, especialmente no inverno, quando baixas temperaturas são combinadas com baixa umidade do ar. Portanto, é melhor fazer cantos silenciosos para plantar perto da cerca ou dos galpões.

Seleção de mudas

É muito importante obter mudas saudáveis. Os viveiros geralmente oferecem plantas em vasos, porque são caracterizados por uma melhor sobrevivência: quando plantados, são transferidos da embalagem juntamente com um pedaço de terra, as raízes não são feridas. É melhor escolher plantas com um ou dois anos de idade com um sistema radicular desenvolvido. As crianças de um ano devem ter duas hastes de 5 mm de espessura e um broto formado nas raízes. As crianças de dois anos devem ter pelo menos três raízes principais com 15 cm de comprimento e a parte aérea com 40 cm de altura.A casca deve ser lisa, a carne por baixo deve ser verde.

As melhores taxas de sobrevivência são diferenciadas pelas mudas anuais de amora cultivadas em recipientes

Mudas compradas pouco antes do frio, é muito tarde para plantar, elas são desenterradas. No jardim, eles cavam uma vala com um lado inclinado, colocam plantas e polvilham com terra, cobrem-na com uma cobertura para protegê-las do congelamento durante o frio do inverno e dos danos causados ​​por roedores.

Ajuste adequado

O lote de bagas é preparado com antecedência: para o plantio da primavera - no outono, no outono - 2 semanas antes do trabalho.

  1. A camada fértil da terra é misturada com 2 kg de húmus, são adicionados 100 g de superfosfato, 40 g de sal de potássio (ou 100 g de cinza).
  2. O solo ácido é alcalinizado com cal (500 g / m2).
  3. Um arbusto é formado por arbustos separados ou eles são plantados em fileiras em sulcos a uma distância de 2 m um do outro.
  4. Com o método da bucha, são cavados poços de 45x45 cm, com trincheiras lineares de 45x50 cm, com uma distância de 2 m entre as fileiras.
  5. Para uma melhor sobrevivência, as raízes das mudas são polvilhadas com Kornevin ou imersas por várias horas em uma solução com este estimulante.

Antes do pouso, também é necessário instalar uma estrutura de suporte.

Vídeo: como plantar uma amora em 2 minutos

Processo de aterrissagem passo a passo:

  1. Uma parte da terra preparada é despejada na cova sob a forma de um cone no centro.
  2. Abaixe a planta, espalhando as raízes em diferentes direções. As mudas do recipiente são passadas para o poço, juntamente com um pedaço de terra.

    A muda é colocada em um buraco pré-preparado.

  3. Polvilhe as mudas com terra, agitando-as suavemente para que não haja vazios. Bata no solo para que o broto de crescimento fique no chão a uma profundidade de 2 cm.
  4. Regue a planta com 4 litros de água.
  5. Coloque uma camada de cobertura de palha de feno.

Para proteger as mudas das geadas da primavera, nos primeiros dias elas são pulverizadas com Epin ou cobertas com agrofibra.

Se o plantio for realizado na primavera, a planta é encurtada em 20 cm para estimular o crescimento de brotos laterais.

Tecnologia agrícola

A variedade Chester é despretensiosa; se você seguir as regras simples da tecnologia agrícola, poderá saborear uma deliciosa baga todos os anos.

Rega e afrouxamento

Cultura resistente à seca de Blackberry, sistema radicular forte permite que você se proteja da seca. Mas para um bom crescimento e produtividade, ele deve receber a quantidade necessária de umidade. Com a falta de água no início da primavera, as brotações crescem lentamente, durante o período de floração a seca leva a uma polinização deficiente. E se não foi acumulada água suficiente no período de outono, a resistência ao frio do arbusto é bastante reduzida.

Amoras são bem umedecidas após o plantio, depois são regadas uma vez por semana

A amora é regada uma vez por semana, introduzindo 6 litros de água sob o mato. Em períodos de chuva, não é realizada rega adicional: o excesso de umidade contribui para a podridão das raízes. Antes do início da geada, se o outono estiver seco, é necessário realizar a irrigação com carga de água (8 l / planta).

A água sob o arbusto é introduzida nas ranhuras de irrigação, por aspersão ou pelo sistema de irrigação por gotejamento. Durante a aspersão, a água sob pressão é pulverizada sobre a coroa e o solo, enquanto a umidade do ar aumenta. Para menos evaporação da umidade, essa irrigação é realizada de manhã ou à noite.

Durante a floração, a aspersão não é realizada: uma forte corrente de água pode lavar o pólen, como resultado, o rendimento diminuirá.

Mais frequentemente, os residentes de verão usam rega em sulcos feitos a uma distância de 40 cm do mato. Nas ranhuras com 15 cm de profundidade, a água é introduzida a partir de um regador ou mangueira. Após absorver a umidade, as ranhuras são fechadas.

Ao aspersão, o solo está bem úmido e a folhagem umedecida

Com o plantio linear de uma amora, é mais conveniente usar um sistema de irrigação por gotejamento. Tubos ou fitas com conta-gotas são colocados ao longo das fileiras de arbustos e, sob pressão, fornecem água, que através dos distribuidores flui uniformemente para as raízes das plantas. Ao mesmo tempo, o consumo de água é economizado significativamente e o solo não é corroído.

O solo ao redor dos arbustos deve estar solto e limpo de ervas daninhas. As plantas daninhas, especialmente a grama do trigo, extraem nutrientes do solo e inibem o crescimento das amoras-pretas. Após a rega ou a chuva, a terra é afrouxada até uma profundidade rasa (8 cm), tomando cuidado para não danificar as raízes de sucção localizadas na camada superficial. Entre as fileiras de arbustos, o afrouxamento é realizado a uma profundidade de 12 cm. Em seguida, é feita a palha e o húmus - a camada de cobertura morta não apenas mantém o solo úmido, mas também ativa sua microflora benéfica, inibe o desenvolvimento de organismos patogênicos, protege o sistema radicular do superaquecimento no calor do verão e no inverno - do congelamento .

Para reter a umidade, o solo ao redor do arbusto é coberto com feno

Nutrição

Os fertilizantes saturam as plantas com microelementos essenciais que aumentam sua produtividade e fortalecem a imunidade. Ao plantar arbustos em solo fertilizado na primeira temporada, eles não precisam de nutrição adicional. Somente na próxima primavera, as amoras são alimentadas com um composto de nitrogênio: uréia (10 g) ou nitrato (20 g / 5 l). Durante a frutificação, os arbustos são fertilizados com nitrofos (70 g / 10 l), após a colheita com superfosfato (100 g) e sal de potássio (30 g).

Agricola - um fertilizante complexo solúvel em água altamente eficaz, projetado para irrigação e pulverização de raízes

Com o molho foliar, as plantas são mais rapidamente saturadas com nutrientes. A pulverização de uma folha durante a frutificação e no outono com a solução Kemir Universal (15 g / 10 l) aumenta a produtividade e a resistência a fatores ambientais variáveis.

Em vez da composição mineral, orgânicos podem ser usados ​​(300 g / m2): excrementos de frango (solução 1:20) ou estrume líquido (1:10) são introduzidos antes da floração e após a colheita. Durante a floração, a baga é alimentada com uma infusão de cinzas (100 g / 10 l).

Uma deficiência de oligoelementos afeta imediatamente a aparência do amora: com a falta de magnésio, as folhas adquirem uma tonalidade avermelhada

Formação de Bush

Ao formar um blackberry, deve-se levar em consideração seu ciclo de desenvolvimento de dois anos. Na primeira temporada, brotos crescem e botões são depositados; no ano seguinte, os galhos dão frutos e morrem. No outono, são cortados os brotos de dois anos em que as bagas foram formadas. Galhos secos e danificados também são removidos, deixando de 8 a 10 brotos fortes. Na primavera, os galhos hibernados são encurtados em 15 cm e amarrados.

Quando cultivados em uma treliça, os arbustos são uniformemente aquecidos pelo sol e bem ventilados

O cultivo de amoras em um suporte proporciona boa ventilação e iluminação uniforme dos arbustos. Além disso, a colocação separada de hastes frutíferas e crescentes na treliça facilita o cuidado com os arbustos. Nos suportes, puxe o fio em várias linhas e fixe os chicotes neles. Com a formação de leques de um arbusto, eles são colocados em um suporte da seguinte maneira: brotos no inverno são levantados no centro, novos brotos são plantados nas laterais. No outono, os galhos centrais são cortados até a raiz, os brotos anuais para o inverno são firmemente pressionados ao chão e, na primavera, são levantados verticalmente.

Vídeo: podando amoras sem primavera no verão e outono

Preparações de inverno

A classe Chester é resistente ao gelo, suportando frio até -30 ºС. E, graças à floração tardia, as geadas da primavera não têm medo dele. No entanto, para que as sessões anuais não sofram invernos muito rigorosos ou com mudanças bruscas de temperatura, elas são isoladas. Após a poda, a irrigação pré-inverno e a cobertura com húmus, os galhos são removidos do suporte, dobrados e depositados no chão, cobertos com agrofibras de cima. No inverno, eles jogam neve nos arbustos. Para proteger as plantas dos roedores, o veneno é colocado sob o flagelo ou patas de abeto são jogadas sobre o material isolante.

Em regiões com clima frio para o inverno, as amoras devem ser removidas do suporte e cobertas com material não tecido

Métodos de criação

A amora é propagada vegetativamente, porque, com o método da semente, os caracteres varietais são perdidos.

Criação com camadas - uma maneira fácil de criar amoras

É fácil propagar o arbusto com a ajuda de camadas: a parte superior da parte aérea é desenterrada perto do arbusto, regada e fixada com suportes. Após 3 semanas, um broto de 45 cm de comprimento com as raízes formadas é separado do mato e plantado separadamente.

Vídeo: como fazer root em um blackberry

Ao enxertar, faça o seguinte:

  1. Os brotos jovens, no final de junho, são cortados em pedaços de 10 cm e plantados em vasos.
  2. Água e cubra com um filme.
  3. Dentro de um mês, umedeça o solo, conduza ao ar.

    Um mês depois, as raízes aparecem nas estacas

  4. Estacas verdes enraizadas são plantadas no jardim.

Prevenção de doenças

A variedade tem boa imunidade, resistente à podridão cinzenta, destruindo muitas culturas de bagas. No entanto, com mau tempo, os arbustos podem ser afetados por doenças. A prevenção ajudará a reduzir o risco de infecção.

Tabela: Prevenção e controle de doenças de Blackberry

A doença Como isso se manifesta Prevenção Medidas de controle
Mancha roxaAs folhas, cobertas de manchas escuras, caem. Rins e brotos secam. A doença leva ao florescimento escasso e à queda dos ovários. A propagação do fungo progride especialmente com o aumento da umidade e as plantações espessadas.
  1. Não engrosse a baga.
  2. Solte o solo.
  1. No início da estação de crescimento, trate com uma solução a 1% de DNOC.
  2. Após a floração, polvilhe com uma solução a 2% da mistura de Bordeaux.
AntracnoseO excesso de umidade geralmente leva à disseminação de esporos do fungo. A folhagem e os brotos são cobertos de cinza com uma borda roxa, feridas cinzas se formam nas bagas.
  1. Regular a rega.
  2. Queime restos de plantas.
Pulverize com uma solução a 5% de sulfato de cobre, Fundazol (10 g / 10 L) antes da floração, após a queda dos brotos e após a colheita.
SeptoriaA infecção ocorre em clima quente e úmido. Pontos de luz com bordas escuras se desenvolvem nas folhas. A folhagem seca, os brotos ficam marrons. Os arbustos no estágio de amadurecimento das frutas são os mais afetados.
  1. Evite plantar amoras em áreas sombreadas.
  2. Observe o regime de rega.
  1. Realize a erradicação da pulverização (antes da abertura dos brotos) com solução de Nitrafen (300 g / 10 l).
  2. Depois de cair os brotos e colher as frutas, pulverize com uma solução a 1% da mistura de Bordeaux.

Galeria de fotos: Doenças de Chester Blackberry

Tabela: Pragas de Blackberry e Controle de Pragas

Pragas Manifestações Prevenção Como ajudar
Carrapato de amoraUm carrapato ácaros nos brotos das plantas. Com o início do calor, instala-se em brotos e bagas. Os frutos afetados pela praga parcial ou completamente não amadurecem. A perda de rendimento com o desenvolvimento de um carrapato de amora pode chegar a 50%.Dilua o arbusto.Antes de brotar, pulverize com soluções Envidor (4 ml / 10 l), Bi-58 (10 ml / 10 l), repita após 10 dias.
PulgõesColônias de pulgões, cobrindo folhas e galhos, sugam sucos deles, enfraquecem a planta.
  1. Destrua as folhas caídas nas quais os pulgões se instalam.
  2. Plante plantas com um odor pungente perto dos arbustos: hortelã, cebola, alho.
  1. Queime brotos doentes.
  2. Pulverize antes de inchar os rins com uma solução Kinmix a 0,05%.
  3. Antes da floração, trate com solução de Agrovertin a 3%.
KhrushchevLarvas roem raízes de plantas, o besouro come folhas. O vôo maciço de khrushchev cai durante o período de floração, os brotos e os ovários afetados caem.
  1. Sacuda os insetos.
  2. Mergulhe as raízes de amora antes de plantar na solução Actara (1 g / 10 l).
Trate no início da estação de crescimento com uma solução de Anti-Crush (10 ml / 5 L), Confidor Maxi (1 g / 10 L).

Galeria de fotos: As pragas mais comuns de amora-preta

Os pássaros representam uma séria ameaça aos besouros e suas larvas. Um par de estorninhos por estação captura até 8 mil lanches e outros insetos. Depois de desligar alimentadores e casas no jardim, você pode aumentar o número de pássaros. E você pode atrair joaninhas - os piores inimigos dos pulgões - plantando uma calêndula perfumada no jardim.

Joaninha - Inimigo Natural de Afídio

Gardeners comentários

Gostei da produtividade, sabor e resistência de Chester. No inverno, a temperatura caiu para -35. Invernada sob a neve.

. ** Oksana **

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-4334.html

Chester deu uma baga grande e muito saborosa. Comparado com o mínimo de ácido Tonfrey.

Annie

//kievgarden.org.ua/viewtopic.php?p=167012

Chester neste inverno foi novamente coberto apenas com neve. Mas vários tiros falharam, entrelaçaram-se nas células da treliça e permaneceram em voo livre. O inverno não era gelado (cerca de 20-23 com ventos, gelo), mas o inverno inspirou - os rins estão vivos, os brotos são intensos e brilhantes. Apenas as extremidades verdes estavam congeladas (mas isso também está sob a neve). No verão, quero comparar - haverá uma diferença no rendimento de brotos sob a neve e no voo livre. :)

NARINAI

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-4334.html

Amadurei algumas bagas de Chester, como dizem no nosso fórum - Sinais))) Gostei da baga, tanto externamente (em tamanho como uma cereja grande) quanto em sabor, doce com sabor a amoreira.

Julia26

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=4334

Também esqueci de observar o recurso de Chester. Estes não são arbustos! Isto é wilds em uma treliça !!! E sem beliscar, o tiro de substituição cresce e imediatamente dá lados em todas as direções. As filmagens são pelo menos 3. E as novas estão em constante crescimento. É necessário controlar o tempo todo. E encontrá-los na natureza não é fácil. Enquanto você não entra no mato até a cintura, não verá nada. Bom, embora não míope. Além disso, as bagas - montões: basta olhar, como se quisesse quebrar as vagens. Portanto, é necessário plantar com menos frequência. Agora eu tenho 2-2,5 m e foi necessário fazer um metro 3. Em tamanho. Chester no nível BS, Chester é apenas um pouco mais amplo (e mais saboroso :)).

Vert

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-4334.html

Os entusiastas do BlackBerry que cultivam em suas parcelas a variedade desmarcada Chester observam suas vantagens claras em relação a outras espécies: excelente sabor, rendimento, tolerância à seca e, o mais importante, a capacidade de não congelar nos invernos rigorosos da Rússia. Devido a essas qualidades, a variedade é popular não apenas em sua terra natal, mas também entre os jardineiros russos.

Pin
Send
Share
Send