Plantamos um petisco infantil no país - ervilhas

Pin
Send
Share
Send

As ervilhas pertencem à categoria de plantas que não exigem muito trabalho quando cultivadas em uma casa de campo. Para que cresça a tempo e dê uma colheita completa de um deleite delicioso, que as crianças adoram, é necessário não apenas escolher a variedade certa, mas também plantar as sementes no jardim o mais cedo possível, assim que o trabalho no jardim da primavera começar. Esta é uma cultura que certamente agradecerá ao jardineiro com vagens de vitaminas úteis.

Escolhendo um local, preparando o solo e os canteiros para o plantio

As ervilhas são divididas em açúcar e casca. Essas espécies diferem quanto ao uso de vagens inteiras ou apenas de ervilhas maduras. No país, as variedades de açúcar são plantadas com mais frequência, mas do ponto de vista da tecnologia agrícola, isso não é importante, pelo menos, o plantio de todos os tipos de ervilhas é realizado quase de forma idêntica. Cultivar esta cultura vegetal saudável não é um problema, mesmo para um jardineiro iniciante.

A ervilha é uma planta resistente ao frio, e eles começam a plantá-la assim que o solo derrete pelo menos um pouco depois do inverno, então o canteiro do jardim deve ser preparado no outono: na primavera, neste momento, escavar o local ainda é muito difícil. O leito pode ser do tamanho menor, pode haver vários, nas áreas mais desnecessárias, mas deve ser um local bem iluminado: na penumbra, as ervilhas também crescerão, mas o rendimento diminuirá um pouco. É muito bom plantar ervilhas pelos caminhos, onde as crianças terão prazer em colher sem pisar nas plantações.

É aconselhável fazer das crianças uma abordagem conveniente para o canteiro de ervilhas

Como as ervilhas são semeadas muito densamente, logo se transforma em uma espécie de "floresta", seus caules são entrelaçados com ervas daninhas cultivadas e não é possível removê-las. Portanto, mesmo o local com maior quantidade de resíduos deve ser previamente limpo de ervas daninhas, pelo menos perene. As ervilhas adoram o solo, de composição média: areia e areia. O solo deve ser fertilizado moderadamente, mas não é necessário muito fertilizante nitrogenado para as ervilhas: ele se fornece com esse elemento, extraindo-o de qualquer lugar e sendo considerado um acumulador de nitrogênio.

O estrume é melhor aplicado (balde de 1 m2) sob o antecessor e, no outono, cave uma cama sob as ervilhas com a adição de 20 a 40 g de superfosfato e 10 a 20 g de qualquer fertilizante com potássio. Você pode substituir esta mistura por uma lata de litro de cinza de madeira. Se você coloca estrume diretamente sob o plantio de ervilhas, os arbustos crescem muito, ramificam, amarram tarde uma colheita e às vezes ficam doentes. Os solos com melhor acidez são levemente ácidos ou neutros; em caso de excesso de acidez, são preliminarmente calcificados.

Predecessores de ervilha ao plantar

A ervilha é uma planta não caprichosa e você pode plantá-la após quase todos os vegetais. Os melhores antecessores são as culturas de abóbora (pepino, abóbora, abóboras), além de todos os tipos de couve e batata. A ervilha em si, assim como os grãos relacionados, é o melhor precursor dos vegetais mais famosos.

Você não deve cultivar ervilhas em um local por vários anos seguidos: o solo após três a quatro anos será ocupado por outras culturas. Ervilhas não devem ser plantadas após qualquer tipo de feijão.

Preparando sementes para plantio

As ervilhas são frequentemente semeadas com sementes de sua colheita, porque ao final do interesse pela frutificação, ela desaparece e existem muitas vagens desmontadas que amadurecem até a condição completa. Essa é uma prática normal na maioria dos casos, se apenas as ervilhas semeadas não fossem híbridas (F1): nesse caso, é possível obter uma colheita completamente diferente do esperado. As ervilhas são frequentemente plantadas com sementes secas, recém-compradas, mas é melhor gastar um pouco de tempo para prepará-las para a semeadura.

Rejeição de sementes

Mesmo nas sementes de ervilha compradas, que estão em sacolas bonitas, há um pequeno número de espécimes inadequados e, no seu local de cultivo, pode haver ainda mais. Portanto, vale a pena antecipar o inadequado. Ervilhas auto-coletadas devem ser verificadas quanto a danos: muitas vezes ele visita um incêndio. Essas sementes são penetradas por buracos, dentro dos quais você pode encontrar vestígios de pragas e até pequenos vermes.

Você pode rejeitar essas sementes manualmente, classificando-as por peça, mas será muito mais rápido derramar as sementes em água salgada (uma colher de sopa por litro) e aguardar alguns minutos. As sementes frágeis e infectadas não afundam, elas devem ser coletadas e descartadas. Afogado - enxágüe com água e seque. Depois disso, você pode semeá-los, mas é melhor continuar a preparação se ainda houver um pouco de tempo antes da semeadura.

Teste de germinação

As sementes de ervilha são adequadas para a semeadura por 5-6 anos, mas apenas no caso de armazenamento adequado, se não forem periodicamente umedecidas. Portanto, em casos duvidosos, é aconselhável testá-los quanto à germinação e fazê-lo no inverno, para que, se você falhar, possa comprar sementes frescas da variedade desejada. Para ervilhas, a germinação é considerada boa se 9 de 10 sementes forem adequadas.

As sementes de ervilha geralmente brotam com facilidade, mas semeá-las com raízes é muito inconveniente

Verificar a germinação é muito simples: uma dúzia de sementes é embebida em água por um par de horas, após o que são transferidas para um pano úmido. Coloque este mini jardim em qualquer recipiente e cubra-o com uma tampa. Duas vezes por dia, eles verificam se o tecido permanece úmido e, se necessário, adicionam água.

As ervilhas bicam em alguns dias e depois de uma semana tudo fica claro: se apenas uma ervilha não brotar - bem, duas ou três - é tolerável. Se você tem caudas menores que cinco, é melhor comprar novas sementes. Embora, se houver muitos antigos, você também possa plantá-los, apenas com uma margem, duas vezes mais espessa do que o habitual.

É necessário embeber e germinar sementes

Embeber e germinar sementes de ervilha antes da semeadura não é recomendado. Isto é especialmente verdadeiro para as ervilhas cerebrais mais deliciosas e populares. Qual o motivo disso? Sim, a maioria dos vegetais cresce melhor se forem semeadas com sementes germinadas. Mas o fato é que as ervilhas são semeadas muito cedo em solo frio. Se for semeada com sementes não germinadas, elas simplesmente esperam até que a ameaça de geadas severas desapareça: de alguma forma, as sementes sentem isso. Mas se a temperatura do solo cair abaixo de 4 sobreC, raízes jovens de ervilhas germinadas morrem e, depois disso, as sementes apodrecem.

Ervilhas embebidas, faz sentido semear apenas se as datas de plantio precoce forem irremediavelmente perdidas e você desejar obter a colheita o mais rápido possível. Se o jardineiro tiver certeza de que o frio não voltará e o solo tiver esquentado o suficiente, coloque as sementes no pires e despeje água para que cubra apenas as ervilhas. O tempo de imersão é de aproximadamente 12 horas e, durante esse período, é necessário trocar a água 4-5 vezes.

As ervilhas estão saturadas com água e incham, mas esse procedimento reduzirá o tempo de emergência das mudas em no máximo dois dias e, se o solo estiver suficientemente úmido. As sementes germinadas no sentido clássico da palavra, isto é, antes do aparecimento das caudas, não deveriam ser: elas serão muito mais difíceis de semear, mas isso não dará um ganho significativo.

Vídeo: semear ervilhas germinadas

Tratamento de sementes antes da semeadura

Para tornar a germinação das sementes no jardim mais amigável, elas podem ser aquecidas a seco na bateria, colocadas próximas a ela em qualquer saco de pano por uma hora e meia a duas horas. Pode ser necessário tratamento químico para evitar a ocorrência de doenças, se alguma vez foram encontradas no local, mas os moradores comuns do verão quase nunca fazem isso.

Em grandes empresas agrícolas, as ervilhas são pré-tratadas, por exemplo, com formalina.

Alguns jardineiros antes de semear (não cedo!) Trate as sementes com várias preparações que contêm substâncias biologicamente ativas. Dessa forma, eles tentam manter as plantas em condições climáticas difíceis ou aumentar levemente a produtividade. Entre os medicamentos mais populares estão Epin e Humate (medicamentos com efeito estimulante, adaptogênico e anti-estresse). Às vezes, na preparação de sementes, fertilizantes de micronutrientes são usados ​​(preparações de zinco, molibdênio, cobalto). Se você se envolver nesse tipo de trabalho, deve fazer isso com muito cuidado, sem exceder as dosagens prescritas nas instruções para os produtos químicos.

Datas de plantio de ervilha

A maturidade da primeira safra varia muito, dependendo da variedade, mas os moradores comuns do verão quase sempre plantam variedades de açúcar de maturação precoce. Suas primeiras lâminas podem ser arrancadas aproximadamente 45 dias após a semeadura. Portanto, você pode calcular o tempo de semeadura e confiar nesses dados. Mas, na prática, as ervilhas são semeadas sem hesitação, assim que o solo permite que você delineie linhas e mergulhe nela alguns centímetros. Na região central do nosso país, dependendo do clima, isso pode ser feito em meados ou no final de abril.

Para estender a colheita, é aconselhável semear várias variedades: a mais precoce e a mais precoce. Mas, de qualquer forma, isso deve ser feito o mais cedo possível: as ervilhas plantadas perto do verão crescem e pioram: ele não gosta do clima muito quente. Os prazos são meados de junho. Todas as variedades de ervilhas são incrivelmente resistentes ao frio. Ao mesmo tempo, brotos de grão liso a uma temperatura do solo de +1 sobreC, e o think tank precisa de um clima mais quente. Mas qualquer temperatura é adequada. Para o crescimento da ervilha, a temperatura ideal é de 12 a 22 sobreC.

Alguns jardineiros tentam se concentrar no calendário lunar nas datas de plantio. Embora se deva reconhecer que, nos últimos anos, o interesse nesse tópico diminuiu um pouco, o que também se deve ao fato de que diferentes publicações publicam datas muito diferentes para as mesmas obras de jardinagem. Se analisarmos várias fontes, verifica-se que, em 2018, para as semeadoras, as datas mais favoráveis ​​são denominadas 21, 23-28 de abril e também 3-5 de maio.

Datas de desembarque em várias regiões

As ervilhas crescem bem em qualquer clima, exceto muito quente. Se nas regiões centrais da Rússia é plantada em abril, então no norte - em maio e no sul - já no primeiro mês da primavera: as ervilhas não gostam de clima quente e você pode obter uma colheita completa apenas antes de chegar. Portanto, por exemplo, no Território de Krasnodar ou nas repúblicas do norte do Cáucaso, as ervilhas já podem ser plantadas em datas diferentes em março, dependendo do clima atual.

Nos subúrbios ou na Bielorrússia, onde o clima é semelhante, as condições ideais para o cultivo desta cultura. As datas das semeadoras aqui são muito precoces, elas começam quando o solo é aquecido até 5º C, ou seja, o mais tardar nos feriados do primeiro de maio. Muitos jardineiros plantam sementes de duas a três vezes, até 10 de junho. Na Ucrânia, o clima é diverso: é o segundo maior país da Europa. Se no norte o calendário de semeadura é semelhante à região de Moscou e as ervilhas são semeadas no meio ou no final de abril, nas regiões sul isso já é feito nos últimos dias de março.

Em condições climáticas mais frias (Sibéria, Urais e Urais, região Noroeste, incluindo a região de Leningrado), raramente é possível semear ervilhas antes do início de maio e, em alguns anos, a terra amadurece apenas mais perto do meio do mês.

O processo de plantar ervilhas em mudas

Para obter uma colheita muito precoce, às vezes as ervilhas são cultivadas através de mudas. É verdade que muito espaço precisa ser alocado para isso no apartamento, então eles tentam preparar mudas em estufas ou viveiros. Para esse fim, são adequados todos os recipientes em que as sementes são plantadas a cada 2-3 cm.A composição do solo não importa. Para a semeadura, é melhor usar variedades precoces, por exemplo, Early 301 ou Viola.

Como não há necessidade de ter medo do frio em casa, as ervilhas são embebidas antes do plantio por 10 a 12 horas, trocando a água periodicamente. A semeadura de sementes em si não é difícil: elas são enterradas a uma profundidade de 3-4 cm, tendo esboçado sulcos frequentes anteriormente e regadas bem. As ervilhas emergem após cerca de uma semana e o cuidado com as mudas é o mais comum: manter o solo úmido e acompanhar as condições de luz e temperatura. As ervilhas devem estar no local mais ensolarado, com uma temperatura não superior a 20 sobreC.

A coisa mais difícil é a colheita de mudas, para que você possa plantá-la imediatamente em copos separados, mas no apartamento elas certamente não terão onde colocar. Nesse sentido, eles frequentemente dispensam um mergulho, mas não é fácil desvendar as raízes entrelaçadas das plantas vizinhas.

Às vezes, as mudas são cultivadas nos chamados hidropônicos. Para fazer isso, construa um "caracol" de papel higiênico, que é colocado em um filme plástico e, em seguida, as sementes preparadas são colocadas em papel, abundantemente regadas. Depois de enrolar o papel com um filme em um rolo, coloque-o na vertical e regue-o diariamente.

Com esta opção, o caracol deve ser aceso pelo menos 18 horas por dia. Após duas semanas, as mudas desenvolvem boas raízes e, após alguns dias, o “caracol” é desenvolvido, as ervilhas com raízes são cuidadosamente separadas e transplantadas para o jardim.

Já na fase das folhas cotiledonares do papel higiênico, as ervilhas dão raízes poderosas

Transplante de mudas para o solo

As mudas em uma caixa com o solo estão prontas para o plantio em 3-4 semanas, anteriormente em hidroponia. Cuidadosamente removê-lo do viveiro, plantado em canteiros pré-preparados. Na faixa do meio, isso é feito na primeira quinzena de maio, no sul - final de abril.

As mudas são plantadas em sulcos profundos, bem regados com água. Padrão de aterrissagem - 10-12 cm em linhas e 35-40 cm entre elas. Se o trabalho for feito em tempo nublado, as mudas se enraizarão muito bem.

A tecnologia de plantar sementes de ervilhas em campo aberto, instruções passo a passo

A semeadura direta de sementes no jardim o mais cedo possível é a maneira usual de plantar ervilhas. Como as camas geralmente estão prontas a partir do outono, as ranhuras são planejadas antes da semeadura a distâncias de 15 a 30 cm uma da outra: para variedades de tamanho menor, para arbustos de dois metros mais. Se a terra já conseguiu secar, as ranhuras são regadas e as ervilhas são semeadas.

Que fertilizantes usar ao plantar

As principais doses de fertilizante foram adicionadas ao leito durante o preparo do outono, como mencionado acima. Na primavera, você só precisa afrouxar o chão com um ancinho pesado, mas antes disso você pode espalhar cinzas de madeira na cama (cerca de 1 litro por 1 m2) e uma pitada de uréia. Outros fertilizantes neste momento não devem ser aplicados em ervilhas. Se a matéria orgânica não foi introduzida no outono, não é tarde demais para consertar um bom composto no jardim na primavera. As ervilhas respondem bem à presença de molibdênio e boro no solo, mas raramente são aplicadas na forma de fertilizantes adquiridos; a deficiência desses elementos é compensada pela introdução de doses crescentes de cinza de madeira.

Plantar ervilhas como fertilizante para o solo

A ervilha é um dos sideratos mais famosos e de alta qualidade. Este é o nome das plantas que são plantadas não para a colheita, mas para cortá-las e cultivá-las no solo como fertilizante após o crescimento da massa verde. As ervilhas são boas porque acumulam compostos de nitrogênio no solo em uma forma prontamente disponível para outras plantas.

Com o mesmo objetivo, semeiam, por exemplo, feijão, ervilhaca, aveia, tremoço, etc. Essas são culturas cuja massa verde cresce muito rapidamente e enriquece o solo com nutrientes valiosos.

Ao semear ervilhas para fertilizar, as sementes são semeadas o mais densamente possível, após o que são sistematicamente regadas e, antes que as ervilhas floresçam, elas são cortadas e toda a massa verde é escavada no solo. As ervilhas conseguem passar por todo esse ciclo antes de plantar mudas de culturas termofílicas, como pimentas ou tomates.

Métodos para semear ervilhas: sementes secas ou embebidas

Como já mencionado, é perigoso semear ervilhas com sementes embebidas e ainda mais germinadas em uma data muito precoce: no caso de um estalo frio, elas podem desaparecer. As sementes preparadas podem ser semeadas antes de maio; em abril, é melhor usar as secas. Se as variedades de amadurecimento precoce são semeadas ao longo dos caminhos, geralmente mesmo em uma fileira, tentam-se plantar ervilhas destinadas ao consumo tardio em um canteiro mais ou menos grande: em regra, amadurecem no meio e até mais tarde as variedades crescem na forma de arbustos muito altos que não podem ser cultivados sem suportes.

Com base na altura estimada de futuras plantas, e os sulcos de semeadura são descritos, dada a possibilidade de construção de suportes para ervilhas altas. As ervilhas não precisam ser amarradas, ele próprio se apega aos obstáculos encontrados no caminho de seu crescimento. E é melhor construí-las com antecedência, para que, assim que as primeiras antenas apareçam, ele possa se apegar a alguma coisa.

Para arbustos relativamente baixos, esses geralmente podem ser fixados em pinos de meio metro, mas em variedades de médio e tardio os caules crescem até um metro e meio e acima. Portanto, neste caso, são necessárias estacas ou hastes de altura apropriada ou uma malha grossa vertical.

A profundidade da semeadura depende da densidade do solo e pode ser de 4 a 10 cm: mais profunda em solos arenosos, menor em solos argilosos. As sementes são dispostas a uma distância de 5 a 8 cm uma da outra e plantadas no solo, ligeiramente batendo. Se for o início da primavera, não há necessidade de regá-lo. Se o solo já secou, ​​a água do leito deve ser abundante e, em seguida, aplique mulus com húmus ou pelo menos solo seco.

As ervilhas não são semeadas muito profundamente, mas é necessário que os pássaros não as colem

Assim, os padrões de plantio de ervilhas podem variar de 5 x 15 cm para as variedades de menor tamanho e 10 x 30 cm para a altura.

Os cuidados com as ervilhas de verão consistem em regar e colher: afrouxar e remover ervas daninhas rapidamente se torna impossível e, com um bom curativo de sulcos com fertilizantes, você pode fazer isso sem fertilizar. As ervas daninhas podem ser cortadas, mas não arrancadas, porque geralmente são abundantemente entrelaçadas com gavinhas de ervilhas.

Portanto, as principais etapas ao plantar ervilhas são as seguintes.

  1. No outono, escavamos um terreno, introduzindo fertilizantes minerais e orgânicos, mas não esterco fresco.

    Desenterrar uma cama de fertilizante no outono é talvez o trabalho físico mais difícil

  2. No início da primavera, preparamos as sementes: verificamos a germinação, calibramos, mas no início do plantio não absorvemos.

    Mergulhe as ervilhas apenas em caso de sementeira não muito precoce

  3. Na primavera, nivelamos o canteiro com um ancinho, possivelmente depois de adicionar cinza de madeira.

    A cinza - um fertilizante ecológico - pode ser aplicada ao solo a qualquer momento

  4. Tendo esboçado sulcos a uma distância de 15 a 30 cm um do outro, espalhamos as sementes de ervilhas neles, mantendo uma distância de 5 a 10 cm entre eles.

    Semear ervilhas, dependendo da qualidade das sementes: se a germinação não foi muito alta, mais espessa

  5. Enchemos as sementes com o solo. Se estiver seco, regue e aplique mulch com húmus ou terra seca com uma camada de até 1 cm.

    Molhar apenas se a terra já secou

Vídeo: semear ervilhas com sementes secas

Plantar ervilhas em uma estufa

Para cultivar culturas super-precoces, às vezes as ervilhas são plantadas em estufa. Embora, é claro, um proprietário zeloso preferisse gastar um lugar precioso para cultivar mais colheitas que amavam o calor. Em estufas sem aquecimento, incluindo policarbonato, a semeadura é realizada em março. Nas estufas, eles plantam apenas variedades de cérebro açucarado, que você deseja deleitar nas vagens o mais rápido possível.

Claro, na estufa é uma pena um lugar para ervilhas, mas os amantes furiosos definitivamente plantam vários arbustos

O cultivo de ervilhas com efeito de estufa não é diferente do comum, exceto que, com o início do calor, a estufa terá que ser constantemente exibida: as ervilhas não gostam de calor. Além disso, devido ao aumento da umidade, as ervilhas na estufa geralmente são infectadas com oídio. Eles plantam ervilhas da mesma maneira que em solo não protegido, mas não dependem de chuvas e muitas vezes de água. Para repelir pragas, a mostarda é plantada nas proximidades ou mudas de manjericão cultivadas com antecedência.

Compatibilidade da ervilha com outras plantas

As ervilhas enriquecem o solo com compostos nitrogenados, que são indubitavelmente úteis para os vários vizinhos nos canteiros. Ele é considerado um bom companheiro de quarto para a maioria das culturas. Muitos jardineiros plantam ervilhas mesmo entre outras plantas em várias cópias, não para a colheita, mas para ajudá-las. Mas todos os vizinhos agradecem às ervilhas por isso? Quase tudo, é indesejável plantá-lo apenas ao lado de cebola ou alho, bem como com os parentes - feijões e vegetais.

Os melhores vizinhos de ervilhas são cenouras e pepinos. Além disso, tente plantar ervas ou tomates próximos, que com seu cheiro repelem muitos insetos nocivos. Mostarda expulsa uma mariposa de ervilha. Às vezes, são plantadas ervilhas próximas ao milho, cujas hastes altas atuam como fortes suportes. As ervilhas vivem perfeitamente na comunidade de repolho, batata, qualquer colheita verde (salsa, salada, endro).

A ervilha é uma planta muito resistente ao frio, semeada em uma das primeiras. As falhas na obtenção de sua colheita quase nunca acontecem mesmo para jardineiros iniciantes, mas devem ser plantadas corretamente e no prazo. Plantar muito cedo é impossível: o morador do verão simplesmente não afrouxa o solo e, quando plantado tarde demais, cresce mais e produz uma colheita mais tardia e escassa.

Pin
Send
Share
Send