Veronikastrum é uma planta perene que os amantes dos jardins naturais e aqueles que não podem cuidar do jardim da frente todos os dias vão adorar. Libera belas flechas de inflorescências e enche o jardim com um aroma agradável.
Descrição do produto
Veronikastrum se destaca como um gênero separado da família Norichnikov, embora alguns cientistas ainda o considerem uma variedade de Veronica. A terra nativa da planta são as pradarias da América do Norte e as latitudes médias da Eurásia. Representantes do gênero são muito altos, indivíduos individuais são capazes de crescer até 2-2,5 m durante a floração. Como as hastes se ramificam na parte superior, a Veronikastrum forma um arbusto na forma de uma coluna de 50 a 60 cm de largura, apesar de seu tamanho impressionante, a planta não precisa de apoio e liga.
A fim de saturar uma sessão tão alta e forte, um sistema radicular poderoso e entorpecedor ao longo do tempo se desenvolve. Ela vai muito mais fundo.
As hastes são muito fortes, eretas, cobertas de folhas por todo o comprimento. As folhas verde-claras e com muretas são dispostas uniformemente em camadas de 4-7 peças ao longo de todo o comprimento do caule. A folhagem é lisa, lanceolada, com uma borda pontiaguda fortemente estreitada e lados serrilhados.
No início de junho, belas espiguetas de inflorescências, com mais de 15 cm de altura, florescem nas extremidades das hastes do veronikastrum e consistem em vários galhos verticais, densamente cobertos por flores em miniatura. Isso cria o efeito de galhos elásticos peludos. A cor das flores é diversa, existem variedades com flores brancas como a neve, rosa, violeta, roxa e vermelha. A floração continua até agosto.
No outono, a inflorescência é abundante em cápsulas em miniatura. No início, são de cor verde, mas gradualmente ficam marrons. As sementes são pequenas, pretas, têm uma forma oblonga e são ligeiramente achatadas nas laterais.
Variedades
Na cultura, existem apenas duas variedades de veronikastrum: virgem e siberiana.
Veronikastrum Virgin
É uma planta estável, com um sistema radicular poderoso e caules eretos. A altura dos arbustos chega a 1,5 m, e seus topos são decorados com inflorescências grandes e muito bonitas, com até 30 cm de comprimento. A cor depende da variedade, o florescimento começa em meados de julho e dura mais de um mês. Folhas verdes ou verdes escuras cobrem abundantemente os caules, o que lhes confere uma aparência elegante. A variedade é resistente a geadas severas, sem abrigo pode suportar temperaturas de até -28 ° C. Conhecidas tais variedades de Veronikastrum Virginia:
- Álbum - panículas de inflorescências brancas como a neve são coroadas com verde escuro, caules altamente frondosos, com até 1,3 m de altura;
- Apollo é uma planta compacta de até 100 cm de altura, com inflorescências lilás macias, folhas longas (15-20 cm) são perpendiculares e cobrem densamente os caules fortes;
- Erica - uma planta de 120 cm de altura é coroada com inflorescências rosadas estreitas; na base as pétalas são mais leves que as de cima;
- Fascinação - arbustos muito decorativos com até 1,3 m de altura têm uma cor azulada das folhas e grandes inflorescências rosa-lilás;
- Red Arrow é a variedade mais nova e menor, com até 80 cm de altura. Na cor de brotos jovens, estão presentes tons de púrpura e inflorescências brilhantes e exuberantes são pintadas na cor framboesa. A floração começa em meados de julho e dura até setembro;
- Brincadeira no templo - uma planta despretensiosa com 130 cm de altura tem folhagem verde clara e inflorescências lilás ou azul claro.
Veronikastrum Siberian
Distribuído da parte norte da Rússia para um clima temperado. Muito despretensioso e resistente ao gelo até -34 ° C. O sistema radicular é mais poderoso em comparação com as espécies anteriores, e a altura das hastes ultrapassa facilmente 1,8 m e não se ramificam, de modo que a planta se forma na vertical, sem espalhar matas. As folhas são oblongas, grandes, em camadas ao longo de todo o comprimento. Os folhetos superiores são um pouco menores que os inferiores.
No topo das hastes, inflorescências longas (cerca de 30 cm) em forma de espiga florescem. Eles são densamente cobertos com cores pequenas e delicadas. As espécies mais comuns são aquelas com pétalas azuis.
Reprodução
É conveniente propagar perene por estacas ou divisão de um arbusto. O procedimento é realizado no início da primavera ou no outono. Durante a floração, a planta não tolera transplantes. Para isso, o rizoma é desenterrado e cortado em várias partes com brotos separados. Como as raízes são muito fortes e poderosas, esforços devem ser feitos ao cavar e dividir. O rizoma não pode ser excedido, então os delenki são imediatamente enterrados no chão. Se o transporte for necessário, coloque-o com um pedaço de terra umedecida em um pacote.
As estacas basais são cortadas na primavera e instiladas imediatamente em campo aberto. Antes de plantar, você deve soltar a terra e aplicar fertilizantes orgânicos. Após o enraizamento, as mudas jovens são transferidas para um local permanente. Embora o veronikastrum seja resistente à geada, perto de plantas jovens, a terra é coberta de folhagem durante o inverno. A floração é esperada 2 anos após o plantio.
Quando propagadas por sementes, as mudas são pré-cultivadas. É conveniente usar caixas grandes e rasas com solo fértil. As sementes são colocadas na superfície e levemente pressionadas, e o recipiente é coberto com vidro. As sessões aparecem dentro de uma a duas semanas. Eles devem ser deixados em uma sala aquecida em um local bem iluminado. Até o final de maio, as mudas podem ser plantadas em campo aberto.
Cultivo e cuidado
Veronikastrum cresce bem ao sol aberto ou em uma pequena sombra. A planta prefere solos leves e férteis com a adição de turfa. Em solos arenosos, argilosos e argilosos, desenvolve-se mal e floresce menos abundantemente. Os arbustos respondem bem a fertilizantes minerais orgânicos e complexos. No entanto, a alimentação muito frequente não é necessária, 2-3 vezes por temporada são suficientes. Em veronikastrum excessivamente fertilizado, as hastes são muito alongadas, o que as impede de manter uma posição vertical.
Os matagais altos são resistentes mesmo a ventos fortes e não precisam de apoio. No entanto, no verão úmido e chuvoso, as inflorescências são fortemente tipificadas pela água e pela queda. Suportes especiais ajudarão os pedúnculos a permanecer. As raízes poderosas extraem a umidade das profundezas do solo, de modo que a planta tolera a seca e a rega insuficiente, mas não gosta da estagnação da umidade.
No final do outono, é necessário cortar uma parte significativa dos brotos para que eles não congelem. O solo nas raízes é coberto com matéria orgânica (folhas caídas ou grama cortada). Abrigos mais sérios não são necessários, pois todas as variedades são resistentes ao gelo.
Parasitas de plantas não atacam, ele também tem uma boa imunidade a doenças do jardim. Durante o período de floração, enche o jardim com um aroma agradável que atrai insetos e borboletas.
Use
Com a ajuda de fileiras delgadas de veronikastrum, é conveniente criar sebes verdes ou zonear o território do jardim, também adequado para decorar construções baixas. Classes menos altas são adequadas para decorar áreas costeiras e fronteiras.
No jardim, os altos matagais ao fundo se tornarão um bom pano de fundo para plantas com flores mais baixas e brilhantes. O Veronikastrum começa a florescer imediatamente após o delfínio, o que permite, em combinação com ele, obter floração constante. Parece bom no bairro de flox, cereais, rudbeckia, echinacea.